A arte do Oriente atrai atenção especial dos paisagistas com seu exotismo e originalidade. A originalidade do estilo chinês é explicada pelo fato de sua formação ter ocorrido isoladamente e sob a influência de ensinamentos filosóficos. O Jardim Chinês é o resultado dos efeitos simultâneos do budismo e do taoísmo. Ele incorpora o desejo de se reproduzir em paisagens em miniatura inerentes à natureza circundante. Este é um jardim paisagístico, cuja característica é o layout natural. A comunicação com a natureza ajudou a formar uma profunda paz e tranquilidade interior, cujo valor foi promovido pelos grandes pensadores do passado Confúcio e Lao Tzu.
Princípios de Organização do Jardim Chinês
Os jardins da China foram criados para que uma pessoa pudesse se sentir parte da natureza, uma de suas manifestações. Neste mundo isolado, não apenas o corpo, mas também a alma tinha que descansar. A fusão com a natureza foi alcançada através da meditação, caminhadas pela manhã e à noite, contemplação da lua. Tal jardim é bonito em qualquer clima.
Os três princípios fundamentais que são usados para criar jardins chineses são:
- O Jardim é a personificação da Natureza; portanto, a espontaneidade nela deve prevalecer sobre a evidência e o alinhamento geométrico das formas.
- O dono do jardim encarna as forças da natureza, determinando o lugar das imagens simbólicas em seu próprio microuniverso auto-suficiente.
- A ilusão de isolamento do microworld é alcançada usando uma perspectiva multifacetada e o efeito do espaço ondulado, quando caminhos sinuosos e pontes fazem uma pessoa passar de uma parte do jardim para outra por mais tempo que o necessário.
A harmonia do jardim chinês é alcançada pela compensação mútua dos efeitos de dois elementos: yang (masculino) e yin (feminino). A pedra é considerada a personificação do yang, e a água incorpora o yin. Pedras e água são elementos indispensáveis do estilo chinês.
Simbolismo da água na cultura asiática
A água é uma companhia constante da vida chinesa. Como regra, não é habitual aparar a superfície da água do mundo das pessoas na China com bancos altos ou cercas especiais. A água é parte integrante da vida cotidiana. Um pequeno caminho de grandes rochas submersas no chão pode levá-lo. Pequenas pontes foram jogadas através de reservatórios.
E os gazebos tradicionais costumavam ser localizados perto da água ou em uma ilha no meio dela. O arranjo especial de telhados nas casas de chá permitia que a água da chuva corresse para baixo, criando uma aparência de cachoeiras.
Usando pedras em um jardim chinês
Os chineses percebem as pedras como seres vivos que observam, entendem, vivem suas vidas e até têm propriedades mágicas. A harmonia no arranjo das pedras do jardim é extremamente importante porque organiza corretamente o movimento dos fluxos de energia.
O valor energético de cada pedra depende de sua forma, tamanho, cor. A interação com outras pedras pode aumentar ou enfraquecer a influência de cada seixo. Seu efeito combinado sobre os órgãos e a saúde humana deve ser benéfico. Visitando seu jardim no estilo chinês, seu dono deve ganhar vigor, saúde, desejo de viver a vida ao máximo.
Móveis de jardim em estilo chinês
Existem certos atributos que mesmo uma pessoa não familiarizada com o estilo chinês vê sem falhas o reconhecerão.
Paredes de jardim. Para o zoneamento, o jardim na China costuma usar paredes internas baixas. Apesar de serem feitos de pedra, eles não podem ser chamados de pesados. O tom claro das paredes cria um cenário espetacular para as plantas do jardim, e as aberturas nelas ajudam a direcionar os olhos do visitante, para que o próximo canto do jardim apareça diante dele em toda a sua glória.
Janelas do jardim e portão da lua. As janelas são pequenas aberturas nas paredes internas do jardim, permitindo que você veja a próxima parte do jardim na forma de uma imagem na parede. A janela pode servir de moldura para esta paisagem viva. Muitas vezes, as janelas são decoradas com barras de ferro forjado. "Moon Gate" - buracos na parede no crescimento do homem. Eles apresentam formas diferentes e acentuam os olhos do visitante, ajudando-o a escolher o ângulo mais adequado para a observação.
Portão de entrada. Este elemento de design também é tradicional. Portões de madeira pintados de marrom ou vermelho e com uma função mais simbólica, são decorados com um teto e são muito decorativos.
Corpo de água. Mesmo no centro de pequenos jardins, um lago é obrigatório. Carpas Koi, lótus na lagoa e composição ao seu redor são um elemento típico do jardim chinês.
Composições de pedras. Grandes pilhas de pedra representam a imortalidade. Mas você pode limitar-se a bonseki - uma miniatura de pedra que cabe em uma bandeja, montada em um suporte especial ao lado da parede.
Pérgulas. Tetos curvos e rica decoração de mandris não permitirão duvidar de que sejam um atributo do jardim chinês. Use-os para relaxar, beber chá e meditar.
Pontes. Pedra, bambu e madeira são excelentes materiais para pontes curvas sobre um obstáculo de água.
Lanternas chinesas. Lanternas vermelhas forjadas ou de papel são colocadas na parede da casa, elas também decoram o caramanchão. Além de dar um sabor oriental especial, eles simplesmente participam da iluminação do espaço.
Pavimentação. Essa técnica permite que você ajuste organicamente as trilhas na paisagem geral do site. Muitas vezes, os seixos apresentam padrões ou os colocam em ondas.
Leões Um par de esculturas de leões de pedra, congelados em guarda na entrada do jardim, ajuda os proprietários a se protegerem de convidados indesejados e outros problemas.
Os chineses viam o jardim como um canto do paraíso na terra, o que significa que deveria ser separado e completo. Quando há um sentimento de que nada precisa ser adicionado ou retirado, um estado de segurança e serenidade se estabelece. Então a solidão e a imersão na própria visão de mundo são percebidas como graça.