O escaravelho colorado (Leptinotarsa decemlineata) pertence à família dos comedores de folhas, a ordem é dos coleópteros. Esta é uma das pragas mais mal-intencionadas do jardim e horta, que traz uma perda perceptível.
- Aparência do besouro de batata de Colorado
- De onde veio o besouro do Colorado
- O que o besouro da batata do Colorado come?
- Reprodução do besouro da batata do Colorado
- Ciclo de vida do besouro da batata do Colorado
- Onde e como os invernos de besouro do Colorado
- Besouro de batata falsa
Aparência do besouro de batata de Colorado
Como o besouro do Colorado se parece, muitas pessoas sabem que o seu élitro quitinoso de cor laranja-amarelada tem cinco faixas de cor preta; esta combinação é muito reconhecível na vegetação do jardim. Os besouros fêmeas são ligeiramente maiores e mais pesados que os machos. O corpo imago é oval, no comprimento pode conseguir de 8 para 15 mm, na largura - aproximadamente 7 mm. Abdômen de cor laranja com manchas pretas. A estrutura da parte superior do tronco do besouro do Colorado tem uma forma convexa, a inferior - plana. Asas Webbed são bem desenvolvidas e permitem que os besouros voem por longas distâncias.A cabeça do besouro é muito menor que o corpo, é quase vertical e ligeiramente retraída, de forma arredondada.
O besouro tem três pares de pernas. Pernas finas do besouro são fracas, com garras para o movimento do inseto. Os olhos estão localizados nas laterais, pretos, têm a forma de um feijão. Perto dos olhos existem antenas, que consistem em dez segmentos.
A larva do besouro do Colorado tem cerca de 1,5 cm de comprimento, com uma pequena cabeça preta. O tronco da larva é marrom, que mais tarde se torna rosa pálido, ao longo dos lados há duas fileiras de pequenos pontos escuros.
Ovos da praga de cor laranja brilhante, a fêmea coloca até 60 ovos pequenos em uma embreagem.
De onde veio o besouro do Colorado
A origem do besouro do Colorado começa com o México, da parte nordeste do país, de onde se espalhou para os Estados Unidos. Em 1859, a praga infligiu danos tremendos às plantações de batata no estado do Colorado, após o que foi chamado de besouro do Colorado. Acredita-se que a praga tenha sido introduzida na Europa na década de 1870 pelos vapores que navegavam pelo Oceano Atlântico.O besouro se adaptou com sucesso à vida na França e na Inglaterra e se espalhou para outros países europeus.
Na década de 1940, quando o besouro do Colorado apareceu pela primeira vez na URSS, o pessoal da fazenda e as brigadas de quarentena tentaram proteger a área, mas a praga avançou intensamente pelo vasto país. As condições climáticas favoráveis, grandes culturas de culturas que alimentavam o besouro e suas larvas, e sua fertilidade, tiveram um efeito favorável sobre a propagação do inseto nocivo. Tentando responder a questão de onde o besouro da batata do Colorado se originou na Ucrânia, muitos biólogos concordam que os destroços voaram maciçamente do território da Hungria e da Tchecoslováquia para uma primavera quente e ventosa quando as massas de ar contribuíram para sua extensa e rápida disseminação.
O que o besouro da batata do Colorado come?
O besouro do Colorado é glutão, especialmente porque no jardim há sempre muito do que ele come: - colheitas de erva: batata, tomate, berinjela, pimentão; também a praga come tabaco, pretinha, dereza, branqueada, physalis e petúnia. As larvas e os adultos comem rebentos jovens, flores e folhas de plantas e, no Outono, tubérculos de batata.Normalmente, o besouro se instala em uma pequena parte das plantações, come a parte do solo de uma planta, depois se move para outras plantas, e as culturas afetadas secam e gradualmente morrem. Desde que a praga se multiplica e se espalha rapidamente, e as folhas e caules das plantas são comidos por adultos e larvas. O dano do besouro do Colorado é enorme e pode ser estimado em hectares de plantações cultivadas.
Reprodução do besouro da batata do Colorado
Na primavera, três a cinco dias após o lançamento dos besouros do Colorado na superfície do solo, começa o processo de reprodução, que dura até o outono. Besouros mate, fêmeas colocam ovos em uma quantidade de 20-70 peças em lugares isolados no verso das folhas ou na ramificação de brotos. Após 7 a 20 dias, a larva emerge do ovo, que passa pela fase de pupação, e no início do verão aparece uma nova geração de pragas adultas. As larvas que acabaram de sair do ovo têm um comprimento de até 3 mm e já se alimentam de folhas suculentas.O ciclo de vida desta praga será discutido em mais detalhes no próximo parágrafo do artigo. Um besouro fêmea por temporada é capaz de adiar até mil ovos.
As condições mais favoráveis para reprodução e desenvolvimento da nova geração de pragas são temperatura +21 ... +23 ° C e umidade no nível de 70-80%. Em temperaturas abaixo de +15 ° C, a reprodução não ocorre.
Ciclo de vida do besouro da batata do Colorado
Se a fêmea conseguiu fertilizar no outono, ela vai colocar os ovos na primavera imediatamente após o inverno, após o que as larvas aparecem após 2-3 semanas. Uma característica do desenvolvimento de larvas do besouro da batata do Colorado são quatro categorias de idade, cada uma das quais termina em muda. Na primeira etapa da idade, a larva de cor cinza é densamente coberta de pêlos, seu corpo atinge um comprimento de 1,6-2,5 mm, alimenta-se da carne tenra de folhas jovens. No segundo estágio, a larva é ligeiramente pubescente com pêlos, seu comprimento é de 2,5 a 4,5 mm, alimenta-se da parte macia da placa foliar, devorando-a até a esqueletização. A terceira etapa da larva passa em uma cor de tijolo, o tronco consegue 5-9 mm. O quarto estágio da idade é o comprimento da larva de 10 a 15 mm, cor do tom amarelo-laranja ao amarelo-vermelho, neste estágio a praga é mais glutona antes de nascer na imago.
Nutrição das larvas do besouro da batata do Colorado é muito intensa, e quase toda a folhagem da planta é destruída. Após duas ou três semanas, a larva penetra no solo por 10-15 cm para a pupação. Dependendo da temperatura da terra, a larva pupa por 10-18 dias. A pupa é laranja ou rosa, seu comprimento é de cerca de 9 mm e largura - 6 mm, após várias horas sua cor muda para marrom. Quando pupating nos meses de outono, o besouro permanece para invernada no solo, não se arrastando para a superfície. Se a transformação em indivíduos adultos ocorre no período primavera-verão, os besouros rastejam para a superfície.
Imago durante os primeiros 8 - 21 dias da vida alimenta ativamente, armazenando nutrimentos que serão úteis para ele com mais reassentamentos e vôos interurbanos. Um besouro adulto é capaz, pelo vento, de viajar dezenas de quilômetros do local de incubação da larva do ovo. Além da hibernação, os besouros podem reduzir a atividade no período árido ou quente, caindo em um sono prolongado que dura até 30 dias, após o qual sua atividade continua.A expectativa de vida do besouro do Colorado é de 2 a 3 anos, período durante o qual cai periodicamente em uma longa diapausa.
Onde e como os invernos de besouro do Colorado
Onde o besouro do Colorado vive no inverno - essa questão interessa a muitos jardineiros que estão combatendo essa praga viável. Após a queda da pupa aparece um besouro adulto, permanece até o inverno até a primavera na espessura da terra. Besouros adultos caem no outono no solo para o inverno, e eles podem sobreviver a congelamento a -9 ° C. Peste de invernada passa no solo a uma profundidade de 15-30 cm, em um solo arenoso, o besouro pode ir mais fundo a uma profundidade de até meio metro. Alguma da população de besouros em geadas severas pode morrer, mas, como regra, esses insetos toleram bem o inverno, estando em uma longa hibernação. Quando o solo é aquecido a 14 ° C e a temperatura do ar é superior a 15 ° C, os besouros começam a despertar da hibernação e gradualmente rastejam para a superfície da terra em busca de alimento.
Besouro de batata falsa
Existe uma natureza besouro de batata falsa (Leptinotarsa juncta), que é um pouco menos Colorado e difere dela em cor. O comprimento do falso besouro normalmente não excede 8 mm, os élitros são coloridos alternando faixas de branco, preto e amarelo, patas de cor escura e abdômen de tonalidade marrom. O falso besouro não agride a agricultura, já que prefere as plantas silvestres weedy da beladona - Carolina e doce-amargo, bem como physalis. O falso besouro não come batatas e não usa seus topos para reprodução, assim como outras culturas saborosas para o besouro do Colorado.