Descrição - uma erva perene com folhas delicadas e aveludadas. Pertence à família Gesneriaceae e vive no México, Brasil e Antilhas. Em nosso país, a descrição é cultivada como uma flor da casa. Forma arbustos compactos ou longas cascatas em um cache-pot. Para um padrão incomum nas folhas e em sua cor, a planta às vezes é chamada de "chama violeta" ou "flor de pavão". Além de uma densa saída de folhas fofas, a descrição agrada a flores fofas. Existem muitas variedades que permitem ao produtor escolher a combinação mais apreciada do padrão nas folhas e nas flores.
Descrição da planta
Episia é uma planta perene com caules macios e caídos. A altura da planta é de 15 a 20 cm, o crescimento anual é pequeno. Processos laterais são formados nos brotos e, ao entrar em contato com o solo, a planta cria raízes rapidamente. O sistema radicular da descrição é representado por crescimentos tuberosos conectados por um bigode horizontal.
A decoração principal da planta são suas grandes folhas pubescentes. Eles crescem nos pecíolos opostos, formando uma roseta simétrica densa. Uma placa de folha oval com uma borda plana ou ondulada termina com uma extremidade pontiaguda ou arredondada. É coberto com um padrão de relevo de veias ou mesmo, com uma veia central. A folha cresce de 5 a 20 cm de comprimento e de largura de 3 a 10 cm A superfície da folha carnuda pode ser densamente pubescente com uma pilha curta e macia ou permanecer brilhante. A cor das folhas depende das espécies, é muito diversa. Existem plantas com folhas monofônicas verde-oliva ou variegadas, com uma borda contrastante e manchas. A folhagem carnuda permanece nos brotos por vários anos, para que a planta não fique nua e mantenha o efeito decorativo por um longo tempo.
Não apenas as folhas são atraídas pela descrição. Suas delicadas flores florescem em maio e duram até setembro. Eles têm uma forma tubular com cinco pétalas separadas nas bordas e fortemente dobradas. As flores são pintadas em escarlate, rosa, laranja, amarelo ou branco. O comprimento do tubo de flores é de 3 cm, com um diâmetro de cerca de 1,5 a 3 cm, e as flores também são felpudas. Em algumas espécies, as bordas das pétalas são cobertas com cílios longos. As flores florescem em pedicelos curtos e grossos nas axilas das folhas, isolados ou coletados em grupos de 2 a 4 botões.
Tipos de descrição
O gênero da descrição não é muito numeroso, contém apenas 12 espécies principais. Três deles são especialmente populares.
Os dentes são cravo. Uma planta compacta com brotos flexíveis desenvolve rosetas de folhas com folhas carnudas e ovais de cor uniforme. O comprimento da folha não excede 3 cm e uma largura de 2 cm Flores brancas relativamente grandes na forma de um gramofone são pintadas de branco. As bordas das pétalas são cobertas, como uma franja, com cílios longos e torcidos. O comprimento do tubo e o diâmetro da flor é de cerca de 5 cm, ocorrendo entre junho e setembro.
A descrição é cobre. Essa visualização tem um tamanho maior que o anterior. As folhas têm cerca de 6 a 15 cm de comprimento e 5 a 10 cm de largura, na maioria das vezes densamente pubescentes e pintadas em uma cor marrom-cobre. Um intrincado padrão contrastante está localizado ao longo das veias. Em julho-setembro, flores únicas florescem com um diâmetro de até 25 mm. Geralmente eles são pintados de vermelho com uma mancha amarela dentro do tubo. Variedades:
- Brilho prateado - as folhas verde-prateadas macias ao redor da borda têm um padrão marrom-verde desigual, flores vermelho-alaranjadas;
- Nilo Azul - nas folhas verde-marrom, no centro da oliveira visível "Árvore de Natal", floresce com flores de lavanda;
- Topázio rosa - folhas brilhantes com um centro rosa esfumaçado e uma faixa estreita de azeitona ao longo da borda;
- Beleza na floresta - cresce brilhantes folhas verde-prateadas e floresce flores vermelhas;
- Soldado de chocolate - quase toda a superfície da folha é pintada em uma cor verde-acastanhada com muitas manchas azul-prateadas, floresce em cores marrom.
A descrição é rastejante. O perene herbáceo é distinguido por hastes longas e flexíveis. Eles crescem folhas de oliveira fofas de 8 a 10 cm de comprimento e cerca de 3-5 cm de largura. Em julho-setembro, as flores de um único axil florescem com pétalas vermelho-rosadas. Ideal para cultivo de ampolas.
Propagação de plantas
A descrição pode ser propagada por sementes, estacas e cavidades filhas. A propagação de sementes é raramente usada. É necessário preparar um pequeno recipiente com areia e turfa. As sementes em miniatura são distribuídas na superfície e pressionadas no solo com uma régua. O recipiente é coberto com filme e colocado em um local quente e bem iluminado. O solo é regularmente ventilado e pulverizado. Mudas defeituosas aparecem após 10-30 dias. Depois disso, o abrigo é removido e as mudas são cultivadas sob luz ambiente e a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. As mudas se desenvolvem bem devagar. Quando crescem 2 folhas reais, as plantas são plantadas em pequenos vasos de 2-3 essências juntos. No primeiro ano, a floração não é esperada.
O método mais eficaz e conveniente de reprodução é o enraizamento das crianças. Eles são formados regularmente em um bigode flexível. Soquetes pequenos com 3-4 nós geralmente ficam pendurados em uma ervilha em uma haste fina (antenas). Tal tomada sem processos laterais é cortada e enraizada na água. Você pode colocá-lo no chão em uma panela adjacente sem separá-lo da planta mãe. As flores contêm luz ambiente e temperatura do ar + 22 ... + 25 ° C. Depois de uma semana, suas próprias raízes são formadas e a saída pode ser separada.
As estacas apicais de 5 a 10 cm de comprimento com 1-2 nós também se enraízam muito bem. Após a separação, são colocadas em água morna e, com a formação das raízes, são plantadas em vasos de pequeno diâmetro com solo solto.
Plantar e cuidar em casa
A descrição é considerada uma flor em vaso que requer pouca manutenção. É adequado para jardineiros com experiência média.
Aterragem Um vaso raso, mas bastante largo, com lados estreitos, é selecionado para a planta. Como a flor cresce rapidamente, às vezes é transplantada duas vezes por ano. O fundo do tanque deve ter orifícios de drenagem. Argila expandida ou tijolo vermelho quebrado também é necessariamente derramado. Antes do transplante, o epíteto é abundantemente regado e cuidadosamente removido do vaso. Parte da terra é removida e as raízes são inspecionadas quanto à podridão. As áreas danificadas são cortadas e tratadas com carvão moído.
Solo para o plantio deve ser solto e fértil, com uma reação levemente ácida ou neutra. Para a compilação de misturas de solo, pegue terra, turfa e areia. Para impedir o desenvolvimento do fungo, adicione carvão e musgo-esfagno.
Iluminação A descrição, especialmente as variedades com folhas escuras, precisa de luz difusa e brilhante. Você não pode colocar uma flor sob luz solar direta. As plantas são colocadas nos peitoris das janelas leste e oeste, bem como nas profundezas da sala sul. Haverá pouca luz na janela norte e você terá que usar a luz de fundo.
Temperatura A temperatura ideal do ar é de + 20 ... + 25 ° C durante todo o ano. Nos dias mais quentes, a sala é ventilada, mas protege a flor dos rascunhos. Arrefecer abaixo de + 18 ° C é inaceitável.
Umidade. O local de nascimento da descrição são regiões tropicais e subtropicais, então ela adora alta umidade. Ao mesmo tempo, as folhas pubescentes não podem ser pulverizadas; é melhor usar umidificadores ou bandejas com seixos molhados e água. O fluido não deve entrar em contato com o solo. Não é recomendável tomar uma aptidão.
Rega. A descrição precisa de rega regular para que o solo fique sempre um pouco úmido, mas sem estagnação da água. Regue as plantas através de uma panela ou na borda da panela. A água não deve entrar em contato com brotos e folhas. O fluido deve estar quente e bem limpo.
Adubo. Em março-outubro, uma depilação é alimentada regularmente duas vezes por mês. Uma solução de fertilizante mineral universal é introduzida no solo. A dosagem do curativo é reduzida pela metade.
Poda. As plantas ampel são caracterizadas por uma exposição e extensão graduais do caule. Para impedir que isso aconteça, você deve cortar regularmente a metade. A poda é realizada na primavera e no verão. Apesar disso, a cada 4-5 anos, os arbustos são rejuvenescidos.
Possíveis dificuldades
Quando a água estagna e gotas de líquido entram nas folhas, podem surgir doenças fúngicas. Nesse caso, é necessário ajustar a tecnologia agrícola, remover as hastes danificadas e tratar a planta com fungicida. Às vezes, escalas, tripes, pulgões, moscas-brancas e cochonilhas habitam brotos ou caules. Dos parasitas, é realizado o tratamento com inseticida. As formulações em aerossol ou em pó devem ser preferidas.
No processo de crescimento de um episódio, podem surgir vários problemas que podem ser facilmente resolvidos, corrigindo-se os cuidados:
- a formação de manchas marrons nas folhas - gotas de água e água muito fria para irrigação;
- folhas amareladas - doses excessivas de fertilizantes vegetais, luz solar direta;
- o aparecimento de placa cinza nas folhas - solo muito ácido, doenças fúngicas;
- falta de floração - secagem regular do substrato, excesso de fertilizantes nitrogenados, iluminação insuficiente.