Ogorodnikam muitas vezes tem que lidar com o fato de que seus pepinos com efeito de estufa, que eles acalentam assim, afetam doenças e pragas. Uma situação que cria interior, auxilia o desenvolvimento de massa de várias doenças. Controle desses problemas é uma parte essencial de cuidar de hortaliças. Considere as doenças dos pepinos na estufa e descreva os métodos de tratamento, além de fornecer fotos que ajudarão a reconhecer rapidamente o "inimigo". Quanto mais cedo você descobrir e determinar a doença ou a praga, mais saudáveis e intocadas serão as colheitas.
- Causas da aparência
- As doenças principais de pepinos de estufa e o seu tratamento
- Antracnose
- Oídio
- Peronosporoz (oídio)
- Podridão cinzenta
- Podridão branca
- Bacteriose
- Podridão radicular
- Controle de Pragas de Estufas
- Caviar Melão
- Estufa de mosca branca
- Ácaro aranha
- Prevenção
Causas da aparência
Os pepinos com efeito de estufa são mais propensos a infecções fúngicas, bacterianas e virais do que os vegetais que crescem em campo aberto. Os seguintes fatores são pré-requisitos para o desenvolvimento de doenças e a propagação de pragas:
- clima artificial (falta de condições óptimas necessárias para o crescimento normal e desenvolvimento);
- condições impróprias de temperatura (mudanças freqüentes e repentinas de temperatura na estufa);
- alta umidade do ar;
- irrigação com água fria, rega excessiva, pulverização frequente de plantas;
- presença de rascunhos; falta de iluminação; falta de nutrientes no solo;
- negligenciando os princípios de rotação (locais de substituição rara e solo para o plantio);
- o plantio das mudas no chão, onde previamente cresceu ruim precursores pepino (melancia, melão, abobrinha, abóbora, abóbora);
- limpeza irregular;
- posterior detecção de plantas afetadas.
As doenças principais de pepinos de estufa e o seu tratamento
As doenças mais comuns que afectam a cultura em condições de estufa são: antracnose, oídio, míldio, podridão cinzenta e branca, ferrugem bacteriana, podridão da raiz.Estas e algumas outras doenças de pepinos, consideramos agora em detalhe, bem como fornecem fotos de folhas infectadas em cada caso.
Antracnose
Antracnose (medinica) - uma doença provocada pelo fungo Colletotrichum lagenarium. O fungo se reproduz ativamente durante toda a estação de crescimento. Reconhecer a doença de manchas redondas castanho-amareladas em folhas e cotilédones. As partes afetadas gradualmente das folhas tornam-se quebradiças e desintegradas. Nas brotações aparecem manchas profundas cobertas de muco rosa-cobre. Se a doença infecta o fruto, também formam depressões na forma de úlceras. Em condições de alta umidade, essas formações são cobertas com mofo rosa e depois ficam pretas.
O sabor dos legumes torna-se amargo e, quando armazenado e transportado, apodrece. Comer tal vegetal é indesejável.
Se estes sinais forem detectados, a fruta afetada deve ser removida imediatamente, e as lianas tratadas com 0,4% de cloreto de cobre. Você também pode aplicar solução de 1% da mistura de Bordeaux. O procedimento é realizado uma vez a cada 10 dias.
Oídio
Oídio (Myrixium pathogen Erysiphales) - uma das doenças mais comuns de pepinos em um terreno fechado.plantas infectadas comemorou a morte precoce de folhas, reduziu a colheita. Na fase inicial da doença pode ser detectada por uma ligeira patina esbranquiçada sobre a folhagem. Aumentar gradualmente a mancha, oídio espalha em pecíolos e caules e as folhas se castanha e a morrer.
Quando os sinais de oídio remover as partes afectadas das plantas nos focos de infecção, em seguida, tratar arbustos fungicidas à base de enxofre ( "Topsin" "Bayleton" "Tiovit Jet", "Karatal" enxofre coloidal). Um bom resultado também dá Infusão de verbasco. O tratamento repetido é realizado apenas após 1-2 semanas.
Peronosporoz (oídio)
Míldio ou peronosporoz - doença perigosa, e animado pelo fungo Plasmopara afetando predominantemente folhagem. Uma vez no micélio planta mofo está crescendo rapidamente, bloqueando o fluxo de nutrientes. O micélio pode ser armazenada nas sementes de pepino ao longo dos anos. Na primeira superfície da folha são formados manchas castanhas amareladas. Com o tempo, essas feridas expandir e crescer juntos.No verso da folha há uma placa grossa cinza-púrpura. A folhagem murcha, murcha e cai.
Para superar a doença, pare de regar, polvilhe o solo com cinzas de madeira. À noite, cubra bem as trepadeiras e, à tarde, ventile. Pulverize a solução com "Phytosporin". Folhas de ambos os lados trabalhada cuidadosamente mistura Bordeaux ou emulsão cobre-sabão.
Como os métodos folclóricos aplicam-se kefir com iodo ou leite azedo.
Podridão cinzenta
Podridão cinzenta - uma infecção que ocorre como resultado da derrota dos arbustos micélio de Botrytis cinerea. O micélio infecta ovários, folhas, flores e o próprio pepino. A infecção é caracterizada pelo aparecimento de formações cinzento escorregadias na fruta, o qual pode, em seguida, crescem em conjunto.
Plantas infectadas com podridão branca precisam ser removidas, capturadas e parte de uma parte saudável. Coloque fatias de cal, sulfato de cobre ou carvão batido.
Com uma infecção leve, o tratamento pode ser feito com uma mistura de Bordeaux. No caso de ocorrência de lesões nos arbustos apodrecer prática profissionais pulverização fungicidas. Utilizadas as seguintes drogas: "Rovral", "Início", "Lucro", "fundazol", "Ditan M-45", "Ordan", "em breve".
Podridão branca
Podridão branca ou esclerótica (Micélio-patogénio Botrytis cinerea) - uma infecção comum que infecta a maior parte das culturas de vegetais em estufas. As substâncias liberadas pelo micélio destroem as células da planta, como resultado da morte de jovens arbustos. A infecção é completamente infecta plantas de pepino: Hastes danificados, brotos, folhas e frutos de pepino.
sintoma Sclerotinia é o revestimento branco e fofo que se assemelha a lã. A placa suaviza com o tempo e se transforma em lodo. Tecidos afetados ficam pretos e apodrecem.
As medidas de controle são semelhantes àquelas usadas para a destruição da podridão cinzenta. No entanto, neste caso, você precisa para passar uma varredura adicional de rebentos e folhas do pó de cobre-giz. O evento é realizado na fase inicial do desenvolvimento de fungos.
Bacteriose
Bacteriose ou mancha angular - uma doença causada pelo fungo malicioso Pseudomonas lacrimys. Inicialmente, os cotilédones são encontrados pequena luz feridas castanhos e folhagem cobertos com manchas angulares. As manchas parecem impregnadas com água ou óleo. Mais tarde, os tecidos infectados tornam-se marrons, murcham e caem. Em frutas também são possíveis manifestações de mancha angular: Pepino parece que ele comeu o pássaro.
Quando os primeiros sintomas da bacteriose aparecem em folhas ou cotilédones, antes de tudo você precisa se livrar de plantas infectadas ou brotos. Em seguida, trate os arbustos com urgência com uma mistura Bordeaux ou fungicidas padrão.
Podridão radicular
Podridão radicular - uma doença perigosa de pepinos, impiedosa para plantas jovens e velhas. Muitas vezes a doença afeta plantas enfraquecidas. Aparecendo na região basal, esta bactéria leva à secagem e murchamento de todo o sistema radicular. Como resultado, a folhagem inferior fica amarela e, em seguida, o arbusto morre completamente.
Os tiros mostram um crescimento fraco. Há uma alta porcentagem de mortes por germes. mudas infectadas na gola raiz infestam manchas castanhas, que rapidamente multiplicados. Com o tempo, a filmagem se dilui e as folhas jovens desaparecem. Mudas escapam facilmente do solo. A doença é fácil de reconhecer até mesmo sobre as folhas. Eles são deformados e cobertos com pequenas manchas marrons.
De modo a ultrapassar o apodrecimento da raiz, as plantas tratadas com produtos biológicos seguintes: "Trihodermin", "Psevdobakterin-2" e "Bactofit".
Controle de Pragas de Estufas
Junto com doenças, seus pepinos de estufa podem atacar e alguns parasitas de insetos. As lianas de pepino são mais freqüentemente afetadas por pulgões, mosca-branca e ácaro-da-aranha. Na luta contra cada praga há nuances. Em seguida, estudaremos essas pequenas pragas de pepinos, conheceremos os sintomas, bem como uma foto das lesões do fruto, e desmontaremos os métodos para o tratamento.
Caviar Melão
Colônias afídio de melão Eles se alimentam de suco de planta, esgotando-os e espalhando vários vírus. O comprimento do corpo de um inseto nocivo é de 2 mm. Cor preto ou verde escuro. Essas pequenas pragas podem preencher completamente os arbustos em um curto espaço de tempo e destruir a colheita. Primeiro, os caules e as folhas se enrugam e depois perecem.
Observe que o pulgão do melão pode estar no lado inverso das folhas e nos brotos das plantas de pepino em julho e agosto. Fontes do aparecimento de pulgões em pepinos em condições de estufa são ervas daninhas, então elas precisam ser descartadas em tempo hábil. Uma infusão de pimenta vermelha e pó de tabaco (30 g de pimenta e 200 g de pó de tabaco são vertidos em 10 litros de água quente) é considerada um remédio eficaz para o combate de pulgões em casa de vegetação. Insista por cerca de um dia, coe e adicione 1 colher de sopa. l.lar líquido. sabão e 3 colheres de sopa. l. alcatrão de madeira. Uma semana após o procedimento inicial de pulverização deve ser repetido. Tente também processar o caminho entre linhas na estufa. Quanto aos produtos químicos, a prática de "Arrow" ou "Int-vir" é praticada.
Estufa de mosca branca
Mosca branca - um inseto prejudicial, muitas vezes estabelecendo-se em plantas de estufa. Esta pequena praga tem asas de cor branca, e seu corpo é coberto com uma camada de cera branca. Mosca branca é capaz de destruir completamente a planta em um curto espaço de tempo. Ela se instala nas folhas de pepino, sugando o suco e isolando a substância sacárica. Especialmente muitos clusters são observados na parte inferior da folha. Então os brotos e as folhas ficam pretos e morrem.
Contra a mosca branca, o tratamento com preparação biológica "Aktofit" (0,2%) é eficaz. O procedimento é realizado 2-3 vezes durante toda a fase da vegetação.
Método comprovado de pulverização das folhas com água limpa. Após a lavagem, você deve despejar serragem, turfa ou húmus no solo.
Ácaro aranha
Pepinos que crescem em condições de estufa são muitas vezes surpreendidos um ácaro. Com cada aumento na temperatura do ar (de 20 ° C e acima), o número de ácaros aumenta. A praga se alimenta de mudas e lianas adultas. A chegada dos ácaros é fácil de determinar: nas folhas pode-se observar a teia em que as pinças se movem.
Contra os ácaros existem preparações especiais chamadas acaricidas. No entanto, este parasita é viciado em pesticidas, portanto, os fundos devem ser periodicamente substituídos por novos. Entre os mais eficazes estão "Clipper", "Fitoverm", "Bikol", "Talstar", "Akarin" e outros.
Prevenção
Prepare medidas preventivas com antecedência, o que impedirá o aparecimento e disseminação de várias doenças e pragas em pepinos sob as condições de uma estufa. Medidas preventivas são as seguintes:
- remoção e destruição regular de partes infectadas e murchas de plantas, bem como frutas em decomposição;
- desinfecção de toda a estufa, incluindo solo, ferramentas e outros equipamentos;
- manutenção de um microclima favorável (temperatura - 23-25 ° C, umidade do ar - 80-85%);
- rega moderada do solo;
- observância da rotação de culturas (mudar periodicamente as culturas);
- semeadura de variedades resistentes a infecções e híbridos;
- aquecimento e tratamento do material das sementes (para desinfecção, as sementes devem ser embebidas numa solução a 1% de permanganato de potássio antes do corte);
- aterrissagem no solo preparado e aquecido;
- processamento periódico de nutrientes;
- aeração regular da sala; a manutenção de camas na limpeza.
Esperamos que este material o ajude a combater com sucesso os vários infortúnios dos pepinos de efeito estufa e receba uma generosa colheita. O cuidado adequado para pepinos, a prevenção atempada irá reduzir a quase zero a probabilidade de danos do pepino a doenças e pragas.