A cereja é uma das culturas de jardim mais famosas e difundidas. É cultivada na Rússia desde o século XII. Os criadores não ficam sentados e desenvolvem novas variedades, tentando obter cerejas que combinam apenas qualidades positivas - saborosas, crescendo bem em um clima desfavorável, imune a doenças de pedras. Variedade Morozovka tem quase todas as características listadas.
Descrição variedades de cerejas Morozovka
As cerejas Morozovka foram criadas no Instituto de Pesquisa de Horticultura da Rússia, I.V. Michurin em 1997. O autor da variedade é Tamara Morozova, em cuja homenagem a cereja recebeu seu nome. Os "pais" de Morozovka são as cerejas Lyubskaya e Vladimirskaya, que foram selecionadas pela qualidade do alto rendimento da primeira e resistência à geada da segunda.
A altura da árvore Morozovka atinge 2-2,5 m. A copa é esférica, de média densidade, elevada. A casca é marrom clara, os brotos são verde-acinzentados, de tamanho grande. As folhas são ovais, lisas, com entalhes nas bordas, pintadas na cor verde claro, na base existem pequenas glândulas avermelhadas. Os rins em forma de ovo desviam-se ligeiramente dos rebentos.
A floração de Morozovka começa em abril: 5-7 flores rosa e brancas bastante grandes, com pétalas redondas florescem nos ramos do buquê. A frutificação ocorre na segunda quinzena de julho. A primeira colheita (até 200 g) da árvore pode ser obtida no 3-4º ano após o plantio.
Os indicadores de rendimento para cerejas adultas variam. Dependendo das condições de cultivo, é capaz de trazer de 10 a 30 kg de frutas. Frutas geladas em caules longos, grandes (4-5 g cada), arredondados, com um recesso na base. Sua pele e carne são quase da mesma cor que vermelho escuro ou bordô. O osso não é muito grande, do suculento, mas a polpa densa é facilmente separada. As bagas são muito doces, há uma acidez agradável e leve. As frutas podem ser consumidas frescas e processadas (compotas, compotas, sucos, bebidas de frutas, licores, doces, etc.) sem perder o sabor. A colheita resultante é bem transportada.
A árvore é resistente ao clima seco, muitas doenças fúngicas, incluindo a coccomicose (no Registro Estadual a resistência média é indicada), tolera bem as baixas temperaturas do inverno. Mas essa vantagem tem um lado oposto: se uma planta é plantada em regiões com invernos muito severos, os botões de flores e flores durante as geadas de retorno podem sofrer. Como muitas variedades de cerejas, Morozovka é auto-infértil.
Plantar cerejas
O solo para o plantio de Morozovka deve ser nutritivo e ter acidez neutra, boa drenagem para que não se acumule umidade excessiva. Solos argilosos e arenosos são bem adequados. A área ideal para o crescimento e desenvolvimento das cerejas é uma área ensolarada e bem iluminada, sem ventos ou coberta por elas.
Se o nível da água subterrânea for inferior a 1,5 m, é necessário fazer uma elevação artificial.
Eles plantam Morozovka em março e também é possível em setembro. Para o plantio, uma muda enxertada de 2 anos com uma coroa formada é selecionada, mas você também pode usar uma cereja de um ano. Para o plantio da primavera, as mudas devem ser selecionadas no outono, pois, nesse momento, a escolha é bastante alta.
Os principais critérios para a escolha do material de plantio:
- altura da árvore - não inferior a 1 m;
- diâmetro do barril - a partir de 10 mm;
- comprimento da raiz - não inferior a 20 cm;
- a casca do tronco é uniformemente colorida, lisa e não há rachaduras ou descamação no local da inoculação.
Para que as raízes das mudas não sequem enquanto você leva a árvore jovem para o local, envolva-as com um pano úmido (por exemplo, estopa) e coloque-as em celofane. Até a primavera, as mudas não devem ser deixadas de fora do chão. Portanto, no inverno, eles cavam um buraco cuja profundidade deve ser de 30 a 35 cm e colocam as árvores em um ângulo de 45sobre (anteriormente livre do tecido e da bolsa usados durante o transporte). Em seguida, o sistema radicular e parte do tronco (cerca de 25 cm) são cobertos com terra e deixados nessa forma até o momento do plantio.
Etapas e técnica de pouso
As instruções de pouso passo a passo incluem várias etapas.
Preparação do poço
Uma parcela de pelo menos 2,5x2,5 m de tamanho é alocada sob uma árvore e um poço para plantio é preparado com antecedência (em cerca de um mês) para que a terra possa se estabelecer ali. Os tamanhos variam de acordo com a composição do solo: nos férteis, altura, largura e profundidade - 40 cm cada, nos mais pobres (na faixa do meio) - 60 cm cada.A camada escavada da terra é misturada com fertilizantes. Húmus ou composto em proporções iguais é adequado, também são adicionados 1 kg de cinza, 30-40 g de superfosfato, 20-25 g de cloreto de potássio. A composição resultante é derramada de volta no buraco.
Se o solo for pesado, argila e areia (1-2 baldes) são adicionadas à mistura.
Plantando uma muda
Um pequeno monte com cerca de 15 cm de altura é formado no centro do buraco preparado, no qual está localizado o sistema radicular das mudas. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar danos às raízes. Nesse caso, o colo da raiz deve subir 5 cm acima do solo.No buraco próximo à muda, uma estaca de 1,3 m de altura é estabelecida. Cereja jovem certamente precisará de suporte até que o sistema raiz esteja bem desenvolvido. Então o poço é preenchido com terra até a borda e cuidadosamente socado, e as mudas são amarradas ao pino com uma alça de oito.
Cuidado jovem cereja
Após o plantio, as mudas são regadas com 2-3 baldes de água quente e um aterro é construído a partir do solo para criar um poço de água. Ele deve estar localizado a uma distância de 25 a 30 cm do tronco da cereja. O círculo do tronco é coberto com uma camada (3-5 cm) de serragem, composto, turfa, aparas, húmus ou solo fresco comum.
Polinização da Cereja
Para garantir que a colheita seja abundante e melhor, é recomendável fornecer às cerejas vários polinizadores varietais. Ajuste:
- Griot de Michurinsky,
- Zhukovskaya
- Turgenevka,
- Lebedyanskaya
- Vladimirskaya.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
O complexo de tratamento de cerejas inclui rega, afrouxamento do solo, cobertura, poda, proteção durante o inverno, bem como contra possíveis pragas, prevenção e tratamento de doenças.
Regar Morozovka e cuidados com o solo
Uma árvore adulta deve ser regada uma vez por semana, de manhã e à noite, usando 1-1,5 baldes de água. É importante que a umidade não fique estagnada na superfície, mas penetre nas raízes. Para fazer isso, cerca de 10 a 15 cm de camada de solo podem ser removidos ao redor do tronco, o que coincide com o diâmetro da projeção da coroa. Após a rega, as ervas daninhas devem ser removidas para que não retirem nutrientes do solo e solte o solo.
Aplicação de fertilizantes
O congelamento é fornecido com nutrientes 2 vezes ao ano - na primavera e no outono. Isso é feito regularmente durante os primeiros 7 anos de vida da cereja. Depois disso, a frequência de cobertura é reduzida com a introdução de fertilizantes minerais a cada 2 anos e matéria orgânica a cada 4 anos. Além disso, se durante o plantio o solo foi fertilizado, você poderá iniciar a seguinte fertilização após 2 anos usando o esquema:
- No terceiro ano da primavera, 30 g de nitrato de amônio são dissolvidos em 10 l de água e introduzidos no orifício do anel usando 5 l de solução por árvore.
- No quarto ano, 140 g de uréia são introduzidos na escavação de primavera e, no outono, também durante a escavação, são adicionados 15 kg de composto.
- Durante o 5-6º ano, o amofosque dissolvido em água é coletado (30 g por balde de água) e derramado no buraco.
- Na primavera do sétimo ano, 250 g de uréia podem ser usados.
No outono, você pode fazer fertilizantes complexos.
Coroa de poda
A poda de Morozovka deve ser um evento regular, pois seus galhos tendem a crescer rapidamente e a engrossar a coroa. Isso leva ao fato de que a principal força da árvore é direcionada para o crescimento e desenvolvimento da parte verde e os frutos se tornam pequenos. A poda é realizada no início da primavera, quando ainda resta muito tempo antes do fluxo de seiva e do inchaço dos rins.
Até que a cereja dê frutos, seu esqueleto está se desenvolvendo. Durante esse período, todos os galhos localizados a uma distância de 30 cm do solo são removidos do tronco. Após 2-3 anos, de 10 a 15 ramos permanecem na base do esqueleto, que formam uma moldura uniforme da coroa. Os ramos não devem se cruzar e ficar muito próximos um do outro. As fotos que aparecerão nesses ramos não serão excluídas. As únicas exceções são aquelas cujo crescimento é direcionado para o interior da coroa. Nos anos seguintes, é realizada a poda sanitária - na primavera e no outono, galhos doentes, secos, velhos e improdutivos são removidos, sua altura é ajustada para garantir a conveniência na colheita de frutas. Ao mesmo tempo, os rebentos são encurtados para que o comprimento seja de 50 a 60 cm.
As ferramentas usadas para aparar (serra, tesoura, faca) devem ser afiadas e desinfetadas. Para processar locais de cortes, use uma var de jardim.
Vídeo: Poda de Cereja
Abrigo para inverno e congelamento
As cerejas Morozovka foram criadas como uma variedade resistente às geadas do inverno e as toleram bem. Mas fornecer abrigo adicional não será supérfluo no inverno comum, e mais ainda se a estação fria for severa.
No outono, é necessário coletar todas as folhas caídas ao redor das cerejas, bem como limpar a árvore da casca e dos líquenes mortos. Antes do período de dormência, a árvore deve ter uma reserva de umidade durante o processo de rega no outono, que é preservada por cobertura morta. Para proteger o tronco e os galhos grandes das queimaduras solares, eles são clareados. Para que o tronco não sofra camundongos, coelhos ou outros roedores, vale a pena envolvê-lo com material denso (material de cobertura, estopa, estopa ou rede).
Ao fazer a cobertura, você pode usar os restos da colheita coletada no jardim ou a grama cortada no local.
Vídeo: preparando o jardim para o inverno
Para que os botões frágeis e as inflorescências de Morozovka não sofram geadas tardias, você pode enrolar a árvore com brotos à noite. No entanto, esse método não será eficaz se a árvore já for grande. Outro método de proteção é o método de fumaça, quando fogueiras são feitas no jardim e a cortina de fumaça criada fornece o calor necessário. O fogo deve arder e soltar fumaça, e não apenas queimar. Portanto, sua base pode ser palha, folhagem antiga, galhos secos, adubo. Mas eles devem ser queimados crus ou cobertos com uma espessa camada de material úmido - turfa ou musgo.
Outro método de economizar cerejas em tal situação é a aspersão, quando a água circula pelas árvores através de um pulverizador, que se deposita nos galhos. Congelando, a água irá gerar calor.
Doenças e pragas, formas de combatê-los
Como qualquer representante de frutas de caroço, Morozovka pode adoecer com as doenças inerentes a essa cultura:
- Moniliose (queimadura monilial). As folhas de cerejeira ficam amarelas, secas e caem. Em sua aparência, parece que eles estão queimados. Manchas escuras se formam nas frutas, as bagas deixam de crescer e secar. A doença não pode ser iniciada, caso contrário, a árvore não pode ser salva. Para o tratamento, o tratamento é aplicado com um líquido Bordeaux de 2-3% (até as folhas florescerem). Se a doença se manifestar mais tarde, mas a floração ainda não tiver sido iniciada, serão utilizados os líquidos de Bordeaux ou os medicamentos Horus ou Skor.
- Fungo fuligem. Com esta doença, forma-se um revestimento preto na planta, que é facilmente apagado, mas impede a luz solar e o oxigênio de penetrar na cereja, o que leva à morte de folhagens e frutas ou simplesmente estraga sua aparência. A árvore pode ser tratada com soluções de cloróxido de cobre, líquido de Bordeaux ou 150 g de sabão e 5 g de sulfato de cobre diluído em 10 l de água.
