A Eurásia 21 é uma variedade de ameixa precoce bastante interessante. Mas nem todo jardineiro pode obter resultados positivos ao cultivá-lo devido a alguma capricho. Excelentes qualidades de consumo de frutas e produtividade em anos favoráveis são fatores que atraem jardineiros. Tentaremos ajudar os entusiastas a revelar plenamente as vantagens da variedade, nivelando ao máximo suas deficiências.
Descrição da nota
A variedade de ameixa Eurásia 21 (às vezes chamada simplesmente Eurásia) foi obtida por criadores da Universidade Agrária Estadual de Voronezh. Foi desenvolvido pela engenharia genética de uma maneira bastante complicada e ao mesmo tempo espontânea. Sem entrar na natureza científica, observamos que a ameixa cereja, assim como as variedades e tipos de ameixas, participaram da formação do genótipo da variedade:
- Lacrescente;
- Simone
- Leste Asiático
- Chinês
- Americano
- lição de casa.
Em 1986, esse híbrido foi introduzido no Registro Estadual e dividido em zonas na região da Terra Negra Central. Atualmente excluído do Registro Estadual - por que motivo, não foi possível descobrir.
A Eurásia 21 tem uma árvore alta, atingindo uma altura de seis metros, com tronco e galhos marrom-cinza. Crohn é espessado médio, se espalhando. Os galhos crescem rapidamente, à frente do lento aumento da espessura do tronco. Isso leva à instabilidade das árvores e à baixa resistência a ventos fortes. No entanto, com a idade, a desvantagem desaparece.
A variedade apresenta alta resistência ao inverno de madeira, raízes e botões de flores. As raízes resistem ao congelamento de até -20 ° C, o que é um indicador muito bom. Imunidade a doenças fúngicas, incluindo cleasterosporiose - médio.
A maturidade precoce da variedade é boa - a frutificação começa no 4º ao 5º ano após o plantio. Em condições favoráveis, uma média de 50 kg de frutas é colhida de uma árvore e, às vezes, de 80 a 100 kg. Mas essas culturas não são regulares. Como a variedade é completamente auto-fértil, se maio (o período de florescimento da ameixa) é ventoso e chuvoso, a formação de ovários diminui acentuadamente e pode simplesmente não acontecer. E, é claro, uma condição necessária para a polinização bem-sucedida é a presença de polinizadores que florescem simultaneamente:
- Greengage;
- Greengage frutífero;
- Farol
- Fazenda Coletiva Greengage;
- A memória de Timiryazev e outros.
O amadurecimento dos frutos não ocorre simultaneamente do final de julho até meados de agosto e, portanto, são colhidos em várias etapas. As frutas colhidas não amadurecidas são armazenadas por até três semanas na geladeira, mantendo as propriedades do consumidor. O objetivo da fruta é mesa, e também deles é obtido um suco saboroso e aromático com polpa.
Ameixas maduras têm uma forma esférica e uma bela cor bordô com um revestimento ceroso. Em média, a massa de frutas é de 25 a 30 g, e de acordo com algumas fontes - 35 a 40 e até 50 g. A polpa é amarela-alaranjada, suculenta, com um sabor agridoce e agradável. A pedra é de tamanho médio, não se separa bem da polpa.
Vantagens e desvantagens da variedade
Resumindo, reunimos as qualidades descritas inerentes à variedade. Suas vantagens:
- Alta resistência ao inverno.
- Maturidade antecipada.
- Alto rendimento em uma boa temporada.
- Frutas grandes e bonitas, com excelentes qualidades comerciais.
- Sabor agradável e aroma de frutas.
- Transportabilidade e armazenamento de frutas levemente verdes por até 3 semanas.
Existem também muitas deficiências e, entre elas, são significativas:
- Auto-fertilidade e uma grande dependência de condições externas durante o período de polinização, pelo que o rendimento é irregular.
- Altura da árvore grande.
- Os galhos de crescimento rápido resistem mal aos ventos nos primeiros anos de vida.
- Suscetibilidade à clastosporiose.
- O amadurecimento simultâneo de frutas.
Plantio de variedades de ameixa Eurásia 21
As regras para o plantio de ameixas da Eurásia 21 praticamente não diferem de outras variedades desta cultura. Os requisitos especiais incluem alta demanda em solos - argilosos e argilosos com reação neutra (pH 6,5-7,5) são mais adequados. Em solos ácidos, a ameixa produz frutos muito fracos e, portanto, precisa ser desoxidada com a introdução de cal granulado na quantidade de 0,5 a 1 kg na cova de plantio. Também é importante escolher um local protegido dos ventos, devido à baixa resistência dos galhos a eles nos primeiros anos. O resto deve seguir as regras gerais. Lembre-os brevemente:
- A melhor época para plantar é o início da primavera, quando os brotos ainda não começaram a crescer. Nas regiões sul, o plantio de ameixa também é possível após o final da estação de crescimento (período de queda das folhas).
- As mudas são melhor compradas no outono, independentemente do horário de plantio escolhido.
- O poço de aterrissagem deve ser preparado o mais tardar 10 a 15 dias antes do plantio e, no caso de plantio na primavera, é preparado no outono.
- As dimensões do poço devem ter pelo menos 0,8 m de diâmetro e a mesma profundidade. O poço é preenchido com solo fértil com a adição de fertilizantes orgânicos e minerais.
Instruções de pouso passo a passo:
- Poucas horas antes do plantio, as mudas devem ser removidas do local de armazenamento e colocadas suas raízes em um balde de água. Lá, você pode adicionar medicamentos para estimular a formação de raízes, como Kornevin, Epin, Heteroauxin, etc.
- No centro do poço, um buraco é formado com um pequeno monte no meio de um tamanho que o sistema radicular da muda se encaixa livremente nele.
- A muda é baixada pelo pescoço da raiz para o monte e as raízes são espalhadas ao longo de suas encostas.
- Cubra-os delicadamente com terra, camada por camada, compactando-a. Após o aterro, o colo da raiz deve permanecer no nível do solo ou 2 a 3 cm acima dele.
- Um rolo de terra é formado ao redor da árvore para reter água.
- Regue a planta 3-4 vezes até que a água seja completamente absorvida.
- Cobrem o solo com o material adequado disponível - palha, feno, turfa, etc.
- Corte as mudas a uma altura de 0,8-1,0 M. Os ramos são encurtados em 60-70%.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
Em geral, o cultivo da ameixa Eurásia 21 e os cuidados com ela são comuns nesta cultura e não os descreveremos. Uma característica da variedade é a altura e o crescimento rápido dos galhos, o que requer uma poda oportuna e adequada. Vamos nos debruçar sobre esse estágio com mais detalhes.
Corte de ameixa Eurásia
O ponto principal desse estágio é restringir o crescimento da árvore, formando sua coroa. Como para todas as árvores altas, é lógico para a Eurásia 21 aplicar uma formação de camadas esparsas. Para fazer isso:
- Na primavera do próximo ano após o plantio, forme a primeira camada de ramos esqueléticos na seguinte ordem:
- Escolha 2-3 galhos no tronco, localizados a uma distância de 15 a 20 cm um do outro e direcionados em direções diferentes, com o inferior a 30 a 40 cm do chão.
- Encurte-os em 60-70%.
- Remova todos os outros brotos.
- Encurte o condutor central em 20-30%.
- Um ano depois, de maneira semelhante, formam um segundo nível, deixando 1-2 ramos esqueléticos nele.
- No 4-5º ano após o plantio, é formada uma terceira camada, na qual também haverá 1-2 filiais.
- Ao mesmo tempo, o condutor central é cortado acima da base do ramo esquelético superior.
Nos primeiros 2 a 4 anos, também é necessário prestar atenção à restrição do crescimento de galhos de rápido crescimento, encurtando-os, se necessário, no outono, juntamente com a poda sanitária. No verão, a chamada gravação de brotos jovens é feita encurtando-os em 10 a 20 cm, o que contribui para a formação de ramos incrustantes adicionais. Por sua vez, isso serve como um incentivo para aumentar o número de brotos de frutas e aumentar o rendimento.
E você também deve monitorar regularmente as condições da coroa, evitando forte espessamento do volume interno. Para isso, são cortados os brotos que crescem por dentro e por cima e os galhos secos, doentes e danificados são removidos.
Doenças e pragas - os principais tipos e soluções para o problema
A Eurásia da ameixa, como a maioria das frutas de caroço, é propensa a certas doenças fúngicas, bem como ao ataque de pragas. Jardineiros experientes não esperam um problema, mas de maneira oportuna e regular realizam um simples complexo de trabalho preventivo. Com quase 100% de garantia, evita a infecção de doenças e o ataque de insetos nocivos.
Tabela: Atividades de prevenção de doenças e pragas
Prazos | Composição dos eventos | Maneiras de fazer | Efeito alcançado |
Outono | Coleta e descarte de folhas caídas | Esporos de fungos, pupas de insetos são destruídas | |
Poda sanitária | Galhos secos, doentes e danificados são cortados e depois queimados. | ||
Decapagem de tecido de casca morta | Um filme é espalhado sob a árvore, após o qual a casca dos fragmentos e crescimentos mortos é limpa com um raspador ou espátula. Todas as peças removidas são queimadas. | ||
Tronco de cal e ramos esqueléticos | Para esta operação, é utilizada uma solução de cal hidratada ou tintas especiais para jardim | Desinfecção de superfície, proteção de casca contra poeiras de gelo | |
Fim do outono | Cavar o solo | Cavar o solo ao redor do tronco até a profundidade da baioneta de uma pá, virando as camadas. | Os insetos que invernam no solo são elevados à superfície, onde morrem de geada |
Início da primavera | Erradicação do tratamento com medicamentos potentes | Pulverize o tronco e os galhos com DNOC, Nitrafen, sulfato de cobre (solução a 5%) | Prevenção de todos os fungos e pragas |
Instalação de cintos de caça | São fabricados com materiais improvisados (filme, estopa, ruberoide, garrafas plásticas etc.) e instalados em uma haste a 30-40 cm do solo | Impedir que besouros, formigas, lagartas etc. caiam na coroa. | |
Primavera | Tratamento com fungicidas e inseticidas | É mais conveniente usar uma mistura de tanque de Hórus e Decis. São realizadas três pulverizações: a primeira - antes da floração, a restante - após a floração, com um intervalo de 7 a 10 dias. | Prevenção de doenças fúngicas importantes (cleasterosporiose, moniliose, etc.) e pragas |
Os fungicidas são preparações químicas ou biológicas cuja ação visa combater os agentes causadores de doenças fúngicas.
Inseticidas - meios para a destruição de insetos nocivos.
Kleasterosporiose
A doença mais comum da ameixeira. Seu segundo nome (detecção de orifícios) reflete o sintoma principal - a formação de manchas marrom-avermelhadas nas folhas da planta, que secam rapidamente e se transformam em orifícios. Este é o resultado de uma infecção pelo fungo Clasterosporium carpophilum, cujos esporos invernam no solo, folhas caídas e rachaduras na casca. Os primeiros sinais (manchas) aparecem na primavera e, no outono, a doença progride, afetando não apenas as folhas, mas também os frutos e a casca. Se a planta não for tratada, isso leva ao seu enfraquecimento, uma diminuição na resistência ao gelo, o desenvolvimento da homose é possível (mais sobre isso abaixo).
O tratamento consiste na remoção das partes afetadas da planta e no tratamento com fungicidas. Os mais populares são Coro, Skor, Strobi, Topázio.
Moniliose
O fungo causador desta doença geralmente cai na planta na primavera durante a floração. Seus esporos carregam abelhas e outros insetos nas patas durante a coleta de néctar. Em desenvolvimento, o fungo penetra no pilão da flor em brotos e folhas. As partes afetadas da planta murcham, torcem e murcham. Pelo lado, parece uma queimadura com uma chama ou derrota pelo gelo. Daí o outro nome para a doença - queimadura monilial.
Imediatamente após a detecção de sinais da doença, os brotos infectados devem ser cortados, capturando de 10 a 15 cm de madeira saudável. Em seguida, pulverize com fungicidas três vezes com um intervalo de 7 a 10 dias. Deve-se lembrar que a maioria dos fungicidas causa dependência ao fungo; portanto, o tratamento com medicamentos com a mesma substância ativa mais de três vezes por temporada é ineficaz.
No verão, a moniliose se desenvolve na fruta, causando apodrecimento da fruta. Isso pode levar à perda de uma parcela significativa da colheita. O tratamento neste caso é complicado pelo fato de que durante o período de amadurecimento das frutas, o uso de muitos medicamentos é limitado. Você deve aplicar aqueles com um período de espera mínimo. Por exemplo, Hórus (7 dias), Quadris (3-5 dias), Fitosporina (eles podem ser processados no dia da coleta de frutas) e alguns outros.
Homose (detecção da gengiva)
Este é o nome de uma doença não infecciosa, expressa na expiração da gengiva devido a rachaduras ou danos à casca de uma árvore. Isso pode ocorrer devido a poços de geada ou doenças como cleasterosporiose, moniliose etc. A detecção de goma também pode ser causada por rega excessiva, estagnação de umidade e uma overdose de fertilizantes nitrogenados.
Para fins de tratamento, é necessário limpar completamente as áreas de descarga da gengiva e tratá-las com uma solução a 3% de líquido Bordeaux. Você também pode usar um remédio popular - esfregue a ferida três vezes com folhas frescas de azeda com um intervalo de 10 a 15 minutos. Após os tratamentos, a ferida é coberta com uma camada de verniz ou massa de vidraceiro.
Mosca de ameixa
Dois tipos de pragas podem ser encontrados na pia - moscas amarelas e pretas. Sua diferença consiste apenas na estrutura e cor do corpo, e o ciclo de vida e os danos causados são os mesmos. Quando os botões começam a ficar rosados na primavera, as borboletas de mosca voam pela primeira vez. Alimentam-se de pólen e néctar de ameixas, ameixas, peras, etc. Após cerca de duas semanas, os insetos acasalam e a fêmea põe ovos nas sépalas de brotos fechados. Após 12 dias, as larvas rastejam para fora dos ovos, o que prejudica a planta. As primeiras larvas se alimentam dos ovários, a segunda - do interior do feto e dos ossos. Frutos danificados caem, com uma derrota maciça, a morte de uma parte significativa da colheita é possível. Pupação, as larvas hibernam no solo dos troncos das árvores.
Se as larvas são encontradas nos frutos, elas não podem mais ser salvas. Somente o bioinseticida pode ser usado para proteger frutas não afetadas.s como Iskra-Bio, Fitoverm, Fitosporin, etc. Mas, é claro, as medidas preventivas descritas acima são mais eficazes.
Traça de ameixa
Esta borboleta é uma família de cor marrom acinzentada e com uma envergadura de 10 a 15 mm na faixa do meio, se desenvolve em duas a três gerações. O tempo de vôo é de junho a julho. O tempo de vida das borboletas é de 4 a 15 dias e, durante esse período, elas geralmente não se alimentam. As fêmeas depositam ovos na fruta, com muito menos frequência na parte inferior das folhas. Após 7 a 11 dias, as larvas (lagartas) aparecem que fazem movimentos na polpa até a base do pecíolo e, prejudicando o sistema vascular, privam os frutos da nutrição. Enquanto os frutos são jovens, a larva roe o osso e, quando fica duro, devora a carne ao seu redor e enche o espaço com excrementos. Lagartas da última idade no inverno e pupas em meados de abril.
Todas as medidas preventivas descritas acima resistem efetivamente ao ataque da praga. Quando gotas de chiclete aparecem na fruta, é tarde para lutar. Nesse caso, você pode tentar salvar parte da colheita usando fungicidas biológicos para os tratamentos.
Gardeners comentários
A Eurásia tem uma gama muito estreita de possíveis polinizadores. Meu amigo no jardim está vermelho cedo. Está muito satisfeito com a produtividade do E-21 (em particular, depois deste inverno e de acordo com os resultados de um verão extremamente quente). Outra vantagem dessa variedade é sua alta resistência ao inverno.A partir daqui, a fim de "não se decepcionar", instilar a coroa do E-21 Skorospelka cr. E leve-o em um pequeno galho - apenas para polinização.
toliam1
//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?p=351490
A Eurásia floresce muito cedo, quando ainda está relativamente frio. Ela floresceu abundantemente toda primavera comigo, mas não deu frutos. Além dela estavam no site Renklod Kolkhozny, beleza Volga, Mirnaya. Uma vez que houve uma primavera quente e com os mesmos polinizadores, todas as ameixas estavam na fruta. Foi a primeira e a última colheita. Depois de frutificar abundantemente, ela imediatamente congelou
Yakimov
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=48768&pid=824754&mode=threaded&start=#entry824754
Re: Eurásia 21
Já retirado do Registro Estadual. Suspeito que por deficiências como o amadurecimento não simultâneo de frutos com alto crescimento da árvore e possível quebra dos frutos.
vin2231
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=15251
A auto-fertilidade da variedade e o estreito círculo de polinizadores geralmente deixam o jardineiro sem uma colheita. Esse fato acrescenta ceticismo ao avaliar essa ameixeira que produz frutos de excelente qualidade. Portanto, é possível recomendar o cultivo da Eurásia 21 apenas para jardineiros diligentes que fornecerão polinização de alta qualidade (por exemplo, plantio de brotos de uma variedade de polinizadores na coroa), corte oportuno e outras etapas do tratamento.