Todo verão, todos os residentes de verão e aqueles que têm seu jardim enfrentam o mesmo problema: invasão de pragas, destruindo e danificando plantas cultivadas.
Uma dessas pragas de hortaliças é o bicho de uma vaca de batata, ou de outra forma, Epileão.
Vamos tentar descobrir o que é a vaca de batata, onde ela pode ser encontrada e como combatê-la?
Para combater o besouro foi efetivoÉ importante conhecer algumas etapas do seu desenvolvimento, períodos de maior atividade e plantas mais vulneráveis ao seu ataque.
Aparência
Este bug tem 5-7 mm de comprimento, assemelhando-se à aparência uma joaninha comum, com uma diferença - há 28 pontos nas alas.
A cor em si também não é tão brilhante - marrom-avermelhada ou vermelha. Uma característica interessante é a luz revestimento esbranquiçado, que na verdade é o menor dos pêlos.
Foto epilahn e suas larvas:
Ciclo de desenvolvimento
Desenvolva bugs de batata em um ritmo acelerado: uma fêmea pode atrasar de 250 a 520 ovos. Embreagens de 10 a 20 peças podem ser encontradas na parte inferior das folhas das batatas ou nas folhas caídas.
Em tamanho, os ovos não excedem 1 mm e têm uma cor amarela pálida.
Já após 3-7 dias, as larvas saem para a luz, pupate no dia 20 e permanecem neste estado por 9 dias. Vale a pena notar que, apesar do rápido desenvolvimento, 28 joaninha pontilhada uma vez por ano - de maio a junho.
Antecedentes: as larvas epiliares têm uma aparência muito incomum, lembrando lagarta cor verde-amarelado, todo o corpo do qual é coberto com cerdas pretas (foto à direita). Eles são muito moles e completamente não tóxicos, eles são mais necessários para o movimento.
Estilo de vida
Besouros estão constantemente mudando seu habitat, movendo-se para diferentes plantas, e com o início do tempo frio, escondendo-se em abrigos. Eles pode inverno sob folhas secas, restos de plantas e ervas daninhas, e às vezes enterram-se no solo.
Dano
A batata de 28 pontos alimenta-se não apenas com brotos de batata, mas com folhas de outras espécies de Solanaceae, por exemplo, tomates. Sabe-se também que os insetos gostam de comer pepino, melancia, abóbora, soja, girassol e milho.
O maior dano à colheita o cowbrow da batata inflige durante o desenvolvimento das larvas e antes que os besouros novos partam para wintering.
Nesta fase, ocorre a formação de tubérculos, o que implica não apenas dano a tubérculos já amadurecidos, mas também a destruição daqueles ainda em formação, o que reduz significativamente os rendimentos.
Aumento da atividade está associado com o desejo de besouros para ganhar força e estocar nutrientes antes do inverno. Besouros e larvas comem apenas a parte macia da folha, deixando as veias.
Em geral, o aplicado o dano é pouco menos do que o besouro da batata do Colorado.
Métodos e meios de luta no jardim
Como lidar com a joaninha de 28 pontos no jardim? Considere os métodos mais eficazes de lidar com isso:
- Mais medida simples - colocar as culturas de Solanáceos o mais longe possível e isoladas umas das outras para não atrair muitos besouros e criar condições favoráveis para a reprodução (fêmeas põem ovos simultaneamente em vários lugares, e como escolhem Solanaceae para isso, essa medida reduzirá a área distribuição).
- Coloque as culturas de Solanaceae melhor em áreas bem limpas, onde não há folhas secas e outros abrigos adequados.
- As ervas daninhas devem ser completamente excluídas. Se você não erradicá-los para a época de reprodução (Maio-Junho), o epilyahny pode adiar a postura dos ovos e ervas daninhas.
- Você pode gastar alta matança plantas. Besouros e larvas que caem da planta vai ser debaixo de uma camada de solo e morrerão.
- Bem, e claro inseticidas.
processamento químico, no caso de um aumento da ameaça de dano, pode trazer resultados, mas não se esqueça prejudicar, que eles causam à saúde humana.
Assim, se você tem um jardim ou alguns acres no país, onde você gosta de cultivar batatas, pepinos, tomates e girassóis, estar pronto para uma invasão verão de erros pequenos vorazes que podem, se não eliminar, os danos às plantas cultivadas por você.