As doenças fúngicas são perigosas para todas as plantas, desde hortaliças até flores internas. Nesses casos, a ajuda mais eficaz para o jardineiro e agricultor vai fungicida "Topaz", as instruções de utilização, que pode ser encontrado no seguinte artigo.
- "Topázio": descrição da droga
- A substância activa e o mecanismo de acção
- Quando Topaz é usado: Instruções de uso
- As vantagens de usar o "Topázio" na área suburbana
- Fungicida "Topázio": compatibilidade com outras drogas
- Medidas de segurança ao usar a droga "Topázio"
"Topázio": descrição da droga
A droga "Topázio" refere-se ao número de fungicidas - substâncias que são capazes de destruir e não permitir o desenvolvimento de esporos e fungos patogênicos ao micélio. Devido a este "Topázio" pode ser chamado o fungicida mais eficaz e seguro de oídio e ferrugem. Ele também é usado para fins preventivos, para os quais as plantas são pulverizadas, mesmo no início de sua vegetação.
Vale ressaltar que o Topázio pode ser utilizado para frutas de caroço e pedra, hortaliças, praticamente para todas as plantas ornamentais (incluindo flores de interior), bem como para videiras.Fungicida "Topázio" de acordo com suas instruções de uso pode ser usado para fins preventivos e curativos ao processar a seguinte lista de plantas:
- uvas;
- cereja;
- cravinho;
- morangos;
- groselha;
- framboesas;
- pepinos;
- pêssego;
- rosas;
- groselha preta.
A substância activa e o mecanismo de acção
"Topázio" é um oídio de um componente, cujo principal ingrediente ativo é o penconazol. A concentração de penconazol em "Topázio" é de 100 g por 1 litro da droga.
O mecanismo de ação dessa substância é que ela interrompe completamente a reprodução do fungo, interrompendo o surgimento de seus esporos. Devido a isso, o tubo de crescimento de esporos não brota no tecido da planta e perece. Vale ressaltar que, para tal efeito sobre fungos patogênicos, é necessário usar uma concentração muito baixa de penconazol.Além disso, a substância é literalmente absorvida instantaneamente pela planta, para que o tratamento possa ser realizado em dias chuvosos. Não afeta sua eficiência e diferença de temperatura (na primavera e no outono, a pulverização de plantas é permitida mesmo nos dias em que a temperatura do ar cai para -10 ° C à noite).
Quando Topaz é usado: Instruções de uso
"Topázio" de doenças de plantas deve ser usado somente de acordo com as instruções, o que irá atingir o resultado desejado e não prejudicar a planta. Na maioria das vezes, "Topázio" é usado a partir de oídio, que pode afetar quase todas as plantas.Para evitar esta doença, uvas, morangos, groselhas, pepinos, groselhas são tratadas com um concentrado muito baixo da droga - uma ampola de 2 ml é despejada em um balde com 10 litros de água limpa. Para a pulverização mais resistente aos fungicidas rosas e plantas de floração, uma quantidade similar da droga é diluída em 5 litros de água.
É muito importante que durante o tratamento de plantas plantadas em campo aberto, o tempo seco e sem vento esteja na rua. Graças a isso, a preparação pode absorver totalmente na planta, e o efeito de seu efeito será máximo. Se em 3-4 horas após o processamento das plantas que vai chover - re-pulverização não deve ser feito, porque por um período de tempo, "Topázio" terá tempo para afetar o fungo. Tratamentos subsequentes são realizados após 14 dias. Consideraremos também as normas de aplicação do Topaz para combater doenças específicas:
- Oidium Uma vez que o "Topázio" é uma substância potente, as suas instruções de utilização para as uvas para ultrapassar o oídio envolvem a utilização de uma dose de 2 ml de substância por 10 litros de água. A pulverização é importante para realizar com o aparecimento dos primeiros sinais da doença e repetir após 2 semanas.
- Ferrugem.Dela muitas vezes sofrem cravos e rosas, você pode salvá-los com uma solução de "Topázio" com água nas proporções de 4 ml por 10 litros.
