A flor da ceropegia é uma planta exótica elegante da família Lastovnie. Pertence a suculentas e vive nas regiões subtropicais da África do Sul, Austrália e Ásia. Os floristas são atraídos por suas longas videiras, cobertas com folhas arredondadas e longas flores eretas. Em nossas latitudes, a liana é usada para o paisagismo de estufas e casas. Fotos muito bonitas de ceropegia e uma planta viva é ainda mais bonita, ninguém pode passar por ela sem olhar pelo menos uma vez.
Descrição da planta
Ceropegia é uma planta herbácea perene na forma de uma videira ou um arbusto carregado. As raízes fibrosas da planta estão suficientemente espessadas; pequenos nódulos retangulares estão localizados sobre eles, nos quais o ceropegia armazena umidade em caso de seca. Os tubérculos adultos produzem seus próprios rebentos, então a densidade da coroa aumenta.
As hastes lisas e flexíveis são cobertas com casca verde escura brilhante. O comprimento da videira em amostras de interior é de cerca de 1 m, mas no ambiente natural pode atingir 3-5 m. O crescimento anual é de até 45 cm. A distância entre eles pode chegar a 20 cm. Nos entrenós, existem pares de folhas opostas em pecíolos de 1 cm de comprimento.As placas folhosas verde-escuras carnudas são ovóides ou em forma de coração. O comprimento da folha é de 6 cm e a largura é de 4 cm.Existem variedades com folhagem lisa e de mármore. Uma veia central de alívio é visível no lado mais plano e mais claro da placa da folha.
Flores únicas e sinuosas florescem ao longo de todo o comprimento da videira. Eles podem se formar ao longo do ano. Em pedúnculos curtos e grossos é um botão grande. Seu comprimento pode chegar a 7 cm, e a flor em forma de funil, de cor branca ou esverdeada, lembra uma pequena fonte ou pagode. Não é de admirar que o nome da planta possa ser traduzido como "fonte de cera". Corolla fundiu-se com brácteas e forma uma cúpula de cinco pontas. A parte interna do tubo tem uma tonalidade rosa pálida.
Depois que a flor murcha, o pedúnculo é preservado. Nele muitas mais vezes os botões são formados. Gradualmente, entrenós adicionais aparecem no processo e mais se assemelha a uma parte lateral.
Tipos de Ceropegia
No gênero ceropegia, existem cerca de 180 variedades, no entanto, apenas algumas delas podem ser encontradas em casas. Na maioria das vezes, os cultivadores de flores decidem comprar vodu ceropegia. Esta planta herbácea perene tem hastes finas e fortes de cor verde-marrom. Folhas pecioladas verde-escuras são de tamanho modesto. Seu comprimento é de 1,5 a 2 cm e sua largura é de 1 a 1,5 cm. Pontos mais escuros são visíveis na superfície da chapa. Nos lugares dos entrenós, os tubérculos marrom-claros arredondados se desenvolvem gradualmente. Destes, aparecem processos laterais e raízes aéreas.
As flores axilares são formadas uma em cada entrenó. Um tubo estreito bege ou rosa tem uma pubescência esbranquiçada no interior. Na superfície da flor são pétalas marrons escuras.
Ceropegia african. Planta perene com um caule mais carnudo e caído. Os entrenós são folhas ovóides suculentas. O comprimento e a largura das folhas não excedem 1 cm. Pequenas flores verde-roxas cobrem a vinha durante todo o ano. Sobre um tubo estreito de até 2 cm de comprimento, existe uma ponta fundida com cerca de 1 cm de altura.
Ceropegia de Sanderson. A planta se destaca por belas folhas grossas e caules de cor verde escura saturada. O comprimento das folhas em forma de coração é de 5 cm e a largura é de 3-4 cm, lindas flores grandes atingem 7 cm de comprimento. Acima do tubo de luz, há um guarda-chuva de pétalas fundidas de cor verde. A faringe e as pétalas no interior são cobertas com manchas escuras e curta pubescência.
