Folhas murchas é o problema mais comum para produtores de vegetais que cultivam pepinos em estufas. A partir deste artigo você vai descobrir a razão pela qual isso pode acontecer, assim como formas de combater este fenómeno e sua prevenção aos pepinos são saudáveis e bem frutado.
- Murchar devido a doenças
- Fusarium
- Podridão radicular
- Podridão branca
- Oídio
- Pragas de pepinos com efeito de estufa
- Pulgões
- Carrapatos
- Lesmas do jardim
- Erros de cuidado
- Iluminação incorreta
- Erros na rega
- Condições climáticas
- Falta ou excesso de fertilizantes
Murchar devido a doenças
Embora pepinos cultura bastante despretensiosa, uma das razões pelas quais pepino murcha em uma estufa, é a presença de doença. Consideramos a doença básica, que pode levar a murcha das folhas de pepino.
Fusarium
Fusarium - uma doença fúngica, os primeiros sinais de que estão murchando e apodrecendo dos topos-tronco das plantas. As raízes dos pepinos tornam-se castanhas, fendas e podridão. Esta doença pode afetar pepinos em zonas úmidas e baixa temperatura.
Para resistir Fusariosis use tais métodos:
- desinfecção permanente do solo;
- remoção e destruição de plantas doentes;
- evite umidade excessiva no local, especialmente em climas frios;
- hilling as hastes de pepinos, o que irá proteger as raízes e derivam da acumulação de água;
- controle da temperatura da água para irrigação (não deve ser superior a 22 graus);
- a temperatura do solo não deve exceder 20-30 graus;
- usar na fertilização de pequenas doses de fertilizantes.
Podridão radicular
O risco de podridão radicular na complexidade de detecção nos estágios iniciais. Ele infecta as raízes dos pepinos em uma estufa, colorindo-as em uma cor marrom, contribui para o amarelecimento das folhas inferiores e provoca o processo de murchamento, passando para todo o mato, que não pode mais ser salvo. Esta doença pode levar a:
- rega com água abaixo de 20 graus;
- mudanças súbitas de temperatura;
- recebendo pepinos condensados devido ao alto teor de umidade na sala;
- não cumprimento das regras de cuidado do solo (reposição e desinfecção pontual);
- excesso de fertilizantes, especialmente nitrogênio e substâncias orgânicas;
- rascunhos frios.
Podridão branca
O principal sinal de infecção com a podridão branca é o murchar das pontas das brotações e o revestimento branco nas folhas e caules. Doenças são precedidas pela não observância do regime de temperatura e umidade na estufa.
Métodos de resistência a esta doença:
- prevenção da umidade na estufa;
- manter a temperatura pelo menos 18 graus;
- desinfecção do solo com efeito de estufa.
Oídio
Esta doença é facilmente reconhecida pela presença nos arbustos de manchas castanhas com um revestimento branco acinzentado. A lesão cobre primeiro uma pequena parte da folha, aumentando em tamanho e provocando a secagem de todas as folhas. Os pepinos secam e param de crescer, o que causa a morte da planta na estufa.
Causa um fungo de oídio, que é armazenado por um longo tempo no solo.Progride com rascunhos e pouca iluminação, o que reduz a resistência do pepino à doença.
Métodos de resistência ao oídio:
- adubação com fertilizantes contendo potássio e fósforo;
- incineração de restos vegetais;
- conduzindo a pulverização noturna com solução Mullein. Mullein iluminado precisa encher com água fria e insistir por três dias. Em seguida, dilua com um balde de água e processe as folhas.
Pragas de pepinos com efeito de estufa
Outra explicação do motivo pelo qual os pepinos murcham é a presença de pragas. Considere os principais tipos de pragas e maneiras de eliminá-los.
Pulgões
Estes são pequenos insetos verdes ou pretos. Os primeiros a atacar pulgões sofrem folhas de pepino, eles ficam podres. Então a planta deixa de florescer e dar frutos. A falta de ar e umidade na estufa ao atacar os pulgões pode levar à destruição completa dos arbustos. Para resistir a essas pragas, você precisa:
- remova delicadamente os pulgões com água;
- polvilhe as folhas inferiores com sabão inseticida.
