Oídio em plantas de interior

Pin
Send
Share
Send

Oídio é uma doença fúngica das plantas. É gerado por fungos parasitas que vivem nas partes verdes, mais frequentemente nas folhas.

É perigoso, pois causa exaustão, deterioração e subsequentemente a morte da planta. Oídio pode adoecer, não apenas as flores de interior, mas também os arbustos de frutas do jardim, as árvores fortes de adultos.

Muitas vezes, a doença é muito difícil de tratar e não é possível salvar as plantas.

As causas e sintomas do oídio em flores em casa

É fácil determinar a doença, basta saber como fica nas plantas domésticas: lâminas de folhas, caules são cobertos por manchas brancas volumosas. Externamente, a flor parece que foi polvilhada com farinha. São esporos de natureza parasitária que, após a maturação, emitem gotículas de líquido semelhantes ao orvalho.

Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, os esporos de cogumelos são confundidos com poeira comum e simplesmente tentam apagar. Mas essa medida não ajuda.

A placa sobe novamente. Primeiro, as folhas basais nas laterais externa e traseira são afetadas, e o restante da planta, incluindo as hastes, flores e brotos, é coberto com manchas brancas com bordas irregulares. Com o tempo, as manchas ficam marrons.

Os esporos do sono estão frequentemente presentes no solo. Sob certas condições, eles acordam e começam a vida ativa.

As causas do oídio em flores de interior:

  • Rega inadequada, excessiva e inadequada.
  • Pulverização muito frequente e abundante, após o que as gotas de umidade permanecem nas folhas.
  • Espessamento excessivo de desembarques.
  • Enfraquecimento de plantas de interior como resultado de danos causados ​​por insetos, outras doenças, cuidados inadequados.
  • Deficiência de potássio no solo.
  • Excesso de nitrogênio.
  • Alta umidade na sala - acima de 60%.
  • Temperatura do ar muito alta - +25 ° C e acima.
  • Contato com plantas infectadas através de seres humanos, insetos, correntes de ar.
  • Água de irrigação não filtrada.

Qual é o perigo do oídio?

Até 60% das plantas afetadas morrem. Os esporos maliciosos se espalham com muita facilidade e a doença é difícil de tratar.

Aqui estão apenas alguns dos efeitos do oídio:

  • O difícil processo de fotossíntese, devido ao qual a planta como um todo sofre.
  • Falta de nutrientes.
  • Retardo de crescimento.
  • Inibição da floração.
  • A morte de folhas e brotos.

Muitas vezes, plantas domésticas com flores e folhas grandes, como gerbera, violeta, crisântemo etc., sofrem dessa doença.

Deve distinguir-se do oídio e do falso (peronosporose). Eles parecem quase o mesmo. Com oídio, apenas a parte de trás da folha é coberta com um revestimento. Míldio fofo

Muito em breve, fica amarelo e depois marrom. Os métodos de lidar com eles são diferentes.

A luta contra o oídio em plantas de interior em casa: ferramentas e métodos

Uma flor doente se torna portadora de infecção, portanto, imediatamente após a detecção de sintomas de oídio, um vaso ou vaso de flores com uma flor deve ser isolado e o contato limitado com outras plantas de interior localizadas na sala; caso contrário, a doença pode se espalhar rapidamente.

Pelo mesmo motivo, as flores de interior adquiridas ou doadas devem ficar em quarentena por até 10 dias.

Imediatamente antes do tratamento e durante os procedimentos, o regime da planta deve ser alterado. Para fazer isso, observe as seguintes regras:

  • Remova todas as folhas, brotos, caules afetados. Corte também as folhas e galhos inferiores que estão em contato direto com o solo.
  • Remova a parte superior do solo e substitua-a por uma nova.
  • Lave e desinfete completamente a panela ou panelas usadas para coletar o excesso de umidade ao molhar.
  • Reduza a rega e não pulverize a planta durante o uso de drogas.
  • Não aplique cobertura. Com o fim bem-sucedido da doença, posteriormente, para fins de prevenção, abandone os fertilizantes nitrogenados, substituindo-os por fósforo-potássio.
  • É melhor escolher um local bem iluminado para manter a planta em quarentena, mas não quente e ventilada.

Os meios para oídio em plantas domésticas são usados ​​de maneira diferente:

  • produto químico;
  • biológico;
  • folk.

