Gasteria: espécies com fotos e nomes, cuidados

Pin
Send
Share
Send

Gasteria é um dos parentes próximos do conhecido aloe. Esta planta ornamental incomum nativa da África do Sul é familiar a todos com uma paleta de cores brilhantes de botões e sua forma característica.

Descrição e aparência de Gasteria

Gasteria é uma planta que contém tecidos especiais para o acúmulo de água. Vive nos subtrópicos nos desertos sensuais da África do Sul. Graças a lençóis especiais, é possível acumular as reservas necessárias de água nos tecidos, o que permite tolerar as condições extremas de um clima árido.

Pertence às espécies de plantas perenes, distingue-se pelas grossas folhas em forma de língua, que desempenharam um papel na obtenção do nome informal "linguagem do advogado". O nome oficial "vaso de barriga" está associado às características do botão, que tem a forma de um tipo de garrafa.

A cor varia entre os diferentes tons de verde (do claro ao escuro) e depende da variedade. Além disso, em algumas gástrias, pequenas manchas brancas são observadas, cujo padrão varia de uma planta para outra.

As flores localizadas no pedicelo são pintadas em vários tons: branco, laranja, verde, vermelho, rosa-creme.

Gasteria verrugas e outras espécies, fotos e nomes

Devido às condições de vida específicas da planta, os cultivadores atribuíram cerca de 10 representantes para o cultivo em casa.

VerDescrição do produto
WartyO tipo mais comum. As folhas são carnudas, mas bastante finas. Moderadamente côncava no meio, pintada de verde escuro com uma ligeira mistura de azul. Pequenas manchas brancas salientes acima da superfície são visíveis ao longo de todo o comprimento. Durante o período de floração, os botões aparecem em forma semelhante a sinos semi-fechados. O comprimento da planta atinge 80 cm.
TinyTamanho pequeno (dentro de 30 cm). As rosetas formadas com a idade têm cerca de 5 cm de comprimento, as folhas são lisas, largas e pontiagudas no final. Eles são organizados em pares e crescem em espiral. Mais perto da raiz, eles são saturados de verde e rosa nas extremidades.
ManchadoDifere nas folhas de cor esmeralda, na superfície das quais existem pequenas manchas brancas. O comprimento da planta é de até 20 cm, as folhas têm crescimento pareado, são lisas e bastante largas. Com o tempo, eles adquirem um padrão de crescimento em espiral. Flores vermelhas escuras delimitadas por uma fina faixa verde.
ArmstrongDifere de suas contrapartes pela presença nas folhas verdes de manchas brancas salientes pronunciadas que formam a superfície áspera da planta. Os soquetes formados com a idade atingem uma altura de 5 cm e as folhas reclinam no chão à medida que o comprimento aumenta. A variedade floresce independentemente da estação. Os botões são brilhantes, pintados em tons de rosa ou coral.
Sabre-likeDifere na forma de folha característica do nome, eles têm uma base cilíndrica e são afiados mais perto do final. Eles são pintados na cor cinza-esverdeado escuro, pequenas manchas brancas estão localizadas em sua superfície. Botões de tons de vermelho. O comprimento da folha atinge 30 cm.
Dois tonsPossui folhas côncavas bastante finas, de cor esmeralda, com pequenas "verrugas" cremosas. Botões vermelhos com uma transição suave para o branco. À medida que cresce, a tomada se expande significativamente.
EsbranquiçadoPossui grandes folhas retas, densas e em forma de espada, de cor verde saturada de tons escuros, com manchas amarelas claras ao longo de todo o comprimento. A altura da planta atinge 1 m. Os botões são rosa ou vermelhos.
TurfyPlanta baixa, com no máximo 18 cm, rosetas formadas por folhas verdes com superfície lisa. Pequenas manchas são visíveis ao longo de todo o comprimento, sem sobressair acima da superfície. As flores são vermelhas ou rosa.
De mármoreTem muitas semelhanças com o representante anterior. Nesta espécie, as folhas são ligeiramente mais largas, as manchas formam um padrão de mármore.
TriédricaA planta tem altura média de cerca de 2 cm e as folhas são largas, triédricas. Pintado na cor esmeralda com listras brancas transversais. Os botões são rosa.

Gasteria cuidado em casa

Gasteria é ótimo para produtores iniciantes. Ela é bastante despretensiosa ao sair. No entanto, existem vários critérios para o crescimento bem-sucedido dos critérios de localização crescente:

  1. É importante evitar a luz solar direta na planta, pois aumenta o risco de perder o padrão das folhas na melhor das hipóteses e de morrer na pior (no entanto, deve receber um pouco de calor e sol, para que a flor seja colocada no sudeste / oeste);
  2. A temperatura favorável para o cultivo é de + 22 ... +25 ° C. O arrefecimento a +12 ° C não terá um efeito negativo significativo. Em um período de baixas temperaturas, não é recomendável colocar um gastery perto das baterias, pois a quantidade de calor gerado afeta adversamente o crescimento e o desenvolvimento.
  3. Recomenda-se ventilar regularmente a sala, mas verifique se a planta não está exposta a correntes de ar.

