Groselha-preta: a história do cultivo e as etapas da tecnologia agrícola da cultura

Pin
Send
Share
Send

Como é maravilhoso no verão apreciar os frutos perfumados e agridoces da groselha preta! Os espaços em branco de inverno são igualmente saborosos e variados. Compotas e compotas são preparadas a partir de frutas silvestres, compota de frutas e sucos, podem ser secas e congeladas. A groselha não é apenas saborosa, é extremamente útil, contém grandes quantidades de ácido ascórbico. Trinta frutas comidas satisfazem a necessidade diária de vitamina C. O macro e os microelementos, uma enorme quantidade de outras vitaminas e ácidos necessários ao organismo, estão presentes nos frutos da groselha.

Como o arbusto da groselha cresce

Groselha preta é um arbusto de bagas da família de groselha. Suas principais características:

  • altura do arbusto - 1-2 m;

    Arbusto de groselha tem pouco mais de um metro de altura

  • o sistema radicular é constituído por raízes fibrosas localizadas a uma profundidade de cerca de 30 cm;
  • brotos de groselha são primeiro claros e pubescentes, depois adquirem uma cor marrom;
  • as bordas das folhas têm entalhes. O comprimento e a largura da folha são de 3 a 12 cm, a forma é triangular e a parte central da placa é alongada. As veias douradas estão localizadas ao longo das veias das folhas, que são uma fonte de um aroma bem conhecido;

    Folhas de groselha com 3-5 cm de comprimento e largura, com bordas serrilhadas, três e cinco lóbulos com glândulas douradas ao longo das veias

  • um arbusto floresce no último mês da primavera ou no início do verão com inflorescências de várias (até 10) flores de uma tonalidade lilás e rosa acinzentada;

    Flores de groselha - em forma de sino, lilás ou cinza-rosado

  • A casca de frutas maduras é azul-preto. O tamanho das bagas é de até 1 cm de diâmetro.

    Os frutos de groselha preta com um diâmetro de até 1 cm têm uma pele preta brilhante

A história do cultivo

Groselhas crescem em nossas terras há muitos séculos. Inicialmente, este é um arbusto selvagem, especialmente comum em climas temperados e até frios. Até o momento, no Cáucaso, na Sibéria, especialmente no leste, na parte européia da Rússia existem matas de arbustos de groselha. Acredita-se que o nome original do rio Moscou - Smorodinovka, tenha sido dado a ela por causa dos matagais desse arbusto ao longo das margens. E o nome "groselha" tem origens verdadeiramente russas: "xingando" - "emitindo um cheiro forte".

O nome oficial da groselha é Ribes. No século VIII, os árabes que conquistaram a Espanha não encontraram entre sua flora nativa sua planta favorita - ruibarbo, sem a qual a comida lhes parecia insípida. O ruibarbo foi substituído por uma baga vermelha com um agradável sabor azedo (groselha), que eles começaram a chamar, como ruibarbo - ribas.

Na Rússia antiga (aproximadamente no século XI), as groselhas começaram a ser transplantadas das florestas para os jardins principescos e dos mosteiros, para diversificar sua nutrição com bagas.

As groselhas eram cultivadas em todos os mosteiros e consumidas pelos monges para alimentação e também para fins medicinais. Portanto, outro nome bem conhecido de groselha é berry do mosteiro.

O cultivo de passas de Corinto começou na França como planta medicinal, dando-se preferência às passas de Corinto, e só então foi dada atenção ao preto. As groselhas acumulam a maior quantidade de nutrientes em dias ensolarados, mas não quentes.

Bagas começaram a ser usadas muito mais tarde. Groselha ainda é um produto europeu, em um clima adequado da América do Norte, a baga não é generalizada.

Etapas da tecnologia agrícola da groselha preta

Os principais estágios da tecnologia agrícola da groselha preta são completamente padrão:

  1. Aterragem
  2. Cuidar de plantas.
  3. Controle de pragas.
  4. Colheita.

Plantação de groselha

O plantio de groselha preta pode ser realizado por mudas e estacas.

Preparação de mudas

Ao escolher uma muda, primeiro é necessário prestar atenção à qualidade do sistema radicular. Deve ser forte, saudável e úmido. As mudas toleram facilmente uma pequena superexposição antes do plantio (um mês sem comprometer a qualidade).

  1. As mudas preparadas devem ser enterradas em uma área sombreada.
  2. É melhor preparar um poço para o prikop com uma inclinação sul (a borda norte do poço é pura e o sul em um ângulo de 45 °), deve ser raso (50 cm), alongado.

    A parede sul da vala é inclinada

  3. As mudas no poço são colocadas em ângulo, não apenas o sistema radicular, mas também parte dos brotos são cobertos de terra.
  4. A rega está em andamento.

Preparação e enraizamento de mudas

A propagação por estacas é a maneira mais fácil de criar groselhas. O desembarque é realizado no início da primavera ou no início do outono.

  1. Para as estacas, a parte aérea é escolhida com menos de 5 mm de diâmetro.
  2. A parte apical da filmagem não é usada. O restante é dividido em estacas de cerca de 15 cm de comprimento.

    Os brotos selecionados são divididos em estacas de 15 cm de comprimento

  3. O corte superior da alça deve ser reto, localizado a uma distância de 1,5 cm acima do rim, e o fundo deve ser oblíquo e localizado abaixo do rim.
  4. As estacas são plantadas em solo preparado. Plantadas obliquamente em fileiras com uma distância entre as plantas de 15 cm seguidas e cerca de 40 cm entre as fileiras.
  5. Produzir a rega.
  6. Se você cuidar das plantas no verão (água, alimentação, soltar o solo, remover ervas daninhas), no outono você terá pequenos arbustos fortes de groselha preta, que podem ser transplantados para um local permanente.

Tempo de pouso

O melhor momento para o plantio de passas é de setembro a outubro, para que a planta tenha tempo suficiente para o enraizamento. Na primavera, é melhor plantar antes do fluxo de seiva.

Seleção do site

Ao escolher um local para plantar groselhas, eles são guiados pelos seguintes requisitos:

  • o arbusto cresce bem em seções individuais e em fileiras entre árvores frutíferas;
  • groselha preta facilmente tolera leve sombreamento;
  • planícies com inundação, bem como montes abertos devem ser evitados;
  • as encostas norte e nordeste são confortáveis ​​para a planta.

Preparação do solo e plantio de mudas

Para um plantio bem-sucedido de groselha, você deve:

  1. Cavar o solo até a profundidade da pá de baioneta, remover as raízes das ervas daninhas perenes, com maior acidez do solo - calagem.

    A calagem é realizada antes do plantio em solo com alta acidez

  2. Cavar orifícios (50x50x50 cm) a uma distância de aproximadamente 1,5 m um do outro e 2-2,5 m entre as fileiras.
  3. Encha a maior parte do buraco de plantio com a camada superior de solo, estrume apodrecido (meio balde) e cinzas (1 copo).
  4. Coloque as mudas em um ângulo de 45 graus, despeje, cubra com o solo e cobertura morta.

    A muda é colocada em um ângulo de 45 °

  5. Apare a parte superior dos brotos.

    Após o plantio, as mudas devem ser cortadas

Cuidados com as plantas

O cuidado da groselha é basicamente padrão: remoção de ervas daninhas, cultivo de áreas próximas ao tronco, rega e cobertura. Cinco a seis vezes durante o período de verão, o solo no círculo próximo ao tronco deve ser afrouxado. O cultivo obrigatório deve ser realizado na primavera e após a colheita. A rega é realizada com chuvas insuficientes durante a estação de crescimento, duas semanas antes da colheita e duas a três semanas após a colheita das bagas. No outono, o solo próximo aos arbustos é desenterrado, a matéria orgânica é fechada no círculo do tronco. A cobertura é realizada várias vezes durante o verão usando fertilizantes orgânicos, nitrato de amônio, cinza de madeira e superfosfato.

Uma característica de cuidar de arbustos de groselha é a poda (sanitária e em formação). Sem eles, você não pode obter uma boa colheita de passas de Corinto. A poda sanitária remove galhos velhos, secos e doentes. A poda de formação permite formar um arbusto com uma base ampla. A partir do primeiro ano, os arbustos diminuem no centro do mato e deixam os marginais poderosos.

É imperativo remover todos os galhos com mais de 5 a 6 anos devido à sua baixa produtividade. Encurtar o topo das sessões anuais dá um bom resultado: elas se ramificam mais fortemente, o número de botões de flores aumenta sobre elas.

Doenças e Pragas

A groselha tolera muito bem o inverno frio, as mudanças de temperatura e outros caprichos do clima. Mas as consequências dos choques são doenças perigosas para a groselha e levam a uma diminuição no rendimento ou na morte da planta.

Galeria de fotos: as principais doenças da groselha

Existem mais de 70 espécies de insetos que ameaçam as groselhas.

Galeria de fotos: as principais pragas da groselha

Para evitar a propagação de doenças e pragas, você deve conhecer os sinais de danos, métodos de tratamento e descarte. Para prevenção, você precisa inspecionar cuidadosamente a planta quanto a lesões, queimar folhas caídas. Além disso, é necessário remover as partes danificadas da planta a tempo, cortar o arbusto em tempo hábil e corretamente.

