Espargos: espécies, cuidados domiciliários

Pin
Send
Share
Send

Espargos (lat.Espargos), são aspargos - é um rizoma perene de grama, videira ou arbusto. Sua terra natal é os países mais quentes da África, Ásia e América do Sul.

Algumas variedades de aspargos são comestíveis e outras possuem propriedades curativas para a saúde.

Descrição do produto

A popularidade das culturas de aspargos é facilitada por seu tamanho compacto e aparência agradável. Eles têm uma cor verde escura ou clara saturada. Espécimes variados são raros, mas essa é a exceção.

Os brotos flexíveis têm muitos galhos, dando volume à planta e agindo como folhas de galhos de cladonia, mais semelhantes às agulhas finas e elegantes, fazem com que pareça muito elegante. Além disso, a cultura desenvolveu raízes com tubérculos poderosos, o que garante sua viabilidade.

A cultura de espargos em flor será lindas flores graciosas de cor branca. Raramente - metálico rosado, bege ou acinzentado. Nesta espécie, as flores são solitárias ou inflorescentes, geralmente com formato piramidal. O crescimento adulto é capaz de florescer e produzir frutas - bagas de cor avermelhada ou laranja-avermelhada com sementes pretas.

A semente é brilhante e redonda. Bagas não são comestíveis e, além disso, venenosas. Portanto, em casa, o contato de crianças pequenas e animais com uma planta de frutificação deve ser limitado.

Caso contrário, são possíveis reações alergênicas e envenenamento. Se alguém da família tiver contra-indicações para entrar em contato com esses alérgenos, é melhor não tomar essas variedades.

Na Terra, existem mais de duzentas subespécies de espargos e arbustos. No entanto, nem tudo vale a pena crescer em casa. Para um jardim em frente à casa, é melhor escolher espécies comprovadas - as mais bonitas ou aquelas com propriedades delicadas ou medicinais benéficas para a saúde.

As 10 principais variedades de espargos para cultivo doméstico

GrauFuncionalidades
Espargos Cirrus plumosus (plumosus) ou Espargos Setaceus (setaceus)Amostra muito ramificada. Os galhos são semelhantes ao abeto, e os brotos são comidos, e você pode comê-los crus e cozidos.
Aspargos Sprengeri (sprengeri), densiflorus densamente florido ou densiflorus (densiflorus)Planta ornamental. As hastes podem crescer até um metro e meio. Ele tolera o corte de peças em excesso.
Medioloides (medioloides)Não possui tubérculos de raiz. É consumido fresco. Também usado como matéria-prima para a liberação de aspargina.
Falcatus em forma de foice (falcatus)Uma liana decorativa de aparência elegante que pode decorar vários designs e interiores.
Pistiforme (racemosus)O chamado "escalada" arbusto, longo, "emocionante" e decorar grandes espaços.
Comum ou farmácia (officinalis)Tem propriedades vasodilatadoras, laxativas e diuréticas. Usado para a produção de tipos apropriados de drogas.
Espargos Meyer (meyeri)Uma linda planta encaracolada, atinge meio metro de altura e seis metros de largura.
Umbelatus (umbellatus), umbellateÉ uma vegetação fofa muito bonita, que pode decorar um buquê de flores. Tem uma finalidade decorativa.
Superfino (benuissimus)Uma variedade muito elegante, com brotos de até um metro e meio. Cria uma sensação de aconchego e conforto.
Myriocladus (myriocladus)Ideal se não houver espaço suficiente, mas você deseja ter greens domésticos despretensiosos.

Às vezes, variedades individuais são confundidas com samambaias - por exemplo, aspargos Meyer e Sprenger. E eles estão tentando associar a eles alguns sinais e superstições. No entanto, eles não têm relação com samambaias. Além disso, não os confunda com suculentas - essa é uma espécie separada.

Há outra variedade interessante - Nanus asparagus, uma mini-flor tão fofa, a mais anã do grupo. Mas ele é um pouco mais caprichoso em sair, por isso não recomendamos plantá-lo como lar.

Assistência domiciliar para aspargos

Outro fator que aumenta a popularidade das plantas de aspargos é a facilidade de atendimento em casa. Quase todas as variedades precisam aproximadamente do mesmo regime de rega, temperatura e umidade.

TemporadaIluminaçãoModo de temperaturaModo de umidade
Primavera / verãoEle adora a luz do sol, mas tem medo de queimaduras. No peitoril da janela, sem cortinas, pode ser definido quando as janelas estão ao norte (nordeste, noroeste). Se as janelas forem oeste ou leste - faça cortinas na janela com tule. Se ao sul - é melhor colocar a planta 1-2 metros da janela.Deve ser mantido t de +18 a + 24 ° C, incluindo métodos de condicionamento. Nesse caso, não coloque flores sob uma corrente direta de ar frio.Normalmente, a umidade natural é suficiente, mas com uma diminuição no nível, você deve colocar vasos com plantas em bandejas com pedras molhadas. Com uma falta aguda de água, a pulverização é permitida e, de tempos em tempos - um banho.
Inverno / outonoQuando o sol não é tão longo e brilhante, você pode ficar sem cortinas de tule nas direções leste e oeste. Se a janela estiver ao sul - você pode reorganizar o vaso com a planta no peitoril da janela.Mantenha t de +14 a + 16 ° C. Exceção - Grave
espargos, é resistente a desvios deste valor.
Durante a estação de aquecimento, com uma diminuição da umidade, é necessária a pulverização regular com água morna. Se a temperatura ambiente não for superior a + 14 ° C, você pode fazer isso sem pulverizar.

Ao escolher um modo de iluminação, lembre-se do mais importante: a luz direta do sol é permitida apenas no início da manhã e no final da noite. Ao mesmo tempo, você não pode colocar aspargos na sombra - isso afetará gravemente a taxa de crescimento e sua aparência.

