Ficus sagrado (Ficus religiosa) tem vários outros nomes: Árvore Bodhi, ficus religioso e figo sagrado. A planta ficus perene pertence ao gênero de mesmo nome e faz parte da família Mulberry (Moraceae). O local de nascimento do ficus sagrado é considerado a Índia.
Além da Índia, o ficus cresce no Nepal, Sri Lanka, Tailândia, Birmânia, nas regiões sudoeste da China e nas ilhas do arquipélago malaio. A princípio, o ficus cresceu apenas nas planícies, na selva mista e sempre-verde, mas gradualmente começou a "subir" cada vez mais nas montanhas. Agora a planta pode ser encontrada a uma altitude de mil e meio metros acima do nível do mar.
Ficus sagrado foi nomeado devido ao fato de que, nos tempos antigos, eram essas árvores maciças que eram plantadas perto de templos budistas, e os sacerdotes eram monitorados por plantas.
Veja também como cultivar ficus com borracha e ficus benjamin em ambientes fechados.
A árvore é considerada um símbolo sagrado, um assistente na iluminação do próprio Buda - o fundador do movimento religioso do budismo.
De acordo com uma lenda antiga, sentado logo abaixo da coroa da árvore do Ficus no príncipe Sidarta Gautama, o insight desceu, após o que ele começou a se chamar Buda e a pregar o budismo.
A principal diferença entre o ficus religioso e o resto da família é gigantesca. Algumas amostras atingem 30 m de altura, crescendo em um ambiente familiar. No clima russo à temperatura ambiente, o ficus pode atingir uma altura de 3 metros.
Devido ao seu alto crescimento, o ficus é plantado principalmente em grandes salas. É usado para decorar salas de concertos, estufas ou conservatórios. A largura da coroa pode chegar a 10 metros, o que também não permite o crescimento da planta em um pequeno apartamento.
O número de raízes aéreas em árvores jovens é relativamente pequeno. Devido ao fato de o ficus freqüentemente começar sua vida como epífita, crescendo nos galhos e troncos de árvores maduras, gradualmente suas raízes se tornam mais fortes e espessas, e eventualmente se transformam em banianas.
Outra opção para a origem do ficus é o litófito. Ficus encontra um lugar nas fendas dos edifícios. Algumas fotos mostram que a planta cresce como se fosse um templo. Após um certo período de tempo, a árvore trança firmemente o edifício com suas raízes e praticamente se torna um com ele. Nesse caso, os tiros inicialmente descem mais perto do chão. E então eles penetram cada vez mais fundo no solo.
A taxa de crescimento do ficus é bastante alta.
Depois de um ano ou dois, eles já representam uma pequena floresta: um grande número de troncos finos com uma coroa grande no total. A casca de árvores jovens é de cor marrom clara, com um tom vermelho. Essa cor lembra os galhos de um ficus racemose. À medida que a árvore cresce, a casca muda de cor. Os galhos e o tronco de uma planta adulta são cinza.
Os brotos de ficus têm uma estrutura suave e uma forma original. A superfície das folhas é fina, quase transparente. O comprimento de cada folha, em média, é de 8 a 12 cm. Representantes especialmente grandes têm folhas de até 20 cm de comprimento e a largura das folhas varia de 4 a 13 cm.
As folhas dos jovens ficus têm um tom avermelhado, que eventualmente muda para verde claro. Se uma árvore cresce sob a luz direta do sol, as folhas de uma planta adulta adquirem uma cor verde escura com um tom azulado. Na superfície de cada folha, você pode ver listras esbranquiçadas a olho nu. As estípulas são ovais. Seu comprimento é de 5 cm e caem quando a folha é totalmente aberta.
Placas de folhas estão localizadas nos galhos na próxima sequência. O pecíolo geralmente tem o mesmo comprimento da folha. Às vezes cresce mais. Se o ficus cresce em um local onde o ar não tem umidade suficiente, a árvore muda de folhagem duas vezes por ano.
Durante a floração, como todos os outros representantes da família, a árvore Bodhi forma syconia - pequenas inflorescências marrons que lembram muito o hemisfério em forma. O tamanho médio da inflorescência é de 2 cm.
O ficus sagrado é uma planta perene. Em casa, o ficus pode viver até 15 anos. Em uma área aberta, uma árvore média vive de 400 a 600 anos.
