Hoya - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Foto

Hoya - uma planta exótica nativa do sudeste da Ásia, cresce na Índia, nas ilhas da Polinésia, no continente australiano. O nome comum é cera hera.

A flor tropical de Hoya pertence à subfamília Lastovny (andorinha). Dependendo da variedade, ocorre na natureza na forma de trepadeiras, epífitas e arbustos.

Características distintivas da planta perene de hoya são as folhas brilhantes verde-escuras (pubescentes, sem folhas) e as inflorescências volumosas em forma de guarda-chuva (rosa, branco, amarelo e marrom).

A trepadeira pode atingir de 2 a 10 m, a altura dos arbustos não ultrapassa os 60 cm e a perene é caracterizada por taxas médias de crescimento de 20 a 30 cm por ano.

Taxa média de crescimento, 20-30 cm por ano.
Floresce do início do verão ao início do outono.
Planta fácil de cultivar
Planta perene

Propriedades úteis

Foto de hoya em uma panela

Planta medicinal:

  • Ajuda a eliminar distúrbios nervosos, enxaquecas na cabeça, doenças crônicas da pele (furunculose, carbunculose).
  • o aroma das inflorescências da planta é considerado um afrodisíaco.

Segundo as superstições, Noua é um vampiro energético, uma planta inscrita em um grupo de "maridos" verdes. Os amantes de flores, privados de preconceito, consideram hoya uma garantia de bem-estar familiar, um encanto da casa pela inveja.

Características de crescer em casa. Brevemente

O cultivo tropical de hoya em casa é despretensioso. Mas mesmo as plantas domésticas pouco exigentes precisam de cuidados adequados. Os principais critérios para o seu conteúdo são os seguintes:

Modo de temperatura+ 24 ° С - no verão, + 10-16 ° С - no inverno.
Umidadealto nível de umidade a temperaturas acima de + 24 ° C.
Iluminaçãoproteção contra luz solar direta, luz difusa brilhante.
Regamoderado - 1 vez por semana - no verão, 1 vez em 2 semanas - no inverno.
Solorespirável (turfa + turfa + húmus + areia), uso obrigatório de drenagem.
Fertilizantes e fertilizantesfertilizantes líquidos de nitrogênio e fósforo, o início da alimentação após sair da fase adormecida, regularidade - 1p / 2 semanas.
Transplanteo transbordo é necessário 1p / 3 anos, um período favorável - no meio ou no final da primavera.
Reproduçãoestacas, curvas, folhas com um rim axilar formado.
Recursos crescentesA planta Ampel é cultivada em suportes em cestos pendurados.

Cuidados Hoya em casa. Em detalhe

Flores despretensiosas tropicais ajudarão a reviver a estufa, preenchê-la com tons suculentos de vegetação e flores luxuriantes, embelezar o interior da casa.

Abaixo estão recomendações que ajudarão os jardineiros a cultivar uma planta bonita e a criar as condições mais favoráveis ​​ao seu crescimento, próximas ao natural.

Floração

Hoya se adapta rapidamente em casa. Esta flor não pode ser chamada raramente florescendo, pelo contrário, não economiza na formação de inflorescências. Em uma estação, uma planta pode lançar de um a cinquenta botões.

Os guarda-chuvas brilhantes e multicoloridos de flores de cinco pétalas que se assemelham a asteriscos de diâmetro podem atingir 8 a 11 cm.Um botão pode ter cerca de 7-50 flores, portanto, não é surpreendente que ele possa pesar mais de 200 gramas. Devido à formação de botões grandes e pesados ​​de diâmetro, não é recomendado reorganizar a planta nos momentos de floração.

Nas flores hoyi O néctar se acumula em grandes quantidades, que cobrem as pétalas. Isso cria o efeito de revestir as flores com cera, sob luz forte, brotando os brotos em flor.

A floração dura vários meses (3-4), é persistente e perfumada. Um broto em flor agrada os olhos por três semanas, após as quais cai, e um novo é formado em seu lugar. O aroma distinto do néctar tem um sabor adocicado, com um grande número de inflorescências que o cheiro pode ser enjoativo e intoxicante.

