O orvalho de agosto é uma variedade de pêra no verão. Ela recebeu muitas de suas vantagens de uma mãe no exterior que ocupa uma forte posição no mercado global há mais de 100 anos. A segunda, nossa mãe, acrescentou resistência a geadas e doenças.
Descrição da nota
A variedade de pêra Augusta foi criada na cidade de Michurinsk, no Instituto de Pesquisa Científica de toda a Rússia em Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas, em 1997, e em 2002 foi levada ao Registro Estadual e zoneada na região da Terra Negra Central. A variedade foi obtida através do cruzamento da pêra Tenderness, que serviu de fonte de alta resistência ao inverno e imunidade a doenças, e da variedade australiana Triumph Pakgama. Este último foi obtido em 1987 e até hoje continua sendo uma das principais variedades comerciais da Europa. Dele, o orvalho de agosto recebeu qualidades como:
- baixa estatura
- vencimento antecipado
- produtividade
- excelente sabor de frutas.
A árvore é atrofiada (não mais que 3 m), de crescimento rápido, com uma copa grossa e caída. Brotos arqueados, lisos e marrons claros se estendem do tronco quase em ângulo reto. Os botões de frutas são colocados principalmente nas lanças e luvas.
A árvore começa a dar frutos no quarto ano. A resistência do inverno é alta, a resistência ao gelo é de até -36 ° C. O orvalho de agosto tem boa imunidade às principais doenças fúngicas - sarna e Septoria.
A fertilidade da variedade é baixa. O melhor polinizador, os especialistas reconhecem a variedade de peras na Memória de Yakovlev.
A produtividade é alta e anual. Ao longo dos anos de testes de variedades estaduais (1997-2002), esse indicador atingiu o nível de 156 c / ha.
O formato da fruta é em forma de pêra curta, peso médio - 130 g. A cor da pele é verde-amarelada, sem corar, com um grande número de pontos subcutâneos. Às vezes, o funil parece um pouco enferrujado. A polpa é branca, delicada, de grão fino, suculenta, com um agradável sabor agridoce. Pontuação de degustação - 4,5 pontos em 5.
As frutas ficam bem nos galhos, não caem por muito tempo. Maturidade removível ocorre em meados de agosto, o prazo de consumo e armazenamento de frutas - 2 semanas. Nomeação de frutas é mesa. A comercialização é alta. As desvantagens da variedade incluem alguma heterogeneidade dos frutos com altos rendimentos.
Plantação de pêra
As condições para o sucesso do cultivo e frutificação da pêra de orvalho de agosto são:
- Falta de estagnação da água na zona das raízes. Áreas úmidas e áreas com altos níveis de água subterrânea são excluídas. Isto é devido à tendência da pêra de arrancar a raiz e o caule.
- Boa iluminação e ventilação na ausência de correntes de ar e ventos frios do norte.
- Solo solto e drenado, rico em húmus. O nível de acidez é de pH 5,5-6,0; em casos extremos, pH 4,2-4,4 é adequado. Mas em solos alcalinos, a pêra doerá e provavelmente morrerá.
Resumo: O melhor lugar para plantar uma pêra é na encosta sul ou sudoeste, com proteção natural dos ventos frios do norte e nordeste. Árvores densas, uma cerca ou uma parede de um edifício podem servir como uma cerca, mas a pêra não deve estar na sombra.
Devido ao pequeno crescimento da árvore de orvalho de agosto, a distância entre as plantas vizinhas durante o plantio em grupo pode ser um pouco menor que o normal. Basta observar o intervalo na linha de 3-3,5 m, e entre as linhas - 4-4,5 m.
Na região da Terra Negra Central - a zona de cultivo de orvalho de agosto - as mudas são plantadas no início da primavera até que os botões despertem. Uma árvore plantada em tal época terá raízes bem no outono e será forte o suficiente.
Seleção e armazenamento de mudas
Jardineiros experientes adquirem mudas para o plantio da primavera no outono. Atualmente, os viveiros produzem uma escavação maciça de material de plantio, o que significa que você pode escolher o melhor material de plantio de qualidade. Você precisa dar preferência a mudas aos 1-2 anos de idade.
Para mudas com sistema radicular fechado, as restrições de idade não se aplicam - no momento da compra, elas podem ser de 3 a 5 anos ou mais. Você pode pousá-los em um local permanente a qualquer momento - de abril a outubro.
Ao escolher uma muda, você precisa garantir que o sistema radicular esteja bem desenvolvido, sem cones e crescimentos. A casca do tronco e dos galhos deve ser lisa, saudável, sem rachaduras e outros danos.
Para armazenamento no inverno, as mudas geralmente são cavadas no jardim:
- As raízes das mudas são cobertas com uma camada de oradores (composição cremosa de argila, verbasco e água) para protegê-las do ressecamento.
- Cavar um buraco com uma profundidade de 30-40 cm e um comprimento de 80-100 cm.
- Uma pequena camada de areia é derramada no fundo.
- Coloque as mudas obliquamente com suas raízes na areia, com a ponta na borda do poço.
- Eles enchem as raízes com uma camada de areia e regam com água.
- Antes do início do tempo frio, eles enchem o buraco completamente com terra. Somente o topo da árvore permanece na superfície.
Preparação do poço de aterrissagem
Um poço de aterrissagem é uma espécie de depósito de alimentos para uma planta nos primeiros anos de sua vida. Quanto mais pobre for o solo, maior será o tamanho e a quantidade de estoques. Em média, suas dimensões são de 70 a 80 cm de diâmetro e profundidade, mas em solos arenosos aumentam para 100 cm ou mais.
No fundo do poço, deve ser feita a drenagem, o que evitará a estagnação da água em solos pesados. Essa camada de tijolo quebrado, pedra britada ou argila expandida deve ter 10 a 15 cm de espessura.
Em solos arenosos, em vez de drenagem, uma camada de argila é colocada para reter a umidade.
Prepare uma mistura de nutrientes composta por partes iguais de chernozem, turfa, húmus e areia. Antes de misturar os componentes, também são adicionados 300-400 g de superfosfato e 3-4 l de cinza de madeira. Com a mistura, o poço é preenchido até o topo e coberto com algum material à prova d'água, para que a água derretida não lave os nutrientes.
Instruções passo a passo para plantar uma pêra
Algoritmo de plantio de mudas:
- Cavar uma planta e examinar sua condição. Se raízes danificadas são encontradas, elas são cortadas com tesouras de podar.
- Mergulhe as raízes por várias horas na água, você pode adicionar lá Kornevin, Heteroauxin, Epin ou outros estimulantes de crescimento e raiz.
- O orifício de plantio é aberto e parte da mistura de nutrientes é removida, de modo que um orifício seja formado no centro para a colocação livre do sistema radicular das mudas nele.
- A uma distância de 10 a 15 cm do centro, é acionada uma estaca de madeira (90 a 120 cm acima do nível do solo).
- Despeje um pequeno monte no centro do poço.
- Uma muda é colocada no poço, de modo que o pescoço da raiz fique no topo e as raízes estejam nas encostas da colina.
- Eles enchem o buraco com solo escavado. É mais conveniente fazer isso juntos - um está segurando uma muda e o outro está adormecendo e nivelando a terra em camadas.
- A muda é amarrada a um pino com qualquer material elástico. É proibido esmagar a casca de uma árvore.
- Para reter a água durante a irrigação, um círculo próximo ao tronco é formado ao redor da árvore, passando um rolo de terra ao longo do diâmetro do poço de aterrissagem.
- Molhe o círculo do tronco para que o solo fique bem umedecido e, como resultado, se ajuste firmemente às raízes. Além disso, os seios da face na zona da raiz, que inevitavelmente se formam durante o preenchimento, devem ser eliminados.
- O condutor central é cortado a uma altura de 60 a 80 cm do solo e os galhos são encurtados pela metade.
- Depois de alguns dias, o solo é solto e coberto com húmus, serragem apodrecida, feno, etc.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
Ao cultivar uma pera, basta que o jardineiro conheça as práticas e métodos agrícolas usuais para cuidar de árvores frutíferas.
Rega
A rega regular deve fornecer um nível constante de umidade do solo no círculo do tronco, a uma profundidade de 15 a 25 cm. Se não houver umidade suficiente, a pêra pode começar a derramar ovários e frutas. Mas na zona basal não deve haver um “pântano”, pois isso levará à seiva da raiz e do caule. Para proteger o tronco antes de regar, um pequeno rolo de terra deve ser aquecido ao redor dele, o que o protegerá do contato direto com a água.
A rega é geralmente iniciada na primavera, quando o solo começa a secar. Como regra, isso acontece antes que a pêra comece a florescer. Posteriormente, regada se necessário - geralmente a cada 2-3 semanas. Após a rega, o solo deve ser afrouxado e coberto com palha.
Alguns jardineiros cobrem as peras durante a primeira irrigação da primavera e depois regam o solo através de uma camada de cobertura. Para manter a umidade, os intervalos entre a irrigação são aumentados e o crescimento das ervas daninhas também é bloqueado. A única desvantagem desse método é o fato de que lesmas, trapos e outras pragas podem começar na cobertura morta. Eles devem ser coletados e destruídos, se necessário, tratados com inseticidas. Ajuste:
- Decis
- Fufanon,
- Spark
- Spark Bio e outros.
O solo deve ser seco e despeje uma cobertura morta nova após a próxima rega.
Top vestir
Com a falta de nutrição, a pera também pode perder frutas, bem como com a falta de água. Normalmente, esse déficit ocorre de 3 a 4 anos após o plantio. Isso significa que o suprimento de comida no poço de pouso foi esgotado e a alimentação regular deve ser iniciada.
Tabela: tipos de fertilizantes, termos e métodos de aplicação
Datas de recarga | Tipos de fertilizantes aplicados | Dosagem e Intervalo | Métodos de Aplicação |
Março - abril | Fertilizantes orgânicos (húmus, composto, turfa). | Uma vez a cada 3 anos, na quantidade de 5-7 kg por 1 m2. | Feche no solo ao cavar. |
Fertilizantes minerais de nitrogênio (nitroammofosk, uréia, nitrato de amônio). | 20-30 g por 1 m anualmente2. | ||
Maio - junho | Fertilizantes minerais de potássio (monofosfato de potássio, sulfato de potássio). | Anualmente na quantidade de 10-20 g por 1 m2. | Dissolver em água durante a irrigação. |
Junho a julho | Infusões orgânicas líquidas. | 1 litro de concentrado por 1 m2. Durante o verão, faça 3-4 vezes com um intervalo de 2-3 semanas. | Uma infusão concentrada é realizada mantendo em local quente 2 litros de verbasco, preenchidos com um balde de água. Em vez de verbasco, você pode aplicar 1 litro de fezes de pássaros ou 5-7 kg de grama fresca (podem ser usadas ervas daninhas). Dilua o concentrado com água na proporção de 1:10 e regue a pêra. |
Outubro | Fertilizantes minerais de fosfato. | 20-30 g por 1 m anualmente2. | Feche no solo ao cavar. |
Adubos minerais complexos são aplicados, guiados pelas instruções de uso. |
Poda
A árvore perto do orvalho de agosto é atrofiada, portanto, a forma da coroa na forma de uma tigela melhorada é escolhida. Essa coroa é bem ventilada, iluminada, é fácil cuidar e colher:
- Após 1-2 anos no início da primavera, são selecionados 3-4 melhores ramos no tronco, que deve estar localizado com um intervalo de 15 a 20 cm e crescer em direções diferentes. Estes são os futuros ramos esqueléticos - eles são cortados em 30-40%. Os brotos restantes são cortados em um anel. O condutor central acima da base do ramo superior também é cortado.
- Após 1-2 anos, os ramos da segunda ordem são formados. Para isso, em cada ramo esquelético, são selecionados dois brotos localizados a uma distância de 50 a 60 cm um do outro. Eles são cortados ao meio, os galhos restantes são cortados em um anel.
Ajustar corte
Em seguida, você precisa ajustar o comprimento dos galhos para que sejam equivalentes, e nenhum deles assume o papel de condutor central. Além disso, a coroa é periodicamente mais fina, pois o orvalho de agosto é propenso a espessamento, o que impede a ventilação e a boa iluminação. Ao mesmo tempo, os brotos que crescem dentro da coroa são removidos. Essa poda é chamada de reguladora. É realizado no início da primavera.
Colheita de suporte
O objetivo dessa poda é manter altos rendimentos das árvores. Numa versão simplificada, consiste em reduzir os rebentos de 5 a 10 cm. Isso estimula sua ramificação com a formação de ramos de frutas adicionais, que estabelecem os pré-requisitos para aumentar o rendimento do próximo ano. Este método é chamado de cunhagem de moedas. É utilizado no verão durante o período de crescimento de brotos jovens.
Vídeo: poda de ramos de pera jovens para formar brotos de frutas
Poda sanitária
Esta poda é tradicionalmente realizada no final do outono após a interrupção do fluxo de seiva. Ao mesmo tempo, galhos doentes, secos e danificados são removidos, pois várias larvas podem se esconder na casca e esporos de fungos. No início da primavera, se necessário, a poda sanitária é repetida se, durante o inverno, alguns galhos congelarem ou se quebrarem sob o peso da neve.
Regras de corte
Ao podar, o jardineiro deve seguir certas regras simples:
- Afie a ferramenta bruscamente antes de cortar.
- A ferramenta também deve ser desinfetada. Para fazer isso, você pode usar uma solução a 1% de sulfato de cobre, álcool ou uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio. Derivados de petróleo (por exemplo, querosene, solvente, gasolina) não devem ser usados - isso pode prejudicar a planta.
- Você não pode deixar nós ou cânhamo após aparar - depois eles se tornarão um refúgio para pragas e um viveiro de doenças fúngicas. Ramos inteiros devem ser cortados em um anel.
- Galhos pesados, ramificados e volumosos são removidos em várias etapas em partes.
- Fatias de galhos, cujo diâmetro excede 1 cm, são descascadas com uma faca afiada e cobertas com uma camada de var de jardim.
Escolha um verniz de jardim baseado em componentes naturais - lanolina, cera de abelha, etc. O petrolato e outros produtos derivados do petróleo que fazem parte das variedades de jardim mais vendidas podem danificar a árvore.
Doenças e pragas - os principais tipos, prevenção e controle
A alta imunidade do orvalho de agosto às principais doenças não isenta o jardineiro da manutenção sanitária e preventiva.
Medidas de prevenção:
- Manutenção da ordem no local, remoção oportuna de ervas daninhas, coleta e descarte de folhas caídas, galhos secos, etc. - essas medidas simples privam abrigos de pragas e reduzem significativamente sua presença.
- Monitorando o estado da casca de árvore. Antes de deixar a pêra no inverno, a casca deve ser examinada e, se forem encontradas rachaduras e danos, cure-as. Para fazer isso, esses locais são limpos em madeira saudável e depois são desinfetados com uma solução a 1% de sulfato de cobre e cobertos com uma camada de uma var de jardim.
- Calção de banho branco e galhos grossos com argamassa de limão. Isso não apenas decora o jardim, mas também protege a casca das queimaduras solares. Algumas lagartas e insetos não querem rastejar pela barreira de calcário - isso os impedirá de alcançar a coroa.
- Escavação do solo de círculos próximos ao tronco antes do início da geada. Nesse caso, é necessário virar a terra para que as pragas do inverno sejam levantadas à superfície, após o que poderão morrer de frio.
- Pulverizar o solo desenterrado e uma coroa de árvore com uma solução a 3% de sulfato de cobre. Isso destruirá os esporos de fungos e insetos. Essa pulverização também é útil no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Em vez de sulfato de cobre, você pode usar uma mistura de Bordeaux na mesma concentração ou uma solução a 5% de sulfato de ferro.
- Instalação de cintos de caça em troncos de árvores no início da primavera. Esta medida impedirá que os gorgulhos, lagartas de mariposa e formigas com pulgões cheguem à coroa.
- Tratamento de pesticidas com DNOC e Nitrafen.O primeiro é usado uma vez a cada 3 anos, o segundo - nos 2 anos restantes. Esses potentes medicamentos universais são uma medida eficaz para a prevenção de todas as doenças e pragas fúngicas conhecidas. Após a floração, as peras passam a usar fungicidas sistêmicos de baixo risco. O mais famoso e popular:
- Em breve
- Quadris,
- Horus
- Ridomil Gold e outros.
Como regra, após três aplicações, a eficácia do medicamento é significativamente reduzida. Portanto, eles precisam ser alternados e, imediatamente antes da colheita, são usados medicamentos com um curto período de espera. Para Hórus, esse período é de 7 dias e para Quadris - 5. O intervalo de processamento é de 15 a 20 dias. São especialmente importantes após as chuvas, quando são criadas condições favoráveis para os fungos.
Possíveis doenças e pragas das peras
Embora a variedade seja imune a certas doenças, em condições adversas elas ainda podem ocorrer.
Tabela: O que uma pêra pode adoecer
A doença | Sinais | Danos | Tratamento |
Sarna | Manchas de cor verde-oliva aparecem nas folhas. No futuro, os frutos são afetados, nos quais pontos putrefativos, rachaduras são formadas, a carne endurece. | Os frutos se tornam inutilizáveis. É possível uma perda significativa de culturas. |
|
Moniliose (queimadura monilial) | Durante a floração, o patógeno entra nas flores com pólen trazido pelas abelhas. Desenvolvendo em flores, o fungo penetra ainda mais nos brotos e folhas. As partes afetadas da planta murcham, torcem, escurecem. Sinais externos se assemelham a queimaduras ou ulcerações. Durante o período de crescimento e amadurecimento da fruta, o fungo os infecta com podridão cinzenta, tornando-os impróprios para consumo. | É expresso na perda de parte dos brotos e frutas. Com propagação significativa, a árvore inteira pode morrer. |
|
Fungo de fuligem | As folhas e frutas afetadas são cobertas com um revestimento preto semelhante à fuligem. Por via de regra, o aparecimento deste fungo é precedido por um ataque de pulgão. Sua descarga doce é um terreno fértil para o fungo da fuligem. | Os frutos se tornam inutilizáveis. É possível uma perda significativa de culturas. |
|
Galeria de fotos: Doenças principais da pêra
- Manchas pútridas se formam na pêra afetada pela crosta
- Durante o período de crescimento e amadurecimento dos frutos de pêra, a moniliose os afeta com podridão cinzenta
- Folhas de pêra afetadas por um fungo de fuligem são cobertas com um revestimento preto semelhante a fuligem
Tabela: Pragas prováveis da pêra
Pragas | Sinais de ataque | Danos | Maneiras de lutar |
Pulgões | O aparecimento de pulgões pode ser determinado por folhas dobradas. Depois de desdobrar essa folha, o jardineiro verá pequenos insetos de preto, verde, branco e outras cores - o que significa que o pulgão atingiu a pêra. Ela também pode se contentar com dicas de brotos jovens. Entra na coroa com a ajuda de formigas, que introduzem pulgões para se alimentar subseqüentemente de suas doces secreções. | Se você não combater pulgões, pode causar danos significativos à coroa. |
|
Besouro de pêra | Inverno de floração de pêra no solo de troncos de árvores. No início da primavera, sobe para a superfície e depois para a copa de uma árvore. É difícil ver devido ao pequeno tamanho e timidez do inseto. Os resultados da atividade vital do florista são amarelados, comidos flores e brotos. | Se a praga não for evitada, é possível perder não apenas a colheita, mas também enfraquecer significativamente a árvore. | Tratamentos com inseticidas e medidas preventivas. |
Traça de pêra | A borboleta põe ovos no solo, lagartas rastejando deles sobem na coroa, roem os frutos e os comem por dentro. Sinais de dano são a aparência de buracos nas frutas, bem como o derramamento dessas frutas. | Perda de colheita. | Apenas prevenção. |
Galeria de fotos: Pragas de insetos de pêra
- Os pulgões são carregados em uma árvore por formigas
- Borboleta traça de pêra coloca ovos no solo
- Flor de pêra come flores de pêra
Gardeners comentários
Eu sou um jardineiro iniciante, por tentativa e erro eu crio meu próprio jardim. O orvalho de agosto deste ano deu seus primeiros frutos de 6 pedaços, e um enorme aumento, ramos como salgueiro-chorão no chão.
tavis. Moscow region
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4591&start=1395
As variedades O orvalho de agosto e a Memória de Yakovlev são bastante férteis; elas darão frutos sem um polinizador externo.
AlexanderR, Níjni Novgorod região
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4591&start=1395
Orvalho de agosto Em 2014, estava congelado, não havia safra. No passado de 2013, a colheita é abundante. Amadurece em nossas condições em setembro. Os frutos são quase unidimensionais, não existem pequenos. Saboroso. Não exagere na árvore, queda madura. Grande variedade!
Cárpatos, Boykivchanin
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10426
O orvalho de agosto é uma das peras mais amadas da nossa família. Uma árvore pequena e arrumada. Sem complicações em termos de resistência ao inverno, tolerância à seca, resistência a doenças e pragas. Cuidados padrão são suficientes para ele. Peras medidas, alinhadas - 130-150 gramas. Uma combinação muito harmoniosa de ácido e doçura (não fresca, doce, que eu não gosto nas peras). Muito suculento com carne tenra e derretida. Especialmente bom se removido a tempo e pelo menos uma semana no porão. Então o aroma é mais pronunciado, o tempero aparece no sabor. Amadurece em nossas condições na segunda quinzena de agosto. Uma variedade maravilhosa com uma falha grave, mas nem sempre é suficiente. Eu iria comer e comer, mas rapidamente termina! Eu quero plantar outra árvore.
Apple, Belgorod
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10426
O orvalho da pêra Augustow atrai com produtividade anual e alta, resistência ao inverno, imunidade a doenças, maturidade precoce. Ela tem uma desvantagem: a natureza demorou muito pouco para apreciar o maravilhoso sabor das frutas. Apenas 2 semanas de prazer - mas vale a pena.