Phytophthora: descrição, causas, sintomas, medidas de controle

Pin
Send
Share
Send

A praga tardia é uma doença provocada por microrganismos semelhantes a fungos da família Phytophthora. O nome da patologia é traduzido do grego como "uma planta destrutiva". No total, são conhecidas 70 variedades de parasitas. Sinais de infecção podem ser vistos em árvores, grama e arbustos. Organismos miceliais vivem na superfície de ferramentas de jardinagem, na cobertura do solo, na superfície e nos órgãos subterrâneos das plantas afetadas.

Tipos de praga tardia

Espécies famosas incluem:

  • Phytophthora infestans Mont de Bary. Afeta batatas e outros produtos da sombra, ativados no período de maio a agosto;
  • Phytophthora fragariae Hick. Existem duas formas (var. Rubi, var. Fragariae). De microorganismos desse tipo, uma colheita de framboesas, morangos e trigo sarraceno pode morrer;
  • Phytophthora cactorum Schroet. Sintomas que indicam infecção ocorrem em árvores de famílias como dogrose, faia.

Se você souber lidar com esta doença, poderá salvar sua colheita.

Leia um artigo sobre a praga tardia da batata.

Sintomas da praga tardia

Para escolher os métodos de luta, você precisa realizar um diagnóstico. Normalmente, o exame é limitado à inspeção da planta.

Deve-se notar que a melhor terapia, em qualquer caso, é a profilaxia oportuna.

O jardineiro deve se preocupar se:

  • nas hastes, folhas e raízes, os seguintes pontos de tonalidade cinza, marrom, preto ou marrom lilás apareceram;
  • um revestimento esbranquiçado apareceu na parte traseira das lâminas das folhas, com pigmentação característica formada na frente;
  • as inflorescências escureceram e caíram;
  • os frutos foram primeiro manchados e depois enegrecidos.

O último sintoma muitas vezes se torna uma reação às violações feitas durante o cultivo de culturas agrícolas e hortícolas. É muito difícil salvar a planta afetada. Tudo depende de qual estágio a doença foi identificada.

As dificuldades que surgem nesta fase são devidas a um tipo latente de infecção ou à influência negativa de fatores abióticos. O germe permanece suscetível aos fungos Phytophthora ao longo da estação de crescimento. Podridão causada por ferrugem tardia, tem uma superfície seca e dura. Se não for tratada, a planta afetada secará gradualmente.

Phytophthora pode se desenvolver devido aos seguintes fatores:

  • ar insuficiente;
  • a presença de um abrigo protetor;
  • formação de condensação;
  • ignorando a temperatura ideal;
  • rotação errada de culturas;
  • densidade de plantio excessiva;
  • excesso de nitrogênio e cal no solo;
  • falta de manganês, potássio, iodo e cobre.

A praga é chamada de comedora de plantas infecciosa. Primeiro, a doença afeta as lâminas das folhas localizadas abaixo. Gradualmente, as manchas capturam tecidos saudáveis. Como resultado, a planta apodrece ou seca. Manchas escuras aparecem nos tubérculos infectados, devido aos quais a decomposição começa.

As formações de Phytophthora nos frutos crescem em profundidade e largura. Vegetais verdes e maduros estão em risco.

Causas da praga tardia

A praga é transmitida de uma planta doente para uma saudável através do contato direto, através do solo e na direção do vento. Esporos maliciosos se espalham por todo o local, "viajando" nas solas do jardineiro. Não se esqueça de animais de estimação e insetos. Eles também podem se tornar portadores de infecção.

O agente causador é capaz de viver na cobertura do solo por vários anos. Nesse caso, sua ativação ocorrerá mediante a ocorrência de condições adequadas. Você pode se livrar da doença com a ajuda de produtos químicos e métodos alternativos.

Prevenção de infecção por ferrugem tardia em campo aberto

É uma das etapas mais importantes. Medidas preventivas incluem:

  • a compra de variedades resistentes à praga tardia. É melhor dar preferência às variedades híbridas maduras precoces;
  • decapagem antes do plantio;
  • escolhendo o lugar certo. Nesse caso, você precisa se concentrar nas necessidades da cultura plantada;
  • seguindo as datas de semeadura recomendadas;
  • conformidade da rotação de culturas. Por exemplo, os tomates não podem ser plantados após outros membros da família. Sua proximidade também é inaceitável;
    implementação oportuna de procedimentos agrícolas (afrouxamento, cobertura morta, cobertura, corte, arbustos de liga);
  • desembarque vizinhos adequados. Para o tomate, isso é alho, feijão, cebola, ervilha, milho, calêndula;
  • rega adequada. A água deve ser derramada sob a raiz, não deve cair nas folhas e nos frutos.

Leia sobre a praga tardia em tomates.

Com alto teor de cal, casca de cebola e turfa devem ser adicionadas ao buraco. A terra ao redor do arbusto deve ser polvilhada com areia.