Colheita

A groselha começa a dar frutos por 2-3 anos após o plantio. A colheita é realizada à medida que as bagas amadurecem no mato, ou seja, em várias etapas. A colheita pode ser feita como bagas individuais ou pincéis inteiros. Além disso, ao colher com pincéis, as bagas são melhor preservadas.

A colheita da groselha é melhor realizada nos recipientes em que o armazenamento é esperado. Quando derramar bagas são enrugadas e pior preservadas.

Vídeo: Oktyabrina Ganichkina sobre os segredos de uma boa colheita de groselha preta

Propagação de groselha

A maneira mais rápida e confiável de propagar groselha é estacas.

Outra maneira simples de criar groselhas é a propagação por camadas. Nesse caso, você deve:

  1. Na primavera, ao lado da planta, escolha um ramo forte de dois anos.
  2. Coloque sua parte do meio em uma vala preparada com uma profundidade de cerca de 10 cm, deixando uma parte do galho com cerca de 30 cm de comprimento na superfície.

    Para propagação por camadas, escolha um ramo forte de dois anos

  3. Durante o verão, um sistema radicular forte se desenvolverá nas camadas, vários brotos aparecerão.
  4. Já no outono, as camadas transferem bem a separação do arbusto-pai e do transplante para um local permanente.

A groselha preta pode ser propagada dividindo o arbusto.

  1. O arbusto é cuidadosamente desenterrado, tentando não danificar o sistema radicular.
  2. Em seguida, corte em várias partes.

    Ao dividir o arbusto, é importante não danificar o sistema radicular

  3. Galhos velhos e doentes são removidos e brotos jovens são encurtados.
  4. Plantada em caroços cozidos e regada abundantemente.
  5. Essa planta dará frutos em um ano.

Selo de groselha

A forma do caule da groselha está se tornando cada vez mais popular entre os jardineiros amadores. É usado não apenas para a colheita, mas também para decorar uma casa de verão.

Um carimbo faz parte de um tronco de árvore da raiz à coroa.

Grande dicionário explicativo da língua russa

Prós do crescimento padrão:

  • a produção de groselha é muito mais fácil de colher, já que toda a copa da planta está no nível dos olhos;
  • os galhos estão a uma distância bastante grande do solo, de modo que a planta é menos suscetível a doenças e ataques por pragas no inverno;

    O cultivo de carimbos tem muitas vantagens, incluindo a conveniência de colher e cuidar das plantas, além de melhor proteção contra pragas

  • os brotos não interferem no cultivo do solo no círculo próximo ao tronco;
  • Plantas como cebola, alho e erva de São João podem ser plantadas sob groselhas comuns. Eles têm propriedades fitonidas, podem repelir pragas.

Contras do crescimento padrão:

  • a planta requer mais cuidado para se formar;
  • a groselha padrão pode sofrer ventos fortes, porque será muito maior do que um arbusto comum;
  • a planta é mais suscetível à ameaça de geadas de primavera e de inverno.

Métodos de obtenção de plantas no caule:

  1. Vacinação no primeiro. Um estoque ideal para groselha pode ser groselha dourada. Este método permite obter plantas padrão mais expressivas e não requer grandes custos físicos.
  2. Formação de uma planta em um tronco.

O resultado dos esforços para formar uma forma padronizada de groselha será uma árvore que dará ao seu site uma aparência incomum

A formação da forma padrão de groselha preta em um tronco é a seguinte:

  1. Em agosto, uma sessão espessa de verão é plantada em um local permanente e belisca sua parte superior.
  2. No próximo ano, você precisa beliscar as partes superiores de todas as fotos que apareceram na tela principal.
  3. Certifique-se de remover a folhagem, os processos basais e os brotos abaixo da linha estabelecida do caule.
  4. No terceiro ano, os topos de cada galho coberto de vegetação são cortados e a raiz é removida novamente.

    A formação da forma padrão de groselha preta e vermelha é a mesma

  5. Além de beliscar os topos, no quarto ano é necessário remover os galhos envelhecidos.
  6. O procedimento para comprimir as partes superiores e remover galhos antigos deve ser repetido anualmente.

Portanto, em vez de um arbusto comum, uma árvore de groselha será formada.

Por muitos séculos, a groselha negra foi a rainha dos jardins. E isso foi determinado não pela quantidade de atenção que precisava ser dada à cultura, mas pelos benefícios recebidos. Vamos acompanhar as tradições e nos interessar em abordar o cultivo da pérola negra de nossos jardins!

Pin
Send
Share
Send