Propriedades úteis de cerejas e seus danos

Pin
Send
Share
Send

A cereja pertence às plantas do gênero Plum, da família Pink. Graças à seleção, mais de 150 de suas espécies foram criadas. Isso acontece tanto como uma árvore quanto como um arbusto. Como parte de seus frutos, existem muitas substâncias úteis para o nosso corpo, mas nem todos podem comer cerejas. É contra-indicado em diabéticos, com aumento da acidez do estômago, pancreatite, etc.

Frutas ou bagas?

A cereja é uma fruta, não uma baga, como muitas pessoas pensam, embora seja pequena em tamanho.

O feltro ou o chinês merecem atenção especial, pois sua composição contém substâncias muito mais úteis do que o habitual. Nas florestas da Rússia também há cereja selvagem, cujos frutos são menores e azedos, mas o aroma é pronunciado.

Curiosamente, um híbrido de cerejas e cerejas foi criado recentemente. Ele manteve todas as propriedades benéficas de ambas as frutas, mas ao mesmo tempo tem um sabor mais doce.

Composição e benefícios

Com cada baga consumida, uma pessoa reabastece as reservas de aminoácidos (fólico, ascórbico, tocoferol), vitaminas e minerais. Há muito ferro nas cerejas (por 100 gramas - 500 mg).

Cerejas maduras frescas têm um efeito curativo:

  • aumenta o nível de hemoglobina, reduz a pressão e fortalece os capilares;
  • atua como profilático contra muitas patologias cardiovasculares;
  • reduz o nível de ácido úrico no corpo e, assim, trata a gota, artrite, inflamação nas articulações;
  • usado no tratamento da epilepsia, bem como em alguns tipos de doenças mentais;
  • efetivamente mata muitos fungos, algumas infecções intestinais.
  • limpa o intestino.

Calorias - 52 kcal por 100 gramas.

O período em que a planta produz frutos é pequeno - cerca de duas semanas. Durante esse período, é melhor armazenar no inverno ou deliciar-se com sobremesas deliciosas.

Sistema cardiovascular

A cereja é um remédio cardíaco indispensável, usado para:

  • normalização da coagulação sanguínea;
  • abaixando a pressão sanguínea;
  • fortalecimento de vasos e capilares;
  • reduzir o risco de acidente vascular cerebral;
  • reduzir o risco de varizes.

Trato gastrointestinal

A cereja estimula o apetite, ajuda no tratamento da constipação, mata fungos e flora patogênica do trato gastrointestinal. Com inflamação no estômago, os curandeiros tradicionais aconselham o uso de suco de madeira ou, em pessoas comuns, cola ou goma de uma cerejeira. É importante fazer isso com cautela, não abusar e usá-lo apenas como um complemento ao tratamento principal.

Articulações

O suco de cereja é útil como auxílio no tratamento de artrite e gota. Chá de ramos e folhas alivia a dor aguda com radiculite, osteoartrite. O uso diário de 10 a 12 peças reduz significativamente o risco de um ataque de gota.

Sistema nervoso

O suco ativa enzimas antioxidantes, o que impede o desenvolvimento de muitas patologias nervosas. Em caso de neurose, o chá da casca é consumido e uma infusão na água é o melhor sedativo.

Purê de cereja aumenta significativamente o nível de melatonina no corpo e, portanto, melhora o sono.

Imunidade

Um armazém de nutrientes, incluindo vitamina C.

Combate ao resfriado comum

O suco de cereja reduz a febre e promove a expectoração.

Para crianças

Devido à grande quantidade de ferro, as cerejas tratam a anemia infantil. E suco lida com excitabilidade excessiva.

Mulheres

A cereja ajuda a eliminar os efeitos desagradáveis ​​da menopausa, reduz as cólicas durante a menstruação. Antioxidantes retardam o processo de envelhecimento. A baga é igualmente benéfica para mulheres de todas as idades. Ao mesmo tempo, você pode não apenas comer, mas também preparar máscaras que rejuvenescerão e limparão a pele.

Mulheres grávidas

O ácido fólico em sua composição tem um efeito benéfico na formação do feto e seu desenvolvimento posterior.

Para homens

Frutos de cereja, gravetos e casca são benéficos para o sistema reprodutor masculino. Estes últimos têm efeitos anti-inflamatórios e bactericidas. A cereja contém zinco, necessário para a produção de hormônios masculinos e espermatozóides.

