Iva kozya (nome em latim - Salix caprea) é uma descrição botânica de uma árvore de crescimento rápido, por via de regra, uma altura pequena, embora em alguns casos possa conseguir 15 metros, e às vezes, ao contrário, forme um arbusto parecido a uma árvore. Ele atravessa prontamente com vários tipos de salgueiro, formando novas variedades. Em pessoas comuns, a árvore é conhecida sob os nomes de rakita, tala, videira vermelha e cabra de cabra. O adjectivo "cabra" em nome da planta é explicado pelo facto de as suas folhas e a sua videira jovem serem uma das favoritas das ovelhas e cabras.
- Composição quimica do salgueiro de cabra
- As propriedades curativas e úteis da cabra de salgueiro
- Preparação e armazenamento de matérias-primas medicinais
- A aplicação do salgueiro de cabra na medicina popular
- Chá da casca de cabra de salgueiro
- Salgueiro de cabra
- Caldo de cabra de salgueiro
- Infusão
- Pó
- Pomada
- Coleção de ervas medicinais com cabra de cabra
- Propriedades terapêuticas de banhos
- Contra-indicações
Na realidade, qualquer conto de fadas tem certas raízes científicas. Propriedades úteis de salgueiro em geral e salgueiro de cabra em particular foram notadas por curandeiros medievais. A casca do salgueiro jovem foi usada para o tratamento de febre, calafrios e malária, e externamente para se livrar de verrugas e calosidades. Mais tarde, muitas outras qualidades curativas desta incrível árvore foram descobertas, o que determina o crescente uso dela na medicina popular. A razão para tal força miraculosa de salgueiro ficou clara quando a composição química da planta foi estudada em detalhe.
Composição quimica do salgueiro de cabra
As substâncias ativas que compõem o salgueiro de cabra, bem como o seu efeito no corpo humano, podem ser apresentadas sob a forma de uma tabela.
Substância | Em que partes da planta estão contidas | Ação no corpo |
Ácido ascórbico (vitamina C) | Folhas, inflorescências |
|
Flavonóides | Cora, em menor grau - deixa |
|
Glicosídeos fenólicos (salicina e seus derivados) e outros alcalóides | Cora, em menor grau - deixa |
|
Saponinas | Folhas, inflorescências |
|
Óleos Essenciais | Folhas, inflorescências |
|
Ácidos orgânicos: (lauric, myristic, pentadecyl, etc.) | Folhas, inflorescências |
|
Lipídios | Folhas, inflorescências |
|
Proantocianetos | Cora, em menor grau - deixa |
|
Taninos | Cora, em menor grau - deixa |
|
Catequinas | Folhas |
|
As propriedades curativas e úteis da cabra de salgueiro
propriedades medicinais de salgueiro cabra, e mais especificamente, as substâncias que estão incluídos nas suas folhas, flores e casca, permitir a utilização feita na base da planta como um antipiréticos, anti-inflamatória, descongestionante, tónico, cicatrização de feridas, anti-sépticas e styptic.
O salgueiro de cabra encontrou ampla aplicação na medicina popular. Sua casca é usada para preparar vários caldos, chás e tinturas, que são posteriormente usados como remédio para reumatismo, coqueluche, tuberculose, gota e malária (em vez de quinina). Estas drogas ajudam a aliviar ataques de dor de cabeça e até mesmo enxaquecas, reduzir o calor, parar o sangramento, eliminar os sintomas de distúrbios gastrointestinais, patologias renais e inflamação do fígado, se livrar do excesso de peso. Eles também são usados como um sedativo e anti-verme. Da casca do salgueiro, lavagens, pós e loções para a cicatrização de feridas, úlceras e furúnculos, são preparados o tratamento da acne e da dermatite, bem como o tratamento da hiperidrose (sudorese excessiva).
Em alguns países asiáticos, além disso, o salgueiro de cabra é usado para preparar diuréticos e adstringentes, e infusões de álcool de inflorescências são usadas para taquicardia, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
O salgueiro de cabra, além do medicinal, possui outras propriedades úteis. Assim, por exemplo, a flexibilidade fina de um jovem salgueiro torna material insubstituível para tecelagem. Destas varas, você pode fazer cestas e tigelas, cadeiras e mesas, bem como uma cerca pitoresca, por exemplo, para um mirante.
O salgueiro de cabra é uma excelente planta de mel, e seu florescimento precoce permite que as abelhas satisfaçam suas necessidades nutricionais no início da estação, quando muitas outras plantas estão apenas começando a despertar após o inverno.
