Eremurus é uma planta perene com poderosas inflorescências brilhantes. Pertence à família Xanthorrhoea. Sua terra natal são as regiões estepes e desérticas da Eurásia. Em nosso país, o eremurus é mais conhecido como "shiryash". O primeiro nome pode ser traduzido do grego como "cauda do deserto". Reflete o habitat e a forma das inflorescências. A planta é muito despretensiosa, já no final da primavera agrada os jardineiros com inflorescências brilhantes e perfumadas. O Eremurus decorará perfeitamente o jardim primavera e atrairá a atenção não apenas das famílias, mas também dos transeuntes.
Descrição botânica
Eremurus é uma erva perene. Possui um rizoma maciço com um espessamento esférico no centro, do qual partem fortes raízes grossas. A cada ano, os processos morrem, formando outro espessamento ou "fundo" na parte central. A altura da flor é em média 100-150 cm, mas existem amostras com até 2,5 m de altura.
Na base da terra, há uma grande roseta basal de folhas. Folhagem triédrica verde escura cresce até 100 cm de comprimento. Chapas lisas e rígidas têm formato de quilha. Às vezes eles se dobram para fora. No meio da primavera, uma haste carnuda nua aparece no centro da roseta das folhas. Seu topo é decorado com uma inflorescência racemose de cerca de 1 m de comprimento.
Flores esbranquiçadas, vermelho-acinzentadas, amarelas, rosa ou marrom-marrons estão localizadas próximas umas das outras. Corolas em forma de sinos começam a se abrir na base do pedúnculo em espiral. Cada flor vive no máximo um dia. No total, o período de floração de uma planta dura até 40 dias. Neste momento, o eremurus atrai muitas abelhas e outros insetos benéficos, portanto, é uma excelente planta de mel.
Após a polinização, os frutos amadurecem - cápsulas de sementes carnudas e redondas. No interior, existem partições que dividem o espaço em 3 compartimentos. Eles contêm pequenas sementes triédricas com uma superfície marrom enrugada.
O ciclo de vida de um eremurus é peculiar. As primeiras folhas aparecem em cavidades nevadas. No meio da primavera, uma haste grossa começa a crescer e, em maio, as flores florescem. Às vezes eles podem sofrer geadas de primavera. Em meados de junho, a floração termina e os frutos começam a amadurecer. No final do mês, elas secam, como outras partes da planta. Eremurus entra em hibernação, toda a parte do solo morre. Isso deve ser levado em consideração ao elaborar uma composição de flores, para que o site não fique vazio.
Tipos e variedades de eremurus
O gênero eremurus possui 60 espécies de plantas. Todos eles são perfeitamente polinizados, portanto, além das principais variedades, existem muitos híbridos. Na Rússia, apenas algumas espécies são mais comuns.
Eremurus Echison. A planta é encontrada nos planaltos pedregosos do sudeste da Ásia. Floresce uma das primeiras em abril, mas a variedade também tem uma estação de crescimento muito curta. A roseta de folhas tem até 27 folhas verdes brilhantes. Em um pedúnculo denso de até 1 m de comprimento, uma inflorescência racemose floresce. Seu diâmetro atinge 17 cm. 120-300 botões podem se formar em uma planta. Existem variedades com flores brancas, roxas e rosa brilhante.
Eremurus Alberta cresce nos vales das montanhas e atinge uma altura de 120 cm.As folhas nuas e retas são pintadas em verde escuro. No centro, há uma haste grande com uma flor acinzentada. Sua parte superior é decorada com uma inflorescência racemosa frouxa de 60 cm de comprimento e as corolas brancas são delimitadas por periantos vermelho-carne.
Eremurus poderoso cresce nas terras altas. Tem raízes fusiformes marrons e folhas nuas com quilha. A folhagem linear verde-escura é coberta por uma flor azulada. Um caule liso verde-azulado cresce 1,2 m de altura. Está decorado com inflorescência cilíndrica. Em uma haste, existem até 1000 pequenos botões rosa pálidos com periantos marrons ou esbranquiçados.
Eremurus Olga. A planta não excede 1,5 m de altura e uma inflorescência densa em forma de espigão é pintada de branco. Consiste em botões bastante grandes em forma de sino.
Eremurus Cleópatra. A planta é particularmente bonita devido à cor brilhante das flores. Em um caule de até 120 cm de altura, pequenas flores cor de rosa florescem. Eles estão localizados muito próximos um do outro e formam um véu contínuo em torno do pedúnculo.
Métodos de criação
O Eremurus é propagado pela semeadura e divisão de rizoma. Para coletar as sementes, é necessário cortar o caule das flores secas com caixas de sementes e secá-lo ao ar livre sob um dossel. Então as sementes devem ser libertadas da casca. Em outubro, elas são semeadas imediatamente em campo aberto. Para fazer isso, cavar o solo, nivelar e fazer sulcos com 1,5 cm de profundidade.As sementes são distribuídas uniformemente nos orifícios e depois polvilhadas com terra. Na primavera, os primeiros brotos aparecem, eles precisam de cuidados mais detalhados. As plantas jovens devem ser cuidadosamente regadas e remover ervas daninhas regularmente de ervas daninhas. A floração é possível por 4-5 anos de vida.
