Como usar as propriedades benéficas e terapêuticas do musgo esfagno

Pin
Send
Share
Send

Sphagnum é um musgo não é o mais comum e, portanto, digno de atenção e estudo cuidadoso. Entre o restante da vegetação florestal, destaca-se todo um conjunto de qualidades verdadeiramente notáveis. Sphagnum é musgo-do-pantanal, no entanto, para ser preciso, a planta não se acomoda apenas em zonas úmidas, mas as cria. Além disso, produz reservas de turfa. Hoje, o musgo esfagno, graças às suas habilidades únicas, é usado ativamente na medicina.

  • Musgo-esfagno: descrição e composição
  • O que é útil para musgo esfagno, aplicação de propriedades medicinais
    • Usando sphagnum para produzir álcool
    • Propriedades bactericidas em cortes e queimaduras
    • Como aplicar musgo esfagno em doenças dermatológicas
  • Musgo-esfagno, como preparar uma planta medicinal
  • Esfago-musgo: Existem contra-indicações?

Musgo-esfagno: descrição e composição

Branco, musgo de turfa - ainda nas pessoas chamadas sphagnum. É uma planta de pântano herbácea rasa, que é unida sob um nome genérico comum - Sphagnum e está incluída na família de sphagnum ou Sphagnaceae de musgo de turfa. A ciência conhece muitos tipos diferentes de esfagno, diferindo na estrutura dos caules e folhas, bem como no tamanho, cor e habitat.Se você estiver interessado na questão de onde levar o musgo esfagno, vá até o pântano, onde ele forma um tapete contínuo e instável, chamado de grama.

Vamos ver como a turfa de esfagno é formada e o que é. Sphagnum é encontrado não só em pântanos, mas também em lagos. Aqui ela flutua pacificamente na superfície da água. O gramado é composto de muitos pequenos espécimes de esfagno, que crescem anualmente novos ápices, enquanto sua parte inferior morre e, afundando até o fundo, forma depósitos de turfa. De uma maneira tão simples, os pântanos são formados.

Importante! Lembre-se: o esfagno produz solos com baixa aeração. Para evitar o crescimento de musgo em seu site, é necessário organizar a ventilação de alta qualidade do solo.

Sphagnum tem ramos ramificados. Os ramos da planta estão fortemente aglomerados no ápice, mas, devido à forte extensão dos entrenós, à medida que crescem, eles começam a se afastar um do outro, de modo que seus galhos se voltam em direções diferentes. Com o crescimento do musgo nas antigas partes do seu caule, formam-se cavidades.

A casca do esfagno consiste de várias camadas de células grandes,que são desprovidos de plasma e suas inclusões, então eles são capazes de acumular água como uma esponja, e então por um longo tempo para mantê-la.

Este tipo de musgo tem folhas sésseis, que se ligam amplamente às suas hastes e são muito semelhantes às línguas. As folhas são divididas em oblongas, grandes e únicas. As folhas que crescem nos ramos de musgo, estreitas, têm uma forma ligeiramente alongada e uma disposição de azulejos. E crescendo nos topos dos galhos, suas cabeças estão inclinadas. A propósito, todos os tipos de folhas de musgo têm células ocas, capazes de acumular água.

Mais de 300 espécies diferentes de musgo-esfagno são conhecidas no mundo, 40 delas vivem no norte da Rússia, formando esfagno lá. Sphagnum cresce predominantemente em zonas florestais e na tundra do hemisfério norte. No hemisfério sul, o musgo é encontrado no alto das montanhas e muito raramente em zonas climáticas temperadas nas planícies.

Sphagnum cria esporos ou descendentes, sendo o segundo método mais comum: a cada ano, um dos ramos começa a se desenvolver mais intensamente e atinge o tamanho de uma planta-mãe, e como resultado é um pouco removido do arbusto e se transforma em uma planta independente.

