Cada avicultor envolvido em aves reprodutoras da família dos pombos, provavelmente mais de uma vez se perguntou o que alimentar o pombo em casa. Afinal, devido à alimentação adequada depende da velocidade de seu desenvolvimento e crescimento, bem como a capacidade reprodutiva.
Deve ser lembrado que as diferenças entre o que os pombos comem são muito significativas. Este artigo foi elaborado para ajudá-lo a entender a questão de alimentar suas enfermarias de penas em diferentes períodos de seu ciclo de vida e idade.
- O que os pombos comem na natureza?
- Alimentação de dieta para pombos domésticos
- Durante o período de muda
- Durante a época de reprodução
- Durante a postura
- No inverno
- Como alimentar os pombos de pombos
- O que não pode ser dado aos pombos
O que os pombos comem na natureza?
O estereótipo de que os pombos devam comer pão é muito comum. O reforço desta opinião é o fato de que em qualquer parque ou outro lugar público é possível encontrar muitas pessoas, desmoronando pães diferentes para pombos, que, por sua vez, absorvem ativamente. Este, por sinal, é uma das razões pelas quais a vida das aves de rua raramente excede cinco anos. No entanto, na realidade, a dieta dessas aves deve ser equilibrada e consistir de várias ervas, sementes e grãos de várias plantas, que eles comem principalmente no outono e no verão. Devido ao fato de que as pessoas constantemente derrubam plantas em lugares onde os pombos da rua podem se alimentar, eles são forçados a consumir sementes, alcatra e pão.
Alimentação de dieta para pombos domésticos
Diferentes raças destas aves, contidas em casa, requerem rações completamente diferentes. Neste artigo, tentaremos dar recomendações generalizadas sobre esse assunto com pequenos exemplos para cada um dos períodos do ciclo de vida.
Durante o período de muda
Um período muito longo na vida dos pombos, que se sobrepõe a alguns outros períodos. Dura desde o início de março até novembro. Neste período, é extremamente importante fornecer às penas uma dieta rica e completa, na qual devem ser incluídos tantos produtos proteicos quanto possível.
Se a alimentação for pobre no componente proteico, o tempo de muda será significativamente maior. Além disso, existe o risco de que a qualidade das penas formadas em condições de falta de proteína não seja boa o suficiente - formam-se penas com um estreito leque, não suficientemente compridas e leves. Como resultado, as propriedades aerodinâmicas do pássaro piorarão ou ele não poderá mais voar. Exemplos de misturas recomendadas para este período:
- Ervilhas - 20%
- Vika - 10%
- Trigo - 10%
- Painço - 20%
- Cevada - 10%
- Milho - 10%
- Aveia - 20%
Durante a época de reprodução
Este período é melhor começar em março - início de abril. Uma excreção posterior pode afetar negativamente a prole e os pais porque eles não têm tempo para se transfusarem adequadamente.
Durante este período, recomenda-se dar a suas aves uma mistura com alta concentração de proteína,minerais e aminoácidos que afetam positivamente os pares pombo função reprodutiva, crescimento e desenvolvimento de animais jovens normais. Exemplo de uma mistura:
- Cevada - 20%
- Trigo - 50%
- Ervilhaca ou ervilha - 20%
- Aveia - 10%
Durante a postura
Começa 7-10 dias após o acasalamento e dura 18-21 dias.
Misturas Dê suas aves durante este período deve ser rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, o que é especialmente importante para os pombos do sexo feminino, porque eles têm de cumprir a tarefa básica, a partir do qual chamada esta etapa de seu ciclo de vida. Durante este tempo, recomenda-se acrescentar um pouco pássaros de alimentos verdes, iodeto de potássio e vitamina E, que está contido no produto "tocoferol" - porque estas substâncias são uma influência positiva sobre os processos de formação de ovos e fertilização. Iodeto de potássio deve ser adicionado cerca de 70 mg por 1 kg e vitamina E - cerca de 2-3 gotas.
Exemplo de uma mistura:
- Trigo - 30%
- Tostas de pão de centeio trituradas - 15%
- Girassol - 5%
- Cânhamo - 4%
- Aveia - 15%
- Ervilhaca ou ervilha - 15%
- Painço - 15%
- Levedura - 1%
No inverno
Nesta época do ano, é necessário minimizar a quantidade de proteína contida na mistura, a fim de moderar a atividade sexual de suas aves, o que ajudará a evitar a oviposição desnecessária.
Será útil tratar as aves colhidas antecipadamente com verduras, por exemplo, salada, endro ou salsa. Para este período, recomenda-se eliminar completamente as leguminosas e reduzir ao mínimo a quantidade de trigo. As pombas neste período podem receber uma mistura composta por batatas cozidas e farelo de trigo.
Exemplo de uma mistura para alimentação:
- Cevada - 40%
- Aveia - 40%
- Milho moído - 10%
- Top molho mineral - 10%
Como alimentar os pombos de pombos
Em como criar um pombo em casa, não há nada difícil, especialmente se, com exceção de você, os jovens também forem cuidados pelos pais. Não toque nos filhotes recém-nascidos, pelo menos até que eles se tornem penas, caso contrário, seus pais podem "recusar".
Inicialmente, os filhotes serão alimentados por seus pais, arrotando a comida meio digerida do bócio para a boca. Depois que o filhote aprender a voar e puder deixar o ninho, ele gradualmente se acostumará à ração adulta.
Primeiro, os jovens pombos precisam de mais culturas de trigo e praticamente não precisam de grãos. Nas primeiras semanas recomenda-se umedecer a alimentação de pombos jovens com óleo de peixe ou trivitina. Com o tempo, é necessário reduzir a porcentagem de trigo na mistura e adicionar ervilhas ou ervilhaca. A taxa de ingestão de alimento para um pombo jovem é de cerca de 35-40 g por dia.
O que não pode ser dado aos pombos
Aqui está uma lista do que você não pode alimentar pombos sob nenhuma circunstância:
- Pão preto Isso faz com que os processos de fermentação no estômago e problemas subsequentes com a digestão.
- Produtos de carne. O sistema digestivo dos pombos não possui as enzimas necessárias para digerir esses alimentos. O consumo disso pode levar à morte deles.
- Leite O intestino de aves contém um baixo número de organismos de leite azedo e, portanto, a alimentação do leite pode causar disbacteriose e uma diminuição no nível de cálcio no corpo da ave.
- QueijoDevido ao alto teor de conservantes e gordura é perigoso para a vida de pássaros.
- Peixe. Inadequados como alimentação, pois contém muito fósforo nesse organismo aviária simplesmente não serão reciclados.
Depois de ler este artigo, você não deve mais ser uma questão de saber se podemos alimentar os pombos qualquer cultura isolado ou cereais, por exemplo, só milheto ou aveia somente. Lembre-se que o melhor alimento para os pássaros - uma mistura equilibrada de diferentes culturas, que deve ser submetido à correção de acordo com o ciclo de vida dos seus pombos.