- Oídio. É capaz de atingir quase todas as plantas no jardim e as flores no peitoril da janela, mas o morango e o pepino sofrem mais com isso. Para pulverizar, faça uma solução padrão de 2 ml de "Topázio" e 10 litros de água. É importante realizar o tratamento no primeiro aparecimento dos sinais da doença. Para se livrar do oídio americano em groselhas, "Topázio" é recomendado para usar em proporções semelhantes.
- Podridão de frutas. Ela freqüentemente aparece em pêssegos. Se ela conseguir bater com força as frutas, então "Topázio" não será capaz de salvar a situação. Por esta razão, a podridão dos frutos é importante para evitar a pulverização das árvores a cada duas semanas a partir do aparecimento das primeiras folhas. Para 10 litros de água, usamos 1 ampola da droga.
As vantagens de usar o "Topázio" na área suburbana
Como você pode ver, "Topázio" refere-se a fungicidas com uma ampla gama de aplicações. Mesmo apesar do fato de que hoje você pode encontrar muitos análogos de "Topázio" no mercado, a escolha deve ser dada a este medicamento em particular, porque ele difere de um número de vantagens:
- "Topázio" é a substância química que tem um longo período de influência nos esporos dos fungos. Graças a isso, a pulverização preventiva pode ser feita apenas duas vezes por mês, reduzindo a carga de pesticidas nas plantas e no solo.
- A absorção instantânea do fármaco pelas plantas permite parar o crescimento de esporos fúngicos dentro de 2-3 horas após o tratamento.
- A taxa de uso da droga é muito baixa, então um pacote é suficiente para quase toda a temporada, mesmo que seu uso seja necessário tanto no jardim quanto no jardim.
- "Topázio", ao contrário de outras drogas, pode ser usado para um grande número de plantas.
- O topázio é utilizado praticamente em todas as etapas do período vegetativo: desde o início do crescimento até o início da formação dos frutos. Mesmo quando você obtém frutos maduros, o efeito tóxico da droga permanece mínimo, o que permite comê-los sem medo de envenenamento.
- "Topázio" é compatível com muitas outras drogas, o que permite que ele seja usado em tratamentos complexos de plantas.
Fungicida "Topázio": compatibilidade com outras drogas
A compatibilidade do químico "Topázio" com outros produtos químicos pode não ser prescrita em suas instruções de uso, mas para a prevenção complexa de várias doenças de plantas, ele deve ser feito regularmente. Para este propósito, a preparação de topázio para plantas pode ser misturada com agentes como:
- "Kuprosat", que permite que você lute com requeima e zirkosporozom;
- Topsin-M, que é usado contra sarna, moniliose, podridão cinzenta, antracnose;
- "Kinmiks" - uma preparação para combater as larvas de pragas de culturas agrícolas;
- "Horus", usado para prevenir e tratar alternaria, podridão dos frutos, klyasterosporiosis, coccomicose.
Medidas de segurança ao usar a droga "Topázio"
A preparação para plantas de processamento "Topázio" é uma substância química, contato direto com o qual pode se transformar em conseqüências desagradáveis para uma pessoa. A este respeito, ao usá-lo, é importante seguir as seguintes regras:
- Recomenda-se que uma solução de um produto químico seja cozida em um recipiente que não será usado para a preparação de alimentos para seres humanos ou animais.
- Durante o tratamento das plantas, não inale a fumaça, o que é importante para usar um respirador. As mãos e o corpo também devem ser cobertos com roupas de proteção. Tente se certificar de que os animais não podem entrar em contato com a substância.
- Se você acidentalmente chegar em mãos ou enfrentar um remédio para doenças de plantas "Topázio" é importante lavá-lo cuidadosamente com sabão. Recomenda-se também lavar a boca.
- Em caso de fácil envenenamento com pares de "Topázio", tomar vários comprimidos de carvão ativado e beber um par de copos de água.Se as gotas da solução com a droga baterem no estômago - execute a lavagem gástrica.
- Ao trabalhar com a droga, não fume, não beba e não coma.
- Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água corrente.
Assim, independentemente de você ter um jardim ou apenas flores no peitoril da janela, "Topázio" sempre o ajudará. Afinal, recomenda-se usá-lo não tanto para o tratamento direto de plantas, como para a prevenção de doenças fúngicas comuns.