Quais substâncias contém sphagnum:

  • celulose;
  • triterpenos;
  • esfagno;
  • cumarinas;
  • açúcar;
  • pectinas;
  • ácidos fenólicos;
  • resinas;
  • sais minerais.
O musgo-esfagno contém uma substância semelhante ao fenol - o esfagol, que tem um efeito anti-séptico pronunciado. É graças ao alto teor de sphagnola que esta planta não se decompõe mesmo com exposição prolongada a um ambiente húmido, o que contribui para a formação de enormes depósitos de turfa.

Voce sabe Os moradores das regiões setentrionais da Rússia colocaram esfagno em seus bebês em berços, de modo que a migalha era quente, seca e confortável. Também foi usado na construção de colmeias, para aquecer as paredes das casas ou como lixo absorvente em barracas e berços.

O que é útil para musgo esfagno, aplicação de propriedades medicinais

Hoje, o esfagno encontrou sua ampla aplicação tanto no folclore quanto na medicina tradicional. Sphagnum tem propriedades curativas únicas.

Um estudo cuidadoso da planta confirmou que o musgo-esfagno tem excelentes propriedades bactericidas, devido à presença na sua composição de cumarinas, esfagno e ácidos orgânicos. Além disso, conseguimos descobrir que ele tem um efeito antifúngico pronunciado. Graças a isso, o musgo esfagno encontrou sua aplicação no tratamento de feridas purulentas, bem como outras lesões cutâneas traumáticas.É usado como substrato na imobilização de fraturas em condições extremas.

Sphagnum tem três qualidades muito importantes para a medicina:

  • alta higroscopicidade;
  • excelente permeabilidade ao ar;
  • ação antibacteriana e antifúngica.

Voce sabe O algodão convencional tem uma higroscopicidade 25% menor do que o esfagno, que mesmo em um estado úmido mantém excelente aeração.

Sphagnum tem propriedades medicinais inestimáveis, que em sua prática são ativamente usadas por curandeiros e fitoterapeutas.

Abaixo, veremos quais são as doenças que o esfagno ajuda e como usá-lo corretamente.

Profilaxia de úlceras de pressão. Aqui, as propriedades higroscópicas e bactericidas do esfagno estão envolvidas. Desde muito tempo, o musgo vem arrumando uma cama para as pessoas deitadas, o que impede a ocorrência de decúbito e odor desagradável, pois absorve perfeitamente o suor e tem um poderoso efeito bactericida.

Tratamento de osteochondrosis, reumatismo e radiculitis. O musgo seco é fabricado com água fervente íngreme em uma proporção de 1: 10 e insistiu até que completamente resfriado, após o qual é filtrado e derramado no banheiro, diluído com água morna.Tome um banho com uma decocção por não mais do que 40 minutos, após o qual todas as articulações afetadas são trituradas com qualquer pomada aquecida, embrulhadas e ir para a cama. Às vezes, para a remoção da inflamação de uma ou mais articulações, elas são colocadas em compressas feitas de musgo. Para fazer uma compressa, você precisa tomar uma colher de sopa de esfagno e despeje meio litro de água fervente, deixe fermentar. Depois disso, o musgo deve ser filtrado e aplicado nas articulações afetadas, umedecido com uma decocção de bandagens.

Quando colite e enterocolite Recomenda-se tomar uma colher de chá de esfagno seco picado 30 minutos antes de comer.

Para prevenção ARI, ARVI e gripe Recomenda-se lavar com infusão de esfagno, enxaguar a garganta e lavar as passagens nasais.

Usando sphagnum para produzir álcool

O esfagno de turfa é a fonte mais rica de vários produtos químicos. A partir daí são obtidos medicamentos, álcool de vinho e madeira, betume, levedura forrageira e ácidos húmicos.