Cereja em cosmetologia

A cereja é usada na fabricação de cosméticos, pois as vitaminas A e C, que fazem parte, limpam a pele e a tornam mais elástica.

Receitas da máscara de Berry em casa:

  1. A máscara de clareamento clareará a pele, tornará menos perceptíveis manchas e sardas. Moer algumas frutas, adicione 5 gotas de suco de limão e 2 colheres de chá para eles. creme. Aplique a máscara no rosto, segure por 5 minutos e enxágüe com água morna.
  2. Para combater rugas. Pegue uma colher grande de cerejas, framboesas e morangos e triture até um estado de mingau. Aplique no rosto e mantenha por até 20 minutos, enxágüe com água morna.
  3. A cereja com amido de batata é usada como um meio para limpar a pele e prevenir a acne. Tome 20 ml de suco de cereja, 10 g de amido, 5 ml de óleo vegetal (lavanda, uvas, etc.) e 10 gotas de retinol. Aplique a máscara no rosto e deixe por 40 minutos. Após a lavagem.
  4. Uma máscara de polpa de frutas silvestres com creme de leite ou queijo cottage limpa bem os sacos escuros sob os olhos. Tome 7 frutas, 10 g de creme de leite, misture. Aplique na área desejada com uma camada fina. Após 10 minutos, lave, primeiro com água morna e depois fria, repita várias vezes.
  5. As bagas são boas para tratamentos de spa e não mancham a pele.

Diet Cherry

O benefício das bagas durante a perda de peso é que remove toxinas e compensa a falta de nutrientes. Mas você não pode abusar, pois aumenta o apetite.

Os benefícios e malefícios das folhas frescas e secas e da casca de cereja

O benefício não é apenas as bagas da cereja, mas também suas folhas, galhos e até casca.

  • As folhas (secas e frescas) são usadas para preparar uma variedade de decocções. Compostos únicos estão presentes a partir deles, como goma, amigdalina, ácido cítrico, eles têm propriedades antioxidantes. As mais úteis são as folhas colhidas em maio. O chá produzido com essas matérias-primas é bom para diminuir a pressão sanguínea, interromper o sangramento e prevenir doenças hepáticas e câncer. Folhagem desfiada pode ser usada como adstringente para pequenos arranhões e abrasões.

  • Decocções de ramos e cascas agem como anti-séptico e aliviam a inflamação nas articulações. Você precisa pegar um punhado de galhos picados e despeje 1,5 litros de água, deixe ferver por cerca de 15 minutos. Após o chá deve ser infundido por pelo menos duas horas.

Receitas úteis

  1. Sangramento. Despeje um copo de água fervente 1 colher grande de talos e beba durante o dia.
  2. ARVI. Despeje um litro de água em 1 colher grande de folhas secas de cerejeira e flores de camomila. Beba o caldo durante o dia a 100 ml de cada vez. Alivia a tosse e alivia o nariz escorrendo, reduz dores de cabeça e alivia a inflamação.
  3. Doença renal. Misture uma colher pequena de trevo vermelho, folhas de cerejeira e amora. Despeje tudo com um litro de água fervente, despeje em uma garrafa térmica e insista por 30 minutos. Beba uma hora antes das refeições.

Cerejas de cozinha

A fruta é usada na culinária para fazer tortas, doces, sobremesas, geléias e conservas. A cereja é adicionada na produção de bebidas alcoólicas (coquetéis, licores, vinhos). É mantido fresco por cerca de uma semana.

As amantes são aconselhadas a congelar cerejas. Quando rápido, todas as suas substâncias benéficas são preservadas. As bagas podem ser congeladas com ou sem sementes e armazenadas na geladeira por até 1 ano.

Bagas secas ao sol podem ser consideradas um prato independente. Eles são cozidos em calda e depois secos. A cereja retém a maioria das vitaminas, embora seu conteúdo calórico aumente significativamente.

Dachnik adverte: contra-indicações para uso e danos

O uso descontrolado pode causar problemas gastrointestinais. A baga pode prejudicar o esmalte dos dentes. É melhor não usar cerejas para gastrite, alta acidez e úlceras estomacais. Contém ácido málico e cítrico, que têm um efeito negativo no trato gastrointestinal doente.

É estritamente proibido o uso de sementes. Eles contêm ácido hidrociânico, que é tóxico para os seres humanos.

Você também deve ter cuidado quando:

  • tendência a alergias;
  • doenças hepáticas;
  • diabetes.

Pin
Send
Share
Send