Sophora japonês - árvore de cura com coroa aérea

Pin
Send
Share
Send

Sophora Japonica é uma árvore grande e extensa que pertence ao gênero Styphnobius da família das leguminosas. As plantas nativas são o Japão e a China. Devido à sua semelhança com a acácia, é freqüentemente chamada de "acácia japonesa" ou "pagode". Sophora tem uma coroa larga a céu aberto de um tom verde claro. A planta é capaz de decorar efetivamente o jardim nas regiões sul ou em climas temperados. No entanto, a maior parte da sophora é conhecida não por seu efeito decorativo, mas por suas muitas propriedades curativas. É usado ativamente na medicina popular e tradicional, portanto, obter um médico em casa em seu próprio jardim ficará fora de lugar.

Descrição da planta

A Sophora japonesa é uma árvore de folha caduca de 20 a 25 m de altura, com uma coroa extensa, esférica ou de guarda-chuva. Os ramos esqueléticos crescem horizontalmente, os primeiros são bastante baixos. Todas as partes lignificadas são cobertas com uma casca densa de um tom cinza escuro com rachaduras profundas. Os rebentos jovens têm uma pele verde brilhante e macia. Não há espinhos na planta.

As folhas de pecíolo nos galhos são organizadas a seguir. Eles têm uma estrutura não emparelhada e consistem em 9 a 17 folhas. O comprimento de uma folha com pecíolo é de 11 a 25 cm, os lobos oblongos ou ovóides crescem de 2 a 5 cm e a placa da folha é nua, verde-clara. É interessante que todas as noites as folhas se dobrem e caiam, e de manhã com o amanhecer se desdobre novamente.







Em julho-agosto, flores brancas e amareladas, exuberantes e perfumadas florescem. Eles são coletados em inflorescências de panículas no final dos brotos. O comprimento da inflorescência é em média de 35 cm. Pedúnculos eretos e ramificados são pontilhados de flores com quilha e pétalas macias. Cada flor com cerca de 1 cm de comprimento tem seu próprio pedúnculo caído.

Sophora é uma excelente planta de mel. O mel tem uma tonalidade âmbar clara e é muito curativo. Após a polinização, os frutos amadurecem entre outubro e novembro e os feijões suculentos de 3 a 8 cm de comprimento.Vagens arredondadas com espessamento imediatamente após a emergência são coloridas em tom marrom-esverdeado e ficam avermelhadas à medida que amadurecem. O feijão pode ficar pendurado nos galhos durante o inverno.

Propagação de Sophora

Sophora propagada por sementes e estacas. Para a semeadura, você precisa usar sementes frescas. Para que as mudas apareçam mais cedo, é necessário realizar a estratificação a quente (despeje água fervente por 2 horas) ou a escarificação (trate a pele com uma lixa de unha) das sementes. Após o processamento, são plantadas em vasos com uma mistura de areia e turfa a uma profundidade de 2 a 3 cm e as culturas são umedecidas e cobertas com um filme. É necessário cultivar plantas à temperatura ambiente e com boa luz. Os brotos não aparecem rapidamente, dentro de 1,5 a 2 meses. As mudas cultivadas com duas folhas reais mergulham (cortam a raiz em um terço) e são transplantadas para vasos pequenos.

Para propagar a sophora por estacas, é necessário cortar vários brotos apicais de 10 a 15 cm de comprimento com um par de folhas fortes durante a primavera ou o verão. A fatia é tratada com "Kornevin" e plantada em solo úmido. As estacas são cobertas com uma tampa de plástico. Eles precisam ser arejados diariamente e umedecidos conforme necessário.

Regras de desembarque

A Sophora interna constrói rapidamente a coroa e o rizoma, mas é bastante difícil tolerar o transplante. Até árvores jovens são transplantadas em um ano. Plantas adultas substituem apenas o solo superficial. Sophora, como a maioria dos representantes da família das leguminosas, entra em simbiose com os fungos localizados no solo. Como resultado, pequenas focas esbranquiçadas se formam nas raízes. Para a planta, essa união é muito importante, portanto, ao transplantar, é impossível limpar completamente o solo das raízes.

O melhor momento para o transplante é de janeiro a fevereiro, até o início da estação de crescimento. Sophora não tem muitos requisitos de terra. É importante apenas que seja leve e respirável. Geralmente, use terras universais ou de jardins com a adição de areia do rio. No fundo, certifique-se de derramar uma camada de material de drenagem.

Cultivo e cuidado

Sophora japonesa é despretensiosa em sair. Pode ser cultivada em campo aberto e em ambientes fechados. Nas ruas, a fábrica pode passar o inverno no Cáucaso, na Crimeia, em Sakhalin e em outras áreas até o sul da Sibéria. As plantas de interior precisam de poda regular e restrições de altura. Nesse caso, a árvore é perfeita para escritórios e casas de paisagismo. Deve ser cultivada em uma banheira grande e, se possível, levada ao ar livre para a primavera e o verão. Para que a sophora se desenvolva normalmente, certas regras de cuidados devem ser observadas.

Iluminação A planta é muito fotofílica. Ele precisa de uma longa luz do dia e iluminação brilhante. Luz solar direta é permitida. No entanto, no verão, em forte calor, recomenda-se sombrear a coroa. No inverno, pode ser necessária iluminação adicional com lâmpadas.

Temperatura Sophora se adapta bem ao meio ambiente. Ele suporta o calor extremo no verão, mas precisa de ventilação frequente. No inverno, a planta deve ser movida para um local mais fresco. É melhor mantê-lo a uma temperatura de 0 ... + 13 ° C. Sofistas ao ar livre são capazes de suportar geadas de curto prazo com abrigo de até -25 ° C. Se você não pode proporcionar um inverno frio, é necessário cuidar de uma iluminação mais intensa.

Umidade. Na natureza, Sophora vive em regiões desérticas, para lidar facilmente com a baixa umidade. Não precisa ser especialmente pulverizado, mas é útil banhar e lavar o pó periodicamente.

Rega. Sophora prefere rega moderada e pode tolerar secas a curto prazo. Tempo demais para limitar a rega não vale a pena, caso contrário, parte das folhas da sophora cairá. Mas despejar não é recomendado, pois a árvore pode morrer rapidamente. Sophora é pouco exigente para a composição da água, você pode usar água da torneira dura.

Adubo. De fevereiro a agosto, Sofora precisa de alimentação regular. Duas vezes por mês, uma solução de fertilizante mineral ou orgânico para plantas com flores é despejada no solo.

Invernada. As plantas ao ar livre para o inverno precisam de proteção. O solo nas raízes é coberto com turfa e coberto com folhas caídas. Árvores de interior com um inverno frio também despejam quase toda a folhagem. Isso é normal. Já no final de janeiro, à medida que a luz do dia aumenta, os botões começam a inchar e os verdes jovens aparecem. Novas folhas servem como um sinal para rega mais abundante e para a introdução da primeira porção de fertilizante.

Poda. O Sofora de rápido crescimento deve ser cortado regularmente, porque o crescimento final da vegetação pode chegar a 1,5 m. Os brotos jovens apertam regularmente para que se ramifiquem melhor. Grandes ramos esqueléticos do primeiro e do segundo nível são cortados por tesouras de podar.

Doenças e pragas. Com cuidados inadequados, as raízes podem ser afetadas pela podridão. Nesse caso, é necessário realizar vários tratamentos com fungicidas. Ocasionalmente, as plantas são afetadas por insetos, pulgões e mariposas-luvas. Com a ajuda de inseticidas, é possível se livrar rapidamente dos parasitas.

