Hypoestes é um achado real para quem não pode dedicar muito tempo às plantas, mas adora cores vivas no interior. Este nativo de Madagascar e África Central da família Acanthus é coberto com folhas brilhantes durante todo o ano, o que parece muito impressionante. A própria natureza colocou intrincadamente pontos incomuns de tonalidade branca ou rosa em uma folhagem exuberante.
Descrição da planta
A flor hypoesthes tem um rizoma macio e ramificado. Basicamente, as raízes estão localizadas nas camadas superiores do solo fértil. Acima do solo, hastes eretas e carnudas. Gradualmente, a base das hastes torna-se lignificada e exposta. A altura média de uma planta de casa é de 30 cm, algumas amostras podem crescer até 60 cm.
A maioria das hastes ramificadas é coberta com folhas ovóides em pecíolos curtos. Eles têm bordas onduladas e uma extremidade pontiaguda. Às vezes, pequenos tubérculos estão presentes em uma chapa de couro. O comprimento das folhas é de 7 a 10 cm e sua cor é muito diversa, em uma base verde-escura ou cinza há manchas de cores contrastantes. Eles podem ter uma variedade de formas e tamanhos e se dispersar por toda a folha ou se acumular ao longo das veias.
De junho a dezembro, é possível ver flores na hipoestesia que se substituem constantemente. As pétalas de uma pequena flor tubular são lilás. Os botões são coletados em inflorescências de panículas soltas no topo do mato. Comparado à folhagem brilhante, as flores quase não atraem a atenção.
Tipos de hipoestesia
Os botânicos já descobriram e registraram mais de 150 espécies de hipoestesia, mas em casa você pode encontrar apenas algumas delas. O mais popular é hipoestesia sangue vermelho. O arbusto sempre-verde é bastante ramificado e forma uma coroa quase esférica com até 50 cm de diâmetro. As folhas ovóides estreitas têm de 5 a 8 cm de comprimento e 3-4 cm de largura e é muito difícil ver a base verde-escura das folhas em muitas manchas rosa ou roxas. Pequenas flores vermelhas claras se reúnem em uma corola solta.
Hypoesthes folha-agrupados. Esta é uma planta sempre-verde com brotos macios e densamente frondosos. Os tons vermelho-violeta predominam na superfície das folhas. Os topos das hastes no verão são decorados com flores de lavanda axilares únicas. Com base nesta espécie, foram criadas várias variedades decorativas que diferem na densidade de pontos variados e no brilho. Você pode se familiarizar com todos os representantes na foto de hipoestesias em vários catálogos.
Reprodução
O cultivo de hipoestesia a partir de sementes é considerado um procedimento simples e eficaz. As sementes podem ser coletadas no outono por conta própria. Eles mantêm a viabilidade por até três anos. O plantio é realizado no início de março em pequenas estufas com uma mistura de areia e turfa. Recomenda-se que o solo seja cozinhado com antecedência. As sementes antes do plantio por um dia são embebidas em um estimulador de crescimento e distribuídas uniformemente na superfície da terra. Eles são esmagados por uma camada muito fina de solo. Uma estufa sob vidro é deixada por 2 semanas em uma sala quente e ventilada regularmente.
Após a emergência, é necessário fornecer iluminação difusa e brilhante. 14-20 dias após a germinação, a hipoestesia pode ser mergulhada e transplantada em pequenos vasos individuais.
A propagação de hipoestes por estacas é realizada na primavera ou no início do verão. É necessário cortar estacas apicais sem brotos com 3-4 folhas adultas. O enraizamento é feito em água morna e macia. Durante a primeira semana, as primeiras raízes aparecerão na base do caule e o caule poderá ser plantado no chão em um local permanente. Durante a primeira semana após o transplante, recomenda-se manter as mudas sob uma tampa, acostumando-se gradualmente ao ar livre.
Transplante de plantas
Recomenda-se anualmente a hipoestesia do transplante. É melhor realizar esse procedimento no início da primavera. O vaso de flores deve ser largo e não muito profundo. Os furos devem ser feitos na parte inferior. Seixos, pedaços de tijolos ou cacos de argila são dispostos sob o solo. A mistura do solo para a planta consiste nos seguintes componentes:
- solo de compostagem;
- terra de folha;
- turfa;
- areia do rio.
Todos os componentes são misturados em partes iguais. Durante o transplante, recomenda-se libertar parcialmente as raízes do antigo coma terrestre. Não é necessário tapar demais o solo para que o ar penetre nas raízes.
Após 2 a 3 anos, a hipoestesia da flor perde sua atratividade. Suas hastes são significativamente esticadas e expostas. Recomenda-se rejuvenescer periodicamente os arbustos.
Cuidando da hipoestesia interna
Em casa, os cuidados de hipoestesia são muito simples. Esta planta pouco exigente enraíza-se em quase qualquer lugar. A única condição para manter a decoratividade é a iluminação brilhante. É necessário manter a coloração colorida das folhas. As hipoestes se desenvolvem bem nas salas sul, leste e oeste, no entanto, precisam ser protegidas do sol do meio-dia. No inverno, será necessária iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes. Se não houver luz suficiente, as folhas terão uma cor verde mais uniforme.
A temperatura ideal do ar para hipoestesia é de + 20 ... + 25 ° C. No inverno, você pode baixá-lo ligeiramente para + 18 ... + 20 ° C, mas não menos. Não há necessidade de criar especificamente tais oscilações. A planta não precisa de dormência.
Para os habitantes das florestas tropicais, a alta umidade é vital. Nesse caso, da pulverização na folhagem, podem aparecer manchas feias. Recomenda-se usar umidificadores, bandejas com argila expandida úmida ou colocar flores mais próximas ao aquário.
As hipoestés devem ser regadas abundantemente e uniformemente. O solo não deve secar muito entre as umidificações. É melhor drenar o excesso de água da panela meia hora após a rega. Quando secas, as hipoestesículas jogam a maior parte da folhagem e depois restauram a coroa por um longo tempo.
O solo nutriente é importante para a planta; portanto, um transplante é feito todos os anos. Para nutrir ainda mais a hipoestesia, é necessário o uso de complexos minerais e orgânicos para flores decorativas e decíduas. De abril a outubro, uma dose de cobertura é diluída com água e aplicada ao solo duas vezes por mês. No inverno, a porção de fertilizante é reduzida pela metade.
Para preservar a atratividade da hipoestesia por mais tempo, ela deve ser aparada. No final de fevereiro, as hastes são encurtadas em um terço ou meio e formam uma coroa esférica. Este procedimento estimula a bushiness.
Doenças e Pragas
Hypoesthes podem sofrer de podridão radicular. Quando a água estagna, especialmente em uma sala fria, as raízes rapidamente se danificam e as hastes começam a cair. Muitas vezes, a única salvação são estacas. É importante destruir a terra contaminada e desinfetar bem o vaso.
No ar seco, em brotos suculentos, você pode encontrar escarpas, ácaros ou tripes. O tratamento com inseticidas (Actellik, Karbofos) ajuda a se livrar dos parasitas.