A varanda é um elemento funcionalmente significativo do conjunto arquitetônico de uma casa de campo que, além de sua finalidade prática, desempenha uma função estética, enfatizando a beleza de todo o edifício. Atuando como a parte da frente do edifício, a varanda de uma casa particular pode contar muito sobre seu dono: sobre seus gostos, atitude em relação à sua trama, riqueza material. É por isso que muitos de nós tentamos decorar a fachada da casa para que ela se destaque das demais. E mesmo que, na fase de construção, o proprietário não tenha a oportunidade de anexar uma bela varanda de madeira à casa, ele sempre poderá realizar o desejado depois de um tempo.
Opções de design da varanda
A varanda de uma casa de madeira é uma extensão em frente à entrada do edifício, que serve como uma transição do chão para o chão.
A função prática da varanda também é que a extensão de madeira foi projetada para proteger a porta da frente da casa da neve e da chuva. Portanto, a plataforma adjacente à porta da frente também é equipada com uma cobertura. Dependendo da forma e da finalidade da varanda, pode haver uma das opções de design, considere algumas delas.
Opção 1 - uma área aberta nos degraus
Opção 2 - local com paredes parcialmente fechadas
Ao organizar uma varanda localizada em uma pequena elevação, cercas baixas desempenham uma função de proteção, protegendo contra quedas e possíveis lesões.
Opção nº 3 - execução de alpendre fechado
Os proprietários de casas de campo costumam equipar uma varanda envidraçada se tiverem a oportunidade de erguer uma área mais espaçosa em frente à entrada.
Auto-construção de uma varanda de madeira
Etapa 1 - projeto de construção
Antes de prosseguir com a construção da varanda da casa, é importante determinar não apenas o tamanho da estrutura, mas também considerar a presença de degraus, a altura dos corrimãos e a aparência geral da varanda.
Ao projetar uma estrutura, vários pontos devem ser levados em consideração:
- A largura da plataforma da varanda não deve ser inferior a uma largura e meia da porta da frente. A varanda está localizada no mesmo nível do térreo do edifício. Nesse caso, deve ser fornecida uma margem de 5 cm do nível da área da varanda da porta da frente. Isso evitará dificuldades em caso de deformação da superfície da plataforma de madeira sob a influência da umidade ao abrir a porta da frente. De fato, de acordo com os requisitos de segurança contra incêndio, a porta da frente deve abrir apenas para fora.
- O número de etapas é calculado com referência ao fato de que, ao levantar, uma pessoa pisa na área da varanda que leva à porta da frente, com o pé com o qual começou a se mover. Ao arrumar a varanda em uma casa de campo, eles costumam dar três, cinco e sete passos. O tamanho ideal das etapas: uma altura de 15 a 20 cm e uma profundidade de 30 cm.
- Degraus de madeira que levam ao alpendre devem ser colocados em uma ligeira inclinação de alguns graus. Isso evitará a estagnação das poças após a chuva ou o derretimento do gelo na estação fria.
- É aconselhável prever a instalação de um dossel que proteja a porta da frente da precipitação. A presença de cercas e trilhos facilitará a subida e descida das escadas, o que é especialmente verdade no inverno, quando a superfície é coberta com uma crosta de gelo. Do ponto de vista da ergonomia, a altura mais confortável para uma pessoa é de 80 a 100 cm.
- Ao construir um alpendre, também deve-se ter em mente que, ao conectar uma extensão a um edifício monolítico, é extremamente indesejável conectar as estruturas do edifício firmemente. Isso se deve ao fato de que a casa e a varanda, com pesos diferentes, criam retração diferente. Isso pode causar rachaduras e deformações nas juntas.
Etapa 2 - preparação de materiais e construção da fundação
Para fazer uma varanda de madeira, você precisará de materiais:
- Uma viga com seção transversal de 100x200 mm para a instalação de postes de apoio;
- Placas com uma espessura de 30 mm para a disposição do local e degraus;
- Ripas de 50 mm para racks e trilhos laterais;
- Anti-sépticos para tratamento de superfície de madeira;
- Argamassa de cimento.
