É difícil superestimar a importância das bagas da floresta para a saúde humana, mas nem sempre é possível ir à floresta e pegar esse tesouro na cesta. Então, a ciência e o trabalho meticuloso vêm em socorro. De fato, hoje as variedades de frutos silvestres são cultivadas em nossos sites hoje. Entre eles está Blueberry Divnaya.
O que há em meu nome para você: descrição da série
Essa variedade de mirtilos apareceu no Jardim Botânico da Sibéria Central da Academia Russa de Ciências por seleção da população natural. É difícil misturar Mirtilos com outro: os frutos são tão abundantes nos galhos que esse arbusto pode ser comparado às uvas. Em 1995, Divnaya foi incluído no Registro Estadual. Eles crescem em todo o país.
Passamos a uma breve descrição da variedade:
- o arbusto é médio-alto, ligeiramente espalhado;
- os rebentos são curvos, marrom claro, sem pêlos, fosco;
- as bagas são grandes, levemente achatadas, com sabor agridoce, são caracterizadas por um alto teor de ácido ascórbico, vitamina E e vitaminas B;
- período de maturação - médio;
- produtividade - até 1,6 kg por arbusto.
Tabela: vantagens e desvantagens dos mirtilos
Vantagens da classe | Grade Contras |
|
|
O mirtilo Divnaya é perfeito para a colheita e para o consumo fresco.
O mirtilo melhora o metabolismo, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, tem um efeito benéfico no funcionamento do coração e do sistema digestivo. Seu suco é armazenado e usado por um longo período de tempo, incluindo a produção de um delicioso vinho de frutas silvestres.
Segredos crescentes
Para obter uma rica colheita de mirtilos em seu site, você precisa aplicar algumas regras simples para cuidar de uma árvore.
Recursos de desembarque
Maravilhoso propaga, como todos os mirtilos do jardim, mudas. Você pode plantá-las na primavera e no outono. Mas a primavera ainda é o momento mais favorável, porque as mudas terão a oportunidade de se fortalecer adequadamente antes do frio.
Lembre-se de que o sistema radicular dos mirtilos é muito frágil. Se você comprou a planta em um recipiente, antes de plantar, as raízes precisam ficar embebidas em água por 10 a 15 minutos e depois espalhar completamente.
Um local para o plantio deve ser escolhido ensolarado, protegido do vento (você pode instalar uma tela de agrofabricação ou usar uma cerca viva). Mas os mirtilos são exigentes na terra - eles adoram solos ácidos (turfosos e arenosos). A composição necessária da planta pode ser obtida artificialmente.
O processo de plantio de mirtilos consiste em várias etapas:
- Cavar um buraco: em solos leves - com cerca de 50 cm de profundidade e 70 - 80 cm de largura, em solos argilosos, os caroços se formam mais largamente - cerca de 100 cm, mas menos profundos - cerca de 30 cm.
- Encha o fundo do poço de aterrissagem com drenagem - isso protegerá seu pouso da estagnação da água e, como resultado, da deterioração do sistema radicular.
- É melhor não usar a terra escavada na cova. Afinal, você deve ter adicionado cinza ou esterco a ela, mas os mirtilos não podem tolerá-los. O solo deve ser formado a partir de um substrato pré-preparado, que inclui turfa de gengibre de cavalo, lixo de coníferas, casca, areia e serragem antiga. Tome 1 kg de cada componente para cada arbusto.
- Para aumentar a acidez do solo, você precisa usar enxofre coloidal (1-2 colheres de sopa. Colheres ao redor de cada arbusto). Se o crescimento for fraco e a folhagem apresentar um tom verde claro, é necessário o uso de ácido oxálico (0,5 colheres de chá por 10 litros de água).
- A distância entre os arbustos deve ser de cerca de um metro. Após o plantio, não se esqueça de cobrir abundantemente a terra com uma mistura de agulhas, serragem e casca.
Os fertilizantes não são necessários ao plantar mirtilos.
Vídeo: plantando mirtilos de jardim
Cuidados adequados
Imediatamente após o plantio, o arbusto de mirtilos deve ser cortado. Todos os ramos fracos devem ser removidos, e os saudáveis e fortes devem ser encurtados para a metade. Mirtilo Maravilhoso deve ser cortado toda primavera e outono de acordo com o mesmo princípio.
Rega
A principal coisa em cuidar de mirtilos é a rega. A planta gosta muito de água, principalmente no primeiro ano de vida: uma muda nova precisa ser regada pelo menos uma vez a cada dois dias. Não deixe o solo secar, mas também não deve haver alagamentos - isso pode danificar as raízes da planta. A melhor maneira de regar mirtilos - irrigação por pulverização fina ou fina.
Afrouxamento do solo
No verão, é necessário afrouxar o solo sob mirtilos várias vezes. A profundidade do cultivo não deve exceder 10 cm - é seguro para o sistema radicular.
Mulching
Os círculos do tronco devem ser regularmente triturados. Não economize na cobertura morta - sua camada deve ter pelo menos 10 a 15 cm, serragem, turfa ou composto servirão como material, em geral, tudo o que estiver disponível para o jardineiro.
Capina
Capinar a planta é necessário conforme necessário. Entre as fileiras nas quais os mirtilos são plantados, pode-se plantar adubo verde (mostarda, rabanete, aveia e legumes). Isso facilitará a remoção de ervas daninhas, protegerá as raízes e, no futuro, servirá como bom material para a cobertura morta.
Top vestir
Na primavera, antes de os botões incharem, a planta precisa de fertilizantes minerais. Os mirtilos são sulfatos adequados de amônio, potássio e zinco, sulfato de magnésio e superfosfato. O superfosfato para mirtilos é usado na taxa de 100 g por arbusto. Fertilizantes de magnésio - 15 g por arbusto e potássio e zinco - 2 g por planta.
No primeiro ano após o plantio, a planta precisa de fertilizantes nitrogenados adicionais. São trazidos três vezes ao ano: no início da primavera (40% da norma anual), em maio (35%) e no início de junho (25%). A norma para fertilizar uma planta por ano é de 70 a 90 g.
Proteção contra doenças
Como mencionado acima, o mirtilo de Divnaya praticamente não é suscetível a doenças e não tem medo de pragas, mas a prevenção oportuna beneficiará apenas a árvore.
Antracnose
Primeiro de tudo, a antracnose é perigosa para os mirtilos. Esta é uma doença fúngica, que afeta freqüentemente a planta durante a floração, mas é óbvia, em regra, apenas na fase de amadurecimento da fruta.
Para se livrar da antracnose, é necessário remover as partes afetadas da planta e queimá-las. Para controlar a doença, os mirtilos devem ser tratados com Switch, Skor, Signum, Polyversum 2-3 vezes durante a floração.. Para fins preventivos, a planta é pulverizada com 3% de fluido Bordeaux no início da primavera.
Câncer bacteriano
O câncer bacteriano se manifesta em "tumores" nos ramos. Atrasa o crescimento e desenvolvimento da planta, pode levar à sua morte. Se tais sintomas forem encontrados, os galhos danificados devem ser removidos e queimados. Em seguida, você precisa tratar o arbusto com Euparen, Fundazole ou Topsin-M.
Para prevenir a doença, os mirtilos são pulverizados com líquido de Bordeaux a 3% duas vezes: antes de os botões se abrirem e depois das folhas caírem.
Mancha Septoriosa
A doença se manifesta por manchas marrons nas folhas, cujo meio brilha com o tempo. Manchas septoras levam a um enfraquecimento da planta e a uma diminuição no rendimento. Este fungo invernos nas folhas caídas. Para o tratamento, são utilizadas as preparações Topázio ou Skor.
Como medida preventiva, recomenda-se coletar e destruir a folhagem no outono e também borrifar a planta com 3% de líquido Bordeaux na primavera.
Pragas
As pragas geralmente não causam danos graves ao mirtilo de Divnaya. No entanto, para se proteger contra possíveis inconvenientes causados por insetos nocivos (escaras, pulgões, insetos de maio), borrife mirtilos com Karbofos ou Aktellik no início da primavera e depois da colheita.
Gardeners comentários
Se os invernos são rigorosos, é melhor cultivar variedades de mirtilos, como o pântano. Maravilhoso - ainda não afetado pela doença
Olga Kulikova//otvet.mail.ru/question/73146704
Este ano, os mirtilos começaram bem. Apesar do fato de que em muitas variedades de macieiras, até a cor foi batida com a geada em abril - maio. Os mirtilos crescem bem em solos comuns, até carbonatos. Se o solo for acidificado com pó de enxofre moído antes do plantio. Basta derramar um bom punhado de enxofre, cavá-lo cuidadosamente com um forcado de jardim. Plante uma muda no solo preparado. E então mulch com serragem, e assim conter. Rega regular é desejável. E não são necessários mais "fertilizantes". O enxofre coloidal também pode ser usado. E sem cavar nada. Apenas derramando a terra com uma suspensão de enxofre. Ou seja, a única condição importante é a manutenção de um ambiente ácido. Isso é muito importante! Pela existência de cogumelos simbióticos de mirtilo. Eles alimentam as plantas. E para eles, a segunda condição necessária é a cobertura orgânica. Eu uso serragem de madeira macia (grande, de serrar). Eu tenho solos de carbonato. E os mirtilos crescem há muitos anos. A colheita cresce constantemente com a idade. Sob um arbusto de mirtilos - mirtilos. E ao lado dele são cranberries. E todas as plantas são ótimas e regularmente produzem frutos anualmente.
Alexander Kuznetsov//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4586
Em abril, plantou dois arbustos de mirtilos. Os fertilizantes da bóia enchiam o buraco com estrume apodrecido e ADM. Eu regar uma semana com vinagre de maçã 1-2 colheres de sopa. colheres em um balde de água. Eles estão vivendo magros. E a mão não se eleva com eletrólito.
Tobolsk//club.wcb.ru/index.php?s=92a61755df5013e50d9e442e3dfb9a9f&showtopic=3819&st=280
Tenho cinco arbustos de mirtilo plantados: dois arbustos - 5 anos atrás, três arbustos - 3 anos atrás. No ano passado, transplantei-os em turfa ácida, endireitei as raízes horizontalmente, coloquei grama cortada com cerca de 10 metros de diâmetro e 10 centímetros de altura na turfa, e cobri-os com lascas de serragem de coníferas, também com 10 centímetros de altura no topo da grama. E tudo isso foi derramado com o Baikal EM. Ele derramou água com eletrólito acidificado duas a três vezes durante a temporada (2 colheres de chá por 10 litros de água). E durante o inverno ele dobrou os arbustos no chão e os esmagou; eles invernaram sob uma camada de neve. Este ano, pela primeira vez, todos os arbustos foram criados, embora eu ainda não tenha muito 1-1,5 kg do mato, mas para nós já existe progresso.
Vladimir K.//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=48&t=442&start=45
Portanto, os mirtilos requerem solos muito ácidos - e ao mesmo tempo - sem estagnação da água (ou seja, planícies com um nível próximo da água são contra-indicados), cujas raízes não suportam nada, ou seja, respiram. Mas, ao mesmo tempo - uma umidade suficientemente alta. É possível criar esse ambiente por sua própria serragem, palha, folhas, mas na prática é muito difícil. É fácil cometer um erro, suas características mudam constantemente. A natureza conhece melhor e criou esse material - isso é turfa. E para os mirtilos, você precisa preparar um substrato de turfa. E de modo algum terra. Mas a turfa é diferente! A turfa de grama preta completamente decomposta é boa para todos, mas tem um pH alto. Mas o mirtilo precisa de uma cor marrom semi-decomposta, onde vestígios de musgo ainda são visíveis. Ele é mais azedo. A turfa geralmente é escassa, portanto pode ser diluída de um terço a um quarto com areia grossa.
Oleg-Kiev//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=5798
Cultivar uma fruta que retenha os benefícios e a beleza de um parente da floresta não é uma tarefa fácil, mas o mirtilo Divnaya recompensará seu trabalho de acordo com os desertos. Com os devidos cuidados, a colheita irá deliciá-lo ano após ano. E, é claro, arbustos com cachos de frutas se tornarão uma verdadeira decoração para qualquer jardim.