Modo de temperatura

Home Hoya é termofílico. Não tolera correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura na sala. Temperatura do ar confortável para o crescimento desta flor + 24 ° C. Durante o período de descanso, que cai durante os meses de inverno, é melhor manter o hoya em local fresco a uma temperatura de + 10-16 ° C. A amplitude média do regime de temperatura é de +15 - 20 ° C.

Apesar da origem tropical da flor e de sua termofilicidade, ela reage mal ao calor. Portanto, em dias de semana resistentes ao calor, faz sentido proteger a flor da luz solar excessivamente abrasadora, às vezes à sombra.

Rega e pulverização

A fase ativa de crescimento e floração na temperatura ideal deve ser acompanhada por abundante rega da planta.

  • A regularidade da umidade do solo não deve exceder uma vez por semana.
  • A próxima rega é necessária a uma profundidade seca de 2 a 3 cm das camadas superiores do solo de plantio.
  • Molhe a planta com água macia bem mantida à temperatura ambiente.

Se a temperatura do ar na sala exceder + 24 ° C, a flor precisará de recarga adicional com a umidade.

  • Para preencher seu déficit, são usados ​​paletes de água, desumidificadores improvisados ​​para uso doméstico.
  • Para ajudar a planta a lidar com a falta de umidade, você também pode usar a lavagem da folhagem.

Observe: a folhagem de uma planta de casa tolera bem a água quando pulverizada e lavada, e as inflorescências escurecem com a umidade; portanto, esses procedimentos para cuidar da hoya devem ser executados com cuidado.

Iluminação

A luz difusa brilhante favorece o florescimento abundante do hoya, o sombreamento ajuda a proteger a folhagem das queimaduras. Com base nessas características da planta, você deve escolher entre o desejo de apreciar a formação abundante de brotos ou folhagem suculenta e grande.

O lugar mais confortável da casa é o lado sudeste. Você pode cultivar uma planta ampel na sombra, mas a taxa de crescimento nesse caso será significativamente reduzida.

No verão, você pode criar as condições naturais de crescimento de uma flor - levá-la para a rua e colocá-la em um local protegido da luz solar direta - perto de arbustos ou árvores com uma coroa não muito densa.

Como limpar a poeira

Numerosas folhas de cera de hoya são um excelente coletor de pó. É necessária a limpeza periódica da folhagem tropical bonita. As folhas da flor podem ser limpas com toalhetes de tecido natural ou lavados no chuveiro. Recomenda-se que o procedimento seja realizado uma vez por mês.

Pote

O hoya de flores de interior é cultivado em vasos grandes e pequenos de plástico ou argila com orifícios de drenagem.

  • Se o objetivo principal ao cultivar uma flor for abundante, você precisará selecionar um vaso próximo. A capacidade de tamanho pequeno inibe o desenvolvimento do sistema radicular, que permite que a planta gaste todos os nutrientes recebidos na formação de gemas, e não no desenvolvimento de novas mudas.
  • Se o hoya é mais interessante como uma videira trepadeira eternamente verde, um vaso espaçoso (recipientes) é a decisão certa ao plantar e transplantar uma planta.

Solo

Hoya aceita substratos leves respiráveis. Para plantar ou transbordar uma flor, você pode comprar uma mistura pronta ou cozinhá-la. Na escolha, solos levemente ácidos e neutros devem ser preferidos. A composição pode ser diferente:

  • grama + terra foliar + turfa + areia + húmus (1/2/1/1/1);
  • turfa + perlita + casca de árvore + fibra de coco (1/1/1/1);
  • terra do jardim + perlita + vermiculita + musgo (2/1/1/1/1).

Fertilizantes e fertilizantes

Nutrientes adicionais precisam apenas da fase ativa de crescimento e floração.

  • Fertilizantes minerais equilibrados (nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio) são aplicados ao solo em uma consistência líquida.
  • É impossível irrigar o sistema radicular com compostos nutricionais. A mistura preparada é derramada na panela, seguindo a borda da borda.
  • Ao realizar a cobertura, é necessário seguir as instruções dos fabricantes de fertilizantes para plantas de interior, os cultivadores experientes contribuem com metade da dose especificada.

