Os pulgões são uma das principais pragas dos jardins, hortas e plantas de interior, pertence à ordem dos equinocetos. No mundo existem cerca de 20 mil espécies de afídeos. Eles vivem de plantas, cujo suco eles alimentam.
Sua pele é fina, evapora facilmente a umidade por causa do que esses insetos devem beber muito. Excesso de nutrientes, obtidos por pulgões do suco de plantas, eles se distinguem na forma de "orvalho do mel", que gosta muito de formigas.
Estilo de vida dos pulgões
Os pulgões em si são pequenos insetos que não excedem alguns milímetros de tamanho. Seus corpos ovais são cobertos por uma concha tuberosa e meio transparente. Graças às pernas longas, os pulgões conseguem engatinhar e até pular de uma planta para outra.
Eles vivem em colônias e em cada uma dessas colônias existem insetos sem asas e indivíduos com asas. O sinal de alada nos pulgões não está associado ao sexo: as asas estão nas fêmeas e nos machos. Na cabeça de um inseto adulto, as antenas estão localizadas, de modo que distingue os sons, e os tentáculos são necessários para serem sentidos.
Os olhos de pulgão com uma estrutura multifacetada complexa vêm em cores diferentes: de vermelho a castanho escuro, quase preto.Insetos sem asas também podem ter três olhos simples.
Abertura oral de afídeos é uma pequena tromba composta por quatro segmentos. Eles perfuram a pele da planta e sugam os sucos dela. Folhas de plantas afetadas por decadência, começam a desvanecer-se, os brotos param de crescer, e nas raízes são formadas protuberâncias ocas - galhas. Os pulgões podem afetar todas as partes de uma planta, sem exceção, o que torna uma praga particularmente formidável e perigosa.
O ciclo de vida dos pulgões começa com o fato de que no outono a fêmea põe ovos, dos quais as larvas eclodem na primavera. Tornando-se adultos, eles começam a se reproduzir pelo método da partenogênese, isto é, sem fertilização. Neste estágio, a progênie dos pulgões são apenas fêmeas sem asas. Por um mês, o número pode chegar a centenas de milhares.
Assim que a colônia está superlotada, entre os filhotes há indivíduos com asas que podem voar para outras plantas. No final do verão, entre a progênie de pulgões aparecem machos alados.
Quando se tornam adultos, os indivíduos de ambos os sexos participam da reprodução.A fêmea agora coloca muito menos ovos. Mas o óvulo fertilizado vai passar o inverno, enquanto todos os pulgões, nascidos a partir dos primeiros, embreagens não fertilizados não sobreviver ao frio.
Os pulgões podem viver de alguns dias a um mês. A temperatura fria, 8-10 ° C prolonga a vida da fêmea para dois meses.
Como as formigas vivem?
Formigas pertencentes à ordem Hymenoptera, vivem em ninhos construídos por eles - formiga, dispostas no solo, debaixo de pedras ou em madeira. Muitas vezes, juntamente com eles lá vivem e outros insetos que entraram em simbiose com formigas.
Além das formigas hospedeiras em um formigueiro às vezes mora e capturou-os "escravos" - formigas de outras colônias, realizar o trabalho mais pesado.
Formigas - insetos são pequenos, seus números são enormes porque eles se multiplicam muito rapidamente. Eles vivem em todos os lugares, exceto na Antártida e em várias ilhas dos oceanos do mundo.
A colônia de formigas é uma estrutura complexa com uma divisão em castas:
- Fêmeas de formigas - também chamado de útero ou rainhas estão envolvidos apenas na reprodução de descendentes. Ovos de fertilizados não aparecem homens e fertilizados - fêmeas.A rainha tem asas, mas eles mordem-se do vôo de conclusão. formigas uterinos significativamente maiores do que os seus "subordinados" e viver mais tempo. A vida de uma formiga rainha pode chegar a 20 anos ou mais.
- Machos de formigas são menores que o útero e também têm asas. Sua única tarefa é participar do acasalamento. Depois do sexo masculino realizar a sua missão, eles matam outras formigas. A vida das formigas atinge várias semanas.
- Formigas ou forrageadoras são fêmeas com um sistema reprodutivo subdesenvolvido. Eles fornecem alimentos, manter a ordem em um formigueiro e crescer futura prole. A maior pessoal dentre as formigas que trabalham com uma grande cabeça e mandíbulas fortemente desenvolvidas, chamadas formigas-soldados proteger o formigueiro de intrusos.
As formigas são consideradas insetos úteis, mas quando se estabelecem perto de uma pessoa, causam danos consideráveis.
Simbiose de insetos: por que eles precisam um do outro?
As formigas trazem pulgões e plantam-nas em folhas de hortaliças ou jardins. Absorvendo sucos plantas, folha pulgão recebe brancos e açúcar tira do seu corpo sob a forma de gotas doces, chamada melada ou melada.
O que é a união de insetos como formigas ordenha simbióticas (pulgões) e se ele é comido em si? bigode Ant agrada os pulgões, mas destaca uma gota de líquido doce. Alguns pulgões são quase sempre dados pela gota de orvalho do mel.
Durante esse formigas protegem os pulgões ou pastar em joaninha, lacewings e pássaros e até mesmo construir-los abriga argila no caule das plantas, bem como pulgões transferidos para outros, mais jovens e suculentas plantas após a planta doente começa a murchar.
Para o inverno, as formigas até colecionam pulgões em seus formigueiros, onde todo o inverno eles cuidam dela e dos ovos postos por ela.
Como lutar?
Em terras resolver formigas do jardim que danificam culturas e produzido inúmeras hordas de pulgões.
Existem muitas preparações químicas contra formigasO efeito primário de que se destina essencialmente a paralisia do sistema nervoso dos insectos.A base da maioria deles é diazinon ou chlorpyrifos.
Lutar com as formigas pode ser mais "verde": espalhar ao redor das folhas de anis de formigueiro, ou serradura, misturada com alho ralado. Ou derramar com querosene, mas não atear fogo a ele.
O absinto e a salsa que crescem no local também serão protegidos das formigas, não tolerando o cheiro dessas ervas.
O óleo vegetal, a cinza do tabaco, as folhas de tomate sem caroço, bem como a terebintina e o carvão também são bons meios contra eles.
Mas devido ao fato que o maior dano ao jardim e jardim se aplica a formigas e pulgões, em primeiro lugar é necessário lutar com ele. Existem várias maneiras de fazer isso. Os métodos mais populares de luta são mecânicos ou manuais. Você também pode usar produtos químicos que destroem pulgões.
Você também pode plantar no jardim ou plantas de jardim que atraem inimigos naturais de pulgões, como joaninhas, mosca-moscas, crisopídeos e vários pássaros.
Como proteger as árvores?
A proteção das árvores pode ser feita de várias maneiras:
- Aplicam-se a troncos de árvores de armadilhagem zona de várias camadas de cartão canelado ou película de plástico, bandagem-los em dois lugares e causando corda macio em torno do perímetro da parte central da tira de massa lubrificante.
- Cavar um buraco raso no perímetro da árvore e colocar em seu pneu de carro cortado pela metade, cheio de água.
- troncos de árvores grelha setas alho cheiro que não pode tolerar formigas.
- Anexar aos troncos grama absinto ou topos de tomate.
- Ir para os SES mais próximas de especialistas em controle de pragas processadas as próprias árvores, bem como o próximo plantio e formigueiros.
Este tipo de relacionamento como uma simbiose entre formigas e pulgões existe há milhões de anos - esses insetos são muito dependentes uns dos outros, que por si só não seria capaz de sobreviver. Se a área apareceu pulgões, você deve lutar simultaneamente contra os dois. Se você não lutar com exceção de pulgões, e até mesmo as formigas, as folhas das plantas em breve voltará a ser pontilhada com estas pragas.