Sophora japonês no jardim

Sophora como uma grande árvore que se espalha é muito conveniente para relaxar. Abaixo dele, você pode colocar um mirante ou organizar um playground. Ramos fortes suportam cargas pesadas e são adequados para garantir o balanço. Uma coroa que se espalha protege de maneira confiável do sol escaldante, e um aroma agradável e discreto ajudará a criar um clima apropriado. A árvore é bastante grande, portanto, apenas uma planta é suficiente no local. Mas nos parques eles plantaram becos inteiros.

Propriedades e composição medicinais

Todas as partes da sophora japonesa contêm muitas substâncias úteis. Entre eles estão:

  • rutina flavonóide (fortalecimento dos capilares, redução da coagulação sanguínea, eliminação do edema);
  • alcalóide paquicarpin (efeito sedativo, estimulação das contrações uterinas, redução da hipertensão);
  • oligoelementos (potássio, boro, magnésio, iodo, zinco, ferro) - fortalecimento de músculos, ossos, renovação da pele, eliminação de toxinas;
  • glicósidos (vasodilatação, excreção de expectoração, excitabilidade reduzida);
  • ácidos orgânicos (eliminação de toxinas, obstáculo a processos putrefativos no trato digestivo).

As substâncias têm o maior efeito no sistema circulatório, em particular nos vasos sanguíneos e capilares. Sophora limpa as lacunas internas das placas e também fortalece as paredes e reduz sua fragilidade. Como matéria-prima médica, são colhidas apenas flores, folhas ou frutos verdes amarelados verdes. Seque-os em uma sala bem ventilada e fresca. Use espaços em branco por 12 meses. Tinturas de chá, caldo e álcool são preparadas a partir deles.

Os medicamentos têm as seguintes propriedades medicinais:

  • diminuição da fragilidade dos vasos sanguíneos;
  • remoção de placas de colesterol;
  • diminuição do inchaço;
  • luta contra coágulos sanguíneos de pequenos vasos;
  • normalização de processos metabólicos;
  • aumentar a imunidade;
  • diminuição de reações alérgicas;
  • normalização da pressão arterial;
  • redução em manifestações de taquicardia.

Como a rutina produz o maior efeito do tratamento e se dissolve no álcool, as tinturas de álcool são mais frequentemente encontradas nas farmácias. Leve-os algumas gotas para dentro. Essa terapia ajuda a fortalecer o corpo, acalmar os nervos e superar outras doenças. Para uso externo, loções e compressas são aplicadas em locais machucados ou em inflamações. Um algodão umedecido em tintura é aplicado a um dente dolorido.

Melhorando a circulação sanguínea, a sophora tem um efeito benéfico no cérebro. Muitas vezes, é prescrito pelos médicos para prevenir derrame hemorróida.

Muitos praticam tomar medicamentos com a Sophora japonesa por conta própria, mas é melhor consultar seu médico primeiro. Afinal, qualquer medicamento, se usado de forma inadequada, pode prejudicar. Como os medicamentos são usados ​​ativamente na medicina tradicional, o médico fará uma consulta exaustiva sobre o regime e o efeito esperado.

Contra-indicações, efeitos colaterais

Sophora praticamente não tem contra-indicações. Mas as pessoas com reações alérgicas graves às plantas precisam começar a tomar com muita cautela. Muitas vezes, as manifestações cutâneas de alergias são atrasadas no tempo. Ou seja, a erupção cutânea aparece alguns dias ou semanas após o início da administração.

Alguns especialistas afirmam que a sophora é venenosa. No entanto, sujeito a dosagens, o dano está completamente ausente. No entanto, o tratamento não é recomendado para quem sofre de alergias, lactantes e mulheres grávidas (especialmente no primeiro trimestre da gravidez) e crianças menores de 3 anos de idade.

Os efeitos colaterais da droga incluem diarréia, vômito, náusea, flatulência e dor no abdômen. Nos primeiros sintomas de deterioração da saúde, é necessário interromper imediatamente o tratamento e ir ao hospital.

Pin
Send
Share
Send