As características de reprodução e crescimento do salgueiro fazem dele um bom ajudante para a fixação de encostas, ravinas e margens íngremes (não é à toa que o salgueiro de cabra pode ser encontrado logo acima da água). Para este propósito, basta enfiar um pau de salgueiro no chão, ele vai se enraizar, iniciar as raízes e se transformar em uma árvore saudável. By the way, salgueiro de cabra - uma planta muito decorativa, por isso pode ser use simplesmente para decorar o quintal ou área suburbana.
Preparação e armazenamento de matérias-primas medicinais
As matérias primas medicinais do salgueiro de cabra são a sua casca, bem como inflorescências.
A casca deve ser colhida no início da primavera, até os botões florescerem e "brincos" aparecerem.
A tecnologia de remoção da casca é a seguinte: primeiro corte o ramo e, com ele, uma faca ou machado é removido da casca.
O material coletado é seco em local bem ventilado (ao ar livre ou em ambientes fechados). Não seque a casca de salgueiro sob luz solar direta. Você pode pôr pedaços de latido em uma toalha ou gaze, e pode pendurá-lo, mas os pedaços de latido não devem tocar ao mesmo tempo. Também pode secar no forno ou em um secador especial, mas a temperatura não deve ser superior a 50 graus. A disponibilidade de matérias-primas é indicada pela aparência de fragilidade. Externamente, a casca seca deve ser acinzentada do lado de fora, e do lado de dentro - suave e leve, gosto amargo, além disso, a adstringência deve permanecer na boca.
Mantenha a casca seca em um material com vazamento (madeira, papel, tecido). É importante que as matérias-primas tenham acesso ao ar. O prazo de aplicação para fins médicos não é superior a quatro anos.
Os brincos de salgueiro são coletados de árvores masculinas (o período de floração do salgueiro da cabra é abril), secos e armazenados da mesma forma que a casca.A única ressalva - é melhor secar as flores em um local fresco, o forno não deve ser usado para esses fins.
A aplicação do salgueiro de cabra na medicina popular
Acima, listamos as doenças e sintomas com os quais o salgueiro de cabra ajuda. Considere algumas receitas da medicina popular com base na aplicação desta incrível planta.
Chá da casca de cabra de salgueiro
Como foi apontado, é a casca do salgueiro de cabra que tem a quantidade máxima de propriedades medicinais.
Chá feito desse latido, provoca sudorese ativa, devido a que muitas vezes é usado para várias doenças respiratórias e resfriados. Além disso, pode ser bebido e para fins de prevenção como um restaurador geral. Esta bebida também é usada para enxaguar com doenças da garganta e da cavidade oral.
Brew chá de um latido de salgueiro é necessário assim: 3-4 colheres da matéria prima secada encher-se em 1 litro da água fervida íngreme, ainda se cozinha 5 minutos, é coberto e insiste não menos de um quarto da hora.Pode ser tomado em quente ou frio.
Salgueiro de cabra
O mel de salgueiro de cabra é dourado na forma líquida, mas, cristalizando, torna-se cremoso. Muito delicado e delicioso.
A propriedade principal de tal mel (com respeito a outros produtos da apicultura) - efeito antipirético. Outras propriedades curativas do salgueiro (hemostático, adstringente, diurético, anti-inflamatório, calmante, analgésico, etc.) também são preservadas neste produto.
A hepatite é ajudada por uma droga feita a partir de salgueiro de cabra, suco de cenoura, beterraba e rabanete (apenas um copo), suco de dois limões e um copo de vodka. Este medicamento deve ser bebido três vezes ao dia por meia hora antes das refeições para uma colher de sopa por um mês. Então você deve fazer uma pausa.
De dores de cabeça regulares você pode usar uma decocção de urtigas (1 colher de sopa por 1 xícara de água fervente), diluído com mel de salgueiro - três vezes ao dia por 1 colher de sopa.
O mel de salgueiro permite que você se livre de artrite, ciática e reumatismo.
Outer este produto é usado para abcessos. O mel precisa ser caramelizado em uma frigideira, misturado previamente com açúcar e água (todos os componentes em partes iguais),ligeiramente fria e aplique ao abcesso, de modo que se rompa.
O mel de salgueiro pode ser levado para pessoas que sofrem de diabetes.
Caldo de cabra de salgueiro
Decocções podem ser preparadas a partir de casca e inflorescências de salgueiro de cabra.
Para preparação decocção de casca você precisa moer 20-25 gramas de matérias-primas secas, preparar um copo de água fervente íngreme, 30 minutos para mergulhar em banho-maria, esfriar um pouco, escorra. Dosagem - 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia.
Decocção de flores de salgueiro de cabra é preparado da mesma maneira, mas você só precisa pegar 10g de matéria prima, manter metade da água em banho-maria, e insistir, pelo contrário, mais - pelo menos 45 minutos. A dosagem é igual à da decocção da casca.
