Uma safra pobre de damascos está associada principalmente a condições climáticas desfavoráveis durante o período de floração. No entanto, isso não é de modo algum todos os fatores que afetam a frutificação das árvores de damasco. Muitas vezes eles sucumbem a doenças e são danificados por insetos. Sobre como lidar com pragas de damascos, contaremos neste artigo.
- Espinheiro-borboleta
- Gorgulho
- Mosca amarela de plumfish
- Zabolonniki
- O quartel
- Carrapatos
- Bicho-da-seda
- Folheto
- Plodojorka
- Pulgões
- Traça Listrada De Frutas
Espinheiro-borboleta
Esta grande borboleta não ameaça as plantas. No entanto, muitas vezes de damasco e outras culturas de frutas prejudicar suas trilhas. Eles comem folhas e brotos de uma árvore. Os primeiros sinais de invasão de lagartas - pequenos buracos no lençóis. Na maioria das vezes essas borboletas são encontradas em locais úmidos, perto de corpos d'água. Medidas de controle contra a praga do damasco. Luta com faixas podem ser mecanicamente, isto é. E. reunindo-os manualmente ou agitando as árvores. Também é necessário destruir os seus ninhos inverno - folhas secas com uma ninhada de ovos, que são ligadas aos ramos usando web. Geralmente eles permanecem nas árvores e depois da queda da folhagem.Jardineiros também usam decocções de absinto de pulverização, tansy, tinturas de alho, tabaco. Você pode recorrer ao tratamento químico. Para destruir as lagartas, o espinheiro-borboleta serve para qualquer inseticida (Antio, Chlorophos, Dursban, Metafos, Phosphamide, etc.).
Que a luta contra as pragas do alperce por pulverização foi eficaz e segura para os seres humanos, daremos algumas recomendações gerais. Assim, a pulverização deve ser feita pela manhã, antes do orvalho secar, ou à noite, antes de sua aparição. Você precisa começar do topo da coroa, afundando gradualmente. Por último, a parte inferior da árvore é processada. Especialmente com cuidado deve ser pulverizado a parte inferior das folhas, onde as pragas geralmente se estabelecem.
Gorgulho
Os gorgulhos geralmente rastejam em damascos de outras árvores frutíferas. Estes são pequenos besouros verdes ou azuis brilhantes. Eles se alimentam de folhas, danificam botões, flores e frutas.Hibernate em rachaduras na casca, nas folhas caídas e na camada superior do solo. No caso de danos em massa por gorgulhos, a árvore descarta metade da folhagem em junho.
Medidas de controle:
- coleção de besouros à mão ou agitação diária na cama;
- tratamento de madeira com preparações "Decis", "Inta-Vir", "Kinmiks", etc. (é desejável alternar);
- limpeza e destruição de folhas caídas, brotos com gorros marrons, frutos mumificados;
- escavação de outono do solo no círculo próximo do barril.
Mosca amarela de plumfish
Um indivíduo da lagarta deste hymenoptera inseto amarelo-marrom cor pode destruir seis frutas. Além de damascos, as moscas infectam ameixas, cerejas, cerejas e outras frutas de caroço. As larvas comem a carne do ovário.
Medidas de controle. Para se livrar do sawfly, recomende a pulverização com qualquer droga de pragas de jardim. Com uma lesão maciça, é possível voltar a tratar após a floração. Já que os besouros de plumfish passam o inverno no solo sob a árvore, é necessário processar o círculo próximo do tronco.
Zabolonniki
Este besouro danifica a casca dos troncos e galhos no damasco.É um pequeno inseto de cor marrom escuro, até 4 mm. Como resultado de seus efeitos deletérios, as árvores enfraquecem, formam uma goma.
Medidas de controle. Para evitar e destruir essas pragas, você deve seguir as regras de cultivo e cuidar de árvores frutíferas. Durante a saída dos mamíferos, recomenda-se a pulverização com "Chlorophos" ou "Metaphos". No caso de uma forte propagação de besouros, um segundo tratamento é necessário em duas semanas.
O quartel
Infelizmente, uma picareta em um damasco não é incomum. É um pequeno besouro com nariz comprido. Ele rói os rins e frutas. Os ovos repousam diretamente na carne da fruta, o que contribui para o seu apodrecimento. Já que o inverno parte em fendas de um latido, abaixo das folhas caídas ou na camada superior da terra abaixo de uma árvore onde pode viver durante vários anos.
Medidas de controle. Antes da floração começar, é necessário borrifar "Carbophos", "Metaphos", "Ambushem", "Actellikom", etc. O reprocessamento é possível após o florescimento com o uso de preparações recomendadas da traça da ameixa.
Carrapatos
Como a maioria das frutas de pedra, o damasco é afetado por um carrapato.Se na primavera as folhas da sua árvore se tornaram prateadas, então é mais provável que sejam ácaros da larva. Em 20 dias eles crescem e já continuam adiando as larvas. E no outono eles fazem um marcador de ovos para o inverno.