Taxa média de crescimento. | |
Floresce principalmente no verão, mas a espécie Caribaea floresce no inverno. | |
A planta é fácil de cultivar dentro de casa. | |
A lâmpada pode viver por muitos anos com os devidos cuidados. |
Plantando e cuidando do ficus sagrado (em breve)
Modo de temperatura | No verão de 18 a 23 ° C e no inverno não inferior a + 15 ° C. |
Humidade do ar | Muito alto A planta deve ser constantemente pulverizada com água. |
Iluminação | Luz do dia, mas sem luz solar direta na planta. Em casa, o ficus sagrado é melhor colocado em uma sala cujas janelas estão voltadas para o leste ou oeste. |
Rega | No verão, o ficus requer rega regular - 1-2 vezes por semana com água parada. No inverno, a rega pode ser reduzida para 1 vez em 7 a 10 dias. |
Solo para ficus sagrado | Chernozem solto fértil com boa drenagem. |
Fertilizantes e fertilizantes | Começando no início da primavera e terminando no final do outono, o ficus deve ser alimentado com fertilizantes líquidos. É melhor alternar nutrição orgânica e mineral. |
Ficus sagrado de transplante | Em fevereiro-março, uma vez a cada 2 anos. |
Reprodução | Muito simplesmente propagado por sementes e raízes aéreas. |
Recursos crescentes | Ficus sagrado é facilmente suscetível a derrotar várias pragas. Vale a pena evitar o crescimento de uma árvore ao lado de plantas doentes. A árvore jovem deve ser mantida em uma sala quente e confortável com muita umidade. Caso contrário, existe um alto risco de que a planta morra rapidamente. |
Cuidar de ficus sagrado em casa (em detalhes)
O ficus sagrado é uma planta bastante despretensiosa. É relativamente fácil crescer em casa. No entanto, certas regras de cuidados precisam ser aprendidas para que a árvore cresça forte e saudável.
Floração
Florescer uma árvore é um processo interessante. As inflorescências resultantes estão na forma de um pote vazio. Algo como musgo marrom se forma nas paredes da panela. O nome científico é siconium ou pseudo-fruit. A Sicília é organizada em pares nos seios da folha.
As inflorescências, assim como as folhas, têm uma superfície lisa. Ficus sagrado vespas sagradas de um certo tipo - blastófago. Após a polinização, é formada a fruta verde, que posteriormente se torna roxa e marrom. Os frutos de ficus não são adequados para consumo humano.
Iluminação
Para o pleno crescimento e desenvolvimento do ficus sagrado, é necessária uma luz brilhante, porém difusa. Você também deve evitar a luz solar direta. Em um local um pouco escuro, a árvore também se sentirá muito confortável. O nível de iluminação necessário é 2600-3000 lux. Localização ideal para as plantas - localizadas na parte oeste ou leste do apartamento.
Se o ficus não receber luz suficiente, as folhas começarão a cair.
Temperatura
O ficus sagrado é uma planta termofílica. No verão, é recomendável cultivar uma árvore a uma temperatura de 18 a 25 graus. No inverno, você precisa ter certeza de que, na sala onde o ficus cresce, a temperatura não cai abaixo de 15 graus. Neste momento, é melhor aumentar a iluminação da planta.
Ficus não precisa de um período de descanso. Mesmo no inverno, ele pode crescer e se desenvolver com calma em uma sala com umidade e temperatura suficientes. A árvore Bodhi deve ser mantida afastada de baterias e aquecedores, evitando correntes de ar e mudanças frequentes de residência.
Humidade do ar
Locais naturais onde a planta cresce são caracterizados por alta umidade. Como resultado, o ficus está acostumado a crescer em um ambiente úmido. É necessária uma pulverização bastante frequente das folhas. Para árvores grandes, esse método é muito difícil e, portanto, existem duas opções para resolver o problema.
Primeiro: você pode colocar a planta ao lado do aquário ou outro lago decorativo. Segundo: use um umidificador.
Rega
É necessária uma rega sistemática e bastante abundante. É melhor regar a planta com água limpa. No verão, a rega é necessária 1-2 vezes por semana. No inverno, a quantidade é reduzida para 1 vez em 7 a 10 dias. Nesse caso, a estagnação da umidade não deve ser permitida.
