O interesse dos jardineiros no cultivo de uvas nas casas de verão está crescendo a cada ano. Mudas desta planta são fáceis de comprar em lojas especializadas e online. Para não se decepcionar, considere cuidadosamente a escolha da variedade. As variedades posteriores requerem um clima quente para o amadurecimento total. Nas regiões do norte, dê preferência a variedades precoces com um curto período de maturação. Obter variedades de zonas que se provaram em sua área. Uva Zilga criada especificamente para o cultivo em climas rigorosos.
A história do cultivo de variedades de uvas Zilga
A variedade foi criada no início dos anos 60 do século XX pelo criador da Letônia P. Sukatnieks cruzando três variedades: o Smuglyanka da Moldávia, o Jubileu de Rússia Novgorod e o Dviestes zilas da Letônia (azul de Dvietsky). A escolha de pais resistentes à geada nos permitiu criar uma variedade que pode crescer em condições adversas e suportar invernos sem neve, sem abrigo, resistentes a doenças, com grandes e saborosas frutas.
Galeria de Fotos: Variedades Pais
- Bagas grandes da variedade de uva Smuglyanka sabor simples
- Bagas pequenas com sabor a morango da uva Dvietes; a bucha suporta temperaturas de até -40 ° C
- As uvas da variedade Yubileyny Novgorod têm bagas doces com sabor a noz-moscada; uvas autopolinadas toleram geadas até -30 ° C
A variedade Dvietes foi obtida com a participação da uva selvagem Vitis labrusca, que lhe conferiu um “sabor de raposa” específico. Zilga herdou um aroma peculiar parecido com morangos de seus pais.
A uva Fox, "baga de raposa", é sinônimo do nome de espécie Vitis labrusca. Seu híbrido é amplamente conhecido - as uvas Isabella que crescem selvagens nas florestas da região do Mar Negro. O sabor "morango" está associado à presença de óleos essenciais especiais na pele da baga. O suco desta uva tem propriedades antibacterianas. Bagas consumidas em grandes quantidades podem causar irritação na mucosa oral.
Descrição da casta Zilga
A variedade resistente ao inverno é cultivada com sucesso na Letônia, Estônia, Lituânia, Canadá, Suécia, Noruega e Bielorrússia; ele pode inverno sem abrigo. Uma estação de crescimento curta permite que você faça uma colheita nos subúrbios, na região de Leningrado, na Sibéria. Uma variedade de propósitos universais, bagas podem ser consumidas frescas e feitas a partir deles vinho. As uvas são vigorosas, com folhas com três lóbulos; nos estados bálticos, é usado para decorar gazebos e terraços.
De um arbusto você pode obter até 12 kg de frutas. Os cachos na forma de cone, cilindro ou lóbulos são densos, pesando 300 - 400 gramas. Em uma sessão, 2 a 3 grupos podem crescer.
Bagas ovais com pele densa e espessa, de cor azul escuro, reminiscente das uvas Isabella. A polpa gelatinosa é "embalada" na forma de um saco com duas a três sementes grandes.
Uvas de amadurecimento precoce, a colheita pode ser colhida no final de julho - início de agosto. Quanto mais as bagas ficam penduradas no mato, mais doces elas se tornam. Se o outono estiver seco e quente, as uvas deixadas nos galhos murcham e se transformam em passas.
Características das variedades de uvas Zilga
Essa variedade tem boas perspectivas de cultivo nas regiões do norte. É possível obter uma colheita na região de Moscou, Udmúrtia, Sibéria, região de Leningrado e Urais.
Características
- Resistente ao gelo. Sem abrigo, pode tolerar geadas de até - 25 ° C (de acordo com algumas fontes, até - 37 ° C).
- Prefere solos levemente ácidos.
- Resistente ao oídio, podridão cinzenta e oídio. Sob condições adversas, a pulverização preventiva é necessária.
- Variedade de maturação precoce, período de vegetação de 102 a 108 dias.
- As sessões anuais amadurecem 85%.
- Alto, em regiões frias, é preciso muita poda.
- Descoberto, pode inverno sem abrigo adicional.
- Auto-polinizante, forma flores bissexuais.
- Bagas grandes com peso de até 4 g.
- O teor de açúcar nas bagas é de 18 a 22%.
- A acidez da fruta é de até 5 g / l.
- O sabor das bagas é "isabile" ("labrusque", "fox").
- Classificação de sabor da prova 7,1 pontos (de 10).
- Uma variedade de finalidade universal.
Oídio é míldio. A doença se manifesta em clima quente e úmido. Oidium é oídio, clima quente e seco contribui para o seu desenvolvimento. Essas doenças fúngicas não têm tempo para prejudicar gravemente as uvas com um curto período de crescimento.
Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Zilga
Uvas despretensiosas não têm altos requisitos de cuidados pessoais. As principais etapas que um jardineiro deve executar:
- obter uma muda saudável;
- escolha um ensolarado, protegido do lugar do vento;
- devidamente plantado;
- periodicamente alimentar e água;
- proteger a colheita;
- efetivamente realizar poda anual;
- prepare-se para o inverno.
Vídeo: Uvas Zilga crescem na Bielorrússia
Como escolher uma muda
É aconselhável comprar uma muda com um sistema de raiz aberta imediatamente antes de plantar no jardim. Ao comprar uma muda, preste atenção à sua aparência:
- Uma muda com um sistema de raiz aberta deve ter mais de três raízes fortes. O corte da raiz é leve, suculento.
- O tiro deve ser marrom, a fatia deve ser verde.
- O comprimento da parte aérea deve ser de pelo menos 10 cm, a altura da muda com sistema radicular aberto - de pelo menos 40 cm.
Galeria de fotos: mudas de uvas, selecione e plante
- Rebento enraizado com raízes calcárias desenvolvidas
- Mudas de raiz aberta
- Você pode comprar mudas de uva em um recipiente
- Na Sibéria, uvas são plantadas em pneus de um carro ou trator
Mudas com um sistema de raízes abertas antes do plantio, pingar no solo úmido em um recipiente adequado. Se compramos uma muda em um recipiente, a endurecemos antes de plantá-la no solo. Ficamos vários dias no parapeito da janela da casa, depois nos transferimos para a estufa, depois a colocamos no jardim por várias horas. Primeiro nós o colocamos em um local sombrio, depois o substituímos sob os raios do sol.
Um arbusto jovem de uva pode ser cultivado em uma panela, uma capacidade de 5 a 8 litros é suficiente. Ele se sente bem na varanda e na estufa, o vaso com a planta pode ser exposto ao ar livre. No inverno, a planta é limpa em um porão fresco ou pingada com uma panela no jardim, cobrindo a videira.
Aterragem
O desembarque pode ser feito no outono e na primavera. Nas regiões do norte, o plantio de primavera é preferível. Plantamos a planta em um local permanente quando a ameaça de congelamento passa. No noroeste, isso pode ser feito no início de junho. No outono, as uvas são plantadas um mês antes do início do tempo frio.
Ao plantar a primavera, preparamos o poço no outono:
- Nós escolhemos um lugar ensolarado, protegido do vento.
- A profundidade da camada fértil deve ser de pelo menos 70 cm. Se a água subterrânea se aproximar da superfície do solo, plantamos-a em cordilheiras.
- Se a terra é pesada, argila, é necessário trazer areia para o poço de aterrissagem.
- Cavamos um buraco de 60 cm de profundidade, colocamos a drenagem no fundo, enchemos o solo fértil (solo do jardim + esterco de cavalo + composto) e cobrimos com uma película escura no topo.
Antes de plantar, remova o excesso de terra do poço, instale um tubo de irrigação e plante uma planta, espalhando suavemente as raízes. As raízes do calcâneo na extremidade inferior das mudas precisam ser aprofundadas 40 cm no solo. Se a altura da muda não permitir, deixe um buraco, que depois adormecemos.
Apoiamos a terra no círculo próximo ao tronco sem ervas daninhas. As uvas não toleram a vizinhança com calêndula e girassol, sendo benéfica por morangos, amores-perfeitos, endro, cenoura, rabanete e espinafre.
Rega
Apenas uma planta jovem precisa de rega sistemática. As uvas crescem bem em solo moderadamente úmido. Se o verão estiver seco, deve ser regado periodicamente. Assim que o ovário começa a se formar, a rega é interrompida.
Uvas não toleram estagnação da água. Para desviar o excesso de água do círculo próximo ao tronco, é aconselhável fazer um sulco raso ao redor do perímetro.
Top vestir
Recomenda-se alimentar a planta com matéria orgânica a cada 3 anos. Para fazer isso, a 50 cm do caule ao longo do perímetro, cavar um sulco raso no qual colocamos o estrume podre de cavalo ou vaca; polvilhe o sulco com terra. Fazemos esse curativo na primavera, em um arbusto você precisará de um balde de esterco.
Após a floração, a planta precisa de fósforo, você pode fazer 1 copo de cinza sob o arbusto. No outono, é bom alimentar as uvas com cinzas; o potássio contido nela ajudará a planta a se preparar melhor para o inverno. Vamos adicionar 300 g de cinza embaixo do arbusto, que são cerca de 3 copos.
Salve a colheita
Bagas doces gostam de desfrutar de vespas. Para não ficar sem uma colheita, coloque armadilhas de garrafas plásticas com uma solução atraente para insetos perto da videira:
- água com mel;
- cerveja com água;
- água com vinagre.
Prevenção de doenças
Embora essa variedade seja resistente a doenças fúngicas comuns da uva, oídio e oídio, medidas preventivas simples não devem ser negligenciadas, especialmente em condições adversas (verões excessivamente úmidos ou secos).
Galeria de fotos: doenças fúngicas das uvas
- Folha afetada pelo oídio
- Tiro de videira jovem atingido por mofo
- Folha e escova de uva afetadas pelo oídio
- Bagas de uvas afetadas por Oidium
Medidas de prevenção:
- Apare a videira prolífica seca.
- Retire as ervas daninhas.
- Afine a bucha para que ela seja bem ventilada.
Durante uma temporada, processamos duas vezes com uma solução de fungicida (Fundazol, Topázio, Maxim, Horus, Abiga-Peak) ou líquido de Bordeaux (1%). O processamento é realizado no início da primavera e outono, após a colheita. Nas primeiras manifestações fracas da doença, a pulverização com uma solução de refrigerante (0,5%) ou uma solução rosa de permanganato de potássio ajudará.
Poda
Essa variedade de uva de rápido crescimento precisa de poda intensiva. Clusters de bagas são formados com o crescimento do ano atual. Nas regiões do norte, removemos a maioria dos brotos anuais e bienais para que eles não sofram de geada. Realizamos poda anual obrigatória no outono, deixando de 5 a 7 brotos em brotação. No verão, cortamos brotos muito longos e quebramos os extras. Um arbusto jovem (até dois anos) não pode ser podado.
Preparações de inverno
As uvas resistentes ao gelo de Zilga são consideradas não cobertas. Nos países bálticos e no sul da Bielorrússia, pode ser deixado em treliça; nos subúrbios e na região de Leningrado, é desejável proteger o sistema radicular, cobrindo-o com ramos de abeto e cortando os brotos o máximo possível. Esta uva é cultivada na Sibéria; podem ser necessárias medidas mais sérias para protegê-la do gelo.
Vídeo: enviamos uvas para o inverno em um pneu de carro
Vídeo: cortar e cobrir corretamente as uvas
Você não pode cobrir a videira por causa do experimento. A planta da raiz é capaz de recuperar-se dos brotos do sono na parte subterrânea do caule, se sua parte aérea congelar completamente. Não se apresse na primavera para remover completamente o broto danificado pelo gelo, é capaz de "ganhar vida".
Como acelerar o amadurecimento das uvas
A temperatura ideal para o desenvolvimento das uvas é de 20 a 30 ° C. Alguns truques simples criarão condições confortáveis para o seu cultivo e reduzirão o tempo de espera para a colheita.
- Formamos um arbusto volumétrico uniformemente aquecido pelo sol.
- No lado norte, instalamos telas brancas. Se a videira crescer perto da casa, pinte a parede de branco.
- Mantemos uma superfície seca da terra, molhando através de um cano e instalando, se possível, uma viseira ou cobertura sobre a planta.
- Ao preparar o poço, colocamos pranchas ou troncos para isolamento térmico.
- Equipamos um sulco térmico de garrafas de plástico escuras com água, sua profundidade é de 20 cm.
- Cobrir o solo na área de plantio com cascalho ou seixos. Na primavera, você pode colocar o spanbond preto.
- No verão, debaixo do mato, colocamos discos de CD para refletir a luz do sol.
Crescer em uma estufa por 2 a 3 semanas aproximará o tempo de colher bagas. As uvas podem ser plantadas em estufa com tomates, colocando-as perto da parede norte.
Comentários
Nada nele é bom. Não resistente ao mofo, o sabor é medíocre, a labrusca típica, ganhou 21% de açúcar em Kolomna, o suco e o vinho são alérgenos fortes, com o tempo todo mundo começa a coçar após a labrusca, mesmo aqueles que os elogiam hoje.
Victor 55 (Kolomna MO)//vinforum.ru/index.php?topic=414.0
Grau de ferro para os nortistas !!! Zilga e Juoduppe foram polinizadas em condições extremas no ano passado, neblina pela manhã, chuva durante o dia, frio à noite e pelo menos ... polinizadas com mais de 5 anos. E um dos poucos amadureceu, embora o verão não fosse maravilhoso. Eu gosto do sabor, adicione mais alguns arbustos.
Gennady Alexandrovich (Udmúrtia)//vinforum.ru/index.php?topic=414.0
Este ano, o ZILGA é simplesmente incrível - os cachos são densos (até 400 gramas), as bagas são grandes, não apodrecem, são doces (já 19%), as vespas não martelam, não adoecem, o sabor é rico e longo, com um tom labrus leve original.
Alexandre (Zelenogrado)//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-2824.html
Cultivo Zilga há quatro anos. Nunca machuque nada. Até o momento, a videira abanou por 2,5 m e existem cerca de cinquenta grupos de cachos no mato. Claro, eles não são grandes, mas ainda são muitos. O vinho foi feito com ele no ano passado, sem ter nada para comparar, gostei, muito melhor do que a loja. Bagas ganham açúcar até enjoar. Este é o meu arbusto favorito. Claro, as bagas são mais saborosas, mas Zilga é a mais livre de problemas.
Reg//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-2824.html
E ainda assim ela está madura! Sem truques para aumentar o CAT! Este ano, o CAT não atinge 1900 graus. A primeira frutificação, deixou 2 pincéis por broto, não percebeu, em alguns lugares havia 3 pincéis. Zilga pegou tudo. Ela continuou a ganhar açúcar após geadas, matando a folhagem em um quarto, em temperaturas diárias médias de 4 a 13 graus. A dureza do sabor desapareceu, o suco da baga é simplesmente doce. Para comparação, Varduva nas mesmas condições não amadureceu, embora tivesse uma dúzia de pincéis.
Nat50108//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-2824.html
Recordista do grau de sustentabilidade Zilga. A variedade é difundida na Lituânia, Letônia, Estônia, Bielorrússia, Suécia, Noruega, EUA e Canadá. Uma das primeiras variedades de viticultura do norte. Resistente a doenças e resistente. Temos na Lituânia não-cobertura, tolera -35 gr. Meu teor de açúcar chega a 18% ... Zilga dá bons frutos com grandes formações. A variedade é frutífera, dá um grande número de brotos frutíferos. Na Lituânia, é usado para paisagismo de edifícios agrícolas, vários mandris, arcos. As bagas são usadas vinho fresco e caseiro.
Rijus//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-2824.html
... Comprei Zilgu neste verão, a videira já amadureceu e as folhas ficaram vermelhas. No inverno, cobrirei como rosas - um túnel de arcos e lutrasil-60 em várias camadas, porque se uma videira amadurecida suportar uma geada decente, as raízes atingirão apenas 7 graus.
Irinakir (Moscou)//www.websad.ru/archdis.php?code=913424
... as uvas da variedade Zilga (seleção da Letônia) não são protegidas, são resistentes ao gelo e acabam com a vegetação mais cedo. Se você é jovem, é melhor removê-lo do suporte para o inverno e cobri-lo, por exemplo, com algum tipo de tapete. Simplesmente abro meu Zilga no chão e nunca gostei de tudo, mesmo sem abrigo de neve. Este ano eu não vou atirar, apenas cortar.
Mulher Riga (Riga)//www.websad.ru/archdis.php?code=913424
Esta é a minha primeira colheita. Zilga e Estrela B ... Aconteceu que este ano ficaram sem supervisão e cuidados, não se abrigaram, não cortaram, não molharam e não se alimentaram. Eles coletaram kg 5. Eles tinham um sabor quase idêntico, apenas Zilga havia se tornado mais doce antes, em agosto, e a Estrela B foi coletada em setembro. Tudo ficaria bem, apenas os ossos são grandes, seriam assim e sem caroços ...
Valeria (Região de Moscou)//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=584&start=780
Eles hibernam este ano absolutamente sem abrigo, apenas as videiras, Golden Potapenko e Zilga são dobradas. Então, vamos ver como eles acordam, como são fortes.
nortista (São Petersburgo)//forum.vinograd.info/showthread.php?t= 9038 & page = 11
As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global são favoráveis para deslocar as fronteiras da viticultura em direção às regiões do norte. No norte, a falta de dias com temperaturas positivas é compensada pela duração do horário de verão. Aparecem regularmente novas variedades que não exigem tanto calor quanto seus parentes do sul. As uvas precoces resistentes ao inverno de Zilga são promissoras para o cultivo nas regiões do norte. Sujeita às regras para cuidar dela no outono, a videira agradará uma boa colheita de frutas com um sabor "isabelico" específico.