Chlorophytum: descrição, tipos, cuidados

Pin
Send
Share
Send

Chlorophytum é uma planta herbácea perene e despretensiosa. Há um acalorado debate sobre sua pertença a uma família em particular. Alguns especialistas atribuem isso aos Sparzhevs, outros - aos Agavs. Esta flor é muito comum em apartamentos. Ele é amado por sua aparência incomum e incríveis condições pouco exigentes. Chlorophytum tem muitos outros nomes: Flying Dutchman, Champagne Spray, Green Fountain.


Foi trazido para a Europa no século 19 da América do Sul, onde representantes dessa espécie ainda são encontrados em florestas tropicais. Também na natureza, o chlorophytum cresce na Ásia, Austrália, ilha de Madagascar e África. O gênero é grande, possui 250 espécies.

Descrição do produto

Uma planta herbácea perene com folhas longas e estreitas que formam cachos exuberantes. Libera periodicamente um bigode, no qual, no final da floração, é formada uma filha com raízes aéreas. Pode haver várias dessas hastes. A floração ocorre no verão. As flores são brancas, às vezes com uma tonalidade roxa, não são grandes.

É produzido como uma folhagem decorativa. Freqüentemente usado como ampel.

Espécies

Para fins decorativos, contenha apenas alguns tipos de clorofito. Mas, com base nisso, os criadores criaram muitas variedades híbridas que diferem na cor e forma das folhas.

VerDescrição do produto
Com cristaFolhas longas, de até 50 cm, estreitas e pontiagudas. O comprimento das quais são as linhas longitudinais. As folhas formam um chapéu volumoso e fofo. Muitos brotos com crianças crescem do centro do cacho de folhas, que dão à flor a aparência de uma cascata. Crescido como uma planta ampel.
Kinky (Bonnie)Externamente semelhante ao de crista, mas as folhas se enrolam em anéis. Soquetes são mais compactos.
CapeFolhas de até meio metro de comprimento, 3-4 cm de largura, sem listras. Ao contrário de outras espécies, ele não libera bigode, não forma crianças. Menos popular.
Alado (laranja)As folhas largas têm formato estreito, localizadas nas estacas. Igualmente verde. Os pecíolos, dependendo da variedade, podem ser rosa ou laranja, às vezes vermelhos. Grade Verde Laranja (Fire Flash) - as estacas são laranja brilhante, da mesma cor da veia na parte inferior da placa da folha. Para que o caule não perca brilho, os pedúnculos devem ser removidos em tempo hábil.
LaxumFolhas longas e finas, listras brancas estão localizadas nas bordas da folha. As plantas subsidiárias não se formam.
MboetiAs folhas têm uma borda curva.

Chlorophytum Care

Chlorophytum é uma planta caseira maravilhosa para jardineiros inexperientes. No atendimento domiciliar, é simples e extremamente resistente.

ParâmetrosPrimavera-VerãoInverno de outono
TemperaturaFácil de se acostumar com qualquer temperatura. Ótimo + 20 ... + 23 ° C, mas não inferior a + 10 ° C. No verão, pode ser retirado para a rua ou para a varanda, protegendo da luz solar direta e da precipitação. Capaz de tolerar temperaturas abaixo de + 10 ° C, se a rega for excluída.
IluminaçãoFotófilos, mas crescem bem à sombra parcial (neste caso, as folhas perdem suas listras e ficam uniformemente verdes). Se você fornecer iluminação artificial, ele poderá crescer perfeitamente em cantos e corredores escuros. Variedades variegadas precisam de mais luz do que as comuns.
UmidadeEm pulverização adicional precisa apenas no verão, durante o calor. Em horários normais, basta limpar as folhas com um pano úmido, às vezes para tomar banho. Se a água entrar na saída da folha, a umidade deve ser cuidadosamente removida.Quando colocado próximo a aparelhos de aquecimento, umedeça ocasionalmente o ar ao redor da panela. Ele não precisa de pulverização, às vezes basta limpar as folhas do pó acumulado.
RegaRega pesadaRega apenas quando o solo superficial seca.
Graças aos nódulos nas raízes que acumulam água, o clorophytum é capaz de ficar sem rega por um mês. Restaura muito rapidamente sua aparência decorativa ao receber água.
FertilizantesDuas vezes por mês, com fertilizantes minerais líquidos.Não precisa.
PodaPara melhorar as propriedades decorativas, recomenda-se aparar periodicamente folhas secas e danificadas. Se a planta mãe é fraca, é melhor cortar os brotos com as crianças, pois elas retiram muitos nutrientes da planta principal, enfraquecendo-a.

Transplante

Chlorophytum tem um sistema radicular poderoso que cresce rapidamente. Portanto, nos primeiros anos de vida, recomenda-se o transplante a cada primavera. Adultos - uma vez a cada 3-4 anos, quando as raízes ficam lotadas. Isso pode ser determinado diminuindo o crescimento, a falta prolongada de floração e as raízes brotando pelos orifícios de drenagem.

