Momordica, ou como é chamado granada indiana, cabaço amargo, pepino raivoso ou indiano, melão chinês, é um cipó gramíneo da família da abóbora. A terra natal desta planta é a Índia e a China. Existem tipos de plantas únicas e perenes. No total, existem quase 20 espécies de Momordica.
- Composição Química e Valor Calórico da Momordica
- Propriedades terapêuticas de Momordica
- Obtenção e armazenagem de matérias-primas medicinais de Momordica
- Receitas para o uso de Momordica na medicina popular
- Aplicação de Momordica em Cosmetologia
- Use na culinária
- Contra-indicações para uso
Momordika é uma planta bastante exótica em nossa região, mas a prática tem mostrado que ela pode crescer com sucesso e dar frutos no terreno ou na dacha. Frutas, sementes, folhas e até mesmo brotos desta trepadeira são adequados para comer. Os brotos da trepadeira são finos e fortes, o comprimento é de cerca de 2-4 metros, as folhas são esculpidas, de cor verde brilhante. Flores momordiki heterossexual - flor macho amarelo, grande, está localizado em um longo pedicelo, flor feminina tem um tamanho menor e um pedicelo curto.
Frutas de comprimento atingem 10-25 cm, diâmetro - cerca de 6 cm, a cor varia de verde para laranja, dependendo do grau de maturidade. A carne da fruta é vermelha, suculenta e tem qualidades agradáveis de sabor.Sementes de tons escuros são cobertas com uma casca densa, semelhante a grãos de romã. Uma fruta da momordica dá cerca de 30 sementes.
Composição Química e Valor Calórico da Momordica
O conteúdo calórico do momordica é de apenas 15 kcal por 100 g de produto, enquanto o teor de gordura é de 0,1 g, carboidratos - 3 g, proteínas - 0,8 g, água - 90 g.
A composição do fruto de Momordica inclui muitas substâncias úteis: vitaminas A, B, E, F, C, PP, bem como ácidos orgânicos, flavonóides, aminoácidos e alcalóides. Nas sementes, foram encontrados óleo e momordicina, um alcalóide. A raiz da videira contém uma saponina triterpênica.
Um efeito curativo é possuído por todas as partes terrestres e subterrâneas do Momordica, que discutiremos mais adiante.
Propriedades terapêuticas de Momordica
Os cientistas iniciaram recentemente um estudo profundo do momordica e já revelaram algumas de suas propriedades medicinais, mas ensaios clínicos são conduzidos mais adiante e, possivelmente, novas informações sobre uma planta curativa aparecerão em breve.
Sementes de Momordica tem a capacidade de remover o inchaço e também tem propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e anti-febris.Estas bagas de sementes podem melhorar a visão e o estado geral dos olhos.
Frutos de uma planta Único, eles suprimem o crescimento de células cancerígenas. extractos Momordika tem um impacto positivo sobre o tratamento de sarcomas, leucemia e melanoma. Momordica capaz de curar de hepatite, cancro, doença do fígado, casos avançados de doenças infecciosas, melhora toxinas pancreáticos a partir do corpo e aumenta a sua imunidade, e também ajuda a manter a saúde dos diabéticos, ajustando a composição química do sangue.
Preparações desta cela restaurar células, com doenças do trato gastrointestinal e sistema nervoso central têm um efeito benéfico.
Obtenção e armazenagem de matérias-primas medicinais de Momordica
Use propriedades úteis de momordica para tratamento pode ser todo o anoPara isso, você precisa de tempo para estocar matérias-primas de vinhas curativas medicinais. Folhas melhor colhida no final da primavera, então a concentração de nutrientes neles será máxima, frutas e sementes - após a maturação final no verão, e raízes - no outono.
O fruto e a raiz são pré-cortados em pequenos pedaços, e as sementes, brotos e folhas são primeiramente secas e já secas são moídas. Secar a matéria-prima em uma sala escura com boa ventilação. Os frutos secos de momordica retêm as suas propriedades curativas durante 3-4 anos, raízes - 2-3 anos e folhas e flores - durante 1-2 anos. Armazene as matérias-primas secas em um recipiente de vidro selado ou em sacos de tecido.
Receitas para o uso de Momordica na medicina popular
Uma planta exótica pode ajudar uma pessoa a curar muitas doenças, a coisa principal ao mesmo tempo não deve exceder a dose terapêutica.
Momordika é capaz de curar gripes e resfriados, para isso eles se preparam tintura de vodka: o recipiente de vidro é preenchido com a polpa da fruta cortada em pequenos cubos, cheia de vodka até o topo e insiste de 10 a 15 dias em um local escuro. Tome tintura de 1 colher de chá. 30 minutos antes das refeições 3-4 dias.
Caldo das sementes de Momordica tratar hemorróidas, prostatite, esclerose, febre, e também é usado para obter um efeito diurético. Pedaços de 20 sementes são moídos, despeje um copo de água fervente e deixe ferver em fogo pequeno por 10 minutos. Insistir várias horas, filtrar e consumir 50 ml 3-4 vezes ao dia.
Mastigar 3-4 sementes de momordica antes das refeições durante 10 dias irá aliviar as doenças do intestino e do estômago.
Usando a raiz do momordica com bronquite, é possível facilitar o curso da doença, já que possui propriedades expectorantes. ORZ será mais rápido se conduzido inalação com folhas e brotos de Momordica. Caldos caules e folhas irão aliviar a dor com artrite. Carne Fresca o feto irá remover a coceira e inchaço após a picada de insetos.
Aplicação de Momordica em Cosmetologia
As mulheres asiáticas usam há muito tempo o momordica para fins cosméticos. Vários caldos, infusões e cremes, que contêm esta maravilhosa planta, melhoram a condição da pele, nutrem-na com vitaminas e óleos, e suavizam as rugas, como resultado, o rosto ficará mais jovem e fresco.
Decocções das folhas se livrar da transpiração e várias erupções cutâneas. Suco Momordiki são usados para doenças de pele, para isso, o curativo é impregnado com suco e aplicado na área afetada várias vezes ao dia. Caldo folhas e brotos acelerarão a cicatrização da queimadura e reduzirão a probabilidade de uma cicatriz. Com o uso regular de folhas frescas, o estado geral da pele melhorará, tornar-se-á mais aveludado ao toque.
Use na culinária
As sementes de momordica não maduras são venenosas, podem ser comidas após o amadurecimento total, quando se tornam doces. Os frutos da momordica são colhidos de forma imatura. A carne da fruta é aguada, tem gosto de pepino, é comida em estado não maduro. Amadurecendo, a fruta fica macia e muda de cor para laranja, enquanto se torna amarga no paladar. Retire a amargura da fruta madura mergulhando-a em água salgada por 3-4 horas, após o que ela estará pronta para cozinhar ou assar.
Pequenas frutas podem ser preservadas para uso futuro. Flores, folhas e caules jovens são cozidos e comidos. Partes do solo da trepadeira adicionar à carne, pratos de batata e saladas diversas. Sementes e frutos picados após a torrefação são adicionados a sopas e sopa de beterraba, ensopados e saladas, bem como a produtos lácteos em vez de frutas.O sabor da Momordica é bem combinado com leguminosas.
Contra-indicações para uso
O uso de Momordica é proibido para mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas que têm distúrbios da tireóide ou há uma intolerância individual a esta planta. As sementes devem ser consumidas em quantidades limitadas para evitar envenenamento e febre. Com cautela deve ser usado momordika com doenças gastrointestinais, pode haver exacerbações.