Thuja ou árvore vital é uma planta conífera sempre-viva com folhas macias de agulhas. O thuja interno cultivado em casa é um representante da variedade oriental de thuja. É despretensioso, esteticamente agradável e tem um efeito benéfico no microclima do apartamento. Com a abordagem correta, a reprodução desta planta não causa dificuldades.
Thuja se propaga de duas maneiras: por sementes e estacas.
Sementes
Para preparar as sementes para o plantio, os cones são cortados de uma árvore e colocados em um local quente para secar. Como resultado, as sementes caem elas mesmas. O cultivo de thuja a partir de sementes é um processo muito demorado e demorado, por isso raramente é usado. O algoritmo é o seguinte:
- As sementes secas por um dia são embrulhadas em um pano úmido, que de vez em quando é nutrido com água, impedindo a secagem.
- A drenagem e a mistura pronta do solo são despejadas na panela, regadas, uma semente de thuja é colocada ali (sem aprofundar) e polvilhada com serragem. De vez em quando regava novamente.
- A semente brota em cerca de um mês.
- Um broto se tornará um arbusto adulto apenas em cinco anos.
Estacas
É uma maneira muito mais rápida, além de garantir a preservação das características varietais, enquanto durante a propagação das sementes elas são frequentemente perdidas.
Tempo de corte
Na primavera, os arbustos thuja emergem da animação suspensa no inverno, e os galhos recebem um sinal para o início do crescimento aprimorado. Portanto, é melhor colher mudas para propagação do final de março até o final de abril, quando os galhos estiverem prontos para criar raízes.
A segunda opção é estacas no outono. Você deve escolher um dia nublado em meados de outubro, quando os sucos no porta-malas diminuem. Tais processos criam raízes por mais tempo, mas com mais confiabilidade, eles não terão falta de água.
Corte adequado de estacas
Para a colheita de estacas, a parte superior de uma planta forte e saudável é adequada. É indesejável cortá-las no fundo: isso é repleto de curvatura do tronco da futura muda.
Brotos adequados de 10 a 15 centímetros de comprimento estão localizados nas extremidades dos brotos e suas hastes são cobertas com casca jovem.
Se a casca for velha e áspera, tal talo não criará raízes. Brotos com caules lisos, sem casca, ainda não são capazes de enraizar.
Rasgue o galho manualmente, movendo-se de cima para baixo, junto com uma tira de casca - “calcanhar”. Ele acumulou substâncias úteis que irão alimentar o caule por algum tempo.
Com uma execução adequada e cuidados posteriores, o enraizamento dos thuja não apresenta dificuldades especiais.
Preparação de estacas
É indesejável armazenar estacas cortadas por um longo período de tempo. Se surgir a necessidade, você precisa colocá-los em um quarto escuro, previamente embrulhado com um pano úmido. Mas é melhor começar a pousar o mais cedo possível, antes de prepará-los corretamente:
- Para limpar a parte inferior do caule dos galhos e uma camada de casca - eles podem começar a apodrecer.
- Trate com um estimulador de crescimento radicular - coloque estacas por 12 horas.
Preparação do solo
Para estacas de enraizamento, é adequada areia limpa do rio ou mistura de solo solto, que pode ser adquirida na loja ou obtida pela mistura de areia, turfa e húmus frondoso na proporção de 1: 1: 1.
A desinfecção é necessária: uma solução rosa-clara de permanganato de potássio é adicionada ao solo e a areia é fervida.
O solo é colocado em uma panela rasa para mudas com aberturas para entrada de ar e saída de água.
Processo de enraizamento
Desde que o solo e as mudas estejam prontos, você pode prosseguir com o plantio:
- Os galhos são colocados no chão por alguns centímetros, mas não diretamente, mas em um ângulo de 45 °.
- A distância entre as estacas deve ser de pelo menos 5 centímetros.
- A terra ao redor da base das estacas é levemente compactada e umedecida.
- A panela é coberta com filme plástico ou tampa de plástico.
- Sinais de enraizamento bem sucedido são novos rebentos nas estacas.