Antes de cada rega subseqüente, o solo deve secar bem. A água estagnada do poço deve ser drenada. A planta sofre um excesso de umidade pior que a falta. A rega e o cuidado oportunos garantem o desenvolvimento de um poderoso sistema radicular, que é especialmente bem-vindo na técnica e na cultura do bonsai.
Solo
É melhor plantar ficus em solo fértil e solto, de acordo com o seguinte esquema: 1 parte da terra do relvado, 1 parte do solo frondoso, 1/2 parte da areia, você pode adicionar um pouco de carvão. Ou 1 parte da terra do relvado, 1 parte da turfa, 1 parte da terra arborizada, 1 parte da areia (pH 6,0-6,5).
Um componente importante ao plantar uma planta é a drenagem. Drenagem ideal: argila expandida por baixo e areia por cima.
Fertilizantes
O ficus é uma planta bastante despretensiosa que não requer fertilização ou fertilização especial. A cobertura é produzida como padrão 2 vezes por mês. Para obter o melhor resultado, é melhor alternar entre a cobertura mineral e a orgânica.
Eles devem conter uma grande quantidade de potássio e nitrogênio.
Transplante
A árvore Bodhi é uma planta de crescimento rápido. Em um ano, uma árvore de até 2 metros de altura pode crescer a partir de uma pequena muda. Nesse sentido, as árvores jovens precisam de replantio frequente (de 1 a 3 vezes por ano).
Os fetos são transplantados geralmente depois que as raízes da planta deixam de se encaixar no vaso. Árvores maduras não precisam de transplante. Basta substituir o solo superficial.
Poda
As sessões requerem poda regular. Isso é feito para manter a árvore crescendo e formando uma coroa organizada. A poda deve ser realizada pouco antes do início de um período de crescimento intensivo. Posteriormente, será possível simplesmente beliscar as pontas dos galhos jovens.
Para formar uma coroa espetacular, você deve definir os galhos na direção desejada. Isso é feito usando uma estrutura de arame. Os brotos de ficus são altamente elásticos e, portanto, mesmo um iniciante lidará com a tarefa.
Cultivo de ficus sagrado a partir de sementes
A maneira mais fácil e acessível de propagar ficus. As sementes são semeadas em um substrato de areia turfa e regadas abundantemente. Em seguida, a planta é coberta com filme plástico.
Os primeiros brotos podem ser vistos em 5-7 dias. Em seguida, o filme deve ser removido para acostumar a planta às condições de vida da sala. Um transplante de planta deve ser feito quando o primeiro par de folhas aparecer. Se você pegar uma panela com um diâmetro maior (10-15 cm), poderá plantar vários ficus de uma só vez.
Cultivo de ficus sagrado por estacas
O ficus sagrado com estacas apicais se reproduz com grande dificuldade. Para isso, use estacas de 15 a 18 cm de comprimento e pelo menos três pares de folhas saudáveis devem estar presentes. O comprimento do caule deve exceder o comprimento das folhas em 2 vezes. Na primavera, as estacas são plantadas em estufa, em uma mistura de turfa e perlita, a uma temperatura de 25 ° C.
Em vez desta mistura, pode ser usado solo arenoso. Em casa, as estacas são cobertas com polietileno. É melhor pré-tratar a seção de estacas com raiz ou heteroauxina. Coloque para germinação à luz ambiente.
O filme pode ser removido após 2 semanas. Depois que o ficus se enraíza, é transplantado para uma panela pequena.
Doenças e pragas do ficus sagrado
Na maioria das vezes, a planta fica doente se não for tratada adequadamente. Brotos jovens requerem cuidados especiais. Suas hastes são finas e as folhas são pequenas. Com qualquer mudança de temperatura, os brotos podem morrer, assim como a falta de comida e o nível adequado de iluminação.
Um problema comum é caindo folhagem de ficus. A planta é tão sensível a qualquer mudança de cuidados.
Deve-se lembrar que as folhas de ficus podem cair por conta própria. Tudo depende da árvore em particular.
O ficus sagrado pode ser atacado por pragas, como cochonilhas, pulgões, insetos e tripes. Nesse caso, você deve submeter imediatamente a planta a tratamento químico. O processamento deve ser realizado com muito cuidado para não se envenenar.
Agora lendo:
- Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Ficus bengali - crescer e cuidar de casa, foto
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Ficus Benjamin
- Árvore de café - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas