Kislitsa - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Ácido violeta. Foto

Kislitsa (oxalis) (Oxalis) - planta herbácea perene despretensiosa da família azeda generalizada na floricultura de interior e de jardim. O berço do azedo - México e os países da África do Sul. Na natureza, é freqüentemente encontrado em áreas moderadamente quentes da Europa, América do Sul e Central.

O oxigênio cresce rapidamente, formando muitas rosetas no processo de crescimento, consistindo de folhas de três ou quatro lóbulos em pecíolos longos. A cor das lâminas das folhas, dependendo da variedade, varia do verde esmeralda ao roxo escuro.

Certifique-se de prestar atenção à bela planta de cabeceira.

Flores de oxal em flores de tamanho médio, coletadas em inflorescências de guarda-chuva. Pétalas de variedades diferentes podem ser pintadas em branco, rosa, vermelho ou amarelo.

Alta taxa de crescimento.
Floresce pequenas flores ácidas de tamanho médio.
Planta fácil de cultivar.
Planta perene.

Propriedades úteis de ácido

O oxigênio é conhecido na medicina popular como uma planta que tem um efeito benéfico no sistema digestivo humano (estimular o apetite, acelerar os processos metabólicos, aliviar a azia). Decocções e infusões das folhas da planta são algumas vezes usadas para baixar a pressão sanguínea, tratar estomatites e diáteses.

No entanto, é importante saber que o oxalis é uma planta venenosa; com o uso prolongado, pode causar náuseas, distúrbios digestivos e problemas renais.

Azedo: atendimento domiciliar. Brevemente

Modo de temperaturaO mais confortável é + 18- + 20 ° C no verão e cerca de + 15 ° C no inverno.
Humidade do arModerado. O oxigênio em casa é capaz de tolerar baixa umidade, desde que seja mantido fresco (a uma temperatura de + 15- + 18 ° C).
IluminaçãoEspalhadas por alguma luz solar direta da manhã.
RegaNo verão - uma vez a cada 3-5 dias, com curtos períodos de secagem do solo, no inverno - moderado.
Solo azedoQualquer substrato solto, fértil e levemente ácido é adequado.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o período de crescimento ativo, a cada 3-4 semanas com meia dose de qualquer fertilizante solúvel.
Transplante de ácidoAnual para plantas jovens, a cada 2-3 anos, para espécimes adultos.
ReproduçãoSementes, dividindo o mato, estacas de caule.
Características do ácido crescenteNos dias de verão, a planta pode ser retirada para o ar fresco, deixando-a na varanda ou no jardim à noite. Oxalis Depp deixa cair a folhagem para o inverno, momento em que suas lâmpadas são armazenadas em uma sala fresca, regando periodicamente um pouco para que não sequem.

Cuidando de ácido em casa. Em detalhe

Floração azeda

A planta azeda em casa geralmente floresce durante o verão. Nesse momento, caules finos e longos aparecem regularmente acima das folhas, carregando inflorescências de guarda-chuva, combinando várias flores brancas, rosa, vermelhas ou amarelas de tamanho médio.

Modo de temperatura

O oxigênio cresce bem em uma sala fria a uma temperatura do ar de cerca de + 18 ° C, mas as temperaturas mais altas também não têm medo, é capaz de suportar o calor sem perda de decoratividade de até + 25 ° C.

Na estação fria, para um inverno completo, a planta é transferida para uma sala onde a temperatura do ar é de + 12- + 15 ° С (apenas para Depp ácido, são necessárias condições mais quentes - pelo menos + 16 + 18 ° С).

Pulverização

O ácido azedo não possui requisitos especiais para a umidade do ambiente, pode crescer sem causar danos à saúde no ar bastante seco dos apartamentos urbanos.

No entanto, na estação quente, é melhor pulverizar periodicamente a planta com água limpa, para que não perca seu efeito decorativo.

Iluminação

Ácido fotófilo mas ela precisa de luz solar direta em uma quantidade muito limitada. A planta é melhor mantida no parapeito da janela leste ou oeste, de manhã colocando um vaso de flores na janela mais ensolarada da casa. Com uma falta crítica de luz, a planta deixa de florescer e diminui o crescimento, suas folhas se esticam e empalidecem.

Molhar azedo

O ácido doméstico adora água, mas não tolera o solo alagado: com a estagnação da umidade nas raízes, a planta apodrece. No verão, oxalis é regada a cada 3-5 dias com água morna e sedimentada. No outono e inverno, a frequência e o volume da irrigação são reduzidos ao mínimo possível: o solo é umedecido um pouco, não permitindo a secagem.

Panela azeda

Para que o sistema radicular da superfície do ácido se desenvolva bem, é selecionada uma capacidade rasa, mas ampla, para a planta.

Uma espessa camada de drenagem é necessariamente derramada no fundo da panela, para que a umidade não fique estagnada nas raízes.

Solo

O substrato para o cultivo de oxalis é selecionado leve, nutritivo, necessariamente ligeiramente ácido. A mistura do solo pode ser preparada independentemente do solo do jardim, turfa, húmus e areia (perlita). Os componentes são tomados em uma proporção de 2: 2: 2: 1 e misturados completamente.

Fertilizantes e fertilizantes

Cuidar de ácido em casa envolve vestir regularmente a planta com compostos minerais complexos durante o período de vegetação ativa. Fertilize o suficiente uma vez a cada 3-4 semanas, enquanto é recomendado o uso de meia dose de medicamentos para não "superalimentar" a flor.

Transplante

As plantas jovens crescem muito rápido, portanto, eles precisam de vasos novos e mais espaçosos a cada ano. O transplante de ácido azedo que atingiu a idade adulta pode ser realizado com menos frequência - uma vez a cada 2-3 anos.

O procedimento é melhor realizado na primavera, até que as plantas comecem a crescer ativamente, pelo método de transbordo, quando o velho pedaço de terra é completamente preservado quando transplantado para uma nova panela.

Poda ácida

A poda não é necessária para a planta, uma vez que o ácido ácido em casa, com os devidos cuidados, forma em si belos arbustos compactos. Para manter uma aparência decorativa, é possível colher periodicamente folhas muito longas ou vice-versa, além de remover flores murchas junto com os pedúnculos.

Período de descanso

A planta descansa no inverno, um sinal para o início do período adormecido é geralmente a secagem em massa das folhas sem motivo aparente. Durante o inverno, o ácido é transferido para uma sala mais fria e sua rega é reduzida ao mínimo necessário. Quando brotos jovens começam a aparecer das lâmpadas - o período de latência acaba, a planta é devolvida a uma janela bem iluminada.

Ácido crescente de sementes

As sementes de oxigênio são semeadas superficialmente em recipientes cheios de nutrientes soltos, colheitas pulverizadas da pistola e cobertas com um filme ou vidro. Com iluminação suficiente, rega e ventilação regulares da estufa, os brotos aparecem após 10 a 30 dias.

Quando as mudas formam 2-3 panfletos reais, eles podem ser cortados em recipientes individuais para posterior cultivo.

Reprodução de acidificação por divisão

Propagar ácido azedo é muito fácil. A planta forma muitos nódulos ao longo da vida, que crescem rapidamente com novos brotos e folhagens. Ao transplantar, o arbusto-mãe é dividido em partes, tentando não ferir raízes bastante frágeis. Os delenki resultantes são plantados em vasos novos e deixados em um local bem iluminado, sem regar até que um rebento jovem apareça. Além disso, os novos ácidos são tratados como de costume.

Propagação da acidez por estacas de caule

Na planta mãe, brotos com várias folhas são selecionados, cortados e colocados na água para formar raízes fortes. Quando as raízes atingem um comprimento de 1,5 a 2 cm, a planta é plantada em uma panela com um substrato leve e solto.

Doenças e Pragas

O ácido doméstico raramente fica doente, suporta tolerantemente não as condições de cultivo mais favoráveis, como baixa temperatura do ar, ar muito seco e iluminação insuficiente. No entanto, alguns erros nos cuidados ainda podem causar danos à saúde e aparência atraente da planta:

  • Podridão de Oxalis com rega excessiva e estagnação de umidade no solo. Nesse caso, todas as áreas danificadas são removidas imediatamente, depois que o ácido doente é melhor para transplantar em um substrato fresco e, no futuro, monitorar cuidadosamente a conformidade com o regime de irrigação.
  • Folhas secas de azedo quando a planta fica ao sol por muito tempo e ao mesmo tempo não é regada em tempo hábil A folhagem seca é removida juntamente com os pecíolos, após o que o regime ideal de rega e iluminação é ajustado.
  • Kislitsa não floresce, se ela estiver muito quente ou não houver luz solar suficiente. é melhor manter a planta em uma janela bem iluminada, à sombra do sol brilhante.
  • Podridão dos tubérculos se durante o plantio eles estavam muito fundo no solo ou a planta é mantida no frio por um longo tempo. Nesse caso, é melhor transplantar o ácido ácido e transferi-lo para uma sala mais quente.
  • Oxigênio crescendo lentamente com pouca luz. Estar na sombra, às vezes até floresce, mas não pode formar um arbusto exuberante.
  • Queimaduras nas folhas aparecem sob a influência da luz solar direta. A planta deve ser protegida do sol quente ou mesmo removida por um tempo em um peitoril da janela excessivamente iluminado.

As pragas raramente "invadem" o ácido, mas às vezes ainda são atacadas por uma cochonilha, mosca branca, insetos escamados e ácaros. É melhor lidar com eles com inseticidas especiais.

Tipos de ácido caseiro com fotos e nomes

Óxido de taça (Oxalis bowiei)

Uma variedade compacta com pequenos folhetos triplos verdes claros e graciosas flores cor-de-rosa que se erguem acima da vegetação em pedúnculos longos e finos.

Oxalis Deppei, Kislitsa Depp

Uma variedade incomum de oxalis, na qual pequenas flores escarlates brilhantes e folhas espetaculares de quatro lóbulos de duas cores (núcleo marrom e bordas verdes gramadas).

Oxalis roxo (Oxalis purpurea)

Uma planta em miniatura com flores rosa ou brancas brilhantes e folhas de três lóbulos arredondadas, de tonalidade verde-acinzentada, cuja superfície é levemente pubescente.

Oxalis vermelho (Oxalis rubra)

Uma variedade bastante grande (até 40 cm de altura) com folhas felpudas de três lâminas, de um tom verde suculento e pequenas flores vermelhas saturadas ou rosa pálidas.

Oxalis ortgiasii

Uma variedade comum com flores amarelas brilhantes de tamanho médio e folhas marrom-avermelhadas ternadas, cujos segmentos são em forma de coração e pubescentes.

Oxalis triangular (Oxalis triangularis) ou Regnella Oxalis, roxa

Uma variedade de crescimento rápido com folhas roxas de três lóbulos escuras, cujas bordas são decoradas com uma borda roxa escura. Floresce com pequenas flores branco-leitosas ou rosadas, coletadas em inflorescências de várias peças.

Oxalis ferruginoso (Oxalis adenophylla)

Uma variedade decorativa de cobertura do solo com folhas de cirro verde-prata, dissecadas em muitos fragmentos, e grandes flores lilás-rosa, cujas pétalas são cobertas por uma rede de veias de framboesa, e o núcleo é pintado em marrom.

Agora lendo:

  • Ledeburia - atendimento domiciliar, espécies e variedades de fotos
  • Guernia - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Orchid Wanda - crescendo e cuidando de casa, foto
  • Agave de Aloe - cultivo, atendimento domiciliar, foto
  • Roicissus (vidoeiro) - atendimento domiciliar, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send