Ceropegia Barclay. Esta videira herbácea consiste em longas hastes verde-rosadas cobertas com tubérculos esféricos. Em brotos nus ou ligeiramente pubescentes, ocasionalmente são encontradas folhas pecioladas em forma de coração. O comprimento das folhas verde-prateadas é de 2,5 a 5 cm, e as flores são um tubo alongado com uma borda larga e espalhada. Acima, há uma cúpula de pétalas fundidas. Lá fora, as flores são pintadas em tons de verde-rosa e na cor roxa média prevalece.
Métodos de criação
A reprodução da ceropegia é realizada dividindo o rizoma, enraizando estacas ou semeando sementes. Este processo é meticuloso e demorado.
Você pode comprar sementes de ceropegia on-line ou em grandes lojas de flores. Na primavera, é preparada uma caixa com substrato de areia e turfa. As sementes são distribuídas na superfície e trituradas com uma fina camada de solo. Antes da emergência, o pote é mantido sob o filme em um local claro a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Mudas eclodem após 14-18 dias. As mudas cultivadas mergulham em vasos separados.
Na primavera, você pode cortar várias estacas com 2-3 entrenós. Enraizá-los em solo úmido e fértil. Se houver nódulos de ar no cabo, a probabilidade de um resultado positivo aumenta significativamente. As hastes devem ser cavadas em ângulo ou horizontalmente, para que os entrenós entrem em contato com o solo. A panela é coberta com um filme, mantida em um local claro e ventilada regularmente. A temperatura do ar deve ser + 18 ... + 20 ° C. Quando a planta se enraizar e começar a iniciar novos brotos, você poderá transplantá-la para um local permanente.
Ao transplantar, você pode dividir a raiz da ceropegia adulta em 2 a 3 partes. Cada um deve conter vários tubérculos e botões de crescimento. Normalmente, a liana tolera facilmente esse procedimento e não requer cuidados adicionais.
Recursos crescentes
Cuidar de ceropegia em casa é muito simples. Mesmo no início do plantador de flores, ele cresce ativamente e floresce regularmente. Ceropegia precisa escolher um lugar brilhante. Ela precisa de uma longa luz do dia e normalmente tolera a luz solar direta. Em uma tarde quente de verão na janela sul, é melhor fazer as filmagens. Com a falta de luz, as folhas já raras começam a cair.
A temperatura ideal do ar para ceropegia é de + 20 ... + 25 ° C, a partir do outono, esse indicador deve ser ligeiramente abaixado e levado a + 14 ... + 16 ° C no inverno. Arrefecer abaixo de + 11 ° C levará à morte da planta. De maio a setembro, recomenda-se manter a vinha ao ar livre. Não é sensível ao resfriamento noturno e a rascunhos moderados.
Ceropegia precisa de rega abundante, mas entre a irrigação, o solo deve secar um terço. Use água macia à temperatura ambiente. Com o resfriamento, a rega é reduzida. Liana prefere ar seco. Suas hastes e folhagens são protegidas contra a evaporação excessiva. É indesejável pulverizar a coroa, para não provocar deterioração.
Em março e setembro, é recomendável aplicar fertilizantes minerais para plantas suculentas no solo. Duas vezes por mês, fertilizantes são adicionados à água para irrigação.
Ceropegia é transplantado na primavera, a cada 2-3 anos. Deve-se tomar cuidado para não danificar brotos e raízes delicados. Geralmente, use o método de transbordo. São escolhidos vasos planos e largos, no fundo dos quais é colocada uma camada de drenagem. O solo é constituído por:
- terra de folha;
- relva;
- folha de húmus;
- casca de pinheiro;
- areia de rio;
- carvão.
Após o transplante dentro de uma semana, a rega é reduzida pela metade.
Com os devidos cuidados, a ceropegia não é danificada por doenças e parasitas. Se a água estagnar regularmente no solo, a podridão das raízes pode se desenvolver. Nesse caso, os brotos de ceropegia secam e as folhas ficam amarelas. Raramente é possível salvar o processo; recomenda-se cortar e enraizar estacas da parte saudável da videira em tempo hábil.