Seleção do pote

Cresce bem em hidroponia, em vasos suspensos, o tanque deve atender aos seguintes requisitos:

  • As raízes do chlorophytum crescem em largura, portanto a panela deve ser 4-5 cm mais larga que a anterior.
  • A presença de orifícios de drenagem é obrigatória (a planta não gosta de água estagnada nas raízes).
  • Dos materiais, a cerâmica é preferida. Raízes fortes muitas vezes destroem potes de plástico finos.

Solo

Chlorophytum não tem requisitos especiais. Cresce bem na mistura de solo adquirida para plantas decíduas. O principal requisito: o solo deve estar solto, respirável.

Você mesmo pode preparar a terra: em partes iguais areia, turfa, relva e folhas, húmus são misturados.

Transplante passo a passo:

  • Antes do transplante, o solo preparado por si só deve ser desinfetado.
  • Retire a planta da panela velha.
  • Sacuda o chão das raízes, desmonte-as cuidadosamente, possivelmente endireitando-as.
  • Coloque a flor em uma panela nova, colocando previamente uma camada de drenagem e uma pequena camada de solo.
  • Preencher o vazio com terra sem forçá-lo.
  • Despeje em abundância, depois de um tempo escorra o excesso de água da panela.
  • Por vários dias, mova o chlorophytum para uma sombra parcial.

Métodos alternativos de contenção

Além do plantio tradicional no solo, o clorophytum é frequentemente plantado em hidrogel, florário. Muitas vezes, é usado para decorar aquários.

Hydrogel

A planta cresce bem em hidrogel, se você seguir vários requisitos:

  • Para plantar em um hidrogel, é melhor escolher uma planta jovem, é mais fácil adaptar-se a novas condições.
  • Antes de plantar, sacuda cuidadosamente as raízes do chão e lave-as.
  • Molhar é raro.
  • Quando cultivada em hidrogel, é melhor colocar a planta em locais mais escuros.
  • Para evitar odores desagradáveis, o hidrogel deve ser lavado periodicamente.

Florarium e aquário

É possível conter a planta no florário, mas os recipientes volumétricos são preferidos. Em um mini, ele ficará rapidamente lotado.

Com este método de manutenção, é imperativo organizar regularmente a ventilação do florário, caso contrário o clorofito pode morrer.

O aquário não pode ser mantido por um longo tempo; com o tempo, é necessário aterrar no solo.

Reprodução

O método de reprodução de chlorophytum: enraizamento de crianças, divisão do mato, plantio de raízes, sementes (algumas variedades).

Enraizamento de crianças (basal e aérea)

Algumas variedades que não jogam antenas são propagadas por transplante de crianças radiculares. Para fazer isso, a saída é cuidadosamente separada da planta mãe e transplantada para um recipiente separado. Cria raízes muito rapidamente, não requer condições especiais após o plantio.

Os bebês aéreos podem ser presos de três maneiras:

  1. Separe o bebê, coloque na água para fazer o enraizamento. Quando as raízes crescerem novamente, transplante em uma panela.
  2. Pode ser plantado em um recipiente separado imediatamente após a separação das antenas. Para enraizar a panela com a cobertura de bebê plantada com polietileno.
  3. Sem cortar a flecha, coloque-a na panela. Quando a planta se enraizar, separe da mãe.

Divisão Bush

Ao transplantar, o sistema radicular é dividido em partes com uma faca afiada. Locais de cortes devem ser tratados com carvão. Ações adicionais são as mesmas que em um transplante de planta convencional.

Sementes

Para esse método, apenas sementes compradas em lojas especializadas são usadas. Procedimento

  • encha as sementes com água;
  • espalhar sobre a superfície do solo;
  • hidratá-la;
  • cubra com vidro ou filme;
  • coloque em um local quente e iluminado;
  • manter a umidade;
  • ar todos os dias;

Quando 3-4 folhas são formadas, mergulhe e depois plante.

Erros nos cuidados, doenças e pragas

Sinal externoRazãoRemédio
Fica amareloSolo escasso.Faça molho por cima.
Ar seco.Pulverizar.
Alta temperatura.Ventile a sala regularmente e pulverize a planta.
Danos nas folhas.Crop.
Enraizado de perto em uma panela velha.Transplante.
Humidade insuficiente.Para regar.
Manchas marrons, pontas pretas.Excesso de água.Mude o sistema de irrigação.
Perda de cor e listras.Falta de luz.Mude de lugar.
Deterioração da tomada.Água estagnada.Remova a parte danificada junto com o sistema radicular, transplante.
Preguiçoso.Baixas temperaturasReorganizar.
As pontas estão secas.Falta de umidade.Mude o horário da rega.
Solo escasso.Fertilizar.
WebTickTrate com inseticida.
Secagem das folhas.Pulgões.
Revestimento pegajoso.Shield.

O Sr. Dachnik recomenda: o clorofito é um limpador doméstico e o favorito dos gatos

O clorofito é conhecido por sua capacidade de purificar o ar. Está provado que as substâncias que produzem suas folhas matam até 80% das bactérias nas imediações do vaso. Além de limpar, hidrata-o perfeitamente.

Esta planta gosta muito de mordiscar gatos, ajuda a limpar o estômago. Tornará uma verdadeira decoração da casa, exigindo praticamente nenhum esforço.

Pin
Send
Share
Send