O caldo da casca do salgueiro de cabra é preparado de forma ligeiramente diferente para o tratamento da icterícia. 60 g de casca esmagada despeje 1 litro de água e deixe ferver por 20 minutos. A mistura resultante é insistida durante 24 horas em um lugar quente, só depois deste filtro e tome meia xícara antes das refeições três vezes por dia.
Infusão
15 g de crosta de casca de cabra moída são despejados em um copo de água fervente, cobrir e insistir por 60 minutos. Em seguida, a infusão é filtrada e usada para 1 colher de sopa até cinco vezes por dia para o tratamento de gota e reumatismo.
Nos distúrbios gástricos, uma infusão semelhante é preparada, mas a mesma quantidade de flores secas de camomila deve ser adicionada à casca do salgueiro. O medicamento acabado é bebido em pequenas doses durante uma hora.
Pó
Pó, preparado a partir da casca de bode de salgueiro, É usado como um agente externo (pó). É indicado para hemorróidas, sangramento (se hemorragia nasal - o pó é simplesmente atraído para as narinas), úlceras e furúnculos. Dose única - 1 grama.
O uso interno de tal pó é semelhante ao de tomar decocções e infusões.
Preparar tal pó é muito simples: a casca do salgueiro da cabra seca deve ser triturada com um moedor de café ou liquidificador.
Pomada
Com base no pó preparado a partir do método acima mencionado da casca do salgueiro de cabra, também é possível preparar uma pomada.
O pó é misturado com qualquer gordura na proporção de 1 parte do pó para 5 partes de gordura. Aplicativo - externo.
Coleção de ervas medicinais com cabra de cabra
Salgueiro de cabra é uma parte de uma enorme quantidade de taxas medicinais.
Para remover condições dolorosas nas pernas, use a seguinte coleção:
- 3 colheres de sopa vacas de salgueiro de cabra;
- 2 colheres de sopa. l. a raiz da urtiga;
- 1 colher de sopa. flores rosas;
- 1 colher de sopa. lavanda.
Para o mesmo propósito, você pode usar essa coleção:
- 3 colheres de sopa vacas de salgueiro de cabra;
- 2 colheres de sopa Erva de São João;
- 1 colher de sopa. a raiz do morango.
Qualidades anti-catarrais têm essa coleção:
- casca de salgueiro de cabra;
- flores de tília;
- mãe e madrasta (folhas);
- framboesas;
- coxa (frutos).
Antipiréticos (também ajuda na dor muscular):
- 20 g de casca de salgueiro de cabra;
- 5 g de framboesas;
- 10 g de botões de álamo;
- 10 g de folhas de bétula;
- 5 g de flores de camomila;
- 25 g de flores de tília;
- 25 gramas de flores do prado.
Com caspa, você pode lutar com tal coleção: salgueiro de cabra de casca esmagada e cardo de raiz em partes iguais para preencher 1 litro de água fervente, cozinhe por 10 minutos, duas horas para insistir e coar. Use para lavar a cabeça.
Propriedades terapêuticas de banhos
Banhos com a adição de casca de salgueiro de cabra, Ajudar a lutar com o aumento da transpiração. Para se livrar da transpiração dos pés, são utilizados banhos locais, para as axilas que você pode usar em geral. Para aumentar o efeito, recomenda-se combinar o banho com a ingestão interna de salgueiro de cabra na forma de caldos ou tinturas - isto estabiliza o funcionamento das glândulas sudoríparas.
Também, os banhos com o latido do salgueiro ajudam com a dermatite, furúnculos e furúnculos, escaras, bem como reumatismo e dor articular.
Contra-indicações
O uso de medicamentos à base de casca e flores de salgueiro de cabra tem certas contra-indicações.
Você não pode usar infusões e decocções desta planta com aumento da acidez, bem como com a exacerbação de distúrbios gastrointestinais. Coagulação do sangue deficiente, uma tendência à constipação, bem como sensibilidade aumentada a qualquer uma das substâncias da planta (por exemplo, uma alergia ao ácido acetilsalicílico) também é uma desculpa para recusar esse tratamento.
Não é recomendado o uso de salgueiro de cabra de qualquer forma para crianças menores de 16 anos e gestantes, especialmente no período de 2-3 trimestres.
Além disso, a combinação do uso de medicamentos de cabra salgueiro com outros medicamentos contendo aspirina é excluída, portanto, ao escolher remédios para resfriado, é necessário ler atentamente sua composição.
Resumindo, podemos dizer que o salgueiro de cabra não é para nada como cabras. Esta é uma árvore verdadeiramente surpreendente, além de qualidades decorativas, tem uma enorme quantidade de propriedades medicinais e outras propriedades benéficas, tornando a sua casca e inflorescência um componente necessário em qualquer armário de remédios em casa.