Medidas de controle. Antes da florescência de rins é possível executar "Nitrafenom" ou "Oleokupritom" de processamento. Quando aparecem botões, eles são pulverizados com qualquer um dos acaricidas ("Metaphos", "enxofre coloidal", "Forfamide", etc.).
Bicho-da-seda
Lagartas de bichos-da-seda estão entre as pragas mais perigosas para damascos e outras árvores frutíferas. Eles são capazes de destruir completamente a folhagem e danificar a colheita, mesmo nos anos seguintes. Eles vivem em colônias em teias de aranha tecidas.
Medidas de controle. Antes da floração, pulverize o inseticida.Até buds brotamento pode ser processado "Oleokupritom" ou "Nitrafenom". Após a floração, quando são detectados ninhos de aranhas, eles são destruídos - raspados e depois queimados ou enterrados por meio metro no solo.
Folheto
O rolo de folhas é uma pequena borboleta noturna que, à primeira vista, parece bastante inofensiva. No entanto, este inseto é capaz de infligir grandes danos a árvores e arbustos. A própria borboleta come folhas, subseqüentemente puxando-as para um tubo, onde se esconde dos perigos.
Como resultado dos efeitos nocivos dessas lagartas na casca das árvores de damasco, formam-se rachaduras e gengivas. Árvores gravemente danificadas, em seguida, murcham e morrem em breve.
Medidas de controle. Com um rolo de folha, você pode competir com uma solução concentrada de "Chlorophos" após a colheita. A casca, danificada pelas lagartas desta borboleta noturna, é limpa e queimada.
Plodojorka
Fruit-glass é uma pequena borboleta com uma envergadura de até 1,5-2 cm, cujas lagartas atacam damascos, ameixas, outras frutas e atacam seus frutos.No início de junho, ela põe ovos nos ovários de frutas ou nos pecíolos das folhas. De meados de julho a agosto, o processo de colocar ovos já está diretamente na fruta. Hiberna em casulos nas rachaduras da casca, no solo do círculo próximo do tronco, nas folhas caídas.
Medidas de controle:
- coleta e destruição do fruto afetado;
- limpeza e queima de folhas caídas;
- limpar a casca do tronco;
- cavando nos troncos;
- tratamento com solução a 0,2% de "Chlorophos", solução a 0,5% de "Entobacterin";
- pulverização com uma solução de sal de mesa (1 kg por balde de água);
- o uso de cintos de aprisionamento (tiras fixas de tecido no tronco, tratadas com cola sem secagem, para retardar a progressão das lagartas).
Pulgões
Se você notou que, em junho e julho, as folhas do seu damasco estão torcidas e os brotos estão dobrados, tente olhar embaixo do lençol. O acúmulo de insetos negros nas partes inferiores das lâminas indica que sua árvore é afetada por pulgões. Este inseto é muito perigoso para o damasco, porque leva a um enfraquecimento de sua imunidade, além de provocar a doença com um fungo preto.
Medidas de controle. Se a árvore ainda não começou a dar frutos, ela pode ser tratada com qualquer droga de pulgões ("Fitoverm", "Carbophos", "Fufanon").Quando os frutos amadurecem já começou, havia apenas uma maneira de se livrar desta praga - duas ou três vezes por semana para limpar tiros com uma solução de sabão, tintura sabão de cinza, dente de leão, tabaco, cebola ou alho. Pulgões não suportam cheiros pontiagudos e ambiente alcalino, por isso é muito provável que deixe o seu jardim.
Traça Listrada De Frutas
Cada lagarta de mariposas listradas pode matar até cinco brotos. Esta pequena borboleta noturna é capaz de infligir grandes danos a quase todas as plantações de frutas de caroço. Suas lagartas mordem brotos e brotos, provocando sua morte.
Medidas de controle. Quando buds de brotamento são recomendados tratamento com inseticidas (Carbofos, Metafos, Chlorophos, etc.). Os brotos danificados devem ser cortados das árvores a tempo e queimados. Para processar as seções da gaze do jardim.
Como vemos, os inimigos dos damascos são abundantes. O principal é antes de desembarcar damascos em seu jardim, armar-se com informações, como lidar com este infortúnio, a tempo de ajudar suas plantações verdes. E, claro, não negligencie a prevenção de damascos de pragas.Cuide do seu jardim, mantenha-o em boas condições sanitárias, alimente-o com fertilizantes orgânicos, minerais e calcários. Com o tempo, livrar-se do enraizamento, diluir as coroas e remover ramos doentes e secos, limpar a coroa morta.
Recomendado também para a pulverização preventiva de molas. Soviéticos e preparações, do que para processar damasco na primavera, definido. Nós damos apenas o mais comum e eficaz. Durante o período de derretimento da neve e antes da brotação, recomendam-se pulverizações com líquido Bordeaux, "Nitrafen", "Vitriol de Cobre", "Carbamida". Todas as misturas são amplamente representadas em lojas especializadas. Durante o período de vegetação ativo, tratamento com líquido de Bordeaux, "Zineb" ou cloreto de cobre é levado a cabo. A primeira pulverização é realizada após a floração, os próximos três a quatro - a cada 10-15 dias.