Os mirtilos ainda raramente podem ser encontrados nos jardins da Rússia, mas essa cultura é profetizada para um grande futuro e é chamada de concorrente da groselha. Não é de surpreender que esta baga tenha ganhado popularidade recentemente, pois os especialistas desenvolveram um grande número de variedades com excelente sabor e qualidades decorativas. Um deles é Blueberry Bluejay. É resistente ao gelo e imune a muitas doenças às quais a cultura é suscetível. Além disso, as bagas Bluejay amadurecem muito mais cedo que os frutos de outras variedades populares de mirtilos, o que é uma vantagem indubitável da planta e a torna um hóspede bem-vindo no jardim.
Blyujey: a história da criação da variedade
Mirtilos altos - uma planta que cresce naturalmente em densos matas e pântanos da América do Norte, em particular, pode ser encontrada no leste dos Estados Unidos e no leste do Canadá. Os mirtilos selvagens também estão crescendo nas florestas russas, mas apenas as espécies que vivem na América foram usadas para criar cultivares.
Até o século 20, os mirtilos não eram cultivados em jardins particulares e industriais, mas os criadores fizeram um ótimo trabalho e cultivaram variedades e híbridos dessa bela baga que começaram a aparecer em meados do século passado.
O mirtilo alto norte-americano Bluejay foi obtido em 1952 nos EUA como resultado da polinização cruzada de formas florestais e várias cultivares, incluindo:
- Pioneiro
- Brooks
- Stanley
- Produtor.
A produção de Bluejay foi introduzida em 1977, mas hoje praticamente não é utilizada como cultura industrial, pois os agricultores obtiveram variedades mais produtivas com bagas mais doces e maiores, com excelente transportabilidade. No entanto, são os mirtilos os mais frequentemente recomendados para cultivo em jardins particulares, uma vez que a variedade tem vantagens indubitáveis.
Descrição do produto
O arbusto de mirtilo - de crescimento rápido e potente - tem brotos eretos que atingem 1,5-1,8 m de altura. As frutas de tamanho médio são coletadas em pincéis longos e soltos e pintadas em um tom azul claro. A polpa e a casca são muito densas. As bagas são resistentes a rachaduras, as frutas maduras podem ficar penduradas por muito tempo no mato sem desmoronar. O sabor é agradável, macio e ligeiramente azedo.
Tabela: características das bagas
Critérios | Indicadores |
Tamanho da baga | Diâmetro 18-22 mm, peso 2,2 g. |
Gosto | Agradável, um pouco azedo. |
Transportabilidade | Bom. |
Coloração | Azul claro com um revestimento de cera denso. |
A variedade é madura cedo. As bagas amadurecem em meados de julho, e isso acontece quase simultaneamente, para que você possa buscá-las de cada vez. Recomenda-se que as frutas sejam consumidas frescas, mas os mirtilos também são adequados para preparar bebidas, geleias, geléias e conservas.
Tabela: Vantagens e desvantagens da variedade Blujay
Prós | Contras |
Resistência às principais doenças: moniliose, mumificação de frutos e morte de galhos. | É necessário crescer emparelhado com variedades polinizadoras. |
Resistência ao gelo (sob abrigo adicional tolera geadas 30-32 sobreC) | A necessidade de rega abundante. |
Arbusto ornamental. | Baixo rendimento (3,6-6 kg por arbusto) em comparação com outras variedades modernas. |
Amadurecimento precoce. | É necessária a poda intensiva de um arbusto adulto. |
Nuances de desembarque
O plantio é um dos estágios mais importantes dos quais depende o crescimento e desenvolvimento de mirtilos. Como a planta em condições naturais cresce em locais pantanosos, é necessário criar condições semelhantes na área destinada ao seu cultivo. É necessário plantar mirtilos em solo úmido, bem drenado e ácido, em um local ensolarado e protegido dos ventos. Ao escolher um local para o plantio de mudas, lembre-se de que, embora os mirtilos tolerem muito bem a sombra parcial, bagas maiores e mais doces são obtidas em áreas bem iluminadas e o arbusto fica mais decorativo.
Os mirtilos são muito exigentes quanto à acidez do solo, e a colheita não cresce bem e dá frutos se a planta for plantada no tipo errado de solo. O pH do solo deve ser 5,5 ou inferior. Para aumentar a acidez do substrato, ao plantar é necessário:
- Cavar um poço de pouso bastante grande, com 1 m de largura e cerca de 60 cm de profundidade.
- Despeje turfa de cavalo, serragem apodrecida e lixo de coníferas (na proporção de 5: 2: 1).
- Adicione o solo recolhido na floresta de coníferas.
- Misture e umedeça todos os componentes.
Instruções passo a passo para plantar mirtilos no chão
- Cavamos buracos a uma distância de 2 m um do outro (para mirtilos altos da variedade Blujay, é necessário muito espaço).
- Os caroços de plantio são cobertos com substrato ácido de serragem, turfa de cavalo e lixo de coníferas.
- Molhe e faça um pequeno buraco no meio.
- Despeje a turfa no buraco sem aditivos.
- Nós estabelecemos um rebento.
- Nós o preenchemos com um substrato para que o colo da raiz seja aprofundado em 4-6 cm.
- Umedecemos o plantio novamente e cobrimos o círculo próximo ao tronco com turfa, serragem ou casca de coníferas.
- Reduzimos todos os brotos em um quarto e cortamos os brotos das frutas.
No primeiro ano após o plantio, a planta deve cultivar um bom sistema radicular, para que todas as flores e ovários sejam removidos melhor, não permitindo que o jovem arbusto dê frutos.
Crescendo em recipientes
Criar um solo adequado para mirtilos é um negócio bastante problemático, de modo que os jardineiros criaram outra maneira de cultivar. Plantar mirtilos em um recipiente é um excelente método de cultivo, que tem suas vantagens. Primeiro, cuidar de mirtilos é simplificado. Em segundo lugar, isso elimina a possibilidade de terra fértil cair no tanque e, finalmente, o vaso pode ser movido e a planta colocada no local mais ensolarado. Para plantar mirtilos em um recipiente, você deve:
- Pegue uma panela grande com diâmetro e profundidade de pelo menos 50 cm.
- No fundo, coloque vários pedaços de tijolos quebrados ou panela de barro.
- Misture a turfa, a cama de coníferas e a serragem (na proporção de 5: 1: 2).
- Despeje um substrato ácido no recipiente e plante uma muda de mirtilo, aprofundando o pescoço da raiz em 4 cm.
- Umedeça abundantemente o substrato e coloque a panela em um local ensolarado no jardim.
Regras para o cultivo de mirtilos de A a Z
Mirtilos são uma planta bastante exigente. Cuidar se resume a rega regular e cobertura. Além disso, a partir do terceiro ano do mato, ele precisa de poda.
Rega e nutrição abundantes
A rega é muito importante para os mirtilos. A planta deve ser umedecida 2 vezes por semana, despejando 10-15 litros de água sob o arbusto. O procedimento de irrigação é especialmente significativo em julho-agosto, durante o período de frutificação, já que os botões de frutas começam a se formar nesse momento. Com a seca neste período, você não apenas pode perder a safra do ano atual, mas também não pode esperar pelas deliciosas frutas na próxima temporada. A cada duas semanas, recomenda-se regar os mirtilos com água acidificada (100 ml de vinagre de mesa por 10 litros de água).
Para os mirtilos, cubra o molho, acidificando o solo. Para um residente de verão comum, a melhor opção será a introdução de fertilizantes especiais para plantas de coníferas ou urze. Esses fertilizantes contêm todas as substâncias minerais e oligoelementos de mirtilos necessários: superfosfato, sulfato de amônio, uréia, sulfato de potássio.
Os fertilizantes são aplicados três vezes por estação: a cobertura é realizada quando os brotos se abrem, durante o período de formação dos frutos e durante o amadurecimento das bagas. Na primavera, imediatamente após a neve derreter, os fertilizantes de fósforo e potássio são derramados ao longo do perímetro do círculo do tronco.
Poda e abrigo para o inverno
A primeira poda é realizada no terceiro ano após o plantio de uma muda no solo, formando brotações axiais poderosas e ramos esqueléticos verticais. Para fazer isso, remova todos os brotos pequenos (até 35-40 cm de altura) das camadas inferiores do arbusto. No final da primavera, antes que os botões fracos sejam cortados, todos os galhos fracos próximos ao pescoço da raiz são cortados, brotando dentro do arbusto e em um ângulo de 45sobre em direção ao corredor. Por 5-6 anos, jardineiros experientes são aconselhados a fazer uma poda rejuvenescedora, cortando todos os galhos antigos e deixando 3-4 novos brotos esqueléticos.
A variedade Bluejay, apesar da resistência ao gelo declarada pelos fabricantes, requer abrigo para o inverno, o que ajudará a proteger a planta a temperaturas extremamente baixas e uma pequena quantidade de neve. Para isso, os mirtilos são cobertos com ramos de abeto e, nos invernos sem neve, a neve é derramada nos arbustos, que é a melhor proteção contra o congelamento.
Brotos de mirtilos jovens gostam muito de se divertir com lebres, por isso é aconselhável fornecer proteção contra roedores na cabana de verão, por exemplo, cobrir os brotos com material de cobertura ou cortar garrafas de plástico.
Tabela: Doenças comuns e pragas de mirtilo
Pragas / doença | Como identificar | Como lutar |
Khrushchev (chafer) | As larvas do rabo de cavalo comem folhas e raízes jovens de mirtilos, devido às quais a planta morre. | Aos primeiros sinais de uma praga, trate com um inseticida, por exemplo, Inta-Vir, Actellik. Prepare a solução de acordo com as instruções. |
Traça de mirtilo |
| Trate os arbustos com Actellik ou Fufanon (a solução é feita de acordo com as instruções). Passe 2 pulverizações com um intervalo de 10 dias. |
Podridão-cinzenta (Botrite) | Um cotão cinza característico aparece nas bagas. | Trate os arbustos com um fungicida sistêmico, por exemplo, Fundazol ou Topázio. |
Septoria | Manchas enferrujadas ou marrom acinzentadas com uma borda amarela aparecem nas lâminas das folhas. | Pulverize mirtilos com 1% de líquido Bordeaux (2-3 litros por arbusto). São necessários 2 tratamentos (antes da floração e após a colheita). |
Coccomicose |
| Pulverize com Fundazol (1-2,5 litros por arbusto), realize dois tratamentos (antes da floração e quando as bagas estiverem firmes). |
Antracnose |
| Pulverize o arbusto e o solo sob ele com uma solução da droga Skor (20 ml por 10 litros de água). |
Galeria de fotos: doenças e pragas de mirtilo
- As larvas de besouros podem causar danos irreparáveis aos mirtilos, pois as raízes das plantas jovens comem
- Lagartas da mariposa de mirtilo entram na fruta do cálice e se alimentam da polpa, como resultado das quais as bagas secam e caem
- O cotão cinzento nas bagas indica infecção da planta com podridão cinzenta
- Quando infectados com septórios, manchas enferrujadas aparecem nas folhas
- Manchas marrons nas folhas são um sinal de coccomicose.
- Quando os mirtilos são infectados com antracnose, os frutos ficam macios e os brotos jovens morrem
Comentários dos jardineiros sobre os mirtilos altos da variedade Blujey
Eu tenho Blucrop, Blues, Torro, Darrow e Patriota. Não há brotos de substituição em nenhum. A condição dos arbustos é normal, existem 20 a 30 cm de ramos ramificados.
Kinderimp//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-645-p-6.html
As melhores variedades para a região de Moscou: 1. Rio 2. Duke 3. Patriot 4. Toro 5. Blyuzhey
Fatmax//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6461&start=330
Este ano, ele finalmente plantou os primeiros arbustos de mirtilos. Variedades de Blue Jay, Legacy, Elliot, Duke, Berkeley, Blue Gold. Um total de 93 arbustos. Eles plantaram de duas maneiras - em caroços previamente preparados, fundo depositado com agrofibra e, na vala, o fundo também foi enviado com agrofibra 50 em 2 camadas. As cavidades são mais fáceis e rápidas de escavar, são mais econômicas. Se cerca de 7 baldes do substrato fossem cobertos em um poço, a trincheira "engoliria" o dobro ... De 3-5 cm de mudas enviadas em março - até julho, 60 a 70 cm de arbustos com 4-7 galhos cresceriam. Desde o começo, pensei em plantá-las em março, mas, depois de olhar para essas infelizes mudas, decidi cultivá-las em caixas com munição, existem muitas dessas .... Eu o rego com água comum de um poço, PH 7.2. Desde o início, ele plantou colando-os em turfa, sem impurezas. Pouca sorte com uma variedade, Blue Jay, ou seja, com agrofibra, envolvida em suas raízes. O fato é que, desde o início, as raízes de todas as mudas foram embrulhadas com elas, mas em todas as outras variedades apodreceu na turfa por um mês, e nisso permaneceu completamente intocado (aparentemente elas não calcularam e ficaram mais espessas do que o necessário), e descobriu-se que as raízes não respiravam ... naturalmente, os arbustos não cresciam adequadamente. Antes de desembarcar, ele removeu completamente a fibra de fibra e endireitou as raízes. Uma semana após o desembarque em residência permanente, todos os arbustos cresceram bruscamente, liberando folhas cor de rosa. Eles plantaram turfa-serragem-areia 70-20-10 + no substrato preparado e adicionaram o fertilizante polonês Agrekol (as mesmas bolas brancas como descrito acima). A acidez da turfa importada foi de 4,3, o substrato preparado foi de cerca de 3,8. A julgar pelo fato de minha água ter PH 7.2, acho que mais cedo ou mais tarde terei que acidificar, mas acho que até agora não tão cedo. Ainda não deixei de lado, por falta de tempo, mas nos próximos dias organizarei tudo.
Dmitry86//forum.vinograd.info/showthread.php?t=645&page=138
Vídeo: características do cultivo de mirtilos
Apesar do plantio de mirtilos altos ser muito problemático, a planta tem muitas vantagens, por isso deve ser plantada no jardim. A variedade Blujej tem frutos grandes, com excelente sabor. Além disso, o arbusto parece decorativo e pode se tornar uma verdadeira decoração do local: na primavera, os mirtilos são cobertos com borlas de inflorescências brancas cremosas que exalam um aroma agradável, no verão são cobertas por bagas azuis brilhantes e no outono as folhas adquirem uma magnífica cor vermelha, amarela e bordô.