Em regiões com invernos rigorosos, é recomendável cultivar mudas primeiro. As sementes são semeadas em recipientes com areia solta e turfa em outubro. É necessário colocá-los a uma profundidade de 1 a 1,5 cm O recipiente é mantido a uma temperatura de + 15 ° C até a primavera. Em março, as primeiras filmagens aparecem. Plantas com duas folhas reais são plantadas em pequenos vasos separados. No verão, eles são mantidos na rua. Quando a parte do solo seca, os vasos são transferidos para um local escuro. No outono, as mudas são deixadas na rua, mas cobertas com galhos de abeto e folhas caídas a uma altura de 20 cm e o plantio em campo aberto é realizado apenas no próximo outono.
A divisão dos rizomas é realizada no final do verão, quando a parte do solo está completamente morta. Em agosto, eles desenterram completamente uma raiz com um grande pedaço de terra, para não danificar os processos laterais. É embebido em água e liberado do solo. Em seguida, o rizoma é seco e dividido em várias partes. Locais de cortes são tratados com carvão moído. Segmentos da raiz são armazenados por várias semanas em um local fresco e seco. O desembarque em campo aberto é feito no final de setembro ou outubro. Na primavera seguinte, cada dividendo forma sua própria saída de folha.
Aterragem e cuidados
Para um eremuro, você precisa encontrar um local ensolarado e aberto no jardim. A flor não tem medo de correntes de ar e fortes rajadas de vento. Embora suas hastes sejam bastante altas, apenas um furacão é capaz de derrubá-las no chão. Todos os procedimentos de plantio e transplante são realizados em agosto-setembro. O solo deve ser bem drenado. A proximidade das águas subterrâneas ou dos corpos d'água é indesejável, porque as raízes são sensíveis à estagnação da umidade e podem apodrecer. Solos alcalinos ou neutros devem ser selecionados.
Eremurus não possui requisitos especiais para a fertilidade da terra. No entanto, observou-se que quanto mais fértil o solo, mais tarde as mudas jovens florescerão (crescerão a massa das raízes por vários anos), mas em solos pobres, a floração começará 1-2 anos antes. Ao pousar no fundo do poço, é recomendável derramar uma camada de entulho ou seixos. Isso proporcionará uma boa drenagem. Para otimizar a composição do solo, deve-se adicionar húmus foliar, solo turfoso e areia. A distância entre as plantações depende do tipo de planta. Amostras grandes são plantadas a uma distância de 40 a 50 cm uma da outra, pequenas o suficiente entre 25 e 30 cm de espaço livre.
Durante o período de vegetação ativa, o eremurus precisa de rega abundante e regular. No entanto, é importante não exagerar. Se a primavera estiver chuvosa o suficiente, a irrigação não será necessária. Caso contrário, a estagnação da água não pode ser evitada. Quando o florescimento do eremurus termina, a rega deve ser reduzida ou interrompida completamente. Na terra natal da fábrica, a seca começa durante esse período, portanto a umidade excessiva do solo pode destruir o rizoma.
Para uma floração abundante, o fertilizante é indispensável. A cobertura orgânica é introduzida no início da primavera. Antes do inverno, a superfície do solo é fertilizada com pó de superfosfato e aduba o solo com composto ou esterco podre. É importante limitar a proporção de sais de nitrogênio, pois seu excesso reduz a resistência do inverno das plantas.
O solo sob o primus deve ser eliminado regularmente para que o ar penetre melhor nas raízes e as ervas daninhas não inibam as flores.
Na Rússia central, eremurus normalmente invernam sem abrigo. Ao cultivar variedades amantes do calor para o inverno, o solo é coberto com turfa. Não faz sentido desenterrar raízes e mantê-las quentes até a primavera, pois as mudas acordam muito antes do plantio.
No meio do verão, quando a vegetação seca, é necessário podar os caules das flores e depois as folhas primeiro. Isso ajudará a preservar a aparência decorativa do canteiro.
Doenças e Pragas
As pragas mais comuns do eremurus são lesmas e caracóis. Eles mordem de bom grado um caule carnudo e se alimentam do suco da planta. Raízes e crescimento excessivo também podem sofrer ataques de ratos e toupeiras. Com cuidados inadequados com o eremuro e inundações freqüentes do solo, a podridão radicular pode se desenvolver. As áreas afetadas devem ser cuidadosamente aparadas e tratadas com cinzas ou fungicidas.
Às vezes, uma infecção viral se desenvolve na folhagem e brotos. Suas principais características são os tubérculos amarelos pálidos e rasos da superfície. É impossível salvar plantas doentes. É necessário cortá-los e destruí-los o mais rápido possível, a fim de evitar novas infecções no jardim.
Eremurus em paisagismo
Inflorescências altas e densas de eremurus são boas em plantações em grupo e isoladas. Eles podem executar o zoneamento do local, decorar cercas e dependências, além de plantar um jardim de flores ao fundo. A bainha e as panículas densas brancas como a neve, amarelo e rosa são usadas para projetar uma paisagem natural ou desértica.
Nos arranjos de flores, os melhores vizinhos para o eremurus são tulipas, peônias, íris, malva, yuccas e cereais. Ao escolher flores para um canteiro, é necessário se concentrar em condições semelhantes de detenção. Também é importante escolher plantas que florescem por sua vez. Assim, será possível obter uma floração contínua desde o início da primavera até as geadas do outono.