Carrapatos
Os ácaros são um grande problema para pepinos com efeito de estufa. Esses insetos são pequenos em tamanho e vermelho-verde. Eles vivem na parte inferior da folha da planta e bebem seu suco, após o qual a folha está coberta de teias de aranha, esmaece e morre. A vida útil do ácaro é de 30 a 50 dias. Durante esse período, as fêmeas põem 400 ovos, cuja descendência cresce e ataca as plantas. Salvação da praga:
- Não seque e desinfete o solo a tempo;
- umedeça a lã de algodão com álcool medicinal e limpe lençóis com ela;
- para 1 litro de água, leve 2 cabeças de alho, pique e insista que a solução está fechada por 5 dias. Dilua com água na proporção de 1: 1 e polvilhe os arbustos.
Lesmas do jardim
O aparecimento de lesmas na estufa leva ao aumento da umidade. Lesmas são moluscos cobertos de muco, movendo-se ao redor, eles deixam um rastro molhado atrás deles.
O estilo de vida ativo das lesmas ocorre à noite, a aparência do seu dia é precedida pelo aumento da umidade na estufa.Eles estragam a fruta, o verde do pepino e deixam no muco da planta e excrementos. Ao observar até mesmo um espécime em pepinos, deve-se reagir rapidamente em uma das formas indicadas abaixo:
- cavar o solo polinizando-o com cal apagada;
- eliminação atempada de resíduos vegetais;
- decomposição à noite de armadilhas (pedaços de papelão, trapos, etc.). Lesmas vão rastejar lá de manhã, após o que devem ser recolhidos e destruídos;
- decomposição de metaldeído na superfície do solo.
Erros de cuidado
Outra explicação de por que as folhas murcham em pepino, pode haver erros no processo de sair.
Iluminação incorreta
Em um dia, um pepino precisa de 12 horas de iluminação, por isso, quando as plantas crescem você também precisa usar iluminação artificial. Levando em conta o fato de que os pepinos precisam de escuridão para formação e crescimento adequados, durante 6 horas o fornecimento de luz para. Ao usar iluminação artificial, a temperatura deve ser idêntica à do dia, um máximo de 8 graus é permitido. Além disso, você não pode fazer uma pausa entre a iluminação natural e artificial.
No processo de cultivo de pepinos, usa-se a radiação azul e, no momento da floração e da formação dos ovários, é usado o vermelho.
Erros na rega
Pepinos precisam de uma quantidade moderada de água.Overdry o solo não vale a pena, mas para permitir que um excesso de umidade, também, não deveria, porque leva a raízes podres.
Antes do início da floração, o pepino necessita de 5-6 litros de água por 1 km2. m, depois da floração - 9-12 litros. Você deve regar pepinos com água morna através de sulcos especiais.
Condições climáticas
Humidade muito alta, especialmente a baixas temperaturas, destrói os pepinos. Portanto, você precisa fazer um pouco de aeração da estufa. Mas não permita rascunhos e mudanças súbitas de temperatura.
Uma temperatura muito alta enfraquece a planta e uma mais baixa retarda seu crescimento. De dia na estufa é necessário manter 22-28 graus, e de noite - 17-19, com uma diferença entre eles não mais do que 5-7 graus.
Falta ou excesso de fertilizantes
Pepinos são exigentes na composição do solo. É necessário usar fertilizantes orgânicos e minerais, que alimentam o solo e retiram sais nocivos do solo.Mas você precisa monitorar rigorosamente a quantidade de fertilizantes: o excesso ou a falta deles reflete a intensidade do crescimento das plantas, o estado das folhas e o rendimento.
Pepinos são alimentados a cada 10 dias. Em um metro quadrado de solo você precisa de 10 litros de água, em que você precisa dissolver 1 colher de sopa de fertilizante complexo.
O processo de cultivo de pepinos em estufas é simples. E conhecendo todas as regras e sutilezas de cuidar deles, você pode erradicar o problema de murchar as folhas e tornar as plantas saudáveis, e a colheita é máxima.