Lavanda é uma planta evergreen aromática medicinal e decorativa com folhas de prata e flores de vários tons de lilás reunidos em espiguetas.
O cheiro de flores e néctar de lavanda é muito atraente para borboletas e abelhas. Tendo visto este arbusto perene na fase de floração, você imediatamente se apaixona por sua fragrância fresca e flores roxas.
Se você colocar um pouco de zelo e usar o conhecimento que obterá ao ler este artigo, é possível cultivar lavanda em sua janela.
A terra natal da alfazema é as Ilhas Canárias, a Índia e os países do Mediterrâneo. A palavra latina "lava", que denota literalmente "lavar", deu o nome a essa planta e reflete as propriedades higiênicas e anti-sépticas da lavanda.
Vamos olhar as regras básicas para o cultivo de lavanda.
Plantio de lavanda e seus cuidados
A planta prefere um local ensolarado e aberto e solos alcalinos ou neutros que tenham drenagem suficiente. Lavanda é adequada para fertilizantes de potássio. No outono e na primavera, deve ser mulched e hed, esse cuidado contribui para o surgimento de novos brotos.
O cuidado correto é baseado em dois princípios importantes:
Rega - realizado por água, permanecendo por 24 horas à temperatura ambiente. Rega é realizada durante o período de crescimento todos os dias no início da manhã ou à noite. Certifique-se de que o solo esteja constantemente molhado. E a rega é necessária e o solo e a parte verde da planta.
No caso de ar muito seco na sala, é necessário borrifar água fria perto da planta. Logo após a semeadura, fertilize as sementes com fertilizantes líquidos.
Iluminação - é desejável encontrar a planta no peitoril da janela no lado sul, porque a lavanda é uma planta que adora a luz. Se não houver luz suficiente, é permitido acender a lâmpada.
No verão, a lavanda apreciará se você a levar para a varanda, mas "acostumar" a beleza aos passeios deve ser gradual: primeiro por uma hora, depois por dois. Aumentar o tempo de sua estadia na varanda lentamente, até que ela finalmente não "vai se mover,
Existem várias formas de reprodução de lavanda. Vamos considerar o básico.
Reprodução de lavanda
A maneira mais fácil é multiplicar as camadas-tronco.Para este propósito, o ramo do mato é colocado horizontalmente, coberto com terra e colocado carga no topo. Alguns meses depois, a cria vai se enraizar, é separada da planta parental e transplantada.
É possível enraizar estacas e ramos rígidos.
Crescer sementes de lavanda é bastante difícil, as sementes devem sofrer estratificação (baixas temperaturas).
Após este procedimento, as sementes são semeadas em uma panela com boa drenagem, em seguida, colocadas em um ponto brilhante. Em uma temperatura de 15-21 ° C, as sementes produzem brotos dentro de um mês.
O regime de inverno de lavanda é preferível para esfriar, pois isso tem um bom efeito sobre a floração.
Portanto, no inverno, a planta é colocada no peitoril da janela, tanto quanto possível dos radiadores e sistemas de aquecimento e a rega é moderada.
No final do período de inverno, uma jovem planta de lavanda é plantada em um novo vaso.
Doenças e pragas de lavanda
A mais comum das doenças da lavanda é a podridão cinzenta. Partes da planta afetada pela podridão, você precisa remover e queimar.
Lavanda é uma decoração maravilhosa e jardim de qualquer estilo, e um apartamento da cidade e uma varanda. Da planta você pode até mesmo construir uma sebe.
Lavanda vai decorar jardins de flores mistas, jardins de farmácia, bem como lavanda cresce bem e agrada os olhos em banheiras e vasos.
Crescendo ao longo do caminho do jardim lavanda ao toque exala um aroma requintado e acredita-se que o seu cheiro repele as pragas de insetos.
Crescendo esta única em sua planta de propriedades medicinais e decorativas, você sentirá alegria, observando a variedade de cores em suas cores, sentindo a fragrância e experimentando a alegria do contato com a beleza!