Quando não há o suficiente em um terreno, mas você quer seus próprios vegetais e verduras, as donas de casa usam a terceira dimensão - altura. Seus parâmetros não são limitados e você pode criar estruturas de pelo menos cinco andares para o cultivo de hortaliças. É por causa da escassez de terra que um homem inteligente inventou camas verticais. É verdade que, a princípio, eles foram projetados exclusivamente para flores e eram usados pelos cidadãos em varandas e galerias. Mas os espertos moradores de verão rapidamente entenderam a idéia, depois de descobrir que os vegetais também podem crescer em tais projetos. Além disso, a aparência incomum das camas confere à paisagem uma picada, atrai a atenção de vizinhos e pessoas que passam. Vamos tentar descobrir de que maneira você pode criar de maneira rápida e fácil uma cama vertical e quais culturas se dão bem nessas condições.
Características do tratamento de plantas em canteiros verticais
Não é difícil criar camas verticais com suas próprias mãos, mas você deve entender quais condições aguardam as plantas nessas estruturas.
Pontos positivos:
- Para as donas de casa, as estruturas verticais são uma ótima maneira de aliviar os braços e as costas, porque as ervas daninhas não crescem em recipientes (elas simplesmente não têm espaço suficiente lá).
- Devido à falta de contato com o solo, é menos provável que as plantas adoeçam com infecções por fungos, o que significa que menos produtos químicos serão necessários.
- Durante o período de geadas ou furacões, muitos leitos verticais podem ser transferidos temporariamente para as dependências, preservando assim a colheita futura.
- Com a ajuda de contêineres, você pode decorar uma cerca feia ou a parede de um celeiro, melhorando assim a estética do local.
- Economize espaço: se você mover parte do jardim para canteiros verticais, haverá espaço para organizar uma área de lazer ou canteiros de flores.
Desvantagens de um jardim vertical:
- Nos recipientes, o sistema radicular das plantas é limitado em nutrição, uma vez que contém uma pequena quantidade de solo. Portanto, a cobertura com esse método de cultivo é realizada com mais frequência.
- A terra seca mais rapidamente, portanto as plantas são frequentemente regadas e, se visitarem a dacha apenas nos fins de semana, criarão um sistema de irrigação por gotejamento. Recomenda-se diluir o solo com hidrogel, que retém a umidade por mais tempo que o solo.
- As culturas perenes com esse método de cultivo podem congelar em invernos rigorosos. Portanto, eles criam estruturas móveis para esconder o jardim durante o inverno no anexo.
Opções para criar camas verticais para diferentes culturas
Durante a existência da idéia de camas verticais, os jardineiros inventaram muitos projetos interessantes, muitos dos quais requerem os suprimentos mais simples.
Método # 1 - cultivo de contêineres
A maneira mais acessível para os residentes de verão é fixar o suporte de contêineres. Eles são comprados prontos em lojas ou feitos de tábuas. E você pode até coletá-lo para criar camas verticais de garrafas plásticas vazias e fazer recipientes a partir delas. Se você usar garrafas, feche o pescoço com uma rolha e corte um buraco oval com cerca de 5 cm de comprimento, bata os recipientes em uma ordem artística contra uma parede ou cerca, encha-os com solo e plante mudas.
Todas as opções de contêineres não fornecem irrigação por gotejamento; portanto, a adição de hidrogel ao solo é um pré-requisito para uma vida confortável das plantas.
Método # 2 - tubos posicionados verticalmente
Ao criar camas verticais para o cultivo de morangos, eles geralmente constroem uma estrutura de barris ou tubos de plástico, que duram várias temporadas. Considere como criar um "albergue" semelhante para morangos.
Progresso do trabalho:
- Para criar uma estrutura vertical, você precisará de dois tubos de plástico do mesmo comprimento e diâmetros diferentes. Uma é fina, para criar irrigação por gotejamento, a segunda é a mais espessa que você encontrará.
