No início da primavera, o trabalho no jardim começa. Ao mesmo tempo, é hora de plantar uvas. Escolher um lugar, preparar um buraco, plantá-lo corretamente é um monte de problemas. Mas nem tudo é tão complicado quanto parece à primeira vista. O principal é saber como fazê-lo.
Preparando-se para o plantio de uvas na primavera
Sobre as uvas em geral, pode-se dizer: apesar de ser uma planta de países quentes, as mudas de algumas de suas variedades podem se adaptar às condições climáticas em que mesmo variedades simples de nossas macieiras não podem se desenvolver com sucesso ...
I.V. Michurin
Certamente todo jardineiro pelo menos uma vez pensou em criar uvas em seu site. E alguns o cultivam com sucesso há muito tempo. O cultivo de uvas sempre começa com a preparação de um local para isso.
Escolhendo uma data e local de desembarque
Na primavera, quando a temperatura do ar não cai abaixo de + 10 ... +15sobreCom e ultrapassando a ameaça de geada, jardineiros experientes recomendam começar o plantio de uvas.
Há uma crença de que as uvas podem ser plantadas quando as cerejeiras florescem. Isso significa que a terra se aqueceu.
Como quase a principal condição para o crescimento das uvas é o solo quente, é necessário aquecê-lo. Para isso, no início da primavera:
- A terra é regada com água quente a uma temperatura de + 50 ... +70sobreC.
- Cubra com um filme preto.
- Eles colocam telas refletivas.
As uvas adoram lugares não sombreados, portanto, é aconselhável organizar as linhas de cultura de norte a sul para melhor exposição ao sol. Cresce bem em solos leves, soltos e fertilizados. As águas subterrâneas, localizadas perto da superfície da terra, não são o melhor bairro para essas plantas, pois existe o risco de congelamento de arbustos no inverno e apodrecimento de raízes na primavera. Se houver esse problema, jardineiros experientes recomendam:
- cavar buracos para arbustos de uvas não muito profundos, de modo que a distância até as águas subterrâneas seja de pelo menos 1 m;
- coloque a drenagem no fundo do poço - pedras pesadas ou fragmentos de ardósia, para que na primavera a água não se amontoe no chão sob o arbusto da videira.
É aconselhável plantar vinhedos em locais planos, porque nas planícies as plantas podem não ter luz solar suficiente e as colinas são abertas a todos os ventos, o que é especialmente indesejável no inverno, quando os arbustos se abrigam contra o vento e a geada. No entanto, você pode plantá-los em uma encosta no lado sul. Isso aumenta a transferência de calor, pois deste lado a terra se aquece mais. E, como você sabe, quanto mais calor, melhor as uvas crescem.
Vários edifícios podem desempenhar o papel de uma tela do vento ao escolher um local para uma vinha ao lado deles. A distância ideal entre as paredes e os arbustos é de 1 m.
Por experiência pessoal, posso dizer que as plantas que crescem perto da cerca branca a partir do papelão ondulado no lado sul da minha casa de campo começam a dar frutos uma semana mais cedo do que outras do mesmo tipo, mas crescendo em outros locais do site. A cerca branca reflete a luz do sol e o calor em camas adjacentes que são cobertas por material de cobertura. Assim, um efeito duplo é obtido. Além disso, esta cerca é uma boa proteção contra o vento.
Como a colheita da uva depende mais da área do que do número de arbustos, a distância entre elas tem um enorme impacto na frutificação. Recomenda-se plantar arbustos a uma distância não inferior a 3 m um do outro e 3 m nos corredores. No entanto, dadas as pequenas áreas dos nossos jardins, eles permitem 2,5 m.
Preparação do poço de aterrissagem
Um poço devidamente equipado deve ser preparado sob a planta:
- Eles cavam um buraco de 80x80x80 cm e as uvas são plantadas profundamente, pois as raízes tenras podem suportar -6 ... -7sobreC.
- Certifique-se de fazer húmus (na ausência dele - composto), cerca de 4 baldes no poço. Os orgânicos são vitais para o bom crescimento e desenvolvimento das plantas.
- Eles produzem fertilizantes com potássio e fósforo - cerca de 200 g por poço.
- Tudo isso mistura bem.
Este é um esquema clássico de preparação de poços que a geração mais velha prefere como um método confiável e comprovado.
Outra opção para preparar o poço:
- Um poço de tamanho padrão está sendo cavado.
- 10-15 cm de pedra britada são derramados no fundo.
- Um tubo estreito é inserido ao redor da borda, projetado para irrigação em clima seco.
- O poço está cheio de terra escavada anteriormente e conectada ao húmus. Essa mistura precisa de 4 baldes.
- O solo está esmagado.
- O poço é regado muito bem.
- Depois que a umidade é absorvida, mais terra é derramada sob a parede norte do poço, formando uma pequena inclinação. Ele servirá como uma tela em caso de um possível estalo a frio.
Plantação de uvas na primavera
Quando o local estiver pronto, você pode plantar uma muda de uva lá:
- Antes do plantio, as raízes das mudas são embebidas em água por 24 horas, para que elas ganhem vida.
- Em uma muda preparada dessa maneira, as raízes são cortadas em cerca de 1 cm.
- Eles têm uma muda em uma cova, previamente regada, com raízes no lado sul e botões no norte.
- Polvilhe-o com terra misturada com húmus, aproximadamente até o meio do tronco e condense a terra ao redor do arbusto.
- Regada.
- Um balde de areia é derramado no poço ao redor das mudas e no topo há uma fina camada de cinza.
- Cobrir com uma camada de terra para que 10 a 15 cm permaneçam no topo do poço.
Ao plantar, é importante garantir que o corte superior do tronco das mudas (caule) esteja um pouco abaixo do nível do poço, e a distância entre os brotos e o solo não ultrapasse 2-3 cm. Quando as videiras crescerem, será fácil dobrá-las como abrigo durante o inverno. Alguns viticultores plantaram para que os rins sejam enterrados no chão por 2-3 cm.
As uvas gostam muito de solos soltos, nutritivos e quentes. Se houver uma ameaça de geada, você pode cobrir a planta com um filme escuro até que o tempo acerte.
Método de contêiner
O método de contêiner difere do anterior, pois as mudas de uva são plantadas juntamente com um pedaço de terra em que crescem. Quando transplantados, eles o liberam da concha, que desempenha o papel de capacidade. Assim, as raízes não são expostas durante o plantio, o que ajuda a planta a criar raízes mais rapidamente em um novo local.
Plantando uvas sob a treliça
Uvas - uma planta trepadeira, seus chicotes podem crescer muito densamente, em conexão com a qual são cortados e modelados. É mais conveniente fazer isso quando é tecido ao longo de "caminhos" especiais - treliça.
Se já houver uma treliça, é recomendável inclinar o caule das mudas ao plantar em um ângulo de 45sobrepara que suas videiras cresçam na direção do suporte, e não a partir dele. Se for planejado instalá-lo quando as uvas crescerem, o principal é observar o esquema de plantio de mudas de 3x3 m e colocar arbustos no plano da futura treliça. Nesse caso, posteriormente será conveniente colocar suporte nos arbustos cobertos de vegetação.
Uma opção fácil para preparar um local e plantar uma muda de uva
Aqueles que estão envolvidos na reprodução de uvas por um longo tempo e com sucesso estão familiarizados com a maneira menos trabalhosa de preparar o poço:
- Um poço da profundidade necessária é feito com uma broca manual.
- Pedra britada ou tijolo quebrado é colocada no fundo.
- Um monte de terra é derramado, sobre o qual estão localizadas as raízes das mudas, previamente cortadas, como indicado acima.
- A Terra se mistura com húmus e areia, mas você pode ficar sem ele.
- A muda é preenchida até a metade.
- Sele a terra ao seu redor.
- Regada com água. Um balde de 10 litros é suficiente.
- Quando a água sair, encha o buraco até o topo, cobrindo as mudas até os brotos. Você pode regar novamente.
Dependendo da região, a profundidade do poço com este método pode variar de 35 a 55 cm. Nas regiões sul, onde pode haver neve ou pouco inverno, mas fortes ventos frios, é aconselhável plantar mais fundo - 50 a 55 cm para evitar o congelamento das raízes. Onde há muita neve no inverno, por exemplo, na faixa do meio, as uvas podem ser plantadas a uma profundidade de 35 a 40 cm.A abundante cobertura de neve no inverno impedirá que a planta do sul congele.
Vídeo: métodos de plantio de mudas de uva em campo aberto
Características do plantio de uvas na primavera em diferentes regiões
Em diferentes áreas onde o cultivo da uva é realizado, o tempo necessário para o plantio bem-sucedido ocorre a tempo. Na Criméia, esse período cai no final de março, de 20 a 25 de abril, todo o trabalho deve ser concluído. Na região de Odessa, na Ucrânia, eles começam a lidar com uvas em meados de abril. Mas algumas variedades requerem uma certa temperatura positiva sem a ameaça de geada, portanto são plantadas de 5 a 9 de maio.
Na Bielorrússia, as uvas podem começar a ser plantadas no dia 10 de abril, mas após o plantio, as plantas a cobrem com um filme, já que no início de maio ainda é possível geadas à noite. A partir de meados de abril, eles também começaram a lidar com uvas na região de Moscou, onde também cobrem a cultura com filme até que um regime de temperatura estável seja estabelecido.
Nas áreas mais ao norte, até recentemente, o cultivo de uvas em lotes domésticos não era particularmente popular devido ao clima severo. Mas aqueles que queriam cultivar seus arbustos encontraram uma saída. Em Chuvashia, por exemplo, antes de plantar mudas de uva em um local permanente, eles realizam uma certa preparação das mudas em casa, cujo significado é que as raízes do caule aparecem antes dos brotos. Assim, as raízes se desenvolvem mais rapidamente, ficam mais fortes e são bastante viáveis na época do plantio em junho.
Em climas frios, as uvas são cultivadas em estufas. Um pré-requisito para isso é a ventilação.
Uma das opções para essa estufa: de um lado, é feita uma tela que reflete o calor nas camas. O outro lado é um filme transparente, que em clima quente pode ser enrolado e enrolado quando fica frio.
Não há dificuldades particulares na preparação do local e no plantio de mudas de uva na primavera. Como qualquer planta cultivada, requer atenção e cuidados, com os quais um iniciante pode lidar, se desejado.