Uma boa colheita começa com o plantio. Esse axioma se aplica a todas as plantas de jardim, incluindo a beterraba de mesa popular e comum. É um prazer cultivá-lo: é despretensioso, amadurece bem em campo aberto, não apenas nas regiões sul, mas também na faixa do meio e até na Sibéria. Se você preparar adequadamente o solo para o cultivo, plantar a colheita após bons antecessores e, no tempo ideal, usar os métodos mais adequados para semear, a colheita dessa beleza no exterior é garantida como abundante, saborosa e saudável.
Plantando beterraba em campo aberto
A beterraba, como muitas culturas vegetais, pode ser cultivada semeando diretamente o solo ou através de mudas. Muitos jardineiros preferem plantar beterraba imediatamente com sementes em um canteiro aberto.
Preparação do solo e canteiros
A preparação para o plantio de beterraba deve começar com a preparação do local. Você precisa fazer isso mesmo durante a escavação de outono no jardim. Nesse momento, é necessário planejar os locais para a colocação dos residentes do jardim na próxima temporada e preparar cada parcela de acordo. Um local bem iluminado deve ser reservado para beterrabas, pois somente com luz suficiente as beterrabas terão uma cor saturada.
Um vegetal adora solos argilosos férteis, argilosos ou arenosos, com um índice de acidez neutro. Ao preparar as camas para beterraba, você deve fazer o seguinte:
- remover detritos de plantas;
- encher o solo com matéria orgânica (4 kg de composto ou 3 kg de húmus por metro quadrado);
- fazer fertilizantes minerais (20 g de nitrato de amônio, 40 g de superfosfato, 15 g de cloreto de potássio por 1 metro quadrado);
- para reduzir a porcentagem de acidez do solo, adicione farinha de cal ou dolomita (de 0,5 kg por 1 m²);
- cavar a área até a profundidade da pá de baioneta.
Na primavera, o solo no local preparado precisará ser afrouxado.
Preparação de sementes
As pessoas dizem: "De uma semente ruim, não espere uma boa tribo". Portanto, a próxima etapa importante no plantio de beterraba é a preparação de sementes. Eles devem estar limpos, com alta germinação. A preparação do material da semente é realizada em várias etapas:
- Primeiro, as sementes são calibradas. Para fazer isso, despeje todo o material de sementes em uma folha de papel branca e classifique manualmente as sementes por tamanho, enquanto seleciona sementes danificadas, feias e muito pequenas. A melhor opção é selecionar sementes do mesmo tamanho. Eles terão o mesmo suprimento de nutrientes e, portanto, darão brotos amigáveis, o que facilitará o cuidado das plantações.
- Para a aparência de brotos rápidos e amigáveis, recomenda-se que as sementes de beterraba sejam umedecidas. Para isso, são colocados em um recipiente e derramados por um dia com água limpa em temperatura ambiente, o que é recomendado para ser trocado várias vezes. Os jardineiros experientes são aconselhados a primeiro reter as sementes na água (de preferência descongeladas) e, depois que incham, absorvem uma certa quantidade de umidade, coloque-as em uma solução com um estimulador de crescimento, o que acelerará o tempo de germinação das sementes. Compostos especiais (Epin, Kornevin, etc.), remédios populares (suco de aloe, infusão de cinzas, caldo de cogumelos, solução de mel, suco de batata) podem atuar como estimulantes.
- Para a germinação, é necessário levar um recipiente no fundo para colocar uma tela úmida, espalhar as sementes embebidas e cobrir com um pano umedecido por cima. O recipiente é colocado em um local quente, verifique se o tecido está constantemente em um estado umedecido. Se as sementes são de boa qualidade, depois de 3-4 dias, cerca de 80% delas brotam.
Algumas fontes online recomendam que a vernalização das sementes de beterraba, ou seja, após a imersão, as sementes sejam colocadas no frio. Este conselho deve ser tomado com cautela, pois o procedimento pode provocar a formação prematura de pedúnculos.
Tempo de pouso
Muitos jardineiros plantam beterraba duas vezes por temporada:
- no início da primavera - para uso no verão;
- no verão (o mais tardar no início de julho) - para armazenamento de favoritos.
Tabela: tempo de germinação da beterraba, dependendo da temperatura do solo
Temperatura do solo | Tempo de germinação |
+4 | até três semanas |
+10 | cerca de 10 dias |
+15 | cerca de uma semana |
+20-25 | 3-4 dias |
acima de +25 | pode ser fatal para sementes e mudas |
Especialistas dizem que o momento ideal para semear beterraba com sementes no solo é a temperatura do solo + 8-10 graus. Nesse momento, a umidade do solo que é confortável para as sementes é mantida, e um aumento adicional da temperatura afetará favoravelmente o crescimento das raízes e a abundância da colheita.
Maneiras de plantar beterraba com sementes em campo aberto
Se nas fazendas coletivas as principais formas de plantar beterraba são quadradas e quadradas, pois oferecem a possibilidade de lavoura mecanizada ao longo das fileiras e do outro lado da linha, em jardins pessoais, os produtores de vegetais estão experimentando amplamente o arranjo de cordilheiras.
Maneira tradicional
Nesse caso, os sulcos são feitos na cama a uma distância de 10 a 35 cm um do outro. Esse valor depende da variedade, do objetivo do cultivo: se você precisar de frutas de beterraba de tamanho médio para decapagem, o espaçamento entre linhas poderá ser minimizado; para o cultivo de raízes para armazenamento no inverno, escolha a maior distância. Os sulcos são preferencialmente feitos longitudinais, com cerca de 4 cm de profundidade.
Em seguida, os sulcos são derramados com água e, depois que a água é absorvida, as sementes são depositadas. É necessário levar em consideração a peculiaridade da semente de beterraba: seu fruto são alguns frutos cultivados em um glomérulo, ou seja, várias plantas crescerão a partir de uma semente. Portanto, é melhor espalhar as sementes a uma distância de 5-6 cm e polvilhá-las com uma camada de solo de dois centímetros.
Não faz muito sentido usar beterraba preparada de papel higiênico para plantar beterraba: as sementes desta colheita são bastante grandes, a pasta não se sustenta bem; portanto, é mais rápido plantá-las na cama do que colá-las em papel.
Semeando beterraba em uma cama quente
Em muitos jardins, você pode ver as cordilheiras quentes equipadas. O princípio de sua ação é que o lixo orgânico depositado dentro dos canteiros nutre as plantas e crie um regime de temperatura confortável para elas.
As camas quentes são equipadas de diferentes maneiras:
- você pode colocar matérias-primas orgânicas na vala escavada. Nesse caso, a cama estará quase nivelada com o chão;
- Camas altas são feitas em uma caixa especial, que é preenchida com detritos de plantas e solo.
E nisso, e em outro caso, é importante seguir as regras básicas de organização:
- galhos grandes, caules grossos de plantas, tábuas de poda devem ser colocadas na base da cama;
- Antes de colocar a próxima camada, a anterior deve ser regada;
- para o marcador, use apenas resíduos saudáveis, não afetados por pragas e doenças de plantas.
Essa cama pode ser usada por vários anos seguidos, mas não é recomendável plantar beterraba pelos primeiros dois anos. Um vegetal é capaz de acumular nitratos e, a princípio, o solo no leito é saturado com nutrientes devido à decomposição ativa da matéria orgânica.
Semeando beterraba em uma cama estreita
Uma cordilheira é considerada estreita, com uma largura de 30 a 90 cm, com o arranjo obrigatório de passagens largas - até um metro. Ele pode ser construído com base no princípio de uma cama quente e depois será atendido por vários anos.
Para beterraba de sementeira, a largura ideal dos canteiros será de 45 cm. Nesse caso, as sementes são plantadas em dois sulcos feitos nas bordas. Você precisa cuidar das plantas plantadas em um canteiro estreito da mesma maneira que em um canteiro comum, mas as vantagens desse plantio são óbvias:
- todas as plantas recebem luz suficiente. Não há linha do meio sombreada, e é precisamente nela que as raízes menores crescem com mais freqüência;
- é conveniente afrouxar o solo entre as linhas com quaisquer dispositivos mecânicos, incluindo o cortador de avião Fokin;
- o plantio pode ser mais quente e a secagem do solo.
Beterraba mista
Muitas culturas de vegetais e flores, bem como plantas apimentadas, não são apenas compatíveis entre si quando crescem, elas têm um efeito benéfico umas nas outras. O plantio misto de vegetais evita a depleção do solo, pois diferentes culturas têm diferentes necessidades nutricionais, o que significa que o solo não será esvaziado em relação a nenhum elemento. Ao organizar cristas mistas com beterraba, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- plantas compatíveis que têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento de beterraba são: todos os tipos de repolho, cebola, pepino, alface, abobrinha, alho, legumes;
- vizinhos desfavoráveis são: batata, mostarda sarepta, feijão, milho, cebolinha.
Ao organizar plantações em conjunto, é necessário levar em consideração a poderosa folhagem das beterrabas, para que a distância entre as plantas seja suficiente para que o vegetal não oculte as culturas vizinhas.
Vídeo: as sutilezas de plantar beterraba em campo aberto
Método de mudas de beterraba crescente
O plantio de beterraba por mudas tem várias vantagens em comparação com a semeadura em campo aberto:
- Tendo cultivado mudas de beterraba, você pode plantá-la em campo aberto após a ameaça de tempo frio, o que significa que o vegetal não lançará flechas de flores e a colheita será mais completa e de alta qualidade;
- ao plantar mudas, você será poupado do processo de desbaste demorado;
- O método de cultivo de mudas permite que você obtenha as primeiras colheitas de raízes 20 a 25 dias antes do que quando plantar sementes no solo.
Datas de semeadura de beterraba para mudas em casa
Muito cedo para plantar beterraba em mudas não vale a pena, a menos que você planeje cultivar ainda mais o vegetal em terreno protegido. As mudas de beterraba são plantadas em local permanente aos cerca de 1 mês de idade. Se o plantio em estufa puder ser realizado no final de abril, as sementes deverão ser semeadas no final de março. As mudas são plantadas em solo desprotegido por volta de meados de maio, quando a ameaça de geada congelante passa, o que significa que, para plantar em campo aberto, as mudas são semeadas em meados de abril.
Se você cultivar mudas por mais de um mês em casa, as mudas de beterraba são esticadas com mais frequência, o que leva a uma diminuição na produtividade das culturas.
Semeando beterrabas para mudas
Tradicionalmente, a semeadura de beterraba para mudas é realizada em bandejas comuns. Eles são preenchidos com o solo, que pode ser comprado em lojas especializadas ou preparado de forma independente. Para beterrabas, a seguinte composição é adequada:
- turfa (2 partes);
- húmus ou composto (1 parte);
- terra de jardim (1 parte).
Como o vegetal não gosta de solos ácidos, 0,5 xícaras de cinza devem ser adicionadas a cada 5 litros de mistura do solo. Além da função de desoxidação, a cinza será um fertilizante útil, pois contém uma enorme quantidade de nutrientes, com exceção do nitrogênio.
Recomenda-se vaporizar a mistura do solo por uma hora em banho-maria ou forno duplo para desinfecção. O processo de semear beterraba inclui as seguintes etapas:
- O solo no tanque é ligeiramente compactado e sementes germinadas são dispostas sobre toda a superfície. A preparação para a semeadura é realizada da mesma maneira que na semeadura em campo aberto.
- As sementes são cobertas com o restante do solo, com uma camada de cerca de 1,5 cm, suavemente niveladas e levemente compactadas, para que o solo não corra durante a irrigação.
- Despeje uma fina corrente de água, certificando-se de que as sementes não sejam lavadas à superfície.
Após a semeadura, o recipiente é coberto com qualquer material transparente e limpo em um local claro e quente (cerca de +20 graus). Assim que os tiros aparecem, o abrigo é removido e a temperatura do conteúdo é reduzida para + 15-16 graus.
Outros métodos de semear sementes de beterraba para mudas
Além da semeadura tradicional de sementes de beterraba para mudas em bandejas, os jardineiros usam outros métodos, um dos mais comuns recentemente entre agricultores e iniciantes é semear em um caracol:
- As sementes de beterraba são dispostas em uma fita de papel higiênico úmida, colocada em uma tira de substrato laminado.
- Depois que as sementes eclodem, uma camada de terra é derramada sobre o papel higiênico.
- Toda a estrutura é enrolada em um rolo apertado.
- O caracol formado é preso com um elástico e colocado em um recipiente baixo com serragem, para que as sementes fiquem mais próximas da borda superior da estrutura.
- Em cima do caracol, você pode colocar um saco de celofane, que é removido imediatamente após o aparecimento dos primeiros brotos.
- O solo é regado periodica e cuidadosamente.
- Após o surgimento dos brotos, as mudas podem ser repicadas.
Vídeo: uma demonstração detalhada do processo de plantar sementes de beterraba em um caracol
A principal vantagem da cóclea é que essa opção barata para plantar mudas economiza espaço e permite colocar quase todas as culturas em um peitoril da janela.
Você pode escolher as mudas cultivadas de beterraba em fraldas - este é o nome dos pequenos pacotes de tecido e celofane. Esses pacotes individuais de plantio também ocupam pouco espaço, são econômicos e facilitam o plantio de mudas de beterraba em um local permanente.
Decapagem de mudas e cuidados adicionais
Se a semeadura for escassa e o volume da capacidade de aterrissagem permitir, você poderá fazer isso sem escolher. Nesse caso, o solo é derramado quase até a borda do tanque, fortalecendo as mudas e criando uma área de alimentação adicional para elas. Ao mesmo tempo, as mudas de desbaste ainda terão que ser feitas, uma vez que uma semente de beterraba produz vários brotos. As plantas jovens removidas durante o desbaste podem ser plantadas em uma bandeja adicional.
A reposição e colheita de mudas são realizadas na fase das folhas do cotilédone.
Processo de mergulho passo a passo
Para a colheita, use o mesmo solo usado para semear. Para aumentar o valor nutricional de 5 l da mistura do solo, você pode adicionar 1 colher de sopa. eu nitroammophoski. A escolha é realizada da seguinte maneira:
- A terra no tanque está levemente umedecida e, com cuidado, tentando não danificar as raízes delicadas, uma muda é retirada com uma vara de madeira ou espátula.
- Algumas fontes on-line aconselham a remoção da parte inferior da raiz da muda durante a colheita, mas os especialistas alertam que o corte da raiz pode levar à tuberosidade e ramificação da colheita, o que significa perda de apresentação e sabor.
- As mudas são colocadas em um recesso preparado em um novo recipiente, certificando-se de que a raiz da planta seja direcionada estritamente para baixo, sem dobrar.
- Então a terra ao redor da muda é levemente compactada e regada.
Se a colheita é realizada corretamente, as plantas jovens a toleram sem muito estresse, rapidamente criam raízes e crescem.
Um cuidado adicional com as mudas é a rega oportuna, que é realizada conforme necessário. Sob pouca luz e altas temperaturas, as mudas podem se esticar. Nesse caso, recomenda-se transferi-los para um local mais fresco e iluminado, por exemplo, em uma estufa. Se as mudas parecerem muito frágeis, poderá ser alimentado com qualquer fertilizante líquido para mudas (Fertika, Krepysh, etc.).
Transplante de mudas de beterraba em campo aberto
Assim que duas folhas reais aparecem nas mudas de beterraba, elas estão prontas para transplantar em campo aberto. Você deve novamente chamar sua atenção para o fato de que as mudas de beterraba não devem crescer demais: se as raízes das mudas encostarem no fundo da capacidade de plantio, a colheita das raízes poderá crescer irregularmente. A temperatura ideal do solo para o transplante de mudas é de +10 graus. Ao transplantar plantas jovens em terreno aberto ou em estufa, você precisa seguir as regras simples básicas:
- o transplante é melhor realizado em tempo nublado e frio, melhor sob chuva fraca;
- furos preparados devem acomodar todo o comprimento das raízes;
- se o clima durante o transplante for seco e quente, recomenda-se proteger as plantas por vários dias da luz solar direta;
- imediatamente após o plantio e nos primeiros dias, as mudas precisam ser regadas diariamente.
Plantando beterraba no inverno
Alguns jardineiros praticam o plantio de beterraba no inverno. Tem várias vantagens em comparação com a primavera:
- as mudas de beterraba semeadas no outono aparecerão mais cedo, pois a casca densa das sementes inchará sob condições naturais e a germinação será mais rápida, o que significa que a primeira colheita pode ser colhida muito mais cedo;
- durante o inverno, as sementes da colheita serão endurecidas, as plantas serão mais resistentes a quedas de temperatura, falta de umidade, pragas e doenças.
A semeadura de beterraba antes do inverno é mais frequentemente praticada em regiões com um verão curto, onde muitas variedades de culturas não têm tempo para amadurecer, pois as condições climáticas permitem a semeadura na primavera não antes de junho, e o desbaste obrigatório inibe o crescimento das plantas por um tempo. Uma condição importante para a semeadura no inverno é a escolha correta da variedade. As variedades especialmente projetadas para a semeadura no outono, por exemplo, Resistente ao frio 19 e Podzimnaya A474, são mais adequadas. São variedades de maturidade média, são as mais resistentes ao frio e não são propensas a fotografar.
A semeadura de outono é realizada em novembro, quando a temperatura do ar se aproxima de 0 graus e a temperatura do solo cai para -4. Um plantio anterior não é recomendado, pois o clima quente pode estimular a germinação das sementes e, quando a geada estável se instala, as mudas que aparecem simplesmente morrem. Diferenças da semeadura de outono da primavera:
- a principal regra para a semeadura no inverno é semear apenas com sementes secas em solo seco;
- as sementes são plantadas no solo a uma profundidade de 3-4 cm, ou seja, mais profunda do que durante o plantio da primavera;
- consumo de sementes por 1 quadrado. o medidor deve ser de cerca de 3 g, cerca de 1 g a mais do que no plantio na primavera;
- as camas requerem cobertura adicional com turfa ou húmus para aquecimento;
- é aconselhável cobrir a cama com folhas caídas, agulha ou serragem.
Na primavera, é necessário remover um abrigo adicional para não impedir que os brotos subam. A camada superior do solo é afrouxada e rasa e o leito é coberto com material de cobertura transparente. Esse isolamento afetará favoravelmente o amadurecimento da colheita.
Os legumes dos canteiros da semeadura de outono devem ser consumidos ou processados no verão. Para armazenamento a longo prazo, as beterrabas plantadas no inverno não são destinadas.
Vídeo: semear beterraba no inverno
Características do plantio de beterraba em estufa
A beterraba é considerada uma cultura resistente ao frio, mas é mais suscetível a temperaturas abaixo de zero do que, por exemplo, a cenoura, justificando o cultivo de raízes em um terreno protegido, especialmente nas regiões do norte. cultivar beterraba em estufa oferece as seguintes vantagens:
- a estufa facilita o cuidado da colheita;
- o desenho da estufa permite obter uma colheita de beterraba mais cedo e mais estável;
- as culturas de raízes com efeito de estufa têm tamanhos maiores e formato nivelado;
- as condições de estufa permitem o cultivo de variedades destinadas às regiões sul. E eles são conhecidos por terem excelente sabor;
- quando cultivadas em solo protegido, é possível obter não apenas colheitas de raízes, mas também verduras de beterraba jovem de alta qualidade, o que é ótimo para cozinhar sopa de beterraba e saladas.
O processo de semeadura de beterraba em solo protegido é realizado de maneira totalmente padronizada, levando em consideração as seguintes nuances:
- Você pode plantar sementes assim que o solo esquentar até +5 graus. É aproximadamente o mês de março, o que significa que a primeira safra pode ser colhida em junho;
- tenha em mente que, para um bom crescimento, a cultura precisa de muita luz;
- numa estufa, as beterrabas podem ser plantadas em canteiros separados e como uma colheita compactadora;
- beterraba pode ser cultivada semeando sementes no solo ou através de mudas.
Vídeo: beterraba em estufa
Examinamos quase todas as opções e métodos possíveis para o plantio de beterraba. Como você pode ver, esse processo é completamente simples e, tendo dominado as regras simples, você colocará o primeiro tijolo da futura colheita excelente de vegetais saudáveis.