De ferramentas de construção deve ser preparado:
- Serra ou serra de vaivém;
- Um martelo;
- Nível;
- Chave de fenda;
- Materiais de fixação (pregos, parafusos);
- Pá.
A construção de qualquer estrutura de construção começa com a fundação.
Ao contrário dos tipos tradicionais de concreto de fundações, a fundação da estaca não exige grandes custos financeiros para a construção. Além disso, é muito simples de instalar: qualquer proprietário com habilidades básicas de construção poderá construir uma base de estacas.
As barras de madeira destinadas aos suportes devem ser tratadas com compostos anti-sépticos antes da instalação. Isso ajuda a evitar o apodrecimento da madeira e a prolongar a vida útil da estrutura de suporte. Nos locais de instalação dos suportes, cavamos poços com profundidade de 80 cm, cujo fundo é revestido com um "travesseiro" de areia e cascalho.
A altura das estacas deve ser calculada levando em consideração que, mesmo após a plataforma estar sobre elas, a distância até a porta deve ser de pelo menos 5 cm.
Despejando postes de suporte montados verticalmente com argamassa de cimento, espere secar completamente. Somente depois disso, fixamos a fileira extrema de postes de suporte na parede da casa usando parafusos autorroscantes. Isso aumentará significativamente a força da estrutura. Os logs são colocados horizontalmente diretamente nos postos de suporte.
Etapa # 3 - criando um kosour e instalando etapas
Para equipar o lance de escadas, você precisará fazer uma prancha inclinada especial - um kosour ou uma corda de arco.
Usando um padrão triangular especial, fazemos recessos para uma corda do arco. Você também pode criar esse modelo cortando um espaço em branco do papelão grosso. Um dos lados do padrão corresponde à parte horizontal das etapas futuras - piso e a segunda vertical - ao riser. O número de etapas depende do tamanho da área da varanda e da carga esperada que eles terão que suportar.
Depois de calcular o número e o tamanho necessários das etapas, realizamos no quadro a marcação do perfil da futura corda do arco. Como base para a fabricação de uma corda de arco, é melhor usar madeira não cortada, uma ordem de magnitude mais ampla que as tábuas de borda convencionais.
Para fixar a parte inferior da corda do arco, é necessário preencher a plataforma de suporte de concreto. Para proteger o estágio inferior do aumento do vapor do solo com a camada superior, é desejável alinhar a barreira de vapor.
Depois de derramar a plataforma de suporte com argamassa de cimento, esperamos a base secar completamente e somente depois prosseguimos com a instalação da corda do arco. Os fixamos nos suportes usando parafusos ou pregos autorroscantes. A distância entre as cordas do arco não deve exceder um metro e meio.
Etapa 4 - montagem da estrutura de madeira
Fixamos o kosour pré-fabricado por meio de serragem ou, usando o método de espinho-ranhura, fixamos os lags da plataforma. Para fazer isso, fixamos as pranchas com as ranhuras na viga da área, para que posteriormente os espigões da corda do arco sejam inseridos nas ranhuras da prancha.
Depois disso, procedemos à instalação do piso de madeira do local. Ao colocar tábuas, é aconselhável ajustá-las o mais firmemente possível. Isso evitará ainda a formação de grandes lacunas no processo de secagem da madeira.
Começamos a assentar a partir do degrau inferior, realizando a fixação pelo método “língua e ranhura” e, adicionalmente, fixando-os com parafusos autoatarraxantes. Primeiro, prendemos o riser e depois pisamos nele.
A varanda está quase pronta. Resta apenas fazer uma grade e equipar o velame. Para dar ao design uma aparência mais atraente e completa, basta cobrir a superfície com verniz ou tinta.
Vídeos do dispositivo da varanda
Vídeo 1:
Vídeo 2: