Doenças de aves domésticas são difíceis de determinar, porque as aves não podem se queixar de problemas de saúde e dor.
Portanto, os avicultores devem monitorar cuidadosamente o comportamento de suas alas, e com quaisquer desvios em seu estilo de vida habitual, bem como mudanças externas, contate imediatamente o veterinário.
Entre a lista larga de doenças de pássaros domésticos há tais doenças que é difícil não notar.
Uma dessas doenças é a Mallophagosis.
O que é mallophagosis?
Mallofagoz refere-se ao tipo de doença causada por insetos do esquadrão Mallophaga.
Na maioria das vezes, a doença ocorre por causa de insetos como a puhoperoidia. O corpo achatado e ligeiramente alongado dos pufferóides tem uma cor amarelo-acastanhada e um comprimento de até três milímetros.
Parasitas se agarram às penas de um pássaro e se movem através de seu corpo, usando cerdas e garras.
Alimentando sangue puhoperoedy, partículas de penas, escamas de pele. Estes parasitas são anatomicamente adaptados para a vida no corpo de qualquer ave doméstica ou mesmo selvagem.
Eles podem freqüentemente ser encontrados em galinhas, galos, perus, papagaios, perdizes, canários, pombos. O mais fraco de todos os pássaros sofre da doença.
A propagação da doença e o grau de perigo
As aves sofreram de pancreatite por muitos anos.
Desde a antiguidade os criadores têm lutado desesperadamente contra parasitas para evitar danos sérios à fazenda. O fato é que durante a doença a atividade vital de aves de capoeira se reduz completamente, a imunidade diminui, o risco de novas doenças, ainda mais sérias aumenta.
Se falamos de galinhas, então o indivíduo doente diminui drasticamente a produção de ovos, e os jovens crescem muito lentamente e não ganham peso. Além de todas essas conseqüências, acrescenta-se alta mortalidade, o que prejudicará ainda mais o avicultor.
Peroheddies e animais downy se multiplicam rapidamente e em grande número. Isso significa que, se a ave infectada não estiver isolada, no futuro próximo a doença irá ultrapassar todos os indivíduos vivos próximos.
Parasitas podem sobreviver sem um corpo de pássaro, escondendo-se em lixo, gaiolas e outros objetos comuns. É por isso que, quando um pássaro está infectado, ele deve desinfetar completamente o local onde ele habita, incluindo os poleiros, alimentadores e tigelas de bebida.
Patógenos da doença
Os agentes causadores da doença são insetos parasitas sem asas com um aparelho rotatório de roer. E eles, por sua vez, aparecem por causa da não observação de normas higiênicas, contatos de animais domésticos com aves vivas, umidade, falta de espaço livre, conteúdo limitado de pássaros.
Saiba mais sobre o isolamento dos pisos e como fazê-lo sozinho com as suas próprias mãos aqui.
Curso e sintomas
O curso da doença é acompanhado por muitos sintomas externos óbvios, o que permite identificar rapidamente a doença e iniciar imediatamente o tratamento.
Os principais sintomas da Mallophagosis:
- Os parasitas que vivem no corpo das aves causam grande ansiedade. As aves começam a não se comportar como de costume, tornam-se letárgicas ou nervosas demais.
- Nas penas há pequenos buracos, e depois eles se tornam desgrenhados, foscos e como se fossem unificados.
- Os insetos que causam o mallophagosis não ficam parados e constantemente se arrastam sobre a pele e as penas dos pássaros. Como resultado, a ave tem uma forte coceira,Ela coça-se com as patas, tenta bicar os parasitas das penas.
- Durante a doença, a ave perde o sono e começa a recusar-se a comer. A violação do apetite leva à exaustão severa.
Diagnóstico
Em sinais clínicos óbvios os diagnósticos adicionais na revelação de parasitas gastam-se. Existem várias maneiras para isso:
- o pássaro é colocado em uma gaiola, uma folha de papel branca é colocada no fundo e, pela manhã, um exame completo é feito;
- áreas afetadas da ave são aquecidas por uma lâmpada, resultando em parasitas subindo até a superfície das penas;
- o indivíduo é examinado usando uma lupa especial;
- um exame microscópico das penas afetadas é realizado para a presença de insetos ou seus ovos, larvas.
Tratamento
- No tratamento de mallophagosa, aves doentes completamente isolado em células individuais. O habitat do indivíduo doente é cuidadosamente tratado com preparações insecticidas.
Desinfecções são submetidas a células, lixo, poleiros, galos, bebedouros, alimentadores. Se a granja tiver muitos indivíduos em sua propriedade, então um exame seletivo das aves deve ser realizado, mesmo que não haja sinais de doença.
- O pássaro doente tratado com drogas especiais, que não têm efeitos tóxicos. Antes de usar inseticidas, é necessário garantir sua segurança, já que muitos medicamentos são proibidos de usar na família dos ovos e menos de um mês antes do abate.
Soluções de pulverização e preparações devem ocorrer a uma distância da ave, evitando a composição no bico, olhos. As áreas fortemente afetadas são tratadas da forma mais abundante possível, aplicando a preparação com um cotonete.
- Pássaros emplumados podem banhar-se no chá de camomila, pó de enxofre em pó ou piretro através de gaze, esfregue absinto seco ou pó de camomila em suas penas.
- Quando o revestimento é recomendado para cozinhar banho de areia de cinzas. Esta mistura é despejada em uma panela larga, e o pássaro ficará feliz em mergulhar nela.
Após esse banho, as penas serão protegidas com uma camada adicional, que previne a reinfecção e destrói ainda a vida no corpo dos parasitas.
- Na dieta, as aves são introduzidas alimentação de alta qualidadepreparações que contenham cálcio e sais, suplementos minerais.
A duração do tratamento depende dos métodos e drogas usados. A anotação de meios contra o mallophagosis contém a informação completa sobre o número de tratamentos necessários e o curso geral do tratamento.
Medidas de prevenção e controle
Para fins de prevenção, é necessário ampliar o local de manutenção das aves, para aumentar sua zona de piquetes.
Nas dependências e local da caminhada, instale um banho com cinzas peneiradas misturadas com areia fina. Uma boa prevenção é a instalação de calha com cinza de madeira ou uma mistura de conchas e giz.
Para prevenir o aparecimento da doença, É necessário monitorar cuidadosamente a limpeza do local de manutenção das aves, para não permitir umidade, mofo.
Impedir qualquer contato de aves de capoeira com indivíduos de vida livre.Perto dos poleiros, lixo e nas jaulas colocam galhos de absinto, folhas secas de bétula, sacos de lavanda, camomila.
A doença inicial de mallophagosis, por via de regra, afeta o comportamento do pássaro. A observação cuidadosa permitirá a detecção oportuna da doença, curará completamente as aves e evitará conseqüências sérias.