- Em um tubo fino com uma broca, fazemos muitos furos através dos quais a água entra no solo. A parte inferior (cerca de 10 cm) é deixada intacta.
- Em um tubo grosso, marcamos de maneira escalonada futuros orifícios para mudas. Geralmente eles são colocados em três filas: a central e a lateral (a parede traseira será presa ao suporte). Os furos inferiores (10 cm) não precisam.
- Fazemos furos usando uma broca com um bico e um cinzel. O diâmetro de cada um é de cerca de 5 cm (levando em consideração a espessura do tubo).
- De baixo, colocamos uma tampa em um tubo largo e prendemos a peça no suporte (cerca, parede, tela, etc.).
- Para proteger o solo de entrar em um tubo fino, envolva-o com estopa ou material não tecido e rebobine-o com barbante.
- Enrolamos a extremidade inferior do tubo com fita ou borracha para que a água não saia da estrutura.
- Nós inserimos um tubo fino em um grosso, seguramos para que o interior fique exatamente no centro e enchemos o espaço interno dos primeiros orifícios com cascalho ou argila expandida.
- Misturamos o solo acabado ou faça você mesmo com hidrogel e poliestireno triturado. As bolas de espuma não permitem a compactação do solo e proporcionam acesso livre ao ar.
- Plantamos mudas preparadas, cujas raízes são mergulhadas preferencialmente em mosto de esterco de argila, para melhor manter a umidade.
- Enchemos o tubo interno com água.
Nas condições das regiões do norte, é possível fazer tais camas na forma de racks independentes, combinando três ou quatro tubos em uma estrutura. Depois, no inverno, você pode limpar o canteiro do jardim no estábulo para não congelar as raízes.
Método # 3 - jardim de bolso
Uma ideia muito rentável é criar um jardim de bolso, ou seja, camas verticais semelhantes a um pedaço de tecido com muitos bolsos. Os agrônomos inventaram essa tecnologia e a demonstraram em uma das exposições. O material para a criação de bolsos é um isolamento fino e laminado. Devido à superfície brilhante, reflete os raios do sol e não superaquece o solo, e em dias frios a camada de poliestireno retém adicionalmente o calor, aquecendo as raízes. Tais camas verticais são adequadas para pepinos, feijões, verduras e os mesmos morangos.
A tecnologia de criação de um “jardim de bolso”:
- Compramos um isolamento de comprimento duplo. Ou seja, se você deseja criar uma cama com 2 metros de altura, precisará de 4 metros de material.
- Dobramos o isolamento ao meio e costuramos uma linha horizontal a uma distância de 5-7 cm do topo. Este cordão é necessário para pendurar na cama.
- Em seguida, cobrimos todas as bordas e a parte inferior do isolamento, criando algo como uma bolsa. Os 5 a 7 cm superiores ao longo das bordas não precisam ser montados.
- Desenhamos a superfície em retângulos a partir dos quais criaremos bolsos. É aconselhável fazer não mais de 3 bolsas por metro de isolamento, para que mais solo seja colocado nelas.
- Costure toda a marcação.
- Em cada retângulo resultante, cortamos um orifício na parte superior, deixando 3-4 cm da costura.É aconselhável cortar não em uma linha reta, mas em um semicírculo, para que uma espécie de válvula seja obtida de cima. Durante a rega, a água escorre no seu bolso.
- Quando todos os bolsos estão cortados, penduramos a cama no suporte. Para fazer isso, insira um tubo de plástico com barbante dentro do cordão superior.
- Lá fora, nós nos enrolamos, fazendo um laço. Suspendemos toda a estrutura para o suporte.
- Enchemos cada bolso com solo nutritivo misturado com hidrogel.
- Derramamos o solo com água e plantamos sementes ou mudas.
Se você regar leitos verticais a tempo, poderá obter não apenas uma boa colheita, mas também uma vegetação exuberante, que irá decorar seu site.