As plantas não devem ser plantadas muito próximas.

Usando imunomoduladores, o jardineiro poderá aumentar a estabilidade das culturas. Ao mesmo tempo, não se deve negligenciar a limpeza do solo do lixo e resíduos que podem se tornar fontes de infecções.

O complexo de tratamento preventivo geralmente inclui a pulverização de Trichodermin e Fitosporin-M.

Existem muitos métodos pelos quais é possível proteger ou curar uma planta da praga tardia. É importante realizar o processamento em tempo seco. Mas terá que ser adiado não apenas devido à precipitação. Outro fator que pode causar muitos danos são os ventos fortes. Você também deve prestar atenção à temperatura do ar.

Como cultivar a terra

Para este fim, são utilizadas preparações microbiológicas e fungicidas. Estes últimos são introduzidos no solo na primavera (4 semanas antes do plantio) e no outono.

Note-se que durante a floração o tratamento químico é contra-indicado. Este fato se deve ao alto risco de danos às abelhas.

Entre os jardineiros, as seguintes preparações são especialmente populares: Ordan, sulfato de cobre, tricodermina, mistura de Bordeaux, Fitosporin-M.

Medidas preventivas para estufa

Para que as plantas no abrigo não sofram dessa doença, o jardineiro deve monitorar a temperatura e a umidade.

As medidas recomendadas também incluem:

  • Desinfecção de equipamentos e instalações antes do embarque. Nesta fase, correntes de enxofre podem ser usadas. O processamento deve ser realizado em total conformidade com as normas de segurança.
  • Cumprimento dos requisitos agrícolas. A rega deve ser rara, mas abundante.

Negligenciá-los pode levar à morte de toda a colheita. O tratamento preventivo regular minimiza o risco de infecção com a praga tardia.

Infecções em estufa

A praga tardia é uma doença que não pode ser curada completamente. As culturas podem ser salvas, suprimindo a atividade vital da microflora prejudicial. Os meios para tratar plantas plantadas em estufa e em área aberta são os mesmos. De qualquer forma, deve haver várias sessões, caso contrário, é improvável que ocorra efeito benéfico de compostos químicos e métodos alternativos.

Deve-se notar que, quando a fitofitora é destruída em uma estufa, o risco de envenenamento é muito maior do que no processamento ao ar livre. Para evitar isso, o jardineiro deve seguir todas as precauções de segurança.

Como processar uma estufa de uma praga tardia

Todos os agroquímicos e pesticidas usados ​​na agricultura estão listados no Catálogo Estadual. Para se livrar da praga, drogas como:

  • Concento - fenamidona, cloridrato de propamocarb;
  • Fenômeno da Sectina - mancozeb, fenamidona;
  • Previkur Energy - fosetil, propamocarbe;
  • Thanos - cimoxanil, famoxadona.

Casa é especialmente popular entre os residentes de verão. Este fungicida inclui oxicloreto de cobre.

Muitos como agente terapêutico usam Furacilin, Metronidazole e Trichopolum.
Entre os pesticidas, a Fitosporina lidera. Pode ser combinado com outros medicamentos. A Ordem é um fungicida da classe de perigo 3. A frequência de uso é determinada pela duração do efeito terapêutico. A solução é preparada de acordo com as instruções em anexo.

Você também pode usar permanganato de potássio, cloreto de cálcio, verde brilhante, ácido bórico, mistura Bordeaux, sulfato de cobre e nitrato de cálcio.

A luta contra a praga tardia com a ajuda de remédios populares

A lista deles é bastante extensa. Para alcançar o efeito máximo, métodos alternativos devem ser usados ​​em paralelo com preparações químicas.

MeiosPreparação e uso
Infusão de alho100 g de cabeças esmagadas são derramadas com um copo de água. Insista por 24 horas. É filtrado e adicionado a uma solução de permanganato de potássio (0,1%).
Entre as pulverizações deve passar pelo menos 12-14 dias.
AshÉ utilizado tanto para o pó quanto para a preparação de uma solução. Este último é feito de 5 kg de cinza e 10 litros de líquido. Para melhorar o efeito de aderência, é adicionado sabão líquido.
Ácido acéticoVai levar um balde de água e meio copo de vinagre de mesa. As plantas são tratadas inteiras.
Creme dentalPara 10 litros de líquido, tome um tubo. Os arbustos são pulverizados inteiros, é aconselhável fazer isso depois da chuva.
Feno apodrecidoSerão necessários 1 kg de feno podre, 100 g de uréia e 10 litros de líquido aquecido. A composição é insistida 3 dias.
Fio de cobreAntes do plantio, as raízes das mudas são cuidadosamente embrulhadas com fio de cobre. É preliminarmente calcinada.

O jardineiro pode escolher qualquer método dentre os listados acima. O principal é realizar prevenção e tratamento a tempo. Caso contrário, a praga tardia se espalhou rapidamente por todo o local e arruinou toda a colheita.

Pin
Send
Share
Send