Para a preparação de álcool, tome uma turfa de musgo jovem, que por ácido sulfúrico sob pressão na autoclave é convertida em açúcar. Em seguida, as soluções açucaradas resultantes são fermentadas com levedura em álcool.E se você acredita que o professor Moser, a partir de 100 poods de turfa, você pode obter de 5 a 6 baldes de álcool de 90 graus.

Propriedades bactericidas em cortes e queimaduras

Tais propriedades úteis do musgo-esfagno, tais como elevada higroscopicidade e actividade bactericida, tornam possível utilizá-lo activamente no tratamento de feridas como um medicamento com um efeito antibacteriano pronunciado.

O uso de musgo esfagno é aconselhável quando:

  • fraturas como um guardanapo bactericida e higroscópico entre o corpo e o pneu imobilizante;
  • lesões superficiais da pele, como congelamento, cortes e queimaduras.

Voce sabe A partir de registros históricos, sabe-se que o esfagno era usado para fins médicos desde o século XI. No século XIX, o esfagno foi despachado como material de vestimenta para todas as províncias russas. Os médicos da época valorizavam muito esta planta e usavam ativamente suas propriedades medicinais para aliviar o sofrimento de seus pacientes.
Para tratar a cura a longo prazo, feridas e úlceras supurantes, tomar musgo esmagado seco, despeje água fervente para formar um mingau, que é então aplicado calorosamente para as feridas. Não menos eficazes serão essas compressas no tratamento de queimaduras, assaduras, hematomas e queimaduras.Para a desinfecção suppurating feridas e úlceras como eles podem polvilhar musgo de pó seco, deixando em uma tal ferida durante alguns minutos, após o que o extracto foi bem lavado com esfagno e curativo asséptico é aplicado.

Como aplicar musgo esfagno em doenças dermatológicas

O musgo-esfagno pode ser de grande benefício no tratamento de doenças dermatológicas. É frequentemente usado para tratar fungos nas unhas. Para derrotar a doença, os sapatos são colocados em palmilhas feitas de musgo seco, que não são retiradas ao longo do dia.

Escusado será dizer que o musgo deve contatar o local da infecção e, portanto, você pode simplesmente colocar um pedaço de uma planta em uma meia.

Sphagnum também ajuda a se livrar da psoríase, este deve tomar um banho com a infusão desta planta. Para preparar a droga, o musgo é derramado com água quente, insistiu e acrescentou ao tomar banhos.

Musgo-esfagno, como preparar uma planta medicinal

esfagno pode ser encontrada em muitos lugares diferentes, mas o mais confiável para recolher o que cresce em pântanos. Para estocar matérias-primas medicinais, você deve seguir regras simples.

Importante! A preparação do esfagno deve ser feita com muito cuidado: não rasgue a planta juntamente com a almofada inferior, pois você destruirá na área de coleta toda a colônia dessa planta comum, mas muito útil.

Quando o musgo é coletado simplesmente perfeitamente cortado com uma faca ou tesoura a parte superior verde da planta. Chegando em casa para destruir todas as larvas de insetos, despeje o musgo coletado com água quente.

Secar a planta à sombra, em local bem ventilado. Não é necessário usar secadores elétricos, desde que a secagem desta fábrica neles ocorre muito desigualmente.

Depois que o musgo estiver completamente seco, coloque-o em sacos de papel ou tecido e guarde-o em um local escuro.

Esfago-musgo: Existem contra-indicações?

Se você está interessado em saber se o musgo é prejudicial aos seres humanos, então tenha certeza de que esta é a planta mais segura. Apesar do estudo cuidadoso do esfagno, os cientistas não conseguiram identificar nenhuma contra-indicação. A única coisa que deve ser temida ao usar esta planta é a intolerância individual de seus componentes.

O musgo-esfagno é um presente inestimável da floresta, que, se usado adequadamente, ajudará a preservar a saúde humana e prolongar a vida.

Assista ao vídeo: Medical Treatment in World War 1 I THE GREAT WAR Special

Pin
Send
Share
Send