Não é segredo que os residentes e jardineiros de verão, plantando árvores frutíferas em seu terreno, sonham com um jardim que se delicie com uma abundância de frutas. No entanto, as mudas nem sempre compradas atendem às expectativas. Jardineiros não se desesperam, a situação sempre pode ser corrigida. Em troncos mais fortes, você pode vacinar estacas da variedade desejada e obter uma boa colheita ao longo do tempo.
Jardineiros amadores que criaram pomares mágicos reais com várias variedades de frutas em um tronco estão sempre prontos para compartilhar com os primeiros jardineiros como plantar árvores e os truques deste procedimento. A vacinação é uma atividade interessante e fascinante.
Procedimento de Vacinação
O principal é não exagerar: não ser vacinado em árvores frutíferas de uma variedade incompatível com o estoque. Nesse caso, a árvore começa a doer, as folhas ficam menores e morre com o tempo.
Por que enxertar árvores frutíferas
A vacinação de árvores é um método vegetativo de propagação de plantas. Se um jardineiro deseja rejuvenescer árvores frutíferas envelhecidas ou doentes, você não pode prescindir da vacinação. Nesse caso, a muda repete as melhores propriedades da planta mãe. Alternativamente, várias variedades são plantadas no mesmo tronco para economizar espaço no jardim.
O que é estoque e descendente
Para cultivar novas plantas, os jardineiros são vacinados usando descendentes e estoque. Em linguagem simples, isso é a implantação do tecido de uma planta no tecido de outra.
A árvore principal na qual o enxerto ou broto será enxertado é chamada de estoque. Assim, brotos e estacas de outra árvore são chamados de descendentes.
Os jardineiros recomendam estudar cuidadosamente as propriedades e características das plantas antes da vacinação. Você não pode combinar duas plantas por conta própria. Deve haver um relacionamento familiar entre eles; portanto, antes de vacinar uma árvore, você deve descobrir quais estoques são adequados para esse procedimento.
Inoculação de uma planta cultivada em uma natureza selvagem
Os trabalhadores do berçário não têm informações absolutamente precisas sobre a compatibilidade necessária, mas a vacinação é considerada bem-sucedida se diferentes variedades forem enxertadas em um tipo de planta. Ou seja, você precisa plantar a variedade de maçã no caldo de maçã e a variedade de pera na pereira. Existem algumas exceções. Por exemplo, um enxerto de estacas de ameixa enraíza-se bem na ameixa de cereja, uma estaca de limão - em uma laranja amarga.
Atenção! Ao criar espécies de plantas decorativas, culturas de parentesco distante podem ser instiladas.
As estacas do porta-enxerto são selecionadas para serem compatíveis com a variedade enxertada. Este é o fundamento da futura árvore, sobre a qual a cultivar crescerá. O desenvolvimento e frutificação, bem como as características de sabor da fruta, dependem de um estoque adequadamente selecionado.
Uma árvore quebrada que reteve sua vitalidade, um tronco com boas raízes ou uma espécie selvagem de uma árvore relacionada pode atuar como um estoque. As mudas criam raízes bem em uma árvore com mais de dois ou três anos de idade. Possui um sistema radicular desenvolvido que fornece nutrição ao pedúnculo enxertado.
O enxerto deve ser escolhido de modo a atender a qualidades varietais como produtividade, resistência ao gelo e resistência a doenças.
As melhores estacas
Jardineiros experientes aconselham tomar notas que correspondem às regiões em crescimento como descendente. Você pode fazer seu próprio enxerto.
O tempo para preparar mudas para vacinação é o fim do outono e o fim do inverno. Principalmente os jardineiros preferem fazer a colheita de estacas no outono após a queda das folhas, com o início das primeiras geadas. Neste momento, ocorre a desinfecção de micróbios e fungos, a planta entra em uma fase de descanso completo.
Na colheita do outono, são selecionadas estacas de uma jovem árvore frutífera. Geralmente, sua idade é de 3 a 7 anos. O caule pode ter um comprimento não superior a 40 cm. Seu diâmetro é de cerca de 5-7 cm. Deve ter crescimento e 4 gemas desenvolvidas. As distâncias entre os nós são curtas. A natureza investiu em um pequeno caule a capacidade de dar à luz uma árvore de pleno direito com as propriedades maternas transferidas para ela.
Atenção! Para enxertar por enxertia, as estacas precisam ser cortadas do lado da copa da árvore voltada para o sul, a partir dos rebentos da camada intermediária.
Se não fosse possível colher as estacas no outono, elas são cortadas no início da primavera. Um período favorável para isso é de março a abril, dependendo da região de crescimento das plantas enxertadas. O enxerto de verão de árvores frutíferas com estacas verdes dá um bom resultado. No verão, as estacas são cortadas antes da vacinação. Recomenda-se aos jardineiros experientes que os iniciantes tomem mudas de árvores que são podadas regularmente.
Para preparar e conduzir o procedimento de vacinação, são necessárias certas ferramentas hortícolas. Isso inclui uma faca da forma apropriada, permitindo que você faça a incisão desejada. Para diferentes tipos de vacinação, existem equipamentos especiais e todos os tipos de facas, mas não uma faca de cozinha, que pode danificar a casca de uma árvore sem ter uma lâmina suficientemente afiada. A qualidade da vacina depende da faca.
Para preparar as estacas, são usadas tesouras de jardim - tesouras de podar, devido às quais é feito um corte limpo e suave. Para a vacinação da casca, é usada uma faca oculativa especial, na qual existe uma lâmina adicional para separar a casca.