- Kleasterosporiose (manchas perfuradas). Para a doença, a formação de pequenas manchas marrons nas folhas é característica, através das aberturas subsequentemente formadas nos locais de aparência. No futuro, a doença se espalha para os frutos, eles secam e caem no chão. Todas as partes afetadas são removidas e queimadas (é especialmente importante fazer isso no outono antes do inverno das cerejas); as árvores são tratadas com 3% de fluido Bordeaux.
- Detecção de goma. Pode ocorrer como resultado de danos mecânicos no tronco, queimaduras solares, geadas severas, poda inadequada. A resina de madeira (goma) aparece no tronco. Ele deve ser cuidadosamente removido e limpo com uma faca afiada com uma faca afiada para capturar uma pequena parte do tecido saudável, depois desinfetar a área com solução de sulfato de cobre (1%) e selar a ferida com var.
O risco de danos causados pela geada em Morozovka é mínimo. No entanto, deve-se ter cuidado se esta doença for encontrada em culturas vizinhas.
Medidas preventivas:
- após o término da estação, remova oportunamente as folhas e os frutos caídos que permanecem nos galhos debaixo das árvores;
- remover e processar as partes da planta que receberam danos mecânicos;
- não plante cerejas e outras árvores frutíferas muito próximas umas das outras e evite o espessamento da copa;
- evitar estagnação da água durante a irrigação, chuvas fortes ou derretimento de neve;
- forneça nutrição oportuna para que a árvore não perca imunidade.
Proteção contra congelamento de pragas de insetos
O congelamento pode ser afetado por pulgões-cereja. Para identificar esta praga a tempo, você deve inspecionar periodicamente as árvores. Os pulgões vivem no interior das folhas, bem como em brotos jovens. Partes danificadas da planta secam e morrem. Os seguintes métodos são usados para controlar insetos:
- inseticidas, por exemplo, Spark ou Fitoverm (mas não podem ser usados no momento do amadurecimento ou colheita);
- um cinto adesivo no porta-malas, cuja base pode ser filme, papelão e material não tecido com adesivo aplicado (deve ser trocado uma vez por mês);
- se a fruta já começou a florescer na cereja, os galhos podem ser tratados com uma forte corrente de água que lavará os insetos;
- Uma das medidas preventivas de controle pode ser plantar ao lado das cerejeiras que secretam óleos essenciais que repelem pragas - endro, calêndula, tomilho, rábano.
Outro inseto igualmente prejudicial é a mariposa-cereja. Diferentes partes da planta se alimentam de lagartas de borboleta. Na primavera, eles podem penetrar nos rins, que não florescem mais. Em períodos posteriores, folhas e brotos são danificados pela mariposa cereja, brotos jovens roem lagartas. Você pode entender que uma árvore é afetada por essa praga pela característica teia de aranha que permanece na cereja.
Antes da brotação e durante a formação das brotações, as árvores devem ser tratadas com Spark ou Karbofos. E para destruir as pupas e lagartas no solo, deve ser desenterrado quando as cerejeiras florescerem.
Galeria de fotos: Cereja danificando insetos
- Se o pulgão apareceu, as formigas-pastoras definitivamente se juntam a ele
- Os pulgões se alimentam da seiva das árvores, enfraquecendo-a
- Enquanto a traça da cereja cresce e se torna adulta, é capaz de matar até 5 flores de cerejeira
Opinião sobre cereja Morozovka
Kharitonovskaya e Morozovka apreciam o sabor, as bagas são maiores que as variedades antigas. Em cerejas velhas, no ano passado, houve uma moniliose de cerejas; eu tive que cortar muitos galhos.Kharitonovskaya e Morozovka permaneceram limpos, sem derrota.
Lyudmila62//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-125
Das variedades que crescem em meu jardim, com uma separação seca de frutas, com qualidades de alto sabor, as variedades Morozovka, Zhukovskaya, Oktava, Assol. Todas as variedades crescem em árvores separadas por muitos anos. Árvores Zhukovskaya e oitava 25 anos, Morozovka 20 anos.
Victor Bratkin//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=37&t=1148&p=577683&hilit=frost#p577683
Faça você mesmo é um prazer cultivar. O cuidado com a cereja tem suas próprias sutilezas, mas é uma das culturas não muito caprichosas. E Morozovka será uma excelente escolha para jardineiros experientes e iniciantes.