Peônias - lindas flores exuberantes do gênero das herbáceas perenes. Eles são amados por residentes de verão e floristas por causa da folhagem exuberante, cores brilhantes, floração longa. As plantas têm muitas variedades - mais de cinco mil. Sobre um deles - um pioneiro chamado "Sarah Bernhardt" será discutido neste artigo.
- A história da peônia
- Descrição botânica
- Onde plantar uma peônia
- Iluminação e lugar
- Tipo de solo
- Esquema de plantação e regras de propagação
- Cuidado adequado para a variedade
- Como a água
- Como fertilizar
- Como lidar com as dificuldades
- Formas modernas
A história da peônia
Esta bela variedade híbrida tem uma interessante história de origem. Foi trazido por um famoso criador da França Pierre Louis Victor Lemoine. É as obras-primas das mãos deste profissional - muitas variedades de peônias e lilases - hoje são clássicos da arte da paisagem.
Por que, em 1906, Pierre Lemoine chamou a variedade recém-introduzida pelo nome de sua famosa conterrânea, a atriz Sarah Bernhardt, que se pode apenas imaginar.Muito provavelmente, ele, como muitos franceses inteligentes, participou de performances onde a artista de destaque tocava, e ficou impressionado com seu jeito de tocar e beleza. Portanto, ele queria dar seu nome a uma das mais belas variedades, deduzida por ele mesmo.
Como a brilhante Sara, a peônia nomeada em sua honra certamente atrairá a atenção, mesmo que seja na companhia de outras flores, e é a referência da arte do jardim. Por suas qualidades decorativas, a flor foi agraciada com o prémio britânico AGM de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society (RHS). E hoje a variedade de peônias "Sarah Bernhard" floristas e criadores estão classificados entre as melhores variedades rosa.
Descrição botânica
O conhecimento da pioneira "Sarah Bernhardt" começará com uma descrição da variedade. Ele maturação tardia - Flores aparecem em um momento em que a maioria das variedades já floresceu. Floresce "Sarah Bernhardt" abundantemente. Flores grandes, 20 cm de diâmetro, solteiras.
Mantenha hastes fortes longas (até um metro de altura), resistentes ao acamamento. Pétalas em flores são semi-duplas e duplas. A principal característica de variedades de cores - rosa pálido com bordas de prata. Hoje também é exibido cópias de branco, vermelho, creme, amarelo. Duração da peônia floração é cerca de um mês e meio.
A peculiaridade dessa variedade é que suas folhas não ficam amarelas, mas permanecem bonitas durante todo o verão, pelo vermelho do outono. São como flores, grandes, dissecadas, delicadas. A cor é verde escuro. A planta tolera bem o frio do inverno. Por seu conforto e sobrevivência, será necessário apenas aparar as folhas no outono.
Na paisagem peonies projeto "Sarah Bernhardt" usado em rabatkah, mixborders. Eles são plantados individualmente e em grupos. Usado para cortar e arranjos florais.
Onde plantar uma peônia
Peony é notável por sua despretensão. Diz-se que ele pode sem problemas e cuidados especiais para crescer por 30 anos, e alguns centenários geralmente até 80. Mas, a fim de alcançar o máximo de peônia herbáceo decorativo, ainda no plantio e os cuidados necessários para cumprir com certos requisitos e satisfazer as preferências da planta.
Iluminação e lugar
Peony é uma planta que ama a luz. Portanto, para seu plantio deve escolher uma estação bem iluminado, onde sombra clara pode cair apenas com meio-dia. Se você colocar na sombra de um arbusto, então ele vai negar-lhe o prazer de desfrutar-lo com flores - só não vai deixá-los.
Tipo de solo
O melhor solo para o plantio será marga com reação fracamente ácida. Se no solo em que você planeja plantar uma peônia gramada "Sara Bernard", o barro prevalece, então precisa acrescentar a areia. No caso da predominância de areia precisa fazer barro.
O solo com um pH elevado antes de plantar uma flor precisa ser conhecido para atingir a acidez ideal (300-350 g / 1 metro quadrado). Cru, pantanoso, solos ácidos, lençol freático terreno elevado - um tabu para o plantio de peônias.
Esquema de plantação e regras de propagação
Peônias são mais frequentemente propagadas estacas, divisão de um arbusto e camadas. O mais simples e eficaz é a divisão do mato, que deve ser realizada em agosto-setembro.
Para propagar o pion desta maneira, o arbusto deve ser escavado. Em seguida, corte a uma distância de 10 cm da raiz. Raízes são bem lavadas em água corrente e colocadas em um local escuro para secagem e germinação.
Para o plantio, é necessário selecionar a divisão, que tem dois a três rins e uma raiz de até 10 a 15 cm de comprimento Antes de colocá-la no solo, será necessária a desinfecção. Primeiro deve ser colocado por meia hora em um recipiente com solução de alho ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Depois disso, a divisão de 12 horas deve ser colocada em uma solução de "Heteroauxin" (1 comprimido / 10 litros de água). Após a remoção da solução, o material de plantio deve ser bem seco e as fatias devem ser polvilhadas com carvão. E só depois disso você pode seguir diretamente para o pouso.
Na parte inferior do buraco de pouso você precisa colocar areia. Delenku se aprofunda tanto,de modo que a distância dos rins até o chão não seja maior do que cinco centímetros (dois ou três dedos), muito profunda ou muito fraca, uma depressão pode ser a razão pela qual a planta se recusa a florescer.
O material de plantio é polvilhado com terra e bem regado. A fim de inverter bem a planta, ela deve ser coberta com uma camada de turfa de 5 a 7 centímetros. Na primavera, quando os brotos vermelhos aparecerem e subirem levemente, a cobertura morta pode ser removida. Como os arbustos de píons têm uma propriedade ampla, a distância entre os furos de aterragem deve ser de pelo menos um metro.
Ao transplantar para um local permanente, preparar uma cova na forma de um cubo 60 x 60 x 60 cm Mais da metade dela é preenchida com uma mistura de solo, que é preparada a partir de turfa, terra, areia, húmus. Todos os componentes são tomados em proporções iguais.
A cova é fertilizada com farinha de ossos (0,5 kg), superfosfato duplo (0,4 kg), ferro vitríolo (uma colher de sopa), cinza de madeira (1 L), potassa (uma colher de chá). Uma parte vazia do poço é coberta com solo de jardim. O desembarque é um pouco consolidado e abundantemente regado.
As primeiras flores após o transplante devem ser esperadas após dois anos.
Cuidado adequado para a variedade
Cuidado de peônias praticamente não requer. As principais atividades que precisam ser feitas com eles são regar, capinar, soltar o solo, adubação e circuncisão para o inverno.
Como os caules da "Sara Bernard" são fortes, eles não caem, pregados pela precipitação. Portanto, ao contrário da maioria das outras variedades, Na liga e suporte não precisa.
Como a água
Pion de rega frequente não é necessário. Nos períodos em que seus rins estão fixados, há um crescimento ativo e, também durante a floração, a planta recebe água suficiente uma vez por semana. O resto do tempo você pode regar com menos frequência.
Rega deve ser abundante - três a quatro baldes por arbusto. Regar é desejável de tarde que as gotas de água não provocaram queimaduras em folhas e pétalas. Após a irrigação, o afrouxamento deve ser obrigatório.
Como fertilizar
Se a planta é plantada no solo correto de acordo com todas as recomendações, então no primeiro ano, e por vários outros subseqüentes, não precisa de fertilizantes.
No futuro, as peônias precisarão fertilizar três vezes por ano: na primavera, verão e outono. Em meados de junho, os arbustos precisarão ser fertilizados com uma solução de verbasco ou excrementos de pássaros (3 litros por bush).
No início do outono, o superfosfato (uma colher de sopa por balde de água) precisará ser adicionado ao solo. Um balde exigirá um balde de fertilizante. Na primavera, você precisa cobrir o solo com uma camada de centímetro de turfa ou outro material de cobertura e aplicar cinzas de madeira.
Dos arranjos de cuidado, destruição regular de ervas daninhas, remoção de inflorescências desbotadas e aparamento de caules e folhas para o inverno.