Equipamento de vacinação
Para amarrar a área enxertada, é usado um material especial de cintagem: tiras de enxertia elástica, alças de brotamento. As áreas fatiadas são untadas com graxa de madeira translúcida usando tiras de enxerto.
Quando é melhor plantar árvores? Com base na experiência dos jardineiros, é melhor vacinar na estação quente, quando há maior probabilidade de um bom enxerto das estacas e do aperto da ferida por uma incisão. Os jardineiros observam que o enxerto de árvores é melhor realizado na primavera.
O momento e o horário da vacinação são os melhores de maio. Neste momento, o fluxo de seiva ocorre na árvore. Se o caule não se enraizar, é possível repetir o procedimento novamente durante os meses de verão: julho a agosto.
Dica. Os profissionais também chamam a atenção dos iniciantes para o uso do calendário lunar, que indica os números mais favoráveis para esse procedimento.
Antes de iniciar o procedimento de enxerto de árvores frutíferas em casa, você precisa se familiarizar com as regras para sua implementação.
Importante! As plantas de colonização devem ser realizadas rapidamente, para não afetar a influência de cortes de fatores externos nos locais de descendência.
Um bom resultado pode ser esperado quando as árvores velhas são enxertadas, com bom crescimento anual. Jardineiros com vasta experiência em coloração recomendam plantar variedades com o mesmo período de maturação na árvore. Se as variedades amadurecem em momentos diferentes, é possível obter uma colheita dessas frutas cujo período de maturação é anterior. A colheita com amadurecimento tardio não pode ser obtida: os jardineiros recomendam o plantio de variedades de crescimento forte na parte inferior do tronco e o crescimento fraco na parte superior.
Variedades enxertadas de crescimento vigoroso e fraco em uma árvore
Antes de iniciar o enxerto de uma árvore frutífera, você precisa estudar e entender qual método é o mais adequado para uma árvore ou arbusto, quais são suas vantagens e desvantagens.
Sobre a casca
A vacina mais simples é para a casca. O melhor de tudo é que ele se enraíza durante o movimento do suco, no mês de abril a maio. Então a casca é facilmente separada da madeira. O principal é fazer o corte oblíquo correto na alça. É feito com uma faca afiada, criando uma superfície ideal para unir material e estoque de câmbio. Em seguida é o filme de cintas.
Na incisão lateral
Essa separação é feita no lado de um galho ou muda. A vantagem deste tipo de jardineiro considera a frutificação rápida. Por exemplo, uma árvore jovem traz a primeira colheita em 5-7 anos, enxertada dessa maneira - em 2-3 anos.
Privoy em um corte lateral
Esse enxerto é usado pelos jardineiros para alinhar tipos de coroas unilaterais.
Para o decote
Ao plantar em uma divisão, os jardineiros usam esse método para renovar os jardins. O topo é cortado da árvore, a base é cortada. Um talo de descendente é inserido no espaço. A hora da vacinação é primavera.
Informações adicionais! Para esse tipo de vacinação, o diâmetro do descendente e do estoque não deve importar e não afeta o resultado da vacinação. É melhor plantar em uma divisão juntos. O segundo par de mãos ajudará a inserir o pedúnculo no decote preparado.
Cópula
Este tipo de vacinação é usado quando o estoque e o descendente são bastante finos e da mesma espessura. Os dois ramos são cortados obliquamente no mesmo ângulo, o corte tem o mesmo comprimento.
Cópula
Ao conectar as fatias, é realizado um enrolamento, que fixa os dois galhos. A cópia geralmente é feita em abril.
Ablução
Atualmente, a ablução é raramente usada, embora seja um método simples de vacinação. Para ela, a casca é removida do tronco e do fruto, e os galhos são presos um ao outro. O composto é embrulhado com material especial e revestido com var ou plasticina.
Trapaça
O mais comum é o método de brotar um rim saudável com um escudo do córtex com uma alça de enxerto. A melhor época para prometer é nos meses de verão: de meados de julho a meados de agosto. Normalmente, o rim se enraíza no outono, na primavera do próximo ano dá uma escapada.
Esquema do processo de brotamento
Para realizar esse tipo de vacinação, é necessário um mínimo de material vacinal.
Enxertia um cortador com uma broca
A essência desta vacinação é perfurar um buraco em uma grande árvore com uma broca de 8 mm de diâmetro a uma profundidade de 4-5 cm.É necessário um galho adequado do mesmo diâmetro com quatro gemas.
100% de sobrevivência do cabo
Ele limpa a casca da borda, que será inserida no furo. O plantio da alça deve ser tal que a casca não tratada penetre levemente no buraco.
Para que o talo enxertado se enraíze em uma nova planta, deve ocorrer uma troca de sucos entre ela e a planta principal. Scions criam raízes com mais sucesso durante o movimento do suco. Este período cai na primavera e no início do verão.
Se a coloração ocorrer nos meses de primavera e verão, após algumas semanas você poderá observar o inchaço dos rins no descendente, isso indica que a atividade vital da planta se intensificou. Por exemplo, ao pintar com os olhos, após 12 a 15 dias, você pode garantir que o olho tenha se enraizado, enquanto o pecíolo desaparece e é necessário afrouxar a encadernação.
Não é difícil colorir plantas. O principal é seguir os conselhos e levar em conta a experiência dos jardineiros.