Hoje, no mundo, existem mais de mil damascos varietais. Há damascos que amadurecem mais cedo, há um prazo médio e há maduros tardios. Existem damascos resistentes a doenças fúngicas, colunares ou atrofiados. Essa variedade de variedades cria o problema de escolher um damasco para plantar em seu site. Este artigo ajudará você a decidir quais árvores de damasco são melhores para você.
Damasco: uma breve descrição da planta
Damasco - árvore decídua, com 5-8 m de altura e tronco de até 30 cm de diâmetro. Árvores acima desses parâmetros são raras. As folhas têm uma forma arredondada em forma de coração ou ovo, com um comprimento de 6-9 cm, uma largura de 5-8 cm.A flor é branca ou rosa, simples, com 2,5 a 4 cm de diâmetro.Tem uma sépala marrom, um pilão e 25 a 45 estames. Frutos drupos, arredondados, suculentos e carnudos até 5 cm de diâmetro, as cores variam de quase branco a vermelho-alaranjado, mas mais frequentemente amarelo. O peso do feto geralmente varia de 15 a 80 g.
As frutas são consumidas frescas e também são processadas na fabricação de produtos de confeitaria. No domicílio, frutas, geléia e temperos para vários pratos são feitos a partir de frutas. Uma grande quantidade de frutas vai para a secagem: damascos secos (frutos secos sem semente) e damasco (frutos secos com osso). Damascos varietais das regiões sul têm grãos doces e podem ser consumidos frescos. O óleo comestível também pode ser extraído deles.
A árvore em si é uma planta de mel maravilhosa. A madeira de damasco é um material valioso para a produção de produtos de madeira. O damasco se estabeleceu como um estoque para muitas culturas de frutas.
Existem dois tipos principais de damasco: selvagem e varietal. Ao contrário do varietal, o damasco selvagem é menos exigente em condições ambientais, os frutos são menores e geralmente com amargura. Damascos varietais, existem mais de mil, seus frutos têm um sabor alto. A grande maioria dos damascos varietais conhecidos nos países da CEI são resistentes ao gelo. O damasco, por via de regra, é uma cultura auto-fértil ou parcialmente auto-fértil. Para uma colheita auto-fértil, uma árvore no jardim é suficiente para obter uma colheita abundante. A cultura parcialmente auto-fértil requer pelo menos duas variedades diferentes, elas proporcionam polinização cruzada e contribuem para maiores rendimentos.
A árvore de damasco vive mais de 100 anos. O período de frutificação abundante é de 30 a 40 anos; portanto, os jardineiros substituem as árvores nessa idade. E na produção eles tentam manter as árvores apenas por 20 anos, pois é problemático colher de uma copa alta. O damasco começa a frutificar de 3 a 5 anos, período de floração - março - abril, período de amadurecimento dos frutos - maio - setembro (dependendo da variedade e região de cultivo). O damasco é termofílico, mas pode suportar geadas curtas até -30 sobreC. O ponto fraco do damasco são seus brotos e flores, que podem morrer mesmo com geadas de primavera a curto prazo. A árvore é amante da luz e resistente à seca, adora solos soltos com boa aeração e sem estagnação da água. As variedades de damasco são propagadas por enxerto; ambos os tipos de damasco, ameixa cereja, amêndoa e ameixa geralmente servem como estoque.
Damascos com maturação precoce
Essas árvores são muito populares entre os jardineiros, porque conseguem amadurecer no norte de sua região de tolerância. A região de tolerância é um conjunto de territórios em que as variedades de damasco testadas apresentam maior resistência ao ambiente externo e proporcionam uma colheita estável e abundante. As variedades iniciais de damasco também têm desvantagens, pois têm medo da primavera fria e chuvosa. Todos os anos, os primeiros damascos se deliciam com seu sabor maravilhoso; as colheitas podem ser colhidas a partir da terceira década de junho. Os frutos deste grupo são consumidos frescos. As séries iniciais incluem: lembrança de Zhigulevsky, Kiev adiantado, Bryansk adiantado, tsunami, Airlie Blash, etc.
Variedade Ulyanikhinsky
A variedade foi obtida como resultado do cruzamento do damasco com o damasco Satser e depois com o damasco Krasnoshchekiy. A árvore está crescendo rapidamente e propensa a crescer demais. Este damasco é de tamanho médio, atinge 4 m de altura. Ele não gosta de inundações, por isso é necessário o controle da umidade do solo. Dá uma colheita abundante anual. Com uma colheita excessiva, os frutos são menores. Damasco tem uma cor amarela com um blush vermelho se transformando em pontos. As frutas têm um sabor suculento, doce e agradável, avaliado em 4,0 pontos. Seu tamanho varia de 26 a 33 G. A pedra é facilmente separada da polpa. Boa transportabilidade. A árvore é resistente ao inverno e também possui alta resistência a pragas e fungos. Ela se sente ótima na região da Terra Negra Central. Damasco self-made para fins de mesa e sobremesa.
Variedade Alyosha
Árvore de tamanho médio e rápido crescimento, alcançando 4 m de altura. Dá brotações basais anualmente, que devem ser removidas para que o rendimento não diminua. A coroa é grossa, se espalhando. Os frutos são pequenos, amarelos com um spray avermelhado, levemente pubescentes, pesando em média de 13 a 20 G. A polpa é amarela, densa, com um agradável sabor agridoce, estimado em 4,0 pontos. A pedra é bastante grande, não adere à polpa amadurecida. As frutas estão bem armazenadas. Rendimento médio. Variedade resistente ao inverno para uso universal. Tem frutificação no terceiro ano.
Grade Sibiryak Baykalova
Para obter este damasco, foi usada uma muda de uma variedade desconhecida do Extremo Oriente. Especialmente criado para o sul da Sibéria. A árvore tem até 4 m de altura, a copa é esférica e se espalha. A auto-fertilidade é baixa, é melhor usar polinizadores de variedades do norte (por exemplo, Sayan e Mountain Abakan). Começa a dar frutos no terceiro ano. Suporta invernos frios e produz uma colheita abundante. A árvore está exigindo cuidados. As frutas são redondas, amarelo-alaranjadas, com blush e pubescência média, massa entre 27 e 35 g, sabor carnudo e doce, com classificação de 4,8 pontos. Finalidade universal de damasco.
Há três anos, uma muda de damasco da variedade Siberian Baikalov foi comprada na loja de jardinagem. E agora, no primeiro ano, ele nos agrada com a primeira colheita. Muitos ficam surpresos com o fato de esta planta que ama calor cresce na Sibéria. Este é um mérito do nosso criador de Abakan e engenheiro agrônomo da Rússia Ivan Leontyevich Baikalov. Os damascos crescem em todo o Khakassia; ele dedicou quase 50 anos de sua vida ao cultivo de variedades resistentes ao inverno. Seu nome está listado no Russian Book of Records. Ele já é uma idade bastante respeitável, mas ele ainda tem dias inteiros em sua plantação de damasco. Se os damascos amadurecem no sul em junho, os nossos apenas em agosto, mas são de bom gosto e de beleza superior ao sul.
ira_nad//irecommend.ru/content/abrikosy-v-sibiri-rastut-i-prekrasno-plodonosyat
Grade Iceberg
A variedade é obtida como resultado da polinização livre. A árvore cresce rapidamente, com um crescimento médio de 3-3,5 m, uma copa de densidade média. Entra na frutificação no terceiro ano. Damasco requer alimentação regular. Na primavera, existe o risco de infecção por doenças fúngicas. As folhas são ovóides com uma ponta pontiaguda, de cor verde, suave ao toque, brilhando ao sol. As pétalas das flores são brancas. A árvore produz um rendimento médio. As frutas são arredondadas de cor amarelo-laranja, com um pó avermelhado e uma leve pubescência, com um peso médio de 18 a 22 g, são transportáveis. A polpa é de cor amarela, tem um sabor agridoce, mas suculenta e agradável, com uma classificação de 4,0 pontos. O osso é de tamanho médio, facilmente destacável. A árvore é resistente ao inverno. Reconhecida como uma das melhores variedades para o cultivo nos subúrbios. Os frutos têm um objetivo universal.
Variedade Dionísio
Seleção de damasco da Criméia. A árvore cresce rapidamente, atinge uma altura média, a copa é larga e densa. A primeira colheita pode ser obtida no terceiro ou quarto ano. A árvore tem baixa resistência ao gelo e moderada resistência à seca. As folhas são pequenas, arredondadas, lisas e "brincam" ao sol. Os frutos são amarelos cremosos, com impregnações raras de carmim, levemente pubescentes, o peso varia de 32 a 36 G. A polpa é doce com uma leve acidez, com classificação de 4,0 pontos. A pedra é pequena, não adere à polpa. Damascos mentem bem, você pode transportá-los. Tem um período de maturação muito precoce. Árvore frutífera para o destino.
Damascos de maturação média
O maior grupo de variedades. Eles normalmente toleram as geadas da primavera e são adaptados ao calor do verão. Quase todas as frutas da estação são universais: você pode comer fresco, secar ou conservar. Na maioria das vezes eles têm o gosto mais alto. O amadurecimento dos frutos ocorre da segunda década de julho até o início de agosto. Notas no meio da temporada: Manitoba, Harkot, Nova Jersey, Voronezh Ruddy, Phelps, Agostinho, Laureado, Shalah, Superior, Obra-prima, Vermelho Laranja, Ensolarado, Uralets.
Variedade Petrel
Seleção do Jardim Botânico Estadual Nikitsky. A árvore é de tamanho médio, uma coroa de média densidade, achatada. As folhas são ovóides, grandes e largas. Tem frutificação no quarto ou quinto ano. Os frutos são ovais, grandes, pesando 30-50 g, de cor amarela, com pequenas manchas vermelhas, pouco pubescentes. A carne é agridoce, fibrosa e suculenta, de cor creme, com uma pontuação de 4,5 pontos de degustação. O osso é separado da polpa, o nucléolo é doce. A variedade é auto-fértil, portanto, requer um polinizador, que deve florescer com ela ao mesmo tempo. Uma árvore produtiva e resistente ao inverno para uso universal.
Variedade Kichiginsky
Seleção do Instituto de Pesquisa em Horticultura e Batata do Ural do Sul, variedade obtida por polinização livre do damasco Manchu. A árvore é de tamanho médio, uma coroa de densidade média, achatada. Frutas apenas no quinto ano. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escuro, arredondadas. Os frutos são pequenos, densos, arredondados, amarelos, em massa podem chegar a 15 g, são transportáveis. A carne é agridoce, suculenta, a pontuação é de 4,5 pontos. A árvore tem forte robustez no inverno. Grande polinizador para outras variedades. A variedade é auto-fértil, isto é, requer um polinizador. Frutos de propósito universal.
Variedade Orlovchanin
Árvore de altura média (até 4 m) com uma copa larga e pouco densa. A colheita dá a partir dos três anos de idade. As folhas são grandes, ovais, sem brilho. Os frutos são pequenos, de forma ovóide, achatados, alaranjados claros com manchas vermelhas, ligeiramente pubescentes, pesando 33 a 35 G. A polpa é mais próxima na cor amarela, doce, mas com uma leve acidez, a pontuação é de 4,2 pontos. O osso não gruda na polpa. Esta é uma variedade parcialmente auto-fértil. Alta resistência ao gelo. Frutifica bem na região central da Terra Negra.
Grade Acadêmico
Árvore de tamanho médio com uma coroa arredondada de densidade média alongada. As folhas são grandes, ovóides, com uma ligeira nitidez no final. As frutas são grandes, com leve pubescência, vendáveis e pesam mais de 30 g, com formato arredondado e bico na parte superior. A polpa é amarela, suculenta, agridoce, de sabor agradável, a classificação é de 4,0 pontos. O osso é facilmente destacável. Frutos maduros não se desfazem e não têm medo da chuva. Variedade resistente ao inverno e produtiva para uso universal.
No Extremo Oriente, o clima é muito rigoroso, mas, apesar disso, damascos maravilhosos, doces e perfumados amadurecem em nosso país. Não é pior que o sul. A variedade Akademik floresce no início da primavera e é polinizada com sucesso pelos primeiros insetos. A árvore não é muito alta, cerca de três metros. Frutos abundantemente e anualmente. Variedade resistente ao gelo, mas não gosta de umidade embaixo das raízes. A colheita agrada. Os frutos não são gigantescos, mas grandes. Ao mesmo tempo, a carne é muito doce, com um aroma característico. A variedade é climatizada para invernos severos de Khabarovsk, com geadas de até -45 e ventos fortes. Estou muito feliz por ter plantado 4 árvores dessa variedade ao mesmo tempo. De damascos, rolo compotas, cozinho geléia, seque em um secador elétrico para compotas. Colho uma colheita de até 8 a 10 baldes de dez litros de uma árvore. É muito saboroso comer fresco - as frutas têm o gosto do sul.
Larisa2012//otzovik.com/review_1548299.html
Cupido Variedade
Grau do Extremo Oriente. A árvore é de tamanho médio, com uma copa densa e arredondada. As folhas são grandes, ovadas com uma ponta afiada no topo, foscas. As flores são rosa. Tem frutificação no terceiro ou quarto ano. Os frutos são médios, arredondados, com sutura lateral leve e bico pronunciado no ápice, pesando 26-32 g, são transportáveis. A polpa é alaranjada, macia, agridoce, com sabor de 3,5 pontos. O osso fica facilmente atrás da polpa, o nucléolo tem um sabor doce. Possui alta resistência ao inverno e produtividade anual. Resistente à moniliose e à seca. A variedade tem uma configuração de mesa.
Variedade Snezhinsky
A variedade foi criada como resultado da polinização livre. A árvore cresce rapidamente, de estatura média, atinge 3 m, a copa está se espalhando de densidade média. Começa a dar frutos anualmente a partir dos quatro anos de idade. A variedade é parcialmente auto-fértil. As folhas são ovais, verdes, brilham ao sol. Frutos com ligeira pubescência, rubor amarelo e vermelho, pesando 18-22 g, apresentam uma apresentação. A polpa é amarelo-alaranjada, suculenta, doce, macia, o sabor foi avaliado em 4,9 pontos. O osso se separa bem. Variedade doce para a região sul do Ural. A árvore é resistente à seca e a várias doenças. Variedade resistente ao gelo para uso universal.
Damascos com maturação tardia
A colheita de variedades tardias de damascos ocorre do início de agosto à primeira década de setembro. Essas variedades não têm medo de geadas repentinas na primavera, porque as flores florescem muito mais tarde. Os frutos têm uma polpa densa, portanto são bem armazenados. São consumidos frescos ou utilizados para conservação. Variedades de amadurecimento tardio: Edelweiss, Hargrand, Kompotny, Pogremok, Sardonyx, Aurora Boreal, Hardy, Camarada.
Variedade Monástica
Uma árvore de crescimento rápido, de estatura média, com uma coroa espalhada de densidade média. Dá frutas no terceiro ano. As folhas são grandes, ovóides, de cor verde escura, macias e brilhantes. Os frutos são ovais, pubescentes, amarelos com um rubor vermelho, pesando 22 a 30 G. Há rendimentos com frutos de 50 G. Boa qualidade de manutenção, até 2 semanas a baixa temperatura, sem perda de apresentação. A carne agridoce, amarela, aromática e provadora obteve 4,0 pontos. A pedra é grande, separada da polpa com esforço. A árvore é resistente à moniliose. Variedade resistente ao inverno para uso universal.
Variedade Kunach
A variedade foi obtida por polinização livre do damasco da sobremesa. Cresce rapidamente, tamanho médio, com uma coroa plana e redonda de densidade média. Tem frutificação aos três anos de idade. As folhas são médias, arredondadas, verde claro, fosco. Os frutos são médios e pubescentes, redondos, amarelos, pesando 30 g, e a polpa é de cor amarelo-alaranjada, ligeiramente áspera, sombria e agridoce, com uma classificação de 4,2 pontos. A pedra é de tamanho médio, bem separada da polpa. A frequência de frutificação é observada. Resistente ao inverno, variedade pouco exigente para uso universal.
Variedade Samara
A árvore tem um crescimento médio e uma copa espalhada. Começa a dar frutos apenas no quarto ano de vida. As folhas são verde-escuras, lisas, ovóides.Os frutos são pequenos, ovais, amarelos, com um peso médio de 17 a 18 G. A polpa é doce e azeda, densa e alaranjada. Damasco é classificado com 4,4 pontos a gosto. O osso não gruda na polpa. Damascos seguram bem em uma árvore, não desmoronem quando maduros. A variedade é parcialmente auto-fértil. Tolerante à seca. Possui alta resistência ao inverno de botões de madeira e flor. Variedade de alto rendimento para uso universal.
Damascos em forma de coluna
As árvores em forma de coluna têm um tronco reto, com ramos laterais que não se prolongam mais do que 20 cm, com formato muito semelhante a uma coluna. Em altura, esses damascos raramente atingem 3 m. Muitas vezes, os frutos não são muito grandes e amadurecem na segunda metade do verão. As árvores dão frutos cedo e apresentam bons rendimentos; além disso, os frutos têm propriedades universais. Damascos em forma de coluna têm vários recursos:
- Tamanho compacto. Uma árvore com uma área de 1 m de diâmetro é suficiente, não cria sombra.
- Decoratividade. Durante a floração, parece uma coluna de floração contínua.
- Conveniência da colheita. Tamanho compacto em largura e altura.
- A necessidade de poda anual.
- No primeiro ano de vida da árvore, é necessário remover todos os brotos formados. Este procedimento permitirá que você receba uma colheita abundante no futuro.
Grade Prince March
Bonsai até 2 m de altura. A variedade é resistente ao gelo, adequada para o centro da Rússia. Começa a dar frutos no segundo ano. Os frutos são grandes, alaranjados, com um rubor vermelho, um peso médio de 30 a 60 g e a polpa é doce, suculenta, macia e alaranjada. A pedra é facilmente separada da polpa, o nucléolo é doce. Resistente a doenças e pragas. Requer poda anual. As frutas são consumidas frescas ou processadas. A árvore pode ser mantida em vasos devido ao enraizamento raso.
Grade Star
A árvore tem 2-2,5 m de altura e começa a dar frutos no segundo ano. Floresce em abril por duas semanas. Os frutos são muito grandes, de cor amarela, com um peso médio de 70 a 100 g, e a polpa é amarela, suculenta, doce e aromática. A árvore é resistente ao gelo. Requer poda anual. Resistente a doenças e pragas. A variedade é de alto rendimento.
Grade Gold
Árvore de fabricação própria, com altura de 2-2,5 m. Entra em vigor no segundo ano. Os frutos são grandes, amarelos, com um rubor vermelho, peso médio de 30 a 50 g, polpa suculenta, doce e aromática. A variedade é de alto rendimento. Resistente ao gelo. A árvore é conveniente para a colheita.
Damascos resistentes à moniliose
A moniliose (podridão de frutas, queimadura monilial) é uma doença fúngica, não apenas os damascos sofrem com isso. Os patógenos entram, via de regra, através de flores de damasco na árvore, inibindo seu crescimento e desenvolvimento durante toda a estação de crescimento. Quando lançada, a árvore leva à morte. A principal causa de infecção por moniliose é a primavera fria durante o período de floração da árvore com tempo nublado e, consequentemente, alta umidade. Se sua região tem uma fonte constante constantemente ou se você deseja obter uma boa colheita de forma estável a cada ano, é melhor escolher variedades tardias de damasco, nas quais a floração começa muito mais tarde ou escolher damascos resistentes à moniliose.
Variedade Especial Denisyuk
A variedade está amadurecendo tarde. A árvore é de tamanho médio, uma coroa de densidade média. Mudas na aparência podem ser confundidas com o "selvagem". Os frutos são grandes, vermelho-amarelos, com um peso médio de 50 a 60 g, e a polpa é suculenta, doce, aromática, com uma classificação de 4,9 pontos. O osso está mal separado da polpa. Na aparência e no sabor, lembra um pêssego. Frutas penduram em um galho por um longo tempo. A variedade é resistente ao inverno e resistente a doenças e pragas, especialmente fungos. A produtividade é alta, o que pode levar à sobrecarga das árvores.
Grade Goldrich
Variedade tardia de criação americana. A árvore é de tamanho médio, com uma coroa que se espalha, tem flores brancas. Os frutos são muito grandes, ovais, amarelo-alaranjados, com um blush, com um peso médio de 70 a 90 g. Em alguns casos, a massa pode chegar a 120 g. A polpa é laranja, suculenta, doce, com 4,7 pontos. A pedra é grande, bem separada da polpa. A resistência do inverno à variedade é média, mas é resistente a doenças e pragas. Damasco para mesa, adequado para o comércio. Popular na Ucrânia.
Variedade Pedro e Paulo
Uma árvore de maturidade média. Muitas vezes chamado Petrovsky. Esta é uma variedade ucraniana obtida através do cruzamento de uma variedade doméstica com uma chinesa. A força do crescimento é fraca. Tem frutificação no terceiro ou quarto ano. Os frutos são muito grandes, ovais, amarelos, com um blush, pesando de 70 a 120 G. A polpa é doce, suculenta, aromática, com sabor de 4,6 pontos. Frutas não têm a capacidade de moer. A variedade é resistente ao gelo, produtiva, tem imunidade a doenças fúngicas.
Variedade Obolonsky
Uma árvore de maturidade média. De tamanho médio com uma coroa piramidal arredondada. Os frutos são grandes, arredondados, de cor laranja clara, com um blush, peso médio de 45 a 60 g. A polpa é agridoce, suculenta, aromática, com 4,6 pontos. A pedra é de tamanho médio, facilmente separada da polpa. A resistência ao inverno é alta. A árvore é de alto rendimento, não tem medo de doenças fúngicas. Variedade promissora de seleção ucraniana.
Damascos subdimensionados
Damascos de baixo crescimento são formados pelo porta-enxerto anão "Pumicelect". Graças a isso, o poder de crescimento das árvores é duas vezes menor e o volume da copa é três vezes menor do que nos estoques comuns. Portanto, as árvores em um porta-enxerto anão raramente atingem 3 m de altura e a copa tem 2 m de largura. Damascos de baixo crescimento ocupam uma posição intermediária entre damascos comuns e damascos colunares. Eles ocupam menos espaço no jardim do que os damascos comuns, mais cedo dão frutos e atingem um período de produtividade máxima. São mais fáceis de aparar, amarrar, limpar e adubar. No entanto, em todos esses parâmetros, eles são inferiores aos damascos colunares. Às vezes, as árvores precisam de apoio para os galhos devido à colheita abundante. A expectativa de vida das variedades atrativas de damasco é cerca de metade menor.
Geografia das variedades de damasco
Para cada região, uma certa variedade de damasco apresentará o rendimento mais alto e estável e será resistente a fatores prejudiciais do período de inverno.
Para a região central da Rússia, variedades como Iceberg, Alyosha, Aquário, Condessa, Lel, Monastyrsky, Favorit, Tsarsky se mostrarão melhor.
Para a região da Terra Negra Central - Kunach, Orlovchanin e Ulyanikhinsky.
Para a região do Médio Volga - Jubileu Kuibyshevsky, primogênito de Samara, Samara, âmbar da região do Volga.
Para a região do Baixo Volga - Saratov Rubin, o filho de Krasnoshchekoy.
Para o sul da região de Ural - Kichiginsky, Piquant, Snezhinsky, Chelyabinsk Early.
Para o sul da região leste da Sibéria - leste da Sibéria, montanha Abakan, amado, Sayansky, siberiano Baikalov, ensolarado.
Para o sul da região do Extremo Oriente - acadêmico, Amur, Gritikaz, Khabarovsky.
A maioria das variedades de damasco é adequada para a região norte do Cáucaso, uma vez que essa região é mais adequada para essa árvore devido às condições climáticas.
Para a Bielorrússia, as variedades regionalizadas são Znakhodka, Memória de Govorukhin, Memória de Loiko, Pogremok, Spadchyn, Memória de Shevchuk, Triumph Severny.
Para a Ucrânia, as variedades regionalizadas são Abacaxi Tsyurupinsky, Krasnoshcheky, Conservas Tarde, Nikitsky, Melhor da Hungria, Jubileu.
Tabela: decodificação de regiões russas
Região central da Rússia | Regiões de Bryansk, Vladimir, Ivanovo, Kaluga, Moscou, Ryazan, Smolensk, Tula |
Região da Terra Negra Central | Regiões Belgorod, Voronezh, Kursk, Lipetsk, Oryol, Tambov |
Região do Médio Volga | Penza, Samara e Ulyanovsk, Mordóvia e Tartaristão |
Região do Baixo Volga | Astrakhan, Volgograd e Saratov, Calmúquia |
Região dos Urais | Regiões de Kurgan, Orenburg e Chelyabinsk, Bascortostão |
Região da Sibéria Oriental | Territórios da Buriácia, Tuva, Khakassia, Irkutsk, Krasnoyarsk e Transbaikal |
Região do Extremo Oriente | Região de Amur, Territórios de Khabarovsk e Primorsky |
Região norte do Cáucaso | Repúblicas dos territórios do Cáucaso do Norte, Crimeia, Krasnodar e Stavropol, Região de Rostov |
Descrevemos o damasco e revisamos as principais variedades de damasco populares na vastidão da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. Este artigo permite restringir o escopo na escolha do damasco varietal, dependendo da região e do clima, bem como das metas e objetivos que o jardineiro define a si mesmo.