Devido à capacidade de Gasteria de acumular reservas de água suficientes nos tecidos, dois regimes de rega devem ser respeitados (é proibido permitir que o solo seque, especialmente do início da primavera ao meio do outono, pois a planta se desenvolve ativamente durante esse período):

  • uma vez por mês no inverno;
  • uma vez por semana em outras estações.

Recomenda-se lavar as folhas, limpando do pó, mas é necessário garantir que a planta não caia sob a influência ativa da luz solar e não receba queimaduras.

Gasteria também não é exigente nas condições do solo. Solo especial para o cultivo de cactos é bem adequado. A composição mais ideal para o benefício máximo é a seguinte (5: 3: 2: 4, respectivamente):

  • relva;
  • terra de folha;
  • turfa;
  • a areia

Para evitar o atraso de uma quantidade significativa de água no solo, é recomendável adicionar argila expandida ou lascas de tijolo.

O uso de fertilizantes é justificado apenas no período primavera-verão, durante o crescimento e desenvolvimento ativo da gasteria com uma frequência de 1 vez em 2-3 semanas.

O ideal para isso é a cobertura dos cactos, mas com uma ligeira diminuição na concentração. A introdução de nitrogênio deve ser feita com cautela em quantidades muito pequenas para evitar a morte da planta.

Transplante

O transplante de plantas é realizado em média 1 vez por ano na primavera. Essa periodicidade está associada ao lento crescimento de Gasteria.

Para realizar o transplante, você precisa:

  • um vaso de flores grande o suficiente;
  • material de drenagem;
  • solo pronto.

O processo de transplante é o seguinte:

  • prepare a panela derramando a drenagem no fundo (por exemplo, lascas de tijolo);
  • remova a planta junto com o solo e mova-a para um recipiente;
  • transferir o restante do solo para uma nova panela;
  • separar estabelecimentos jovens para melhorar a adaptação a novas condições.

O Sr. Dachnik explica: períodos de floração e dormência

O período de descanso na maioria das Gasteriae (exceto a manchada) é observado na estação outono-inverno, quando cápsulas características com sementes aparecem no lugar das flores. Na primavera ou no verão, a floração começa.

Reprodução

A propagação de Gasteria é possível semeando sementes, rosetas jovens ou folhas individuais.

Para semear, você deve:

  • comprar sementes ou coletar de uma planta;
  • despeje areia no recipiente e umedeça, distribuindo uniformemente;
  • coloque sementes na superfície;
  • cubra todo o recipiente com um filme, formando uma espécie de estufa;
  • observar uma temperatura não superior a +20 ° C;
  • depois que as fotos aparecerem, remova o filme.

A reprodução por rosetas jovens consiste no fato de que brotos formados ao lado da planta são plantados em outro vaso.

Este método é recomendado para manter a pureza da variedade de plantas.

Propagação de folhas:

  • Escolha folhas saudáveis, inteiras e fortes, cortando-as.
  • Secar por 2-3 dias.
  • Prepare um recipiente de areia molhada.
  • Raiz em solo preparado sem rega por 20 dias.

Problemas crescentes, doenças, pragas

Devido a cuidados inadequados em casa ou a ocorrência de doenças nas plantas suculentas, as propriedades decorativas são reduzidas. Portanto, é importante se familiarizar com os principais problemas.

  • Quando há falta de luz, os soquetes são puxados e afinados.
  • Se cuidados específicos não forem observados durante a dormência e a floração, as manchas desaparecem, as bordas das folhas dobram-se.
  • Com o aumento da temperatura, as folhas secam e morrem no inverno.
  • Com a falta de espaço no recipiente para a planta, ela se enrola e se estica.
  • A rega intensiva leva à queda das folhas e ao uso descontrolado de fertilizantes, para uma mudança de cor.

Gasteria ataca um número suficiente de pragas:

PragasMétodo de eliminação
PulgõesPara erradicação, use uma solução de sabão em pó ou Aktara.
Mealybug
Ácaro aranhaAumente os parâmetros de umidade, use o medicamento Neoron ou Agravertin e cubra a planta com um saco plástico.
EscudoUse Aktara e remova as proteções manualmente.
TripesPulverize com Fitoverm.

Praticamente não há doenças entre os gástricos. O mais comum é a podridão cinzenta, que leva à podridão e morte da planta durante regas intensas a baixas temperaturas.

Pin
Send
Share
Send