Transplante

O Hoya é transplantado na primavera a cada três anos, quando se trata de uma planta saudável. Amostras jovens são transplantadas anualmente. Um transplante de emergência é necessário para a planta em casos de infecção por suas doenças e por razões desconhecidas para a sua murcha.

O processo de transplante consiste em várias etapas:

  • seleção de vaso de flores;
  • encher o tanque com drenagem;
  • extrair uma planta de uma panela velha;
  • inspeção do sistema radicular;
  • colocando a planta em uma panela nova;
  • encher o tanque com novo solo;
  • regar as plantas.

A proporção de solo e drenagem (3/1).

Como cortar

Na remoção ou poda de brotos, a planta precisa de:

  • quando danificado por doenças e pragas;
  • com crescimento excessivo.

Para encurtar e remover brotos, use tesouras de podar. Fatias são feitas entre os nódulos do caule. As fotos em que os botões foram colocados não estão sujeitas a remoção. Durante o próximo período de floração, novas inflorescências se formarão sobre elas.

Período de descanso

A manutenção adequada da Noua durante o período de dormência garante subsequentemente sua floração abundante. No inverno, a planta não é fertilizada, transplantada, reduz a frequência da rega, proporciona um regime de temperatura que não excede + 16 ° C.

É possível deixar o hoya sem cuidado

Se todas as condições de detenção forem atendidas, um perene de flor bonita pode ser deixado com segurança em um local sombreado por várias semanas, depois de ter sido regado, fertilizado e provido de retenção de umidade na panela, borrifando a camada superior do solo com argila expandida úmida.

Criação de Hoya

Usando estacas e camadas, você pode obter amostras adicionais da Noua em casa.

Propagação de Hoya por estacas

As estacas são eficazes no meio da primavera ou no início do outono. As estacas lignificadas devem ter pelo menos quatro folhas. Fatias do caule são feitas alguns centímetros abaixo do nó da folha.

Quando as estacas são preparadas, você precisa executar as seguintes etapas:

  • estimular a formação radicular de estacas, mantendo-as por pelo menos 24 horas em uma solução radicular;
  • escolha a base para o enraizamento (água, areia, substrato do solo);
  • coloque as estacas em um recipiente com uma base e cubra com um filme;
  • forneça um regime de temperatura na sala não inferior a + 20 ° С;
  • depois de um mês, transplante as mudas enraizadas em um vaso de flores com solo nutriente previamente preparado;
  • belisque os topos dos brotos para estimular a floração.

Propagação por camadas

Um método mais simplificado de reprodução é a formação de camadas:

  • brotos de uma flor suave em um arco curvo;
  • dobre o topo de cada arco para a primeira camada de solo e polvilhe com o solo;
  • dentro de duas a três semanas, as raízes são formadas na seção de brotamento;
  • parte do caule com raízes é separada por tesouras de podar e transferida para um vaso separado com solo nutriente previamente preparado.

Camadas podem ser feitas com a ajuda de pequenas incisões nas hastes da flor. Quando umedecidas as áreas incisas (enrolamento provém de musgo), ocorre a estimulação do crescimento radicular.

Doenças e Pragas

A vitalidade de Hoya pode ser afetada por condições adversas e doenças:

  • podridão raízes e caules - excesso de umidade, excesso de fertilizante;
  • as folhas ficam amarelas hoyi - modo de irrigação não observado;
  • pétalas e botões desmoronam - rearranjo da planta para um novo local; umidade quando a rega ou a pulverização caiu nas inflorescências;
  • crescimento lento de hastes - escassez de nutrientes no solo, não observância de proporções na aplicação de fertilizantes;
  • folhas ficam verde pálido - aplicação insuficiente de fertilizantes nitrogenados;
  • traços marrons nas folhas - exposição excessiva à radiação ultravioleta (queimaduras);
  • folhas hoyi enrolar e secar - baixa umidade, falta de água, alta temperatura na sala;
  • não floresce - iluminação insuficiente, condições de inverno não são atendidas, brotos de flores são cortados;
  • folhas deformadas - falta de umidade;
  • bordas de folhas marrons infecção por fungos;
  • pontos escuros nas folhas jovens - manchas bacterianas;
  • as folhas são cobertas com revestimento branco - Derrota de oídio.