Como lidar com as dificuldades
Das dificuldades que os criadores de pioneiros podem compreender, são doenças e falta de floração. As razões principais, por via de regra, estão no cuidado impróprio ou plantando. Vamos descobrir com o que esses problemas podem estar relacionados.
Doenças características de píons são ferrugem, podridão cinzenta, mosaico em anel.
A propagação da primeira doença é promovida pelas plantações espessadas em combinação com o tempo chuvoso. Podridão cinzenta geralmente ataca espécimes jovens quando eles entram na fase ativa do crescimento. Afeta folhas, caules e flores não cultivadas. Primeiro, um revestimento cinza se forma na base do caule. Mais tarde, é pintado em uma cor mais escura, suaviza e, eventualmente, cai no chão.
Para não admitir esta doença às suas peônias, no início da primavera os arbustos e o solo na zona do tronco próximo devem ser tratados com uma calda bordalesa (3 litros por bush). Você também pode tentar usar remédios populares - tratar solução de alho (uma cabeça cortada com 2 litros de água). A pulverização deve ser feita na fase do aparecimento dos rins e duas semanas após o primeiro tratamento.
Uma doença bastante séria de pions é ferrugem. Ignorar seus sintomas não terá sucesso - estes são manchas marrons nas folhas, que, em regra, são formadas após a floração. Essas folhas precisarão ser cortadas e queimadas. A prevenção estará nas mesmas atividades que com a podridão cinzenta.
Mosaico - uma doença viral que não responde ao tratamento.Aparece manchas verdes claras e listras amarelas nas folhas. Os arbustos infectados precisam ser removidos e queimados.
As razões para o fato de que os píons não têm floração, pode haver vários:
- lugar escolhido sem sucesso de plantio - você precisará transplantar o mato para o local, o que corresponde às preferências da planta;
- plantar pedaços muito grandes com um pequeno número de raízes, que não conseguem lidar com a tarefa de alimentar brotos. O problema pode ser resolvido por uma nova divisão e transplante novamente;
- transplante freqüente e divisão - a planta deve ser transplantada e dividida não mais que uma vez a cada quatro a cinco anos;
- aterrissagem errada - muito profunda ou muito superficial;
- o mato tem uma idade sólida - deve ser dividido;
- solo muito ácido;
- fertilização insuficiente;
- deficiência de potássio no solo;
- infecção com podridão cinzenta ou tempo húmido prolongado;
- rega insuficiente;
- danos às raízes por uma praga ou roedores de nematóides - no primeiro caso, a planta não está sujeita a um novo cultivo;
- a planta pegou a doença do vírus - ela deve ser arrancada e queimada.
Formas modernas
Os pions "Sarah Bernhardt" exibiram várias cores e formas.As mais famosas são as flores das cores vermelha e branca.
Peônia "Sarah Bernhard Red" produz gemas um pouco menores de seu progenitor - cerca de 15 cm de diâmetro. Sim, e a altura do mato não excede 85 cm.
No entanto, ele tem uma cor vermelho-carmesim tão brilhante e um aroma tão agradável que ele, é claro, atrai a atenção em primeiro lugar. Suas folhas são verde-escuras, delicadas. Este híbrido pertence às flores do período de florescimento médio-tardio.
Peônia "Sarah Bernhard White" dá belas flores perfumadas brancas como a neve. Os botões podem ter formas diferentes - de globulares a lembrando rosas. O diâmetro de flores é pequeno - 15-17 cm Em pedúnculos normalmente há dois ou três botões. Arbusto de florescência atrasado.
Floresce em maio - junho, abundante e longa. O arbusto cresce em média 80-90 cm em média, as folhas são de tamanho médio e têm uma cor verde escura. A peônia "Sara Bernard" branca é caracterizada por alta resistência ao inverno e resistência à maioria das doenças específicas de píons.
Se você está atualmente em busca do tipo exigido de peônia, então aconselhamos que você preste atenção ao "Sarah Bernhardt". Um arbusto exuberante e atraente irá decorar qualquer local e irá agradar ao seu dono com flores bonitas, brilhantes e longas por mais de uma década.Suas vantagens - em uma gama de cores ricas, despretensão, alta resistência do inverno e floração abundante.