Remédios populares na luta contra o oídio

Existem remédios populares, encontrados em quase todas as casas e não causam danos. Eles também podem ser usados ​​para prevenção. Algumas receitas para misturas de spray:

Sabão + Cinzas

São recolhidos 100 g de cinza de madeira peneirada por litro de água morna. Mexa e insista por cerca de uma semana, às vezes tremendo. Após a expiração do líquido, é drenado, tentando não aumentar o sedimento. Para adicionar 50 g de aparas de sabão em pó, aguarde a dissolução completa. Você pode usar sabonete líquido. Com esta solução, a planta é pulverizada diariamente por uma semana.

Vitríolo azul + sabão

50 g de sabão, preparado da mesma maneira que na receita anterior, são dissolvidos em 5 litros de água morna. Separadamente, em um copo de água (250 g), agite o pó de sulfato de cobre (5 g). Gradualmente, despeje um fluxo fino em uma solução de sabão. Pulverize flores danificadas todos os dias até que os sintomas do oídio desapareçam.

Mostarda

Mostarda em pó (2 colheres de sopa sem escorrega) mexa 10 litros de água. Um dia depois, a infusão está pronta. Eles podem regar o solo e pulverizar as partes do solo da planta. É melhor alternar os dois por 10 dias.

Leite

Isso exigirá leite azedo, iogurte ou soro de leite ainda melhor. Dilua com água na proporção de 1: 3 e processe a placa nas plantas de interior uma vez a cada três dias, durante duas semanas. Esse método é bom, pois a solução pode ser usada imediatamente, sem insistir, e você sempre pode preparar uma nova porção.

Produtos biológicos de oídio em plantas de interior

Os preparados biológicos são menos eficazes que os químicos. Mas eles são menos prejudiciais. Eles são seguros para a própria flor e para os seres humanos e todos os que têm contato com a planta.

No centro de sua ação estão as bactérias vivas, que naturalmente combatem o micélio do fungo, inibindo-o e inibindo-o.

Os medicamentos mais comuns e acessíveis são: Fitosporin, Alirin, Gamair, etc.

Aplicar estritamente de acordo com as instruções. Para alcançar um resultado duradouro, o tratamento biológico deve ser repetido várias vezes.

Meios de mofo em casa

Os efeitos nocivos das drogas fungicidas (químicas) são bem conhecidos. Eles recorrem a eles apenas em casos extremos, quando a doença é severamente negligenciada, mas você não deseja perder um espécime particularmente valioso da sua coleção em casa.

Para não sofrer o uso de agentes tóxicos, você precisa estudar cuidadosamente as recomendações sobre a aplicação e o uso de medidas de segurança pessoal.

Em casa, é permitido o uso de: Topázio, Fundazol, Vitaros, etc.

O complexo de aplicação de vários meios

O efeito mais tangível é o uso combinado de vários meios. A luta deve ser travada em todas as direções.

Plantas fortemente afetadas são tratadas com fungicidas. O efeito é corrigido com produtos biológicos. E para prevenção eles usam receitas folclóricas.

É importante usar luvas e até roupas especiais para qualquer contato com uma planta doente. Caso contrário, o próprio florista corre o risco de se tornar um espalhador de micélio nocivo se, após contato com a flor afetada, tocar em plantas saudáveis.

Residente do Sr. Summer informa: a prevenção do oídio em plantas de interior

Não é fácil se livrar do oídio, por isso é mais fácil prestar mais atenção às medidas preventivas. Dicas simples protegerão as plantas de outras doenças e parasitas de insetos.

  • Pulverize com cuidado uma solução de permanganato de potássio (permanganato de potássio) ou enxofre. Eles são vendidos em farmácias comuns. Este procedimento é especialmente importante durante o período de calor e longas horas de luz do dia, nomeadamente de maio a setembro. Uma dessas pulverizações por mês é suficiente para proteger as plantas.
  • Em risco estão as flores de interior em uma sala abafada ou vice-versa, em pé em um rascunho. É necessário criar condições confortáveis ​​para animais de estimação verdes, para que eles sejam saudáveis.
  • Evite clima muito úmido que possa ocorrer na varanda durante chuvas prolongadas ou com o início do tempo frio.
    Não encha demais ou seque demais o solo.
  • Remova as folhas e flores murchas a tempo de impedir a podridão.
  • Evitar o aparecimento de insetos e pulgões. Eles são portadores de outras doenças e enfraquecem a imunidade das plantas.

Pela mesma razão, não use a terra retirada de cabanas de verão, húmus, solo adquirido sem tratamento térmico. Eles podem estar infectados.

Pin
Send
Share
Send