Endurecimento de sementes de tomate: os principais métodos e regras para a condução

Pin
Send
Share
Send

Cada jardineiro sabe que as sementes de tomate antes de colocá-las no chão precisam de um grande número de procedimentos preparatórios, que incluem o endurecimento. Para lidar com esse evento com sucesso, você precisa se familiarizar com os métodos e regras básicos de sua realização ...

Como endurecer adequadamente as sementes de tomate

Existem várias razões que tornam o endurecimento das sementes um procedimento útil e prático. Em primeiro lugar, desta maneira é possível melhorar significativamente a adaptabilidade das plantas às condições ambientais e, o mais importante, aumentar sua resistência ao frio - os arbustos de tomate obtidos dessas sementes podem suportar uma queda de temperatura de -5sobreC. Em segundo lugar, as sementes endurecidas produzem mudas mais rápidas e amigáveis. E, terceiro, o endurecimento das sementes permitirá, no futuro, aumentar o rendimento do mato em 25 a 30%. Mas esteja preparado para o fato de que nem todas as sementes sobreviverão; portanto, leve-as pelo menos um quarto a mais do que você deseja semear e também leve em consideração sua duração - pelo menos três dias.

Como regra, o endurecimento é realizado no final do tratamento pré-semeadura e, em seguida, as sementes devem ser imediatamente semeadas no solo.

Revenimento temperado

Por via de regra, este tratamento dura 4-5 dias, mas alguns jardineiros aconselham a aumentar esse período em 2 vezes.

  1. Coloque um pedaço de pano úmido no fundo do prato (é melhor levar algodão ou gaze).
  2. Coloque as sementes preparadas (inchadas, mas não germinadas).
  3. Coloque uma segunda aba de tecido úmido sobre eles.
  4. Coloque o prato em um saco plástico e coloque na prateleira superior da geladeira para que as sementes sejam mantidas a uma temperatura de 0 a 3sobreC. Deixe o espaço em branco por 16 a 18 horas, certificando-se de que o tecido esteja sempre úmido.

    Para endurecer as sementes, o recipiente com elas deve ser armazenado na geladeira ao lado do freezer

  5. Após o tempo necessário, remova a peça de trabalho e segure-a por 6-8 horas em temperatura ambiente. Umedeça o tecido em tempo hábil para evitar que seque.
  6. Repita todas as etapas na mesma ordem até atingir o tempo de endurecimento.

Se você notar que algumas sementes começaram a germinar, plante-as em recipientes preparados e, para o resto, reduza o tempo gasto no calor para 3-4 horas.

Vídeo: como endurecer as sementes de tomate

Revenimento por congelamento breve

Nesse caso, as sementes devem ser mantidas continuamente no frio por 3 dias. Vale ressaltar que esse método é menos popular entre os jardineiros do que o anterior, pois muitos deles se queixam do congelamento de sementes colocadas no freezer. Para evitar essa situação, reduza o tempo de imersão para que as sementes comecem a inchar e não aumente visivelmente de tamanho.

  1. Prepare 2 pedaços de algodão ou gaze e umedeça-os.
  2. Coloque as sementes preparadas em uma delas.
  3. Cubra-os com um segundo pedaço de pano e coloque-os em um saco plástico.
  4. Coloque a bolsa em um recipiente fundo.
  5. Encha o tanque até o topo com neve e coloque-o na prateleira superior da geladeira, no lugar mais frio.

    Para endurecer as sementes, você precisa estocar uma tigela de neve pura

  6. Drene a água derretida como aparece e encha novamente o tanque com neve. Não se esqueça de umedecer o tecido em tempo hábil.

Se você não quiser mexer com a neve, coloque o espaço em branco com uma tampa e coloque-o no freezer (-1 ° C-3 ° C) por 3 dias, sem esquecer de umedecer o tecido conforme necessário.

Como você pode ver, o endurecimento das sementes de tomate, embora acarrete certos riscos, é simples e pode melhorar significativamente a saúde de seus tomates no futuro. Siga todas essas recomendações e você certamente obterá os resultados desejados.

Pin
Send
Share
Send