Eles podem afetar cochonilhas, ácaros, insetos, nematóides radiculares.

Tipos de casa Hoya com fotos e nomes

Espécies de hoya tropical são abundantes. Abaixo estão as descrições dos representantes mais impressionantes das plantas de interior do gênero Noua.

Hoya carnuda ou hera de cera

Hoya carnosa - liana, o comprimento das hastes lignificadas pode chegar a 6 metros. Folhas de cor verde escura com aro creme ou amarelo, oval, carnudo, ceroso. As flores em forma de estrela (20 a 30 peças) são coletadas em inflorescências de guarda-chuva de cor rosa escuro. Floração longa (verão-outono).

Hoya é linda

Hoya bella é um pequeno arbusto epifítico com caules finos e ondulados. Possui pequenas folhas oblongas de cor verde (3 cm), inflorescências brancas com uma coroa roxa (7-9 unid.), Coletadas em broto em forma de guarda-chuva. Floração constante, cai no verão.

Renda Hoya

Hoya lacunosa - epífita. Possui folhagem romboide verde escura, alcançando 6 cm de comprimento, flores em inflorescência branca (15 a 20 peças) e uma coroa amarela no centro coberta de estacas, colhidas de brotos de guarda-chuva. Os cílios da planta são densos, não se enrolam por conta própria. A floração é característica do final da primavera ao meio do outono.

Hoya multi-florescido

Multiflora Hoya - planta espessa, com folhas onduladas de cera de cor verde escuro, atingindo um comprimento de 10 a 12 cm, e as hastes finas e lignificadas não se enrolam na vertical. Cresce como uma planta de ampel, atinge uma altura de 60 a 70 cm.As inflorescências são branco-amareladas (até 40 unid.), A parte inferior das flores é curva, os brotos formados em forma de guarda-chuva. Tem um agradável aroma a limão durante a floração. A formação de brotos cai no início do verão, em meados do outono.

Hoya Kerra

Hoya Kerrii é uma videira grande, com hastes que atingem 2 m de comprimento, folhas grandes de cor verde clara, com formato de coração (12 cm de comprimento, 9 cm de largura) e hastes finas com muitas raízes aéreas. As inflorescências são pequenas, assemelham-se a estrelas planas, o meio é escuro, as pétalas inferiores são felpudas, pela raiz existem 25 flores. Durante a floração, produz um aroma de cloro. Floração abundante é observada no verão.

Majestoso hoya

Hoya imperialis é uma videira com hastes finas e encaracoladas, atingindo um comprimento de 8 m. Folhagem grande (20 cm de comprimento) de forma oblonga com uma cor verde escura, brilhante. As inflorescências do guarda-chuva consistem em dez grandes flores de tom violeta, o núcleo é branco. Durante a floração, é emitido um aroma frutado. Os botões são formados na primavera e no verão.

Hoya australiano ou do sul

Hoya australis é uma liana de 10 metros de comprimento, com grandes folhas de cera oblonga e densa de 15 cm de comprimento.A cor da folhagem pode ser verde claro ou escuro. Em um broto de guarda-chuva, existem até dez flores de tom branco-rosa ou creme, que produzem um aroma picante. Floresce principalmente do final do verão a novembro.

Hoya fofo

Hoya pubicalyx - uma trepadeira de 7m de comprimento, com grandes folhas oblongas de cera (comprimento 14 cm), cor verde com manchas prateadas.É caracterizada por uma variedade de tons de inflorescências - de rosa claro a marrom e até preto. A inflorescência do cesto é formada por 30 flores que emitem um aroma de perfume. Floresce no verão.

Agora lendo:

  • Ivy - atendimento domiciliar, espécies fotográficas
  • Afelandra - atendimento domiciliar, foto
  • Aspidistra - crescendo e cuidando de casa, foto
  • Cyclamen
  • Gerânio em casa. Crescer e cuidar de casa

Pin
Send
Share
Send