Fertilizar e adubar é simples: cada classe tem suas próprias recomendações, que devem ser seguidas. Geral - apenas periodicidade. Na estação quente, a cobertura é necessária duas vezes por mês, na estação fria - uma vez por mês.

Eles não precisam de poda. Além disso, a parte cortada pode parar de crescer. Portanto, é utilizado principalmente para fins medicinais ou se a coroa cresceu para "sobrecarregar" as hastes com seu peso.

A escolha da capacidade, solo, transplante

Os princípios do transplante são praticamente os mesmos da maioria das flores e ervas domésticas. O novo vaso deve ser maior que o anterior, a drenagem e o solo de uma fonte comprovada são obrigatórios - caso contrário, existe o risco de infectar as raízes com uma infecção contida em terras não verificadas, especialmente em áreas abertas.

Misturas ótimas de solo:

  • solo de húmus, solo de folha, areia grossa (1: 1: 0,5);
  • grama, húmus, solo frondoso e areia (2: 2: 2: 1).

É desejável que o nível de pH esteja na faixa de 5,5 a 7,0.

É necessário transplantar espargos após a rega com um pedaço de terra e um sistema radicular "nativo". Anteriormente, é possível (e necessário!) Cortar tubérculos doentes e podres, processos de raiz emaranhados, se houver. Os pontos de corte devem ser tratados com carvão moído.

Os transplantes são preferencialmente na primavera. Imediatamente após o plantio em um vaso ou vaso novo, evite fertilizantes e adubos, evite correntes de ar, excesso de sol ou, inversamente, apagão.

Ao plantar para jardinagem vertical - por exemplo, em um cache-pot - você pode usar um trifern.

Períodos de floração e dormência

Aqui os padrões são praticamente os mesmos da maioria das ervas e arbustos da nossa zona climática. Primavera-verão é uma época de atividade, amadurecendo e florescendo, outono-inverno é relativamente calmo. Relativo porque os aspargos continuam a crescer mesmo no inverno, portanto, apenas reduzem a intensidade de fertilização e fertilizantes até uma vez por mês.

Pragas, doenças

Como outras culturas, os aspargos têm seus “inimigos” - pragas, insetos, infecções. No entanto, o lar é frequentemente o "inimigo", que é um cuidado inadequado. É aconselhável familiarizar-se com uma lista de sintomas que devem alertar o produtor.

SinaisRazõesPrevenção e tratamento
Fica amarelo, começa a desmoronar.Muito quente, seco. No inverno, isso é possível devido à falta de luz ou vitaminas.Regue a tempo, não “alage”, o solo deve estar úmido, cuidar das vitaminas e da presença de luz.
O caule se estica e empalidece.Pouco fertilizante de nitrogênio leve ou excessivo.Melhore a iluminação, pare temporariamente o uso de fertilizantes nitrogenados.
Nas bordas dos brotos existem manchas acastanhadas.QueimarRetire do sol - afaste-se da janela, pendure-a com tule.
Cresce lentamente ou não cresce.Falta de nutrição, nutrientes.Consulte especialistas, fertilize e alimente a tempo.
As plantas na rua soltam cladodia.A temperatura externa está muito baixa (possivelmente diminuiu acentuadamente).Trazer para a sala (é melhor se for de até + 15 ° C) e cortar o topo da planta.
O crescimento murcha e seca.Podridão da podridão devido ao excesso de água.Retire os tubérculos podres da panela, corte o solo e as raízes com o agente antifúngico Gamair ou Diskorm.
Amarelo pronunciado.Crosta de pragas de insetos.Pulverize com Actellic (2 ml / 1l de água) e lave os resguardos no chuveiro.
A planta ficará amarela e murchará.Um ácaro que se alimenta do suco do caule, cladonia etc.Tratamento da fase inicial - tratamento com uma solução de sabão doméstico, prevenção - umidade normal no quarto.
Brotos descoloridos, retardo de crescimento.Tripes - devido ao ar seco e ao solo alagado.Pulverize com o inseticida Actellik ou Decis. Traga a temperatura e a umidade de volta ao normal.

Reprodução

Três métodos principais de reprodução são praticados:

  • sementes
  • estacas
  • divisão da raiz.

A melhor maneira de propagar é geralmente decidida pelo próprio produtor.

Propagação por semente:

  • compre-os em uma loja ou obtenha-os por polinização artificial;
  • deixe de molho por dois dias;
  • Cavar no solo raso e cobrir com polietileno ou backlim;
  • mantenha o mês em t + 20 / + 22 ° C;
  • no momento de emergência de tiros - mover-se à luz solar;
  • ao atingir 10 cm de altura - coloque em recipientes separados, redondos ou quadrados.

Propagação por estacas:

  • na primavera, para preparar brotos com 15 cm de comprimento;
  • camadas de plantas em areia molhada, cubra com polietileno;
  • deixe respirar por um mês, nutrir com água;
  • após o aparecimento das raízes - transplantadas em um vaso separado, você pode plástico.

Propagação por divisão da raiz:

  • ao transplantar, divida a raiz para que em cada peça haja uma brotação jovem;
  • plante cada porção separada do rizoma em um recipiente separado;
  • cuidar de qualquer outro aspargo.

O residente do Sr. Summer recomenda: aspargos - uma planta útil

Todas as opções acima são suficientes para concluir inequivocamente os benefícios dos espargos. Além da beleza, propriedades nutricionais e medicinais de certas espécies, esta planta purifica o ar, coleta poeira do ar, impedindo-a de penetrar nos pulmões humanos. Esta é uma verdadeira mistura de benefícios, beleza e saúde.

Pin
Send
Share
Send