Enraizamento de batata
Entre os cultivadores de plantas, uma maneira não-padrão de enraizar estacas de thuja também é comum - em um tubérculo de batata:
- Batatas saudáveis de tamanho médio são lavadas e descascadas.
- Com um furador ou uma unha, um buraco é perfurado com uma profundidade de cerca de quatro centímetros, onde a ponta do galho é empurrada.
- A batata é colocada em solo nutritivo em uma caixa de madeira.
- O processo é coberto com uma cúpula de meia garrafa de plástico.
- Ao regar, a cúpula não é removida e a tampa da garrafa é desaparafusada.
Cuidados com estacas plantadas
As mudas de Thuja devem ser preferencialmente mantidas a uma temperatura de + 18 ° a + 23 ° C e uma umidade do ar de 70%. Nesse caso, a sala deve ser sistematicamente ventilada.
Além disso, é necessário fornecer iluminação difusa, mas em nenhum caso a luz solar direta deve entrar nas mudas.
Sob luz forte, as plantas começam a secar, suas agulhas ficam amarelas e caem.
A rega é feita à medida que o solo seca. Umidade excessiva não é recomendada. É aconselhável regar com uma pistola para evitar que as agulhas se molhem e o "calcanhar" do caule para molhar.
Após o aparecimento dos primeiros brotos, é necessário começar a abrir o acesso das mudas ao ar fresco, aumentando gradualmente o tempo de arejamento. Assim, as plantas jovens se acostumam a novas condições de crescimento.
Transplante em uma panela
Para transplantar thuja para um local permanente, é adequado um vaso de qualquer tipo.
Não leve um recipiente muito pequeno, pois isso pode limitar o crescimento do sistema radicular. Você também precisa garantir que haja aberturas suficientes no fundo para permitir a passagem da água.
Algoritmo:
- A drenagem, por exemplo, argila expandida, é derramada no fundo.
- O transplante é realizado juntamente com um nódulo radical.
- Uma mistura terrestre levemente ácida adormece. Pode ser preparado independentemente, misturando areia, terra de coníferas e solo frondoso, na proporção de 1: 2: 4, respectivamente.
- O nível do solo em relação ao caule deve permanecer o mesmo. Além disso, não aperte demais o solo ao redor do caule.
Deve-se ter em mente que, para transplantes subseqüentes (e eles precisam ser feitos uma vez por ano ou dois), é melhor usar o solo de uma composição diferente. Para plantas adultas, recomenda-se uma mistura de areia, turfa e solo de relva na proporção de 1: 2: 2.
Cuidados Thuja em casa
Thuja é uma planta despretensiosa e não requer cuidados especiais, mas algumas nuances devem ser levadas em consideração.
Temperatura
Um pote de thuja é melhor colocado à sombra parcial, na parte da sala onde a luz direta do sol não cai. Uma boa posição é em uma elevação (por exemplo, um estande de flores) na janela leste ou oeste, desde que o vidro seja sombreado em dias ensolarados.
Temperatura interna ideal + 20 ... + 25 ° C. Na estação quente, a planta pode ser levada para a sombra para tomar ar fresco. No inverno, é aconselhável fornecer uma temperatura ligeiramente mais baixa (+ 14 ... + 16 ° C), por exemplo, coloque a panela em uma varanda envidraçada.
Umidade
O nível de umidade no apartamento não deve cair abaixo de 40%.
Se o ar estiver seco, é necessário pulverizar a planta com água morna.
Rega
A água descongelava várias vezes por semana com água sedimentada à temperatura ambiente, evitando ressecamento ou umidade excessiva no solo.
Top vestir
O fertilizante do solo pode ser produzido na estação quente até duas vezes por mês. Complexos para coníferas devem ser selecionados, mas apenas metade da dose indicada na embalagem deve ser aplicada. Na primavera, fertilizantes nitrogenados são usados para alimentação e no verão - potássio.
Os benefícios do arborvitae do quarto
Thuja não é apenas uma planta de casa espetacular, traz benefícios práticos ao lançar produtos voláteis no ar. Esses óleos essenciais têm um cheiro agradável, reminiscente do aroma da resina de abeto, e têm um efeito antibacteriano, matando microorganismos nocivos na sala.