As uvas Baikonur apareceram recentemente, mas rapidamente ganharam popularidade entre os viticultores. Esta variedade é caracterizada por maturidade precoce, produtividade muito alta, beleza e sabor incrível de frutos grandes. O cultivo de Baikonur é possível na maioria das regiões do país, tanto em casas de veraneio quanto em vinhedos industriais.
A história do cultivo da casta Baikonur
Baikonur é uma das mais novas variedades de uvas entre as encontradas em nossos pomares, inclusive entre os entusiastas de chalés de verão. Foi criada recentemente, mas já ganhou popularidade e é reconhecida como uma das variedades mais promissoras para ampla distribuição. Mais precisamente, provavelmente não se deve dizer híbridos, mas híbridos, mas os viticultores geralmente não usam esse termo, uma vez que a maioria das variedades modernas de uvas (e há um grande número delas) são, de fato, híbridos, com dois ou mais ancestrais em sua linhagem.
As uvas como cultura agrícola são conhecidas há muito tempo, muitos cientistas têm trabalhado e estão trabalhando no cultivo de variedades promissoras, estão criando novas variedades e criadores amadores. Obviamente, a maioria dos resultados desse trabalho não é "em série", mas alguns se tornam tão bem-sucedidos que são imediatamente previstos um futuro feliz. Baikonur refere-se especificamente ao segundo caso.
A variedade foi criada há apenas alguns anos: "in people" foi lançada pelo criador amador Pavlovsky E.G. em 2012. Um híbrido nasceu do cruzamento das conhecidas variedades de uvas Talismã e Mulher Bonita.
Como muitas vezes acontece, ele adotou dos pais todas as melhores propriedades. Assim, o talismã é dividido em muitas regiões do país, porque amadurece mesmo nas condições de um curto verão e é resistente aos caprichos do clima. Ele ganhou popularidade por seu sabor agradável e frutas muito grandes. A beleza tem uma apresentação maravilhosa, seus cachos são altamente transportáveis.
As mudas de Baikonur são muito procuradas, porque a variedade produz altos rendimentos, as bagas são atraentes e muito saborosas. Infelizmente, atualmente, todas as propriedades da variedade ainda não foram suficientemente estudadas e não será possível fornecer uma descrição completa e objetiva, mas entre as avaliações dos produtores de vinho que a testaram em seus jardins, há palavras entusiasmadas.
Baikonur adotou de seus ancestrais a resistência às mudanças nas condições climáticas, a capacidade de se adaptar rapidamente a um lugar incomum.
As deficiências significativas de Baikonur ainda não foram descritas, mas deve ser claramente entendido que, por exemplo, a resistência das uvas a doenças e pragas só pode ser julgada após a coleta de estatísticas sobre seu cultivo em vários locais por pelo menos uma década.
Descrição da casta Baikonur
Baikonur cresce na forma de um arbusto muito alto. Tiros poderosos garantem altos rendimentos. Propagado por estacas, ou seja, é possível cultivar uma planta de raiz e enxertar em outros arbustos de uva. A formação da planta, assim como a quantidade e a qualidade da colheita, são praticamente independentes das raízes nas quais a videira cresce. Um arbusto de três anos já dá brotos tão fortes que conseguem crescer até quatro metros de comprimento. O arbusto do arbusto é alto, a cor das folhas é verde escuro. Às vezes, o número de bagas definidas é tão grande que a colheita deve ser normalizada artificialmente, porque se você deixar todos os cachos, o mato poderá não ser capaz de lidar com a massa e também não terá tempo para se preparar para o inverno. Com os devidos cuidados, as uvas normalmente toleram geadas até -23 sobreC.
As flores em Baikonur são bissexuais, não é necessário um polinizador adicional. As primeiras bagas amadurecem já 3,5 meses após a abertura dos brotos da primavera, ou seja, no início de agosto e, às vezes, nos últimos dias de julho.
O amadurecimento da baga é prolongado e dura até o outono. Os primeiros aglomerados de amadurecimento pesam cerca de 500 g e depois crescem para um quilograma. Como geralmente existem muitos aglomerados, sua massa total é alta, Baikonur exige treliças particularmente estáveis.
As bagas são cilíndricas ou alongadas, muito grandes: as amostras individuais crescem até 4 cm de comprimento.O peso de cada baga varia de 15 a 16 g.A cor é variável: do roxo escuro ao quase preto, mas a maioria das bagas maduras tem um tom roxo escuro. As bagas são cobertas com uma fina camada de cera escura. Os aglomerados são lindos, exuberantes, mas não podem ser chamados de muito densos; será mais correto caracterizar os aglomerados de Baikonur como frouxos médios. A massa do cacho é de um quilograma ou mais.
As bagas são densas, como se estivessem estalando quando rachadas. A pele é densa, mas fina e comestível. É estável contra rachaduras, inclusive nas condições de aumento de umidade. As bagas são suculentas, doces: seu teor de açúcar é de cerca de 20%. Os especialistas que os experimentaram descrevem o sabor como único, tendo dificuldade em identificar o análogo. Eles falam sobre o aroma frutado e a completa ausência de sabor a noz-moscada. A acidez é baixa, mas suficiente para considerar Baikonur uma variedade universal: além do consumo fresco, é ideal para vinificação devido ao seu alto teor de açúcar e à presença de uma certa quantidade de ácido.
Os frutos maduros permanecem no mato por muito tempo, sem exigir colheita urgente, sem perder o sabor e a aparência. A apresentação desta variedade torna interessante não apenas para os jardineiros, mas também para aqueles que cultivam uvas para fins comerciais. Isso é facilitado pela boa vida útil das bagas durante o armazenamento, bem como por sua transportabilidade. Pode ser transportado por longas distâncias.
Características da casta Baikonur
Depois de examinar as principais propriedades das uvas Baikonur, você pode tentar dar uma característica generalizada. Suas principais vantagens são:
- amadurecimento precoce em conjunto com frutificação prolongada;
- a capacidade de os frutos maduros permanecerem no mato por um longo tempo sem perda de propriedades;
- gosto harmonioso;
- o tamanho dos clusters e cada baga;
- alto rendimento geral;
- excelente apresentação;
- resistência ao cracking;
- transportabilidade e armazenamento a longo prazo;
- falta de bagas pequenas em cachos;
- a presença no mato de flores masculinas e femininas;
- alta resistência ao gelo;
- adaptabilidade às mudanças das condições climáticas;
- resistência a doenças fúngicas, bem como danos por vespas.
Variedade Baikonur pode ser considerada uma das melhores dentre variedades similares. Existem muito poucas desvantagens, em particular:
- a presença em cada baga 1-3 não é sempre fácil separar as sementes;
- pobre, no momento, conhecimento da variedade em termos de incidência: talvez, a esse respeito, Baikonur em alguns anos possa trazer surpresas desagradáveis.
Características do plantio e cultivo de variedades de uva Baikonur
O plantio e o cuidado das uvas Baikonur diferem pouco do plantio e cuidados no caso de variedades semelhantes, e as características provavelmente estão associadas ao fato de que elas crescem na forma de um arbusto muito poderoso.
Como qualquer uva varietal, ela precisa de uma área ensolarada, protegida dos ventos do norte. O lado sudoeste ideal do jardim, localizado atrás da parede da casa, em um celeiro ou atrás de árvores poderosas. Solos de qualquer tipo, exceto por muito pantanoso, mas melhor respirável e fértil. Ocorrência inaceitavelmente próxima das águas subterrâneas: elas não devem estar a menos de 2 m da superfície da terra. Os solos argilosos devem ser enobrecidos pela adição de turfa e areia; uma grande quantidade de estrume apodrecido deve ser adicionada a qualquer solo. Tempo de plantio - adotado em uma região específica para qualquer variedade de uva (primavera ou outono).
Uma camada de drenagem com até 20 cm de espessura (seixos, cascalho, tijolos quebrados) deve ser adicionada ao poço de aterrissagem. A profundidade do poço é de 60 cm no sul a 80 cm nas regiões mais ao norte do país. Cavar buracos ainda mais fundo em áreas áridas. Comparado à maioria das variedades, a quantidade de fertilizante aplicada no fundo do poço pode ser ligeiramente aumentada, especialmente para as cinzas da madeira. No entanto, as raízes das mudas durante o plantio devem estar localizadas no solo sem fertilizantes. A técnica de plantio é usual, 2-3 rins devem ser deixados acima do solo. Rega durante o plantio e depois exige muita. É altamente desejável instalar um tubo de irrigação para que nos primeiros 2-3 anos seja possível fornecer água diretamente para a zona da raiz.
Como os arbustos próximos às uvas Baikonur são enormes, a distância até o mato vizinho deve ser de pelo menos 3 metros.
Baikonur propagou-se perfeitamente por estacas, e no sul e até na faixa do meio é possível não apenas cultivar mudas a partir de estacas em casa, mas também plantar diretamente estacas em terreno aberto no início da primavera.
Baikonur requer altas doses de rega, especialmente em anos secos e durante o período de enchimento das bagas. A rega deve ser interrompida 3 semanas antes da primeira colheita, mas se o verão estiver muito quente, é possível regar ainda mais: as frutas dessa variedade não sofrem rachaduras. A cobertura anual é obrigatória: aplicação na primavera de húmus e superfosfato nos orifícios cavados perto do arbusto, aplicação no verão de cinzas na área ao redor do arbusto e fertilização foliar com soluções de fertilizantes complexos antes e depois da floração.
Poda anual qualificada obrigatória de arbustos, visando sua correta formação e racionamento da quantidade de rendimento. Além das regiões completamente ao sul, é necessário abrigar a vinha para o inverno, mas pode ser fácil: a vinha deve ser enterrada no solo apenas nas regiões do norte, por exemplo, na região de Leningrado e nas latitudes próximas a ela.
Vídeo: descrição da nota
Comentários
A baga é muito grande, atinge facilmente 4,5 cm, possui uma baga em forma de mamilo, uma cor escura muito bonita. O aglomerado está meio frouxo, parece elegante ... A polpa tem um sabor denso, suculento e harmonioso, mas não é muito simples.
Fursa Irina Ivanovna//forum.vinograd.info/showthread.php?t=8957
A forma híbrida B-9-1, o nome atual de Baikonur, é observada pelo segundo ano. No ano passado, a colheita foi feita com mudas. Este ano, comparei os resultados de frutificação em uma muda e em um arbusto enxertado; os resultados são próximos; em um arbusto enxertado mais poderoso, as bagas são maiores. Está muito bem preservado nos arbustos, amadureceu no final de julho e eu removi o cacho em 17 de agosto, e no dia seguinte após uma chuva forte - sem alterações. A baga de Baikonur é vermelho-púrpura com um tom azul escuro, quase preto. Um dos melhores novos produtos que vi nos últimos anos.
Sergey Criulya//forum.vinograd.info/showthread.php?t=8957
Baikonur parece muito digno. Invejo o dono dessa beleza de uma maneira boa. Infelizmente, este ano não obtive sucesso com este formulário - nenhuma das três vacinas criou raízes ... Mas no outono eu tenho mudas e na primavera ainda visualizo. Eu acho que tudo vai dar certo. Eu acho - este formulário será uma boa decoração para qualquer vinhedo.
Igor F.//lozavrn.ru/index.php?topic=148.0
Vídeo: arbusto com uma colheita de bagas da variedade Baikonur
O cultivo de uvas Baikonur não é mais difícil do que o cultivo de uvas varietais e está disponível para a maioria dos residentes de verão que possuem habilidades básicas de jardinagem. As altas qualidades comerciais de Baikonur dão o direito de considerá-la uma variedade adequada não apenas para residências particulares, mas também promissora para cultivo em escala industrial.