Florescer de azaléia adulta é uma alegria e orgulho de qualquer florista que independentemente poderia crescer e deixar essa planta caprichosa, mas muito refinada.
Como a azálea se multiplica?
Reprodução de azaléia em casa, como regra, ocorre de várias maneiras: usando sementes, estacas, enxertia e arbustos de divisão (como regra, é usada uma planta velha com um grande número de brotos). Vamos nos debruçar sobre os dois primeiros.
Azáleas crescentes com sementes em casa
A criação de rododendros com sementes é um método que os produtores de flores usam com pouca freqüência, já que é suficiente trabalho intensivo e não muito produtivo.
Sementes de plantas germinam somente se forem criadas para elas condições, como:
- constante luz do solmas (por isso, a azálea é melhor crescer de sementes no período de maio a agosto, a menos que o cultivo ocorra sob condições de estufa com luz artificial);
- criação de um "efeito estufa";
- disponibilidade de solo especializado;
- umidade constante.
O processo de reprodução de azaléia com a ajuda de sementes pode ser considerado passo a passo:
1 passo. Esterilização de argila expandida ou seixos do rio. Esterilize-os no forno 15 a 20 minutos a uma temperatura ligeiramente acima de 100 graus, ou embebendo ao mesmo tempo em água fervente.
2 passos Preparação do pote. Claydite ou seixos de pequeno diâmetro são dispostos no fundo da panela, em que as sementes serão plantadas, uma camada 2-3 cm. Depois que as pedras são colocadas no fundo, areia pura é derramada em cima, então - o solo.
3 passos Plantar sementes. As sementes devem ser espalhadas sobre a superfície úmida do solo umedecido e cobertas com filme alimentar. Umidificar o solo todos os dias, mas não por rega bruta, e pulverizando de um atomizador, removendo o filme e cobrindo as sementes novamente. Você pode remover o polietileno depois que as sementes começarem a germinar.
Mesmo que as condições da sala onde a criação desta bela flor esteja planejada estejam próximas do ideal, isso não garante que as sementes sobrevivam.
Mesmo se eles foram comprados não na loja, mas tirados de mãos "testadas", de uma planta bonita e saudável, não significa que a flor vai crescer exatamente o mesmo que o "doador" de suas sementes.
Cultivo de azáleas por estacas em casa
A reprodução da azaléia com a ajuda de estacas é o método quando o objetivo mais justifica os meios. As mudas da planta já devem estar suficientemente reforçadas para transplantes, mas não lignificadas. A melhor idade para plantar mudas é quando elas são de 5 a 7 meses.
O melhor condições para a propagação de azáleas:
- temperatura do ar constante 24-27 graus;
- humidade do ar 80-85%;
- solo azedo (adequado primed, debaixo de árvores coníferas ou turfa).
O processo de propagação de azáleas por estacas passa por vários estágios:
1 passo. A escolha do corte. É necessário selecionar uma haste de azaleia suficientemente madura, separá-la da planta principal com uma incisão oblíqua sob o botão inferior, remover os brotos das estacas e deixar 3-4 folhas na parte superior.
2 passos Preparando o corte. Antes do plantio, a haste da azálea pode ser tratada com uma solução não concentrada de permanganato de potássio ou um ativador de crescimento. Se as estacas forem planejadas para serem plantadas não imediatamente após o corte, elas devem ser transformadas em feixes e abaixadas na solução de heteroauxina. 7-8 horas.
Passo 3. Preparação de um local de pouso. Quer se trate de uma panela, caixa ou uma pequena estufa, o princípio de preparação é o mesmo: o fundo é colocado com seixos esterilizados, e em cima - o chão. Antes de plantar, o solo deve ser despeje bem.
4 passos "Sentar" as mudas no chão. A fim de garantir que um ou dois cortes tenham raízes, eles podem ser plantados para 3-4 peças em um pote, ou muito se as mudas de brotação estiverem na caixa. As mudas de plantas devem estar em solo abundantemente regado a uma 4-5 cm de distância, para a profundidade 2-2,5 cm.
5 passos Criando condições para o crescimento. As estacas são cobertas com um filme ou colocadas sob uma cúpula de vidro. Inicialmente, a azaléia deve ser coberta com um pano escuro e acostumada à luz solar, dosada, evitando a exposição direta. O tempo gasto sob os raios aumenta gradualmente até que o caule não seja criar raízes. Então a planta sempre pode ser mantida em uma sala iluminada. De tempos em tempos, o solo deve ser umedecido com um pulverizador e arejar diariamente estacas.
É claro que, se você é apenas um floricultor iniciante, a azálea reprodutora trará algumas dificuldades, mas você não deve evitar uma beleza como a azálea.Anexar um pouco de esforço, e você verá como sua casa vai mudar com o florescimento das primeiras azáleas!
Fotos
As fotos do crescimento da flor da azálea são apresentadas abaixo: