As rosas dão um aroma delicioso, deliciam-se com uma variedade de cores, suas pétalas são usadas em perfumes, cosmetologia, medicina e nutrição. De rosas fazer óleos essenciais, pós, água de rosas, decocções, pomadas e tinturas. E os doces, conservas e doces das pétalas não são apenas saborosos, mas também possuem uma lista impressionante de propriedades úteis. Vamos falar sobre isso em nosso artigo.
Quase toda a tabela periódica está presente em pétalas de rosas frescas
Esta não é apenas uma afirmação alta. A composição química das pétalas de rosa é impressionante:
- vitaminas C, E e K, vitaminas do grupo B;
- flavonóides;
- caroteno;
- selênio;
- iodo;
- potássio
- cálcio
- ferro
- zinco;
- magnésio
- manganês;
- cromo;
- fósforo
Mesmo depois de fazer geleia rosa, a maioria das propriedades benéficas das rosas frescas é preservada e tem um efeito benéfico na nossa saúde.
A geleia de pétalas de rosa tem propriedades antifúngicas e antibacterianas
A geleia rosa ajuda a curar ou aliviar significativamente a condição para doenças da garganta e brônquios - todos os tipos de bronquite, laringite e faringite. Este efeito é alcançado devido ao alto teor de óleos essenciais nas pétalas.
Um remédio eficaz e saboroso para estomatite
É difícil encontrar uma cura mais saborosa que a geléia. Nesse caso, será uma geléia “fria”, ou melhor, pétalas de rosa raladas com açúcar ou mel. É suficiente várias vezes ao dia para lubrificá-los na boca com uma membrana mucosa afetada por estomatite. Graças às propriedades anti-sépticas e antivirais de rosas, feridas e feridas curam rapidamente, independentemente da causa da estomatite patogênica.
Geléia de rosa tem propriedades anti-sépticas
Além da estomatite, uma delicadeza doce de pétalas de rosa quando ingerida por via oral é uma boa profilaxia da úlcera gástrica, alivia a condição de intestinos irritados ou inflamados. Com uso externo - desinfeta e cura cortes e feridas.
Comer geléia rosa ou geléia em quantidades moderadas tem um efeito benéfico sobre a condição da pele - a secura e o número de erupções cutâneas diminuem, a tez melhora. Se ao mesmo tempo limpar ou comprimir com água de rosas, o efeito será ainda mais impressionante.
A geléia está cheia de flavonóides
Pétalas de rosa de várias variedades contêm diferentes concentrações de flavonóides. O mais famoso dos pigmentos que contêm fenol: rutina e quercetina. Essas substâncias em combinação com a vitamina C fortalecem os capilares, melhoram a elasticidade dos glóbulos vermelhos e diluem o sangue, impedindo a formação de coágulos sanguíneos e também são usadas para tratar distúrbios cerebrovasculares e patologias cardiovasculares.
Além disso, os pigmentos que contêm fenol são fortes antioxidantes e são capazes de neutralizar os radicais livres, o que significa que combatem com sucesso o envelhecimento.
Flavonóides em combinação com taninos e polifenóis são a base dos taninos. Seu efeito se manifesta nas propriedades adstringentes, usadas no tratamento de distúrbios intestinais, na cicatrização de feridas, na interrupção do sangramento interno e externo e na execução de medidas de intoxicação. Os taninos de geleia rosa dão um tom azedo e um sabor ligeiramente adstringente.
Há vitamina B5 na geléia
O ácido pantotênico (vitamina B5) na tradução significa "em toda parte" porque está presente em todas as células. Parte da vitamina é produzida no intestino, o restante vem com alimentos. O ácido pantotênico também está presente na geléia rosa e afeta os processos do corpo da seguinte maneira:
- Ajuda a converter os alimentos consumidos em glicose, o que é importante para o suprimento de energia de uma pessoa, especialmente na infância;
- decompõe proteínas, gorduras e carboidratos;
- participa da produção de hormônios;
- sintetiza bom colesterol.
Uma quantidade suficiente de vitamina B5 no corpo ajuda a manter a saúde mental e a vitalidade.
Há muita vitamina K nas pétalas de rosa
As rosas contêm uma vitamina lipossolúvel na forma de K1 (filoquinona). Também é chamada de vitamina da coagulação, pois está diretamente envolvida no processo de coagulação do sangue. Além dessa função, a filoquinona está envolvida na saturação do tecido ósseo com minerais e ajuda a combinar vitamina D e cálcio. Essas habilidades são usadas para prevenir o raquitismo e a deficiência de cálcio no organismo.
Com a ajuda de rosas, a própria natureza cuida da nossa saúde. Avicenna foi uma das primeiras a apreciar a força desta planta e criada a partir de rosas, não apenas pomadas e fricções, mas também receitas úteis e saborosas. Aqui está um deles:
- Para fazer geléia de mel com rosas, você precisa de pétalas de rosa vermelhas. Eles devem ser lavados em água fria, cortar as partes sólidas e leves e espalhar no tecido para secar.
- Em um recipiente conveniente, estique as pétalas e adicione um pouco de mel para misturar bem.
- Em seguida, exponha ao sol por 40 dias em um prato de vidro ou barro.
- Mexa diariamente de manhã e à noite. Se necessário, adicione mais mel.
- Em seguida, retire para um local escuro e insista por seis meses. Não retire as pétalas da geléia - sem elas, a mistura fermentará.
Tal tratamento ajudará a lidar com febre e dor no estômago.