Mudas de tomate para uma estufa: quando plantar e como crescer adequadamente

Pin
Send
Share
Send

Na natureza, os tomates não dão frutos por muito tempo e colher quase todo o ano - tomates precisam ser cultivados em uma estufa.

Mas para que a colheita seja abundante sob condições artificiais e as próprias frutas - saborosas e suculentas, você precisa preparar adequadamente as mudas.

Onde posso obter mudas para tomates?

Se houver tempo, mudas para tomates podem ser cultivadas por conta própria - a partir de sementes.

Se os vendedores puderem comprar mudas das variedades mais populares, então independentemente você pode cultivar variedades exóticas. O principal é observar corretamente a tecnologia.

Muitos jardineiros aconselhar a mergulhar sementes antes da germinação, para acelerar e simplificar o processo.

Mas, como mostra a prática, as plantas mais resistentes e férteis - aqueles que crescido a partir de sementes secas. Eles são menos caprichosos das condições de crescimento.

Solo para mudas deve ser solto e necessariamente saturado com nutrientes. Idealmente usar o solo que está na estufa - Assim, ao plantar uma planta, será mais fácil adaptar-se às condições de mudança.

Seja pego brotos de tomates em 2-3 dias é bem possível. É necessário pegar um pano de algodão, umedecer com água, espalhar as sementes para que haja uma pequena distância entre elas. Cubra com um pano úmido, coloque em um recipiente bem fechado.Deve ser ventilado várias vezes ao dia.

As sementes que foram jogadas no chão por pinças, observando a distância. Ou plantar imediatamente as futuras mudas em xícaras separadas, imergindo sementes no solo a uma profundidade de meio centímetro.

Se não houver tempo e condições para a germinação de sementes, você pode comprar mudas já preparadas para tomates. Mas, para que as plantas criem raízes e sejam bem frutadas, precisa escolher as mudas certas.

Que tipo de mudas comprar não vale a pena:

  • mudas com ovários e pequenos frutosEnquanto a planta criar raízes, as frutas não crescem realmente, e o próprio arbusto será fraco e é improvável que produza uma colheita decente;
  • caules muito grossos, folhas grandes - esta opção parece atraente. Mas, de fato, essas mudas foram fortemente fertilizadas com nitrogênio - para crescer mais rápido. Compre isto não vale a pena - todo o crescimento irá para as folhas, e os frutos, se assim o desejarem, são muito pequenos;
  • folhas amareladas no fundo do mato. O vendedor ficará convencido de que isso se deve ao transporte e à falta de umidade, mas não se sinta tentado a comprar plantas meio murchas, na esperança de que elas ganhem vida;
  • Também não vale a pena comprar mudas que de perto - o mato para o mato - plantado em um recipiente: quando o transplante é muito provável que danifique as raízes, a recuperação levará pelo menos uma semana - durante este tempo é possível perder parte da cultura.

Que tipo de mudas Você pode comprar:

  • espessura do caule - aproximadamente com um lápis;
  • as folhas são frescas, inteiras. As folhas se - 8-10 pcs;
  • a presença de um pincel de flores.

Quando começar a semear tomates para uma estufa?

Quando plantar mudas de tomate para uma estufa? O tempo de plantio de mudas de tomate para uma estufa dependerá do aquecimento ou não.

Mudas de germinação para tomates duram cerca de dois meses. São necessários cerca de 52 a 60 dias para garantir que as mudas de variedades de baixo crescimento se tornem suficientemente fortes para pousar no solo. Para variedades mais altas, levará de 5 a 7 dias a mais.

Bom uma estufa aquecida plântulas podem ser plantadas durante todo o ano - desde que dentro dela a temperatura do ar não cairá abaixo de 15 graus.

Em uma estufa sem aquecimento mudas de tomate podem ser plantadas no início de maio - em média 5-7 da data.

Como cuidar bem de?

Descobrimos quando plantar (semear) tomates (tomates) em mudas para uma estufa, agora vamos entender como cultivar mudas de tomate.O que deve ser uma estufa para mudas de tomate (tomate)? Para plantas na estufa É necessário criar e manter certas condições próximas às naturais. Isso se aplica a arbustos e mudas adultos.

À tarde, os arbustos precisarão de iluminação adicional e aquecimento do ar, à noite - escuridão e uma diminuição de temperatura de 5 a 8 graus. Opção ideal - 20-25 graus durante o dia e 16-18 no escuro. Se você não ajustar o nível de luz e temperatura - as plantas crescerão desigualmente e darão frutos fracamente.

Nos primeiros 20 dias os arbustos crescem muito lentamente. Neste momento, especialmente o nível de iluminação é importante: se não houver luz suficiente, as plantas serão esticadas e todas as forças irão para o crescimento de brotos e folhas.

Mudas de tomate devem ser regadas regularmente - esta planta gosta muito de umidade. Para mudas é melhor usar água fervidat. os arbustos ainda são fracos e instáveis ​​a doenças. A temperatura da água é de cerca de 20 graus. E mais um ponto importante: a água durante a irrigação não deve cair nas folhas, então eles não começam a apodrecer e estragar.

Mas aqui a alta umidade do ar na estufa deve ser evitada: isso pode levar à doença dos arbustos. O mais adequado nível de umidade do ar - 60-70%.

Uma etapa importante do cultivo de mudas é o curativo. O primeiro curativo superior deve ser feito quando a primeira folha aparecer. Para obter a colheita o mais cedo possível, você precisa usar o curativo superior foliar.

Nos estágios iniciais, é desejável usar monofosfato de potássio em uma dosagem não superior a 1 colher de sopa. para um balde de 10 litros de água. Mas fertilizantes nitrogenados não devem ser usadosDepois deles, todo o crescimento cai em brotos e os frutos são pequenos e geralmente sem sabor.

Top dressing é melhor feito à noite - assim as plantas melhorarão todos os nutrientes. Você pode usar substâncias solúveis em água, como aquarina, potássio e nitrato de cálcio, uréia.

Como verificar a disponibilidade de mudas para o reassentamento?

Se você transplanta mudas muito cedo - a planta pode não se estabelecerou levará muito mais tempo para se adaptar.

Transferência tarde demais também não leva a uma boa: quando o ovário aparece, é melhor não perturbar a planta para que os frutos que começam a se formar não caiam.

Determinar a preparação de mudas para transplante por três características:

  • a altura do arbusto de tomates curtos é de aprox. 15 cm de altura - aprox. 30 cm;
  • O arbusto tem 12 folhetos completos.Folhetos são verdes, sem manchas e áreas secas;
  • há 1-2 inflorescências formadas, mas ainda não há ovário.

Mudas de tomate são transplantadas, seguidas de cultivo em estufa. Se você seguir todas as regras de preparação e cultivo de mudas em uma estufa, poderá obter uma excelente colheita de tomates carnudos e perfumados.

Além disso, você pode descobrir com quais vegetais para plantar um tomate em uma estufa, como cultivar mudas: pimenta, Pequim, cor e repolho brócolis, pimentão, outras plantas e o que é mais rentável para plantar em uma estufa.

Assista ao vídeo: COMO PLANTAR TOMATE CEREJA EM VASO (INÍCIO,MEIO,FIM)

Pin
Send
Share
Send