Jardineiros amo experimentos, e muitas vezes nos leitos aparecem plantas incomuns para os nossos olhos. Em uma dessas "estrangeiros" - um feijão vegetal Vigna, vamos dizer.
- Vigna Vegetable: descrição
- Como escolher um lugar para plantar caupi
- Requisitos para iluminação
- Qual deve ser o solo para plantar a planta
- Como plantar um vignum, cultivo de feijão-caupi a partir de sementes
- Termos de plantio
- Preparação de material de plantio
- Características do plantio de feijão-caupi, como plantar aspargos chineses
- Brotos da Vigna Vegetable
- Características de cuidados para Vigna
- Plantio de mudas no campo aberto
- Rega e cobertura de plantas
- Cuidado do solo
- Vigna vegetal: colheita de espargos chineses
Vigna Vegetable: descrição
Esta é uma planta da família das leguminosas. Também conhecido como "ervilhas de vaca". Pode crescer como um arbusto ou meio arbusto, mas a maioria das variedades se desenvolve como crespa. Como uma espécie separada, Vigna Vegeta se espalhou da África Central, mas se tornou verdadeiramente popular na China. Nos campos surgiram formas de aspargos, que deram popularidade a essa cultura.
O fato é que os feijões vegetais dos espargos têm frutos longos na forma de feijões. Uma flecha com sementes pode atingir o comprimento de um metro. As próprias lâminas são deliciosas e macias e sem fibras. Ela gosta muito de calor, portanto em nossas latitudes o plantio no solo é precedido por mudas crescentes.
Variedades desse tipo, como a chinesa Vigna, são diversas. Um grande comprimento é característico para escalar as linhas de colheita ("chinês", "preto longo", "condessa"). Variedades precoces são formas arbustivas com grãos de até 10 a 12 cm de comprimento (Katyang, Adzuki, Mash, Coreano). As frutas de 30 - 40 cm satisfazem-se com o semi-bush meio-denso "Macaretti" ou "Darla".
O feijão comum é distinguido pelos lóbulos inferiores retos. Pedúnculos - longos, subindo, em até oito flores roxas ou brancas. As folhas são grandes.
Os vagens são usados na culinária e no tratamento de várias doenças (gástricas, vários tipos de inflamação e problemas renais). É verdade que eles não são usados na forma bruta, o tratamento térmico é necessário.
Descobrir o que é bom feijão aspargo Vigna, vamos prestar atenção às características de seu cultivo.
Como escolher um lugar para plantar caupi
Por causa de sua origem, esses grãos precisam de cuidados especiais. Portanto, o local e o terreno para o desembarque serão escolhidos levando em conta sua "natureza".
Requisitos para iluminação
O acesso de luz é obrigatório, por isso estamos à procura de uma área bem iluminada. A vegetação excessivamente luxuriante não será o melhor vizinho para o feijão-caupi. Se houver dificuldades com a iluminação constante, uma luz (é importante) penumbra também é adequada.
A planta que adora calor dificilmente tolera mudanças de temperatura, mesmo na fase de crescimento de sementes é necessário um microclima quente. Isso não é difícil - o solo na panela por um tempo é coberto com um filme ou vidro, e colocado no peitoril da janela.
Qual deve ser o solo para plantar a planta
Vigna chinesa difere despretensão, mas você não deve abusar disso. Composição do solo pode ser qualquer - feijão será aplicado mesmo em solos ácidos ou alcalinos.
Variedades populares são facilmente aceitas em locais onde antes se cultiva batatas convencionais ou repolho, enquanto as leguminosas são consideradas predecessoras ruins. O fator umidade não desempenha um papel especial - a resistência à seca nessa cultura é alta.
Como plantar um vignum, cultivo de feijão-caupi a partir de sementes
Cultivar Vigna por semeadura é uma prática comum. Este é um trabalho simples, mas com suas nuances.
Termos de plantio
Não é difícil calcular a data exata. O principal é que a própria vigna e seu crescimento a partir das sementes não dependem do frio. A semeadura é feita cerca de um mês (até 35 dias) antes do desembarque no solo aberto, o que geralmente é feito na última semana de abril. Os rebentos aparecem a uma temperatura constante de pelo menos 15 graus, pelo que a germinação de sementes directamente em vasos é comum.
Preparação de material de plantio
Em uma planta como vigna, as sementes são preparadas da maneira que é habitual para nós. Eles são preliminarmente verificados pela remoção de grãos danificados ou descoloridos. Note que as sementes não diferem do feijão.
É possível, por um curto período de tempo (por 20 minutos), molhar o material em uma solução forte de permanganato de potássio, enxaguando-o necessariamente após tal procedimento. Existe uma outra maneira - um dia antes de semear as sementes são colocadas em água, aquecidas a 30-35 graus. Isso estimulará mais crescimento.
Características do plantio de feijão-caupi, como plantar aspargos chineses
As sementes secas preparadas são colocadas em solo húmido, numa profundidade pequena (até 1 cm). Wells para diferentes linhas de cor camada polvilhar mulch desejável (2 cm do substrato reter a humidade). O aprofundamento é feito por um palito ou outro objeto fino.
O solo deve ser aquecido. Se a semeadura for feita pela primeira vez, é melhor usar o substrato adquirido. Nos potes de mudas, coloque no máximo três grãos. Nas caixas de aterrissagem terá que fornecer um intervalo entre as culturas.
Brotos da Vigna Vegetable
Quando os horticultores plantam feijão em mudas, eles estão se preparando para o monitoramento regular das "parcelas". Aqui estão alguns pontos-chave sobre os quais você precisa lembrar:
- A umidade nos primeiros dias após a semeadura é mantida artificialmente cobrindo a panela ou caixa com um filme;
- Uma vez emergida, a espuma é removida;
- Uma boa semente não requer cobertura no primeiro mês;
- Iluminação adicional é definida pelo menos por meio dia;
- Vigna não sucumbe à piquatação.
Folhos específicos na fase de crescimento de mudas de mudas não exigem, exceto que há uma necessidade de pulverização periódica do solo.
Características de cuidados para Vigna
As mudas são agradáveis aos olhos, na rua está se aquecendo - logo para iniciar o plantio final das plantas no local. Vamos ver como esse processo acontece.
Plantio de mudas no campo aberto
Cultivo de feijão no campo aberto começa um mês após a inoculação (mas não mais tarde do que 35 dias). Depois de se certificar de que não haverá mais geada, prossiga:
- Antes do plantio, o solo é regado abundantemente;
- A profundidade depende do tamanho (de 4 a 7 cm);
- Mantenha uma distância de 60 - 65 cm entre as próprias plantas e 80 - para o corredor.
- A cama pode ser coberta com húmus.
Com um grande número de mudas, o esquema para plantar o feijão caupi no campo aberto permite a semeadura múltipla com interrupções de 10 a 20 dias.
Rega e cobertura de plantas
Rega regular é realizada até o aparecimento das primeiras quatro folhas, após o que deve ser reduzido. Quando os botões aparecem umedecendo é obrigatório. Ao mesmo tempo realizado e adubação:
- Em 10 litros de água, adicione 5 g de cloreto de potássio e 15 g de superfosfato. Se você não tiver um comprimido de vitaminas na ponta dos dedos, 100 g de cinzas servirão. Todos esses componentes são misturados;
- Paralelamente à linha (20 cm) para fertilização, prepare buracos de até 5 cm de profundidade;
- Após a fertilização, os sulcos são cobertos com terra e o solo é solto.
Quando a haste é "expulsa" para 2,5 metros, a poda é feita. Isso acelera o processo de maturação.
Cuidado do solo
No processo de cultivo de arbustos, esses cuidados são reduzidos à capina tradicional e ao afrouxamento após a rega. O primeiro afrouxamento é realizado quando a vigna cresce para 7 cm e, ao mesmo tempo, não se aprofunda profundamente.
Para "descarregar" o solo, as plantas jovens são afinadas, expondo uma distância de 40 cm entre elas, sendo que o segundo afrouxamento com capina subseqüente é feito em duas semanas.
Para melhor rendimento, o solo aberto é escavado a partir do outono e, na primavera, é introduzida uréia (15-20 g / m 2). Os orgânicos são colocados a uma taxa de 5-7 kg / m 2 (em áreas com clima temperado, isso é feito antes de resfriados prolongados). Para fertilizantes minerais, a dose é de 30 g de superfosfato para a mesma área.
Vigna vegetal: colheita de espargos chineses
Os feijões estão crescendo, e com o tempo crescer e cuidar substitui a colheita.
Para enlatamento e comer vagens com sementes que atingiram o chamado frescor do leite são adequados. Neste momento, as sementes são espremidas com dedos sem dificuldade, deles fluxos de "leite". Se esse líquido não fluir, mas esmagá-lo com facilidade, é a mesma hora. As lâminas permanecem verdes.
Tendo convencido das propriedades benéficas do feijão chinês, muitos certamente o "prescreverão" em seu jardim. Agora nossos leitores sabem como cultivar essa cultura.