O outono é a época em que alguém se alegra com a colheita e alguém pensa em plantações precoces. Este é o momento em que você precisa cuidar do seu jardim e o que vai nos agradar no verão.
Hoje vamos tocar em um tópico que não vai deixar ninguém indiferente, vamos falar sobre as uvas da variedade Catalunha.
Se você está queimando com o desejo de criar esta variedade de uva em seu site, ou já fez isso, ficaremos felizes em ajudá-lo a entender todas as nuances.
Para que tipo de referência?
Com grande precisão, é impossível determinar a que espécie esta casta pertence.
E tudo porque ele, como muitas outras variedades, é um híbrido de duas variedades cruzadas - Talismã e Manto de Bordeaux.
O culto da Catalunha trouxe um famoso criador Burdak Alexander Vasilyevich. Ele mesmo refere sua variedade às espécies vermelho-violetas.
Entre as variedades vermelhas pode-se notar Red Delight e Amethyst of Novocherkassk. As uvas roxas são Violet Early, Witches Fingers e Ataman.
Falando nas palavras do próprio criador, "esta variedade de uva é uma das melhores, bem frutífera desde o primeiro ano de plantio, e no futuro não é caprichosa".
O autor também apontou que essa variedade é cantina.
As famosas variedades de mesa são: Dubovsky pink, Karmakod e Corinka Russian.
Uvas da Catalunha: descrição da variedade
As bagas das uvas da Catalunha têm uma rica cor vermelho-violeta. Cada baga tem peso de 15 a 18 gramas.
Cachos de uvas são cobertos com densas uvas carnudas de forma oblonga até 3,5 centímetros de comprimento.
O mesmo cacho de uva em massa alcança de 500 gramas e até 1 quilograma. Mas não se preocupem com os ramos do mato, eles suportam facilmente um fardo insuportável.
Esta variedade tem uma polpa muito carnuda com um sabor incomum, que corresponde totalmente aos tipos de mesa. A pele das bagas é forte, mas não difere de rudeza ou rigidez, por isso, quando você come as uvas, é completamente misturado com a carne.
Esta variedade também pode ser descrita como doce e suculento, com um sabor de uva torta.
Entre as deliciosas variedades vale a pena prestar atenção a Romeo, Velika e Krasa Balka.
Fotos
Foto das uvas "Catalunha":
História da criação
Como já descrito acima, o criador da nossa variedade é o famoso jardineiro Burdak Alexander Vasilyevich.
A variedade Catalunha apareceu cruzando as uvas "Talisman" (Kesha) e "Bordeaux mantle".
Variedade "Bordovaya manti" - uvas de mesa, bagas no curso de maturação adquirem uma sombra bordô profunda. Oblonga com bagas de sabor fresco formam um cacho de uvas até 1 kg de peso.
A partir disto, pode-se notar que a variedade de uva "Catalunha" adquiriu mais qualidades externas do tipo "Bordovaya manti", e tem um agradável sabor de uva da variedade "Talisman".
Características
Como espécie cruzada, "Catalunha" é uma variedade de início precoce. Como observado por jardineiros que já têm esse tipo de uvas em suas parcelas particulares, ele pode ser chamado até mesmo no início, já que o ciclo completo de maturação é de 90 a 100 dias, quando em variedades precoces esse período flutua de 110 a 140 dias.
Entre as primeiras variedades de maturação são conhecidas a Transfiguração, Supernumerless Seedless e Gordei.
Portanto, no final de julho, no início de agosto, você pode começar a colheita totalmente. Como o próprio criador observa, "Catalunha" é caracterizada por um bom crescimento. Após o primeiro ano da muda, começa a dar frutos.
Isso é aproximadamente 1-2 grupos no primeiro ano.
A variedade "Catalonia" é resistente ao congelamento e mantém-se bem a uma temperatura até -23 graus. Portanto, se os invernos não são muito gelados, então você pode ficar calmo para suas uvas.
Caso contrário, é melhor tomar cuidado e aquecer os caules e rizomas da planta.
Entre as variedades resistentes ao frio, há Krasus Severa, Super Extra e Pink Flamingo.
Doenças e pragas
Talvez, eu comece com o fato de que, ao cultivar essa variedade, você nunca terá problemas com vespas e outros insetos doces.
Devido à pele firme e elástica das vespas, elas não vêem presas fáceis nessa variedade.
Depois de realizar alguns estudos, Alexander Vasilievich apontou que a variedade tem boa resistência a doenças como:
- Oídio - míldio de uvas, fungo. Desenvolve-se bem no ambiente líquido de gotículas.Geralmente aparece na parte inferior da folha na forma de uma teia de aranha. Como resultado, manchas amarelas, vermelhas ou marrons aparecem na folha.
- Oídio - fungo, oídio ou cinza. Tem este nome, porque é muito semelhante à cinza de madeira derramada. Cobre folhas e frutos por cima com um revestimento cinzento. Isso leva à secagem das folhas e ao craqueamento da fruta.
- A podridão cinzenta é um fungo que se desenvolve no solo e infecta uma planta. Em todas as partes afetadas da planta são formadas manchas secas marrons. Então este lugar está coberto de umidade e cinza - a maturação dos esporos começa.
Tudo isso certamente não é muito maduro por muitos anos. Se você está lidando com um germe, é melhor proteger a planta de tais pragas, isto é, prevenir o solo.
Para fazer isso, é bom usar Trichodermine, uma droga baseada em fungos que mata seus parentes patogênicos que vivem no solo, bem como polinização de flores com dissulfuretos de tetrametiltiuram.
Não se esqueça da prevenção de doenças como antracnose, bacteriose, clorose, rubéola e câncer bacteriano. Sobre cada um deles, bem como outras variedades de doenças de uvas, você lerá nos materiais individuais do sítio.
Assim, usando conselhos simples e tendo uma ideia do que precisa ser feito e do que não é, pode-se obter um resultado colossal. Já depois do primeiro ano das mudas das uvas da Catalunha você provará suas bagas excepcionalmente saborosas e agradáveis por inveja a todos os vizinhos.
Portanto, não atrase a busca por mudas na caixa longa, e no próximo ano você poderá tratar seus parentes e amigos com essa